3 razões para o seu grupo de amigos diminuir nos seus 20 anos

No ensino médio, parecia quase que uma competição de quem conhecia a maioria das pessoas do colégio. Todo mundo ficava com vontade de fazer novas amizades – inclusive eu. Para ser sincera, nunca fiz muitos amigos novos no ensino médio. Falava com todo mundo (que falava comigo) mas não passavam de apenas conhecidos. Eu nunca fui a garota que tinha 40 pessoas diferentes enviando mensagens em um sábado à noite, por exemplo. Eu meio que sempre tive meu grupo de amigos e foi assim até na faculdade. Mas quanto mais os tempos passavam, até mesmo essa galera começava a diminuir. E agora que tenho 24 anos, digamos que todos os meus grupos de amigos realmente diminuíram.

Eu costumava me sentir mal com isso e me perguntava se tinha alguma coisa de errado comigo. Eu tive que trabalhar isso por alguns anos pra crescer a ideia de que não sou eu, é apenas a vida. Claro, talvez existam 20 ou mesmo 30 pessoas por aí que têm milhões de amigos e pessoas com quem gostam de sair, mas se essa não é a sua vida, confie em mim quando digo que você não é minoria.

E agora você deve estar se perguntando por quê isso acontece né?

seu grupo de amigos diminuir

Qualidade sobre quantidade é real

Eu sempre ouvi muito essa frase em relação a amizade, mas foi só com meus vinte e poucos anos que eu realmente comecei a entender. Não to dizendo que existem amigos de “baixa qualidade”, mas quanto mais você envelhece, mais você quer gastar tempo com pessoas que te agradam. Quero dizer, pessoas que acrescentam em algo positivo na sua vida. Se você está se perguntando como você descobre essas pessoas dentro do seu grupo de amigos, não se preocupe. Com o tempo isso transparece facilmente. Não precisa nem se preocupar em procurar.

Você vai ter menos tempo

Uma das realidades de se formar na faculdade e desenvolver uma carreira é ter menos tempo para os amigos. É claro que você ainda pode priorizar o tempo com os amigos, mas não será o mesmo que a escola ou faculdade. Não importa o quanto você tente. Todo mundo chega em um ponto da vida em que começa a escolha do trabalho, relacionamentos e não estar de ressaca na segunda-feira antes do grupo de amigos. É o que acontece. E quando você tem menos tempo, você só quer gastar o tempo que você tem com pessoas de qualidade, que é onde a primeira coisa que citei entra em jogo. Dá pra entender melhor agora?

Você pode se afastar

Nem todos os amigos que você teve na escola, ensino médio e faculdade vão ficar pra sempre na sua vida. Alguns entram em relacionamentos sérios e começam a criar uma família. Outros se concentram em manter uma vida social ativa. Nós também crescemos como pessoas e as coisas que antes eram muito importantes para você podem ser diferentes agora, o que pode mudar a situação das suas amizades.

Seus 20 anos são um tempo de crescimento e desenvolvimento individual, por isso é inevitável que seus amigos mudem quanto mais você descobrir quem você é. O mais importante é nunca se sentir mal com isso. Você está se transformando na pessoa que você deveria ser e os amigos certos que deveriam estar com você, estarão.

Você que leu esse post, talvez pode se interessar também no post sobre como lidar com a vida na fase dos 20 anos.

E aí? Você notou alguma mudança no seu grupo de amigos nos seus vinte anos ou após seus vinte anos? O que sentiram que mudou? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

13 Comments
  • Lívia Madeira
    maio 14, 2019

    pois é, conforme a gente fica adulto fica com menos tempo e começa a valorizar a priorizar as pessoas que sao realmente importantes pra nós… eu que já passei dos 30 tenho um grupo bem pequeno de amigas, mas tds mt importantes pra mim

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      maio 31, 2019

      Exatamente, aí a quantidade não conta, porque queremos as melhores pessoas do nosso lado.

  • Simone
    maio 14, 2019

    Eu também pensava como você que a culpa era minha e me sentia muito mal achando que não eramos amigos de verdade pelo tempo está passando e os amigos afastando mas de fato os três motivos que tu listou é o que realmente pega. Não temos tempo pra mais nada e nem é pelo fato de só ficar mais velho por exemplo sair de casa, ter obrigações, virar adulto, misericórdia tudo isso demanda demais.Eu tó quase nos trinta e sei bem o que é isso não ligo pra quantidade e sim qualidade, vejo pouco meus amigos, mas mantenho contato e tento deixar nossa relação saudável. A D O R E I o post! Beijão!

    • Thami Sgalbiero
      maio 31, 2019

      As vezes na correria do dia a dia a gente realmente não consegue ver todos os amigos que a gente quer, mas isso não exclui o fato da gente mandar mensagem vez ou outra pra saber se a pessoa tá bem, botar o papo em dia, sabe? Sempre to mandando mensagem pra saber das amigas, haha!

  • Kaila Garcia
    maio 15, 2019

    Amei seu post, Thami. Realmente, irei fazer 21 anos e meus amigos diminuíram muuito. Na verdade, nunca tive muitos amigos, sempre prezei muito por ficar em família. E dos poucos amigos que tinha, perdi quase todos. Primeiro porque sai da escola e não tinha a mesma rotina com as minhas amigas, depois me casei, comecei trabalhar e o tempo diminuiu muuuito, e segundo porque percebi que a gente só fica rodeada de pessoas quando tem algo para oferecer, vivia fazendo coisas aqui em casa e não cobrava nada, todo mundo vinha.. depois que meu marido ficou desempregado não apareceu um filho de Deus mais, quando as coisas melhoraram, a gente preferiu se afastar daqueles que demonstraram que só gostavam da gente enquanto estávamos bem e tendo algo para oferecer.

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      junho 3, 2019

      As vezes a gente só enxerga quem são os verdadeiros quando chega a dificuldade mesmo, mas tem vezes que não precisa nem chegar a hora da dificuldade, a gente já percebe de longe quem tá ali pra ficar, haha!

  • Paulina Oliveira
    maio 16, 2019

    Beem real. Ainda consigo manter contato com muita gente que eram meus amigos de infância, do ensino fundamental e médio. Os da faculdades uns pouquinhos. Mas sei que a tendência é de diminuir os encontros e cada um seguir seu rumo.
    Uma pena, né? mas esse é o ciclo da vida.

  • Bruna Maria Mateus
    maio 18, 2019

    Bem real isso. Conforme o tempo vai passando as prioridades mudam, a rotina muda e acabamos nos afastando de pessoas que conviviamos ao longo do tempo.
    os relatos de uma jornalista

    • Thami Sgalbiero
      junho 3, 2019

      Sim, no começo é ruim isso, a gente fica se perguntando qual foi o problema mas as vezes é o que tinha que ser mesmo e não tem muito o que fazer.

  • Camila Faria
    maio 20, 2019

    Falou TUDO Thami. A gente muda tanto ao longo da vida, acho natural nosso círculo de amizades ir mudando também. Aprendemos a selecionar quem REALMENTE tem a ver com a gente e vida que segue!

    • Thami Sgalbiero
      junho 3, 2019

      Só temos que aprender que, conforme a gente muda, as companhias mudam também, e isso é super normal e natural.

  • Jaque
    maio 26, 2019

    Assim, como você disse no começo achei que fosse um problema meu, mas depois fui percebendo que tanto eu como os meus amigos haviam mudado e nossos interesses e “etapas” da vida também não eram o mesmo… Adorei o seu post!
    https://byjaque.com/

    • Thami Sgalbiero
      junho 3, 2019

      O respeito e carinho por aquela amizade continua, mas só os interesses e a vida que foi mudando e com isso não fazia mais sentido né?