O momento certo de limpar sua vida profissional

Chegou a primavera! E pra quem ainda não sabe, a mudança de estação é o momento perfeito para fazer uma limpeza, tanto externa quanto interna. Arrume seu quarto, seu guarda roupas, sua casa e sua alma também. É o momento certo para renovar suas energias.

Não adianta negar que toda vez que chegamos nessa época do ano, vemos mais desempregos, mas também vemos mais oportunidades. Então, agora é o momento certo para a gente fazer o “check-in” com a nossa carreira. Não precisa estar desempregada para procurar um emprego novo. Se você não estiver se sentindo feliz com a sua carreira, a primavera é o momento perfeito para você atualizar seu currículo e começar a treinar suas habilidades. Você pode estar em um lugar totalmente diferente agora, profissionalmente, por causa das enroladas que o inverno deu, então é tempo de girar novamente nessa roda da vida né?

Por isso decidi postar aqui cinco dicas fáceis de limpar a sua vida profissional agora, aproveitando essa entrada de estação nova.

1. Atualize o seu currículo
Descreva suas áreas passadas com detalhes e ao mesmo tempo resumidamente, remova palavras desnecessárias. Pode tirar as partes de objetivos e referências, otimize o espaço do seu currículo para escrever suas habilidades, porque no começo é isso que vai importar.

Se vocês quiserem, posso depois fazer um post com dicas do que você deve incluir no seu currículo, caso queiram, comentem pra eu saber.

2. Renove suas velhas amizades
A construção de um relacionamento significa estar e ficar conectado com as pessoas que estão interessadas nas coisas que você está mais apaixonada. É bom manter uma relação com um colega de um trabalho antigo, um apoiar o outro é essencial em qualquer profissão.

3. Limpe o seu espaço de trabalho
Jogue fora todas aquelas coisas velhas que ficam na sua mesa de trabalho apenas ocupando espaço. Tente manter sua mesa limpa, porque isso interfere no seu desempenho sem você perceber. Passe as informações do seu cartão de visita para alguma rede social sua.

Vale também, aproveitando essa entrada da primavera, colocar um vasinho de planta na mesa para te inspirar mais ainda a renovar sempre.

4. Atualize suas mídias sociais 
Edite seu perfil para melhor refletir sua marca pessoal. Adicione seus interesses, escreva uma apresentação que reflita mais sobre você no seu perfil, para quando as pessoas olharem ele, já saberem um pouco de como você é e no que você se interessa. Tem empresas que dão aquela olhada nas redes sociais do profissional para ter certeza se deve o contratar ou não, também tem aquelas que dão aquela olhada pra saber se você está bem trabalhando com eles ou não.

5. Arrume suas roupas de trabalho e/ou para entrevistas 
Vai até o seu guarda roupas e dá uma olhada nas roupas que você veste para trabalhar com freqüência. Essa camisa branca já tá cheia de bolinhas? E essa calça jeans já não está bastante surrada? Reparar na sua roupa de trabalho é ficar mais atenta para si mesma em um espelho de corpo inteiro, porque saiba que o que você está vestindo reflete a melhor versão de si mesmo.

E aí? Vão aproveitar essa virada de estação para mudar o que? Sua vida profissional? Sua vida pessoal? Gostaram das dicas? Comentem aqui!Aproveitem essa mudança de estação e se inspirem a mudar!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

24 Comments
  • Camila Faria
    setembro 22, 2016

    Estou precisando mesmo fazer uma limpeza na minha mesa de trabalho Thami! Gostei do incentivo. o/

  • Gaby Dahmer
    setembro 22, 2016

    Dicas de ouro. Porém faço isso acho que todo mês, pq sou dessas que ama mudanças, não suporto mesmice. Então sempre tento fazer uma limpeza em algo. Ontem a noite, era tarde, eu estava arrumando de forma diferente minha estante de livros. Hoje, peguei a caixa de make e coloquei vários batons que nem uso mais fora.

    As vezes, quando demora muito tempo, eu sinto a necessidade de fazer isso, aí me dá uma angustia. Quando acontece, já sei do que preciso.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    • Thami Sgalbiero
      setembro 25, 2016

      Adorei, Gaby! Fazer isso todo mês também é ótimo! Eu adoro fazer essa limpeza, vivo organizando meu guarda roupas, porque as vezes abro e vejo que não tá organizado da forma que eu quero no momento, aí já mudo tudo, hahaha! Te entendo!

  • Carol
    setembro 22, 2016

    Adorei muito as suas dicas! A gente tem que saber a hora de organizar nossa vida e nossa carreira faz parte disso 🙂

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  • Carol Justo
    setembro 23, 2016

    Amei o texto!
    Estou tentando dar uma renovada no emprego, mas vou esperar passar a loucura de ano novo, vou pegar meu décimo terceiro e investir em uma carreira minha, algo meu, algo que eu vá sentir orgulho de mim mesmo!

    Achei suas dicas maravilhosas! Um super beijo ♡

    Pink is not Rose

    • Thami Sgalbiero
      setembro 25, 2016

      Entendo, Carol! E é até bom você ter esse planejamento antes de fazer tudo. Gostei! Obrigada!

  • Gabriela Terrabuio
    setembro 23, 2016

    Thami, amei as suas dicas! Simples e super importantes. Realmente essa época é maravilhosa para mudanças e também para iniciar novos projetos. Obrigada pelo post e eu quero ver sim mais dicas sobre currículos!

    Um beijo!

  • SEM QUASES
    setembro 23, 2016

    Ai, Thami, preciso antes de qualquer coisa berrar aqui sobre o quanto estava morrendo de saudade do seu cantinho! A minha rotina ficou louquíssima nesta semana e estava em uma ansiedade gigantesca para poder mergulhar aqui. Seus conteúdos são sempre reflexivos, críticos e repletos de entrelinhas incríveis. É tão bom e belo observar a intensidade que você é. <3 Ai, sério, que saudade. E que deleitoso é chegar aqui para matar essa agonia e já deparar mente e coração com dicas sensacionais suas. São pontos tão enriquecedores e fundamentais e, acima de tudo, são pontos que acabam indo para bons quesitos para além da vida profissional! Afinal, renovar contatos pode causar o surgimento de uma nova e duradoura (quiçá eterna) amizade firme; atualizar o currículo pode ser uma forma de descobrir o que deseja amplificar nas próprias bagagens (e de valorizar mais de si com o que já tem em cargas próprias) e assim por diante. São fatores de importâncias maravilhosas para o autoconhecimento. Obrigada por mais essa lindeza!

    http://www.semquases.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 25, 2016

      Percebi que você deu uma sumida, mas tudo bem, eu entendo, hahaha! As minhas semanas vão começar a ficar agitadas agora que consegui um estágio novo. Sim, renovar os contatos é bom até pra ser indicada em empregos bons e tal, como também para fazer uma amizade duradoura e boa né? Obrigada, Vanessa!!! Sempre deixando comentários maravilhosos nas minhas postagens <3

  • monique larentis
    setembro 23, 2016

    Achei ótimas as dicas. Começa a primavera, e temos que nos renovar, igual o nascer nas flores 🙂

    http://www.vivendosentimentos.com.br

  • Pâmela Lepletier
    setembro 23, 2016

    Eu preciso mudar minha vida pessoal um tiquinho. haha
    Adorei as dicas você sempre dá ótimas opções.
    Eu ando com uma ansiedade e estresse que ando espantando todo mundo de perto de mim evito até falar no whats ás vezes sabe? Acho que a correria das semanas me cansou. Ou são os hormônios mesmo..
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier / Selfie perfeita com Myself

    • Thami Sgalbiero
      setembro 25, 2016

      Sei como é isso de ansiedade e estresse, isso destrói a gente aos poucos né? Tem que ver um jeito de amenizar isso. Obrigada, Pam!

  • Julie
    setembro 23, 2016

    Preciso com urgência arrumar o meu armário! Pensa na bagunça?! Hahaha
    Amo a primavera e, nesse ano em especial, estou sentindo que coisas boas virão <3

  • Diamante Turquesa
    setembro 23, 2016

    Amei suas dicas! Sempre é hora de renovar também as esperanças.

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

  • Natalia
    setembro 23, 2016

    É sempre bom dar uma organizada em tudo né? Boas dicas.

  • Ana Karla
    setembro 23, 2016

    dei uma organizada no guarda-roupas, é sempre bom mudar as coisas
    http://www.byanak.com.br

  • Bruna WB
    setembro 25, 2016

    Sim, sim, SIM! Adoro seus posts, Thami. Você é sempre muito sensata e prática (coisa que eu preciso praticar). Eu estou trabalhando por conta, mas acabo ficando em casa muito tempo e to sentindo um pouco de falta de um clima mais empresarial (??? sou louca). Estou pensando muito em, quem sabe, procurar outro emprego assim que eu entregar os projetos nos quais estou trabalhando, mas eu tenho um pouco de pavor de atualizar todas as coisas porque simplesmente não sei resumir as coisas. Mas claro que seria só eu tirar uma tarde pra deixar tudo certinho e bonito. Vou fazer isso amanhã mesmo! Só não seu item 2, por enquanto, porque preciso pensar numa boa estratégia (desculpa pra enrolar, será?, hahaha).
    Obrigada por mais esse empurrão! <3
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

    • Thami Sgalbiero
      setembro 26, 2016

      Obrigaaada, Bru! <3 Você não é louca, é que você já estava acostumada com esse clima de empresa mesmo que, em casa, parece que você não está trabalhando, mas tá fazendo do mesmo, só não percebe. Mesmo se não saber fazer resumidamente, pode ser detalhado mesmo, o importante é conter as informações necessárias que vão fazer com que não tirem o olho do seu currículo, sabe? Hahahahaha! Com certeza é desculpa ein!

  • Maiele Luz - Sonhada Vida
    setembro 26, 2016

    Que ótimas dicas Thami! Caiu como uma luva pois vou me mudar e ainda nem parei para colocar meu cv em inglês… seu post me deu uma animação de começar a agir essa área! Já vou deixar esse post nos meus favoritos! Beijos! PS: e já estou torcendo para que vc vá para NY, se vc sente no seu coração, vc vai realizar!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 26, 2016

      Obrigada, Maiele! Sim, comece a agir com esse CV em inglês aí! Então, torce daí que eu torço daqui, hahaha!