7 dicas para manter as amizades duradouras

Aproveitando que hoje é dia do amigo, decidi fazer um post diferente, talvez faça você pensar no por quê aquela amizade não deu certo ou no que você pode fazer pra uma amizade dar certo e ficar ali com você por um bom tempo.

As pessoas vem e vão nas nossas vidas, mas tem algumas que ficam permanentemente. Porém muitas coisas podem começar a ameaçar as amizades como, por exemplo, mudar de prioridades, se afastar por causa do trabalho e/ou estudos ou até mesmo viver em países diferentes que pode ser difícil manter comunicação, e é onde mais estamos pecando hoje em dia, mesmo com muitos meios de comunicação. Por isso, aqui vai algumas dicas para ajudar a manter as amizades mais importantes por perto, porque simplesmente valem a pena.

1. Seja leal
Independentemente de quantas vezes você conversar ou ver uma pessoa, se a sua amizade é real, você vai ser capaz de ter de volta de onde parou. Seus amigos devem sempre ser capazes de confiarem em você. Se você realmente não que sair para tal lugar, não diga que você vai. Se você está tendo uma amizade legal com uma pessoa, não compartilhe os segredos ou problemas dela com outro alguém e, o mais importante, não minta. Caso contrário, você só vai deixar a pessoa se sentir ainda mais sozinha.

2. Seja honesto
A verdade pode doer, mas se você realmente se preocupa com alguém, esse alguém precisa ouvir. Se coloque no lugar das suas amigas para entender o que elas estão dizendo e passando, e depois compartilhar o que sabe de suas próprias experiências.

3. Tenha tempo
Isso vai exigir mais esforço, mas é o essencial para manter uma amizade. Deixa de lado algumas horas de conversa no Skype para planejar alguma coisa juntos, como uma festa de pizza ou talvez apenas uma noite simples de conversas jogadas fora. Afinal, a companhia é o que importa.

4. Esteja disponível
Uma das coisas mais importantes para se classificar como uma boa amiga é estar disponível quando alguém precisa de você. Então, não importa quando seu amigo precisa de você, seja para ouvir os problemas, dar conselhos, ou simplesmente ser um ombro pra ele se apoiar. Às vezes, a pessoa que está ferida ou confusa simplesmente precisa expressar seus sentimentos, apenas desabafar, e querem um ouvido para escuta-los também. Sem falar, sem dar opiniões, sem ter negatividade. Apenas mostrar interesse e estar totalmente lá. Talvez você pode ser a única pessoa que pode guia-los para frente.

5. Compartilhe
Deixe seus amigos saberem que eles estão na sua cabeça, mantenha eles atualizados sobre como vai a sua vida, e perguntando como está a vida deles. Se a sua amiga gostar de música, compartilhe com ela a nova música que você ouviu.

6. Use a tecnologia
As redes sociais, WhatsApp, Messenger, mensagem direta (Twitter e Instagram), Skype, FaceTime e etc. Hoje em dia temos muitas maneiras de ficar conectado né? Principalmente quando o encontro cara a cara não é possível no momento. Faça um esforço para criar um assunto, ou compartilhar um meme engraçado no Facebook, apenas para deixar com que a sua amiga saiba que você está pensando nela.

7. Dê espaço
Não tenha medo de fazer novas amizades caso uma entre no caminho. Abra espaço para novos amigos que compartilham os mesmos interesses e valores que você, mas mantenha os antigos amigos que ainda estão lá por você.

É difícil enfrentar o mundo sozinha, por isso é sempre bom ter um amigo do lado e, só pelo fato dele estar ali contigo, já dá um grande alívio. Por isso devemos valorizar as companhias que nos fazem bem e investir nisso.Enfim, feliz dia do amigo! 🙂

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

27 Comments
  • Daniella Dias
    julho 20, 2016

    É isso mesmo Thami! Focou nos pontos principais.
    Eu ainda tenho amigos de infância e da escola também. Amigos presentes e que temos contato com bastante frequência.
    E é bom demais, viu!? Não tem nem como descrever…

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

  • Gabs Dutra
    julho 20, 2016

    Adorei os pontos, tenho amigas que moram longe, tipo outro estado e sempre falo com elas pelo hangouts <3 e grupo no whats tbm!

    Beijão

    Blog>> http://www.seteprimaveras.com

  • Andressa Moraes
    julho 20, 2016

    Ultimamente minhas amizades estão ficando distantes, sempre fico longe de algumas pessoas e perto de outras, fica nesse vai e vem várias vezes. Essas dicas são boas para quem não está conseguindo segurar e manter a amizade, gostei muuuito mesmo, dar espaço e manter os amigos é ótimo.

    "Haha, que legal! As mesmas matérias. Eu te entendo, as minhas amizades ultimamente tão meio que indo e vindo também, complicado. E claro que se eu precisar de algo te chamo, UHUUUL! Se você também precisar (apesar de tá em períodos na frente) pode me chamar. :)" – Resposta do comentário lá no blog.

    http://www.andressacmoraes.com/

  • Marina Alessandra
    julho 20, 2016

    Adorei as dicas, Thami. Graças a Deus tenho amizades de mais de dez anos e que se renovam a cada dia. É muito bom ter em quem confiar que não seja da sua família, não é? Amigos são presentes de Deus. <3
    Sabia que te considero uma amiga também? Isso pelo pouco que conversamos, imagina..hahahaha A gente tem muita coisa em comum e com certeza nos daríamos super bem se morássemos na mesma cidade.
    Um beijão

    http://www.marinaalessandra.com

  • Rafa Oliveira
    julho 20, 2016

    Eu tenho poucos amigos verdadeiros,porém,eu sei que posso contar com eles em qualquer ocasião,sejam momentos bons ou ruins.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

  • SEM QUASES
    julho 20, 2016

    Ai, Thami, como adoro esse seu coração! Todos os pontos tão fundamentais! Lealdade é, de fato, o quesito principal de qualquer base de relacionamento. Saber que se aquela pessoa pisar na bola, vai nos contar sem que tenhamos que 'descobrir das piores maneiras', é um pilar de peso! Adorei cada tópico e as importâncias dadas. Respeito fica incluso em cada um deles e aquela tese de 'não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você', fica claramente emitida. Lembrou para mim a minha simples frase:

    "O amor, para ser amor, precisa de amizade. A amizade precisa de intimidade. A intimidade precisa de conexão. A conexão precisa de confiança. A confiança precisa de verdade. A verdade precisa de caráter. O caráter não precisa de nada, ou ele é ou não é."

    SEMQUASES.COM

  • Caroline Damasceno
    julho 20, 2016

    Dicas ótimas Thami, realmente pra manter os amigos por perto requer tempo e dedicação e estar disponível nem sempre fácil mas quando a gente ama sempre encontramos tempo <33
    http://www.lenouveaugrunge.com/

  • Cleber Eldridge
    julho 20, 2016

    Eu acho que não só eu, como todo mundo se acha um bom amigo, felizmente por toda minha vida, eu segui essas suas 7 dicas … e olha, apesar das reclamações dos meus amigos perante alguns dos meus defeitos, sei que eles me amam muito e eu amo eles ainda mais.

    http://beforedown.blogspot.com.br/

  • Lilian Moraes
    julho 20, 2016

    Categorizou perfeitamente, gosto muito da última…dar espaço é a melhor coisa a se fazer.

    Beijos
    http://orangelily.com.br

  • Graziela Oliveira
    julho 21, 2016

    adorei o post Thami, colocou as principais e essenciais dicas para manter os amigos sempre por perto! Tenho duas amigas há mais de 10 anos, a gente fica um tempão sem se ver, sem se falar e quando a gente se encontra parece que tudo flui sabe? Muito bom ter amizades assim ♥

    http://www.blogamorarosa.com

  • Sté Maciel
    julho 21, 2016

    Fala sério, o post foi maravilhoso e ainda mais com uma imagem de FRIENDS! Ficou perfeito!
    Concordo com todos os pontos enfatizados no texto, bateu uma saudade da minha amiga! Ela vem pra minha cidade esse fds <3

    Beijão, mariasabetudo

  • Pam Teles
    julho 21, 2016

    São dicas valiosas e que fazem muita diferença numa amizade

  • Kaila Garcia
    julho 21, 2016

    Cada dica valosa, parabéns! <3

    http://www.kailagarcia.com

  • mariana lima
    julho 21, 2016

    Ameeei o post, temos que aprender a manter nossas amizades vivas e isso precisa de um pouco de esforço nosso, e quando a amizade é verdadeira esse esforço vem naturalmente, pq a melhor coisa é ter pessoas com quem se pode confiar.

    http://www.teoremademahlli.com.br/

  • Carol Justo
    julho 21, 2016

    Amei as ficas, realmente são muito importantes, o mais dificil pra mim é ter tempo, até porque agora nós temos rotinas diferentes, mas sempre que dá a gente marca alguma coisinha <3 E eu também não sou muito fã de conversar por redes sociais, então complica bastante quando estamos longe

    http://www.pinkisnotrose.com/

  • Brigadeiros e Barcelona
    julho 21, 2016

    As pessoas pegaram mania de dizer que as redes sociais acabam afastando as pessoas na vida real, mas eu que moro longe não posso discordar mais desse ponto! Graças ao whatsapp eu mantenho todas as minhas amigas mais pertinho!
    BJs

  • Fique Rosa
    julho 21, 2016

    Que post lindo!
    Eu tenho amigas de infância até hoje haha. Sempre tentamos nos encontrar e usar a tecnologia a nosso favor. Mas é como você disse é preciso estar disponível e ter tempo, duas coisas que ficam cada vez mais difícil conforme os anos passam, né?!
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

  • Bruna WB
    julho 21, 2016

    Linda sua lista! É impressionante como cada um dos pontos são simples, mas, ao mesmo tempo, complicados pra caramba. Eu às vezes paro para pensar na diferença de algumas amizades que ficaram pelo caminho e das (poucas) firmes e fortes até hoje. Amizade é dedicação, é esforço, é amor, é carinho, é parceria, é vida. É estar junto mesmo estando longe – e, por isso, eu adorei também que você citou o uso da tecnologia. Quem quer faz acontecer, né?! 🙂

    http://www.moderando.com

  • Camila Faria
    julho 21, 2016

    Ai, que post lindo Thami! O item "tempo" é o que anda mais difícil hoje em dia, né? Mas tem que fazer um esforço sim, tempo para os amigos é uma coisa necessária DEMAIS!

  • Amanda Zulai
    julho 21, 2016

    Oi Thami, tudo bem amore? =)
    Que post lindo e mágico! <3 Arrasou!
    Adorei as dicas e todas são essenciais mesmo!
    Eu tenho amigas que passo bastante tempo sem conversar, mas quando nos encontramos a amizade é a mesma coisa! hehe =D

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.diariodelooks.com

  • Valléria Carvalho
    julho 21, 2016

    Com certeza essas são as melhores dicas para conservar uma amizade ou qualquer outro tipo de relacionamento… Até para conquistá-los essas dicas são úteis.

    Amei o post! ♥
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

  • .lívia.
    julho 21, 2016

    ah adorei o post, sao coisas basicas msm que fazem com que a gente tenha super amigos pra sempre

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogotofucolorido

  • lyvia helena
    julho 21, 2016

    Amei o post,dicas super legais <3
    beijinhos
    blogcharmedemenina.blogspot.com.br

  • Jovem Jornalista
    julho 21, 2016

    Gostei muito das dicas para manter amizade. Elas funcionam mesmo! Quem tem um amigo tem tudo.
    Feliz dia do amigo pra você também!

    O blog está de volta!
    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

  • Marcela Miranda
    julho 22, 2016

    É muito incrível que para ter uma amizade duradoura você precisa estar presente sempre mas também não sufocar né?
    Já acabei com amizades por não ser uma pessoa tão presente(infelizmente esse é um defeito muito grande que tenho).
    Amei o post, quem segui-lo a risca tera grandes amizades.
    Beijos.

    Les Jours de Marcela

  • Blonde Venus
    julho 23, 2016

    Texto excelente ^^ Concordo plenamente com tudo! Acho que as pessoas estão trocando muito falar pessoalmente por falar através da tecnologia.Tudo bem que quando o amigo mora longa é inviável, mas quando ambos moram perto, não custa nada ter um tempinho pra sair juntos.

    Uma coisa que eu vejo também é essa troca de amigos antigos por novos e por namorados.A pessoa começa a namorar e esquece completamente das amizades e isso irrita bastante, depois termina a relação e volta querendo consolo hahaha.

    Colocarei esse texto nos meus favoritos de junho e julho <3

    Beijos

    Poesia em Transe

  • Thaís
    julho 26, 2016

    Oi Thami, tudo bem? Tirei um tempinho para visitar quem me deixou carinho em forma de comentário lá no blog e cheguei até você. Menina, que blog lindo! <3 E a ideia do post também está ótima, tanto que foi o que mais me chamou atenção da página inicial. Geralmente temos dicas de como fazer novas amizades, mas é necessário e extremamente importante preservarmos as antigas, não é mesmo? A maioria das minhas amizades são de mais de 5 anos e ainda mantenho o mesmo fervor de contar uma novidade. É tão bom isso! Claro, a vida muda, a rotina fica mais puxada mas é como você mesma disse: dá pra usar a tecnologia ao nosso favor. Áudio do whatsapp, comentar numa foto do instagram, puxar uma conversa pelo Skype, tão pequenos gestos que demonstram: ei, estou aqui. Gosto da nossa amizade.
    Adorei te ler e com certeza favoritei seu blog pra voltar sempre! Um beijo e obrigada pelo carinho lá na minha postagem.
    http://www.janeladesorrisos.com