Por que você não deve começar a blogar com o objetivo de ganhar dinheiro

Até hoje, começar meu blog foi uma das melhores decisões que já tomei para a minha vida e minha carreira.

Não consigo nem expressar o quanto sou grata por ter encontrado um trabalho extremamente recompensador nessa indústria da nova era que vivemos hoje. Quando tomei a decisão de começar a blogar sobre moda e estilo de vida, nunca pensei que isso levaria ao início do meu próprio negócio e carreira.

E sim, quando criei o blog a ideia era postar só sobre moda e lifestyle. Pode saber mais sobre aqui.

Agora, todos podem ver o sucesso crescente de todos esses blogueiros e influenciadores. É difícil não ficar maravilhado com o estilo de vida aparentemente glamoroso que todos mostram ter. Ser capaz de ganhar a vida como criador de conteúdo do conforto da sua casa é muito tentador mesmo. Os blogueiros populares de hoje viajam pelo mundo todo e são bem informados sobre todas as últimas tendências. No entanto, quero deixar claro que você não deve começar a blogar com o objetivo de ganhar dinheiro e ficar famoso na internet, porque isso pode ser realmente prejudicial para o seu blog.

Por que?

Blogar exibição de desonestidade

Se você começar a blogar com o único objetivo de se tornar famoso no Instagram ou receber caixas de “mimos”/”recebidinhos”, você já está começando mal e errado. Se esse é o seu objetivo final, apenas significa que a base do seu blog será desejos materiais. Você pode não pensar nisso, mas isso pode muito bem ser deduzido pelo seu público, portanto, diminua essa sua estratégia.

A verdade é que a visão das mídias sociais mudou muito! O que funcionava há 10 anos atrás, não funciona mais hoje. Alguns tiveram o luxo de começar cedo, enquanto a maioria não – afinal, quem, em 2009, chegou a pensar no blog como meio de trabalho? Ninguém esperava por isso. Note que isso não diminui o talento de quem está começando agora – e não quer dizer que seja impossível. Quem consome as mídias sociais são muito mais experientes, eles estão cada vez mais atentos e não podem ser enganados. Brindes, mimos e recebidos todos sabem que existem. Agora, honestidade é o que todo mundo procura e quer que exista.

Pense em alguns dos seus influenciadores favoritos. Além de seu conteúdo cuidadosamente elaborado, é certo que você é atraído por eles por causa de suas opiniões honestas, problemas relacionados que você se identifica, personalidade animada, tutoriais detalhados ou tudo isso junto. Nas mídias sociais, é fácil editar as suas falhas e tirar os acontecimentos indesejáveis que acontecem n​o seu dia a dia, mas eventualmente as pessoas perceberão que você não está sendo totalmente verdadeiro. É por isso que é importante começar com o pé direito.

começar um blog

Agora, como fazer do jeito certo?

Defina suas intenções

Em vez de se concentrar no “prêmio” final, faça uma autorreflexão e chegue à conclusão do porquê você quer começar seu próprio blog em primeiro lugar. Eu posso imaginar muitos de vocês dizendo “para liberar sua energia criativa, encontrar uma comunidade de pessoas com ideias iguais, compartilhar suas paixões ou criar um portfólio online”. Mas a intenção é ainda maior do que isso. Não é apenas sobre o que você quer, mas porque você quer. Foca no seu PORQUE – por que isso importa? Por que você se importa? Por que é tão importante para você? – e, em seguida, trabalhe para que suas intenções estejam comparadas com o que você planejou. Depois do PORQUE, pense em COMO – como posso fazer isso? Isso é realista e que recursos você tem neste momento?

Depois de estabelecer suas intenções de criar um blog, vai ser muito mais valioso para você e para o seu público.

Seja você mesmo

No final do dia, eu prometo que você vai estar mais satisfeito por produzir conteúdo que você é apaixonado e por ver pessoas conectadas. Encontre maneiras de ser o seu eu mais verdadeiro online e offline, porque as pessoas estão procurando blogueiros que elas acreditem ser verdadeiro. Se você continuar mostrando seu verdadeiro eu, é mais provável que o sucesso chegue de maneira orgânica e você vai ter mais probabilidades de se sentir orgulhoso de si mesmo pelo que conseguiu criar.

Mas e aí? Qual é o seu objetivo com o seu blog? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

40 Comments
  • Marcela Miranda da Paixão
    março 22, 2019

    Cara, amei demais esse post e é o que digo para minhas amigas da faculdade que descobriram que ganho dinheiro com o blog e querem criar um apenas para ganhar dinheiro também. Eu comecei há 6/7 anos atrás e só comecei a ganhar mesmo nos últimos 2 anos, o processo foi lento mas nesse tempo consegui concretizar meu público e meu nicho muito bem, para que hoje os resultados aparecessem. Minha real intenção com o blog hoje é disseminar a moda como ela realmente é, claro que faço muitas publis mas sempre com muita verdade.
    Amei o post, beijos <3

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2019

      Pois é, leva tempo. Tem gente que, com as técnicas certas, consegue ganhar dinheiro logo no 1º ano com o blog, mas não é tão fácil assim. É algo que tem que ser trabalhado todos os dias e com foco inteiramente no blog. A gente que começou a mais de 6 anos atrás, começamos com o intuito de ser um hobby, depois que as coisas foram crescendo é que a gente teve que readaptar essa ideia para lucrar com o nosso hobby, haha! Fico feliz que tenha gostado do post! <3

  • Lívia Madeira
    março 22, 2019

    adorei o post! eu blogo por amor vai fazer 10 anos, e ha muito pouco tempo comecei a ganhar dinheiro, pouco com algumas publicidades, acho que é bom ganhar algo pq apesar do amor blogar tbm da trabalho hehe

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2019

      Sim, dá trabalho, então quando se faz por hobby já é bom, agora ganhar pra fazer algo que você gosta é melhor ainda né?

  • Stephanie Vasques
    março 25, 2019

    ARRASOU!!! Um post pra dar na cara de muita gente que acha que ser blogueirinha é fácil, viu? E um post que até muitas influencers famosinhas deveriam ler também, hahahahaha. Blogar não é fácil não, gente. Tem que ter amor mesmo, senão a gente desiste real. Blogo há mais de 10 anos, mas sempre acabava largando ou criando novos porque eu vivia mudando de conteúdo kkkkk, mas há 3,5 tô firme e forte no Não é Berlim e isso tem sido uma vitória muito grande pra Stephanie pré-adolescente, hahaha. Meu principal objetivo é ter um cantinho pra guardar todas as minhas melhores lembranças, principalmente de viagens, e ajudar pessoas nesses assuntos sempre que puder, e isso é o que me faz ter tanto amor e cuidar tão bem dele – mesmo não postando na frequência que eu queria. Claro que não vou mentir que sonho muito em ficar famosinha e patrocinada pra poder viajar de graça por aí como vários youtubers e instagrammers (HAHAHAHA), mas não fico focando nisso não. Penso só em fazer o melhor post possível, sempre, e o que vier é lucro ♥

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    • Thami Sgalbiero
      abril 7, 2019

      Algumas influencers famosinhas tem até dinheiro pra pagar as pessoas pra produzir o conteúdo pra elas, por isso pode parecer tão fácil, hahaha! Te entendo bem. Eu blogo a mais de 10 anos também, mas sempre apagava meus blogs e criava novos, com o Like Paradise to a 8 anos até hoje e também é uma vitória pra mim, hahaha! Também não nego que queria estar sendo patrocinada viajando de graça por aí, mas é isso aí mesmo, quando fazemos por amor, a gente vai fazendo o que pode e o que vier é lucro. O melhor é quando o lucro vem com a satisfação e felicidade de brinde! ?

  • Pathy Guarnieri
    março 25, 2019

    Thami, concordo com suas palavras. Comecei o blog por hobbie e mantenho até hoje, principalmente por causa disso! Escrever, editar foto e texto me deixa tão relaxada! <3
    As parcerias são consequências do meu trabalho, isso sim!

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      abril 10, 2019

      Sim, as parcerias só ajudam a gente a ficar mais feliz com o nosso “hobbie” e começamos a fazer ele de trabalho justamente por isso, por ser valorizado, haha!

  • Leslie Leite
    março 25, 2019

    Sabe que eu sempre me identifico com influencers verdadeiros, tanto que quando eu percebo falta de honestidade, na hora já paro de acompanhar a pessoa nas redes. Tanto que o meu lema como blogueira é ser sempre sincera.
    Amei seu post Thami, ele é bem real, muitas pessoas atualmente pensam em criar um blog visando apenas as coisas que podem ganhar com isso, mas a verdade é que há muito trabalho em manter um blog, e mais, é quase impossível começar um blog e ganhar dinheiro, sem contar que nem sempre o retorno poderá ser como a pessoa imaginava. Por isso é tão importante começar um blog tendo em mente qual o seu real objetivo na internet.
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Thami Sgalbiero
      abril 10, 2019

      Pois é, ainda tem essa questão também, da credibilidade no conteúdo que você tá compartilhando com o seu público. Se for algo que você não faz ou não usa, já perde. Obrigada, Leslie! 😀 Sim, por isso a maioria que começa um blog sem saber disso, logo se frusta e para de postar. Não adianta, tem que gostar. Pra começar um projeto só seu, seja um blog ou qualquer outro projeto que você comece a partir de você na vida, tem que gostar muito. Porque nem sempre é fácil.

  • Lucas
    março 25, 2019

    Eu por diversas vezes me imaginei tendo um blog o qual eu poderia ter algum lucro,mas percebi que isso se tornaria como uma obrigação pra mim e de fato não dei continuidade nenhuma. Existe pessoas como você que não visava apenas o dinheiro,mas sim o amor por esse mundo da internet!!!

    • Thami Sgalbiero
      abril 10, 2019

      Quando vira obrigação, não fica legal. Sim sim, existe ainda muita gente que bloga por amor mesmo, pena que essas pessoas são pouco valorizadas.

  • VANESSA BRUNT
    março 26, 2019

    Thami, a minha admiração por você nunca para de ser surpreendida e ganhar acréscimos daqueles deleitosos. Que lindeza de postagem e quantos alertas maravilhosos! Lembro da época em que blogar era justamente APENAS sobre desabafar, compartilhar experiências e ajudar outras pessoas a partir das próprias lições de vida. Que delícia que era aquele universo de verdades escancaradas, não é? Hoje (ainda bem) ainda existe uma galera com essa visão e com os mesmos princípios, como é o seu caso; mas, obviamente, temos aí essas problemáticas. Apesar de ser uma profissão que deve ser levada a sério, ser blogueiro requer honestidade como algo basilar que vem dessa fundação do termo. E, como você mesma pontuou, o próprio público tem estado cada vez mais atento e cada vez mais atrás dessa queda de máscaras. É muito bom ainda encontrar profissionais tão reais como você e que ainda trazem ponderações fundamentais assim. Lindeza pura!

    http://www.semquases.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 10, 2019

      Sim, peguei essa fase de blogar estilo diário também e era muito bom! Agora é algo mais profissional e certo que é mais levado a sério. O público tá selecionando mais quem eles vão acompanhar, ainda mais que hoje em dia tempo é ouro né? Haha! Muito obrigada, Vanessa!!!

  • Mafê Probst
    março 26, 2019

    Eu amo tuas dicas porque elas sempre me lembram a época de ouro do blog, quando as coisas eram mais reais e menos fama, sabe? ♥

    • Thami Sgalbiero
      abril 14, 2019

      Essa época de ouro do blog ainda está presente, porém em poucos blogs, tem que ir seguindo os certos, haha!

  • Priscila
    março 26, 2019

    Thami, sua publicação foi de grande valia. E u sou da época da blogsfera de 2012, onde não tinha aquela agressividade de vale tudo para ser famoso, era tudo na base do amor e gif rosa. Eu já desisti de vários blogs, e pode parecer bobeira, mas toda vez que pego firme no meu blog algo me impede de prosseguir, sério, até do notebook da pane. Mas, é um lugar onde gosto de ficar e quero crescer também. <3

    http://www.coisasdepriscila.com
    bjx l Insta: @priscilafrr

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      Sim, era exatamente assim: base do amor e gif rosa, hahahaha! As vezes essas coisas que parece te impedirem são para que venha algo melhor depois. Por exemplo, o notebook dando pane, é pra que você consiga um melhor pra poder fazer mais coisas no seu blog. 😉

  • Kaila Garcia
    março 27, 2019

    Amei esse post, Tami. Fazem dois anos que criei o meu blog e depois de um ano que fiz minha primeira parceria. Fiz ele por amor, tenho a necessidade de escrever e vi que com isso posso inspirar e ajudar outras pessoas também.. hoje já não me vejo sem meu espaço virtual. Hoje invisto nele porque ele se tornou meu emprego. Mas a essência nunca mudou!

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      Também não me vejo sem meu blog, com ou sem retorno financeiro, é meu lugar favorito. Depois de 2 anos é que comecei a investir nele e to aqui até hoje.

  • Simone
    março 27, 2019

    Acredita que também penso assim, até hoje já ganhei alguns previlégios por ter blog, conheci muita gente legal, ganhei uma viagem, conheci a minha banda preferida e com isso foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Dinheiro mesmo, tipo salário e viver dele nunca ganhei, mas ele me ajuda a divulgar e impulsionar as vendas da minha lojinha, além de poder escrever e desabafar tudo que acontece comigo pelo fato de não ter muitos amigos ‘reais’
    O objetivo do meu blog hoje é escrever sobre meu dia (pois me faz bem) e deixar registrado as novidades do meu site! Beijão

    aHH CLARO, amei o post vou mandar pra uma amiga que me chamou hoje no privado porque queria começar a escrever um blog kkkkk

    Beijão

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      Esses privilégios que o blog nos traz são os melhores! Principalmente conhecer gente legal que mora longe e que talvez a gente nunca fosse conhecer se não fosse o blog, sabe? O blog é basicamente isso, escrever coisas que te fazem bem em colocar pra fora. Se você começa a escrever no seu blog e não se sente bem com o que tá escrevendo, tá fazendo errado, haha!

  • Thais Pereira Terra
    março 27, 2019

    Concordo com você! Eu comecei o blog a anos atrás, bem antes do boom de influenciadores. Na época eu pensava que ter um blog me ajudaria numa futura faculdade de jornalismo ou de moda, no fim das contas acabei me formando em publicidade. Por muitos anos não ganhei um real com o blog e as vezes nem recebidos, hoje continuo fazendo mais por amor que por dinheiro, no máximo consigo apenas pegar os gastos que o blog tem no ano. Acho que tem que se gostar muito do que faz porque não ´r fácil.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      Pois é, não é fácil. Mas mesmo você se formando em publicidade, o blog ajuda também. Meu blog só começou a crescer meeesmo, depois que comecei a faculdade, no curso de Publicidade e Propaganda. Porque com o curso aprendi várias técnicas pra fazer publicações e produzir conteúdos melhores.

  • Blog Entre Garotas
    março 27, 2019

    Que legal o tema do seu post!!!
    Realmente não dá para começar com a intenção de ganhar dinheiro… me identifiquei com várias partes do seu post.
    Beijinhos,
    Blog Entre Garotas

  • Stephanie Ferreira
    março 28, 2019

    Que post lindo. Com o pinterest lotado de ~criei meu blog e fiquei rica, crie um blog em 3 passos e ganhe muito dinheiro. O povo cai numa ilusão absurda fácil. Da pra ganhar dinheiro? Da, eu ganho e meu blog se paga, mas em compensação é muito trabalho e anos e anos. Blogo há mais de 10 anos e quando tudo isso era mato, as pessoas faziam só por amor e esquecem de fazer isso, fazer por amor primeiro.

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      A verdade é que as pessoas se iludem fácil, principalmente quando o assunto é dinheiro. Sempre esquecemos que dinheiro não vem fácil. Não existe dinheiro fácil.

  • Priscilla
    março 29, 2019

    Os maiores cases de sucesso são justamente de pessoas que começaram sem essa intenção. Eu também sou muito grata pela decisão de fazer um blog e entrar nesse universo, é muito bom 🙂

  • Ariadne Rodrigues Machado
    março 29, 2019

    Oie Thami, que post maravilhoso e reflexivo! Quando comecei meu blog lá em 2013 foi mais por um hobby e com objetivo de inspirar e ajudar pessoas que procuravam sobre o retrô na comunicação. O objetivo ainda continua, mas com o tempo oportunidades foram aparecendo e o blog foi adicionando novas perspectivas e assuntos. Eu super concordo com você de que começar um blog pela fama ou pelos mimos, não vale a pena, acredito que vai chegar uma hora que a pessoa não vai ver mais sentido ou prazer nisso, acho que quando você tem um porque além do comercial, você consegue ser você mesmo e honesto quando for falar de uma marca ou produto no blog e redes sociais. Gostei muito mesmo do post, parabéns!

    bjs

    Ariadne ♥
    https://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      Obrigada, Ari! É exatamente isso, quando a gente faz por prazer, qualquer pessoa consegue enxergar o sentido do que a gente está fazendo. E se o que a gente gosta virar algo lucrativo, aí que fica ainda melhor, haha!

  • Ray Menezes
    março 30, 2019

    Thami, que post foda! Quando eu comecei a blogar era pra dividir experiências, eu tinha muito essa necessidade. Hoje em dia ainda tenho e é isso que me mantém blogando mesmo com o corre do dia a dia. De um ano pra cá comecei a ganhar uma graninha com o blog, mas não é meu trabalho. Nem pretendo que seja, na real. Gosto muito do que faço, de ensinar, de dançar… o blog é mais uma das coisas que gosto de fazer, ainda é sobre dividir experiências e inspirar pessoas. Admiro muito quem tem disciplina e força de vontade pra trabalhar com produção de conteúdo, não sei se eu conseguiria xD

    Espero que esse teu post chegue em pessoas que estão pensando em começar nessa carreira, pode ser bem esclarecedor.

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      Obrigada, Ray! Eu gosto de trabalhar com produção de conteúdo, minha cabeça tem essa liberdade e adora voar nessas ideias loucas que compartilho aqui, hahaha! Espero que chegue nessas pessoas mesmo.

  • Paulina Oliveira
    abril 1, 2019

    Tenho meu blog há cerca de 10 anos. Já vi muitas mudanças na blogsfera, inclusive a ascensão do youtube em detrimento daqui. Confesso que sempre pensei no meu blog como um hobby, mas quem sabe um dia isso não se torne uma maneira de ganhar a vida?

    Depois fale mais pra gente como é trabalhar com o blog e se é vantajoso.

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      E você sabia que mesmo com o crescimento do YouTube os blogs continuam com forte influência? Porque a grande maioria dos blogs são indexados pelo Google, vai ser difícil “morrer”, sabe? Aos poucos vou publicando aqui mais sobre esse tipo de conteúdo pra ajudar a quem pensa sobre. Fico feliz que tenha gostado!

  • Váh
    abril 1, 2019

    Muito legal Thami você falar disso!!
    Tem muita gente que começa um blog só pensando no “resultado final” mas ter um blog é trabalhoso, requer dedicação, esforço e só com o tempo o reconhecimento vem.
    Por isso fico até chateada quando vejo blogs e criadores e conteúdo num geral que são mega talentosos não tendo tanto reconhecimento 🙁
    Mas acho que o principal de tudo e ser você mesmo como você disse e fazer isso por prazer, com amor.
    Ah, que bom que gostou do post sobre bandas ativistas e realmente não temos mutias bandas femininas que fazem isso 🙁
    Mas achei bacana sua ideia, vou dar uma pesquisada sobre! 🙂

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      A parte mais difícil é que os blogs ficaram saturados e, com isso, muita gente que deveria ter reconhecimento acabaram ficando “escondidas”. O principal é fazer porque gosta mesmo, daí o reconhecimento vêm aos poucos. Porque se você acredita naquilo que gosta e propaga esse valor, logo as pessoas acreditarão também e com isso vai ter gente pra te apoiar, o crescimento se constrói a partir disso. 😉

  • Camila Faria
    abril 1, 2019

    Nossa Thami, concordo demais. Reconhecimento (inclusive financeiro) vem com o tempo, não dá para começar achando que vai ganhar dinheiro/presentes imediatamente. Quem começa assim acaba se decepcionando e abandonando o blog ~ eu vejo DEMAIS isso acontecer. Uma pena. 🙁

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      Sim, uma pena mesmo. 🙁 Porque tem tanta gente que tinha tudo pra ter um blog ótimo mas, por se decepcionar, abandona facilmente.

  • Carol Justo
    abril 1, 2019

    Que post mais lindo e super necessário!
    Hoje em dia o que eu mais vejo são comentários do tipo “se nada der certo eu viro blogueira”, “eu quero ser blogueira” e coisas desse tipo, como se fosse simples e rápido. As pessoas tendem a desvalorizar muito o trabalho de uma blogueira e esquecem que a maioria só tem o sucesso que tantos almejam porque fazem aquilo por amor e dedicação.
    Quando eu criei meu blog foi por influência de Mari Moon que era minha musa inspiradora da adolescencia e quando eu ingressei na blogosfera que eu vi o quão mágica ela é. Eu tive vários blogs antes de me consolidar com o Pink is not Rose e faço por amor. Claro que receber pra postar e mante-lo ativo é uma felicidade sem tamanho, mas saber que tenho um publico, que mesmo pequeno, é fiel, isso me alegra muito mais!
    Ultimamente eu ando deixando de acompanhar muitas blogueiras e youtubers porque o conteúdo ficou cansativo e as pessoas parecem cedentas por cliques e likes, o que é bem triste… Espero que pelo menos ainda exista, nem que uma pequena, comunidade de gente que bloga por amor

    Carol Justo | Pink is not Rose

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      Obrigada, Carol! Pois é, por mais que a blogueira pareça não fazer nada, tem que ter muita dedicação e foco para as coisas acontecerem. Porque não adianta só querer fazer, tem que agir e ir atrás, e produzir conteúdo não é fácil. Nem as pessoas mais criativas do mundo produzem conteúdo de forma rápida e fácil. Obvio que conciliar o que você gosta de postar com um lucro é muito bom, mas sempre vai ter isso. Existe sim, conheço várias amigas blogueiras que postam por gostar mesmo.