O que fazer quando você não consegue o emprego

Sua vida profissional não acaba quando você não consegue um emprego. Tem muitas coisas na vida que você simplesmente não pode controlar, mas faça o seu melhor, no que puder.

Sempre me lembro disso quando se trata da minha vida profissional – e, mais especificamente, na busca de emprego. Todos nós queremos ter o emprego dos nossos sonhos né? Infelizmente, tem muitas coisas que estão fora do nosso controle. Por exemplo, ninguém pode controlar o número de anos de experiência que temos ou até que ponto uma empresa pode estar no processo de contratação.

dicas para emprego

Uma vez me candidatei a um emprego que achava que era o emprego dos meus sonhos. Estudei a empresa, pensei em histórias que vivi pra mostrar que tinha cada uma das experiências exigidas na descrição do trabalho. Eu até fui além, recomendando técnicas e estratégias que eles poderiam colocar em prática. Saí da entrevista sabendo que tinha feito o melhor que pude. Eu fiz tudo certo, e descobri que não consegui o emprego. Por e-mail ela falou que minha experiência tinha sido classificada como muito próxima do perfil desenhado, mas que outro candidato foi escolhido para o cargo.

Acho que o mais louco foi quando eu me candidatei para uma vaga de estágio. Até contei nesse vídeo como foi, dá o play:

A resposta de rejeição não foi nem por e-mail, foi imediata na entrevista mesmo.

O que fazer nessa situação? O que fazer quando você recebe um e-mail de rejeição de emprego/estágio?

1 – Sempre responda

Quando recebo um e-mail de rejeição, fico muito chateada, mas mesmo assim respondo. Afinal, preciso demonstrar meu interesse real na empresa. Principalmente se for a empresa dos meus sonhos.

2 – Peça um feedback

Se você já passou por algumas fases de entrevistas, a empresa provavelmente teve a chance de te conhecer bem – então não tem mal nenhum em pedir um feedback no final do seu e-mail de resposta. Tem sim uma chance de eles não te darem um feedback – porque pode ser visto como uma responsabilidade ou devem estar com pouco tempo – mas, se mandarem, pode ser útil para as suas próximas entrevistas. Então, vale a pena perguntar! E não custa nada tentar.

3 – Reflita sobre o que aconteceu

Talvez a entrevista não tenha sido tão bem quanto você esperava, você teve um erro de digitação no seu currículo ou carta de apresentação, você poderia ter escrito uma nota de agradecimento melhor ou respondido mais rápido pra mostrar seu interesse.

Erros acontecem.

Tire um tempo para refletir sobre a sua experiência e pensar sobre o que deu errado. Isso vai permitir que você faça um plano e evite cometer o mesmo erro no futuro. Pense nisso como uma oportunidade de aprendizado que vai te fazer um candidato ainda melhor das próximas vezes.

4 – Reconheça quando não é erro seu

Às vezes não é sobre você ou qualquer coisa que você poderia ter feito. Uma coisa que aprendi é que existem muitos candidatos ótimos e também tem muitas decisões por trás dos “bastidores”. Às vezes, a decisão de não te contratarem realmente não tem nada a ver com você.

Se você reflete sobre a sua experiência e não consegue encontrar nada que que tenha dado errado, é possível que nada tenha dado errado mesmo. Talvez tinha alguém com mais um ano de experiência ou conhecimento de mais um programa de computador que os recrutadores acharam melhor.

Continue procurando e comece a ir atrás da próxima empresa na lista de empregos dos seus sonhos.

5 – Deixe pra lá

Não seja duro com você mesmo, perceba que o processo de contratação geralmente leva tempo. Você vai ser capaz de se concentrar melhor na próxima entrevista, para outra vaga, de outra empresa, se conseguir ficar animado e motivado. Para isso, a dica que eu te dou é começar a trabalhar por conta própria.

resposta por e-mail

A procura de emprego pode ser muito estressante, não tenho dúvidas sobre isso. Então, se mantenha positivo, se cuide, se concentre em aprender e melhorar sempre e se lembre: tem muitas coisas na vida que você não pode controlar, mas faça o melhor que puder.

E aí? Isso já aconteceu com você de não conseguir a vaga? Essas dicas te ajudaram? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 Comments
  • Paulina
    agosto 28, 2019

    Passei há pouco tempo por essa fase e acredito que existem empregos que é melhor a gente nem ser chamado, sabia? poupa estresse e um monte de humilhação. Quando for o momento e emprego certo, a vaga vai aparecer e será aproveitada. Claro que de primeira mão não será o emprego dos sonhos, mas é importante trilhar o caminho até chegar lá

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2019

      Concordo! As vezes isso é só uma mensagem do universo nos dizendo que não era o emprego certo mesmo. Porque o melhor sempre está por vir!

  • a situação do Brasil está MUITO difícil mesmo, eu estou desempregada há meses e mal sou chamada pra entrevistas, tem muita gente desempregada procurando e você tem que se destacar muito em uma entrevista para realmente ser chamado… gostei do seu post, temos que refletir sobre e tentar melhorar pras próximas

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2019

      Pois é, infelizmente é uma coisa que não depende só de nós mesmas e sim de quem está contratando também, então o melhor que podemos fazer é isso.

  • Heloisa Godioso
    agosto 30, 2019

    Muito boas as dicas… é como você falou, a gente tem que fazer tudo o que está ao nosso alcance e torcer pelo melhor. Porque tem coisas que já estão fora do nosso controle e de nada vai valer estressar por isso.

    Beijos!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2019

      Exatamente, não depende só da gente, então é fazer o que podemos e deixar o resto pro universo fazer mesmo, haha!

  • Kaila Garcia
    agosto 30, 2019

    Amei suas dicas, Thami. Hoje está muito dificil conseguir um emprego, trabalhei fora uma vez, depois comecei trabalhar por conta e estou assim até hoje!

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2019

      As vezes é melhor trabalhar por conta própria mesmo. Ainda bem que hoje em dia, com toda essa tecnologia, podemos fazer tudo de casa que é muito mais relaxante e menos estressante.

  • Marcela Miranda da Paixão
    agosto 30, 2019

    Dicas maravilhosas, sério. Eu nunca respondo de volta mas agora já anotei as dicas.
    Meu estágio acabou agora então começo a buscar pelos empregos agora. Também consegui meu estágio pelo meu blooooog, me ajudou muito mesmo <3
    Um beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2019

      É sempre bom responder, principalmente se você quer manter um contato. Em qualquer área o networking é super importante! Depois de ter consegui estágio pelo meu blog, não posso largar ele jamais <3 haha!

  • Grazy Carneiro
    setembro 1, 2019

    Oie,
    Foram ótimas dicas!
    Eu estou nessa fase de procurar emprego, já mandei tantos currículos e não obtive respostas, já fui rejeitada depois da entrevista, e muitas vezes isso me deixou pra baixo. Sigo firme na procura e acho importante saber o que erramos nas etapas, eu por exemplo, sei que preciso melhorar nas dinâmicas de grupo, e já estou trabalhando isso.
    Beeijoo!!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2019

      Isso deixa qualquer um pra baixo, Grazy. Mas não se apegue a essas rejeições, porque você é muito mais do que isso! O bom de saber no que você precisa melhorar é que você vai se aprimorando para conseguir um bom trabalho. 😉

  • Ariadne Rodrigues Machado
    setembro 1, 2019

    Amei as dicas Thami, muito valiosas! Já passei por essa situação e quando decidi não ficar mais ansiosa e nem chateada pelos resultados das entrevistas, as coisas fluíram melhor e apareceu algo bacana para mim ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2019

      Também! Não adianta a gente ficar ansiosa e chateada, o que tiver que acontecer, vai acontecer na hora certa. Se a gente forçar muito para que algo aconteça, pode acontecer da forma errada e/ou na hora errada.

  • Lulu
    setembro 3, 2019

    É difícil não desanimar, mas temos que manter o foco e é importante fazer cursos online, existem sites que dão cursos gratuitos, como a Fundação Bradesco e emitem certificados.
    big beijos
    Lulu on the sky

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2019

      Pra não ficar pensando na rejeição do emprego, busque sempre melhorar. Seja com cursinhos ou começando algum projeto só seu mesmo. 😀 Sei que é difícil não desanimar, acontece, mas temos que levantar a cabeça e seguir em frente.

  • Lincoln Costa
    outubro 11, 2019

    Eu tô louco pra voltar s ganhar dinheiro todo mês e talvez eu precise procurar um emprego em breve.. O chato é conciliar isso com a faculdade.
    Enfim, a minha última experiência com entrevista de emprego pro estágio foi excelente porque fiz uma redação em inglês muito muito top que foi muito elogiada. Então quando fui chamado pra entrevista, eu meio que tava muito seguro..
    Nunca fiz dinâmica de grupo.. Tenho curiosidade..
    Adorei as dicas.. Eu procuro pensar positivo também! Beijos!!

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 6, 2020

      Mesmo parecendo impossível, dá pra conciliar o trabalho com a faculdade. Começa a se organizar e melhorar sua rotina pra tudo poder se encaixar, mas claro, isso só acontece se for uma coisa que você queira MUITO! Tem gente que se dá bem em dinâmica em grupo, outros nem tanto, vai de cada um mesmo. Se tiver alguma dinâmica em grupo, me diz o que achou!