O momento certo para redesenhar seu site

É fácil manter um apartamento com uma aparência atual com poucas peças de decoração. O lançamento de algumas peças novas e modernas é o momento certo pra deixar um local mais atualizado, certo? Mas manter um site não é como manter um apartamento renovado. Na verdade, quando se trata do seu site, colocar coisas novas misturadas pode quebrar toda a estética.

Quando o seu site é o seu negócio e o seu negócio é o seu site, você deve prestar mais atenção. Fique atento aos pequenos sinais que podem indicar que você precisa de um grande redesenho no seu site. Se você responder ‘não’ para duas ou mais de uma das perguntas abaixo, talvez seja o momento certo de contratar uma equipe de design!

O design é confiável?

Boa aparência importa e a primeira impressão é a que fica. Você não quer que seus novos leitores ou patrocinadores se deparem com um site que parece incompleto. Ou seja, que tenha um design desorganizado, falta de navegação adequada ou com imagens de baixa qualidade.

Você sabia que as pessoas veem o “design” como uma das razões pela qual desconfiam ou rejeitam um site? Já perdi as contas de quantas vezes fechei um site que tinha um design “feio” que me fez suspeitar de tudo.

É lógico que os leitores não ficarão por muito tempo se não souberem aonde ir. Um site sem uma boa estrutura de menu é um problema para os visitantes – navegando no seu “labirinto digital”.

Meu site parece atual?

Seja honesto – parece desatualizado? E não em um jeito bonito e retrô. Mas sim se foi feito em um tempo em que o mobile não era o fator principal da publicação digital e as referências nas mídias sociais não eram essenciais para suas estatísticas no Google Analytics.

Os padrões de comportamento do usuário online vivem em constante mudança. Isso significa que, se o design estiver desatualizado, os leitores não vão ficar por muito tempo. Eles vão apenas fechar a página e procurar um blog mais amigável pra ler e se envolver.

Isso dá credibilidade?

Se você já visitou um site e julgou pela falta de detalhes de contato, sobre a marca/empresa, ou informação – então você já sabe do que estou falando. Ser inacessível ou não descrever quem você é, parece ser esquisito em todos os tipos de sites – mas na área de produção de conteúdo, principalmente de estilo de vida, não só te faz parecer menos profissional, como também não favorece a construção da sua competência online!

Compartilhe quem você é e o que você faz, e faça isso com lealdade. Se você precisar criar uma nova página para perguntas frequentes, então crie!

Dá certo no celular?

Hoje o Google já prioriza sites mobile em indexação de páginas nas buscas. Os algoritmos de pesquisa avaliam a versão móvel do conteúdo de um site para classificar de acordo. Em vez de avaliar a versão para desktop como era antes. Portanto, se o seu site não estiver otimizado para dispositivos móveis, você não pode esperar mais pra atualizar isso! O momento certo é agora!

As visitas pelos dispositivos móveis não são mais apenas eventuais, por isso, além de ser compatível com dispositivos móveis, seu site deve ser incrível para dispositivos móveis. Você sabe o impacto que um layout tem quando você acessa um site pela tela do seu celular.

É adaptável às minhas necessidades?

Precisamos concordar que algumas ferramentas de criação de sites são melhores que outras. A maioria dos grandes blogs são hospedados no WordPress, em vez de outras plataformas, como Blogger, Wix ou similares.

A questão sobre os sites gratuitos (ou até mesmo suas versões premium) é que a sua funcionalidade pode ser limitada, a funcionalidade de SEO é inexistente e restringe o seu crescimento. Você não pode personalizar seu blog para ter uma aparência única e ficar muito restrito quando colocar funções adicionais, como formulários de inscrição por e-mail, ferramentas de compartilhamento nas mídias sociais e assim por diante.

Escolha uma plataforma que possa te dar a chance de crescer!

Se no momento você não pode pagar uma hospedagem no WordPress, faça o melhor possível no Blogger. Eu fiquei muitos anos no Blogger e não me arrependo nadinha, mas quando tive o momento certo para investir no meu blog, fui correndo e agora estou aqui.

Eu amo isso?

Porque, acima de tendências, métricas e concorrentes, o que mais importa é que você ama o seu site e que ele representa quem você é mostrando sua competência online. Já falei melhor sobre isso nesse post aqui.

mudar por design

Falei aqui em site de um modo geral, mas isso também se enquadra na categoria de blogs. Ainda mais hoje em dia que tem muitos blogs profissionais e até mesmo blogs em empresas. Então, se você tem um blog, pode considerar que você tem um site.

E aí? Qual foi a sua resposta para todas essas perguntas? Acham que está no momento certo de redesenhar o design do blog de vocês? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 Comments
  • Paulina Oliveira
    maio 7, 2019

    Acho essencial sempre dar uma repaginada no layout. Principalmente se o momento que vive pede isso.
    Concordo que é preciso ser criterioso e não abrir mão do profissionalismo.

  • Lívia Madeira
    maio 7, 2019

    ah eu tava precisando mt dar uma renovada no layout do Tofu, mt legal esse post cheio de dicas

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Thaiane e Thalita
    maio 8, 2019

    Demos uma renovada no blog faz pouco tempo, mas ele tem alguns problemas ainda que não conseguimos resolver, como as abas de cima e o domínio que pagamos e não conseguimos colocar infelizmente. Gostamos das dicas e já salvamos o post.

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      maio 18, 2019

      Lembro que quando comprei pela primeira vez o domínio do meu blog, também demorei pra conseguir ativar no meu blog, mas se precisarem de ajuda, to aqui! ??‍♀️

  • Amanda
    maio 9, 2019

    Thami rainha mais uma vez acertando em cheio com o post! Nossa, sim, as pessoas subestimam o poder de um bom site, e esquecem todos esses pontos. Fiz um post ontem mesmo falando se ainda era válido ter um site, seu post complementou muito bem. <3

    • Thami Sgalbiero
      maio 18, 2019

      Obrigada, Amanda!!! Opa, vou correr lá pra ler agora! ??‍♀️

  • Juliana Rabelo
    maio 9, 2019

    Que post incrível! Com certeza me ajudou.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

  • Kaila Garcia
    maio 9, 2019

    Amei demais seu post, Thami. Gosto muito do layout do meu blog, mas sempre que dá tô mudando uma coisinha ou outra para ficar mais a minha cara e não permanecer sempre igual!

    https://www.kailagarcia.com

  • Pathy Guarnieri
    maio 10, 2019

    Eu atualizei o layout do blog há pouco tempo e adorei do jeito que ficou! ^^
    Mas mudanças são sempre válidas, né?!

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Váh
    maio 10, 2019

    Thami, é muito legal o jeito que você faz a gente enxergar nosso site/blog, você tem um senso de design/estética muito bacana e inteligente!
    Meu blog não é o mais profissional e atual, mas mudei a pouco tempo justamente por isso de ver visível no celular e pra melhorar a qualidade das fotos, já que isso é meio que o foco principal de lá, mas sempre tem no que mexer e melhorar né? 🙂

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      maio 19, 2019

      Obrigada, Váh!!! É que eu sou uma designer frustrada 😛 hahaha! Gosto da área mas sinto que ainda não to aprofundada, sabe? Vi que mudou seu layout, inclusive adorei! Pois é, tem que ser sempre pensado no atualidade, ultimamente o foco é celular, então abrir seu blog em um celular e ver que ele tá visivelmente ruim pra ler ou ver as fotos, aí já é motivo pra mudanças mesmo.

  • Leslie Leite
    maio 13, 2019

    Também já perdi as contas de quantas abas de blogs e sites eu fechei por que não gostei do design, assim como já abandonei por causa de erros de português no texto, falta de conteúdo ou imagens sem qualidade.
    Lendo o seu post eu percebi que não preciso redesenhar meu blog, haha. Na verdade, ele tem uma boa funcionalidade. Eu só não tive coragem ainda de mudar para o wordpress, mas futuramente quero sim fazer isso.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    • Thami Sgalbiero
      maio 19, 2019

      Te entendo nisso da coragem de mudar a plataforma, fiquei criando a minha coragem por alguns anos até finalmente mudar, haha!

  • Stephanie Ferreira
    maio 13, 2019

    Eu trabalho com web dev e sei exatamente como é importante estudar e entender o momento certo de mudar o design do site. Na firma mesmo, o layout sempre passa por correções e melhorias, é um trabalho diário. Já no blog da firma, tive que criar um novo tema e design para aumentar taxa de conversão porque só a manutenção não dava conta. Então, é um trabalho complexo mas super importante!

    • Thami Sgalbiero
      maio 19, 2019

      Sim, é mais complexo mas ver o resultado no final é a melhor sensação né?

  • Wanessa de Almeida
    maio 13, 2019

    eu tô louca pra renovar, enjoei de tudo. Mas, to sem grana para isso.
    Acho que um trabalho bem feito em tudo no blog é essencial, se vc trabalha com isso.
    bjs http://www.diadebrilho.com