Trabalhar para si mesma: as maiores lições

Você fez o seu negócio e tá pronta para voar. O plano está finalmente saindo do papel e você está tentando encontrar seu equilíbrio. Tem muitas coisas que foram jogadas para você que você não tinha se preparado, e não sabia como resolver. Isso também é novo para você. Mas ser a chefe vem com a manutenção de uma certa imagem. Tem muitas lições que você aprende rapidamente enquanto faz seu próprio negócio – principalmente com os erros, mas é a maneira como você lida e reage com essas lições que vão fazer seu negócio dar certo ou errado.

Ao longo dos anos eu conversei com muitas mulheres bem sucedidas e estagiei também para algumas delas. Separei aqui algumas lições que você pode começar a aprender agora.

trabalhando para si mesmo

Você precisa aprender a confiar

Uma das maiores coisas que você vai aprender quando trabalhar para si mesma é que, se você quiser algo feito direito, você precisa fazer você mesma ou aprender a confiar na sua equipe (se tiver). É muito raro encontrar pessoas que entendam sua visão, mas é difícil. É difícil soltar o freio e dar responsabilidades – mas você precisa fazer isso para crescer! A melhor coisa a fazer é construir suas próprias habilidades de liderança.

Você pode se afastar

Você pode quase prever que vai estar ocupada, mas uma vez que tem essa função de trabalhar para si mesma, ocupada não vai ser a definição certa. Não se deixe enganar ao pensar que as coisas vão se acalmar, e que você vai ter seus fins de semana e férias para se refrescar. Seu negócio é seu bebê. Você deve alimentar, trocar e constantemente dar atenção.

Eu tenho esse blog desde 2011, mas só em 2014 que comecei a olhar para ele como uma forma de trabalho e não só um hobby. Entre tantos blogs que eu criava e abandonava, meu pai sabia que não era o momento de investir. Até que criei o Like Paradise (você pode saber mais aqui) e me empenhei para não abandonar mais, agora já são 8 anos que tenho esse blog, mas sabe por quê? Porque eu alimentei com os conteúdos, dei total atenção e as vezes até deixo de sair para ter que fazer o que for preciso pra deixar ele bom o suficiente pra mim e para vocês, leitores.

Porém sempre vai ter muito para fazer, e você vai adorar isso – principalmente se você estiver trabalhando no que gosta. Mas você tem que se afastar, não deixe que seu trabalho se arraste até suas noites de descanso. Nunca é mais um e-mail, mais um comentário, mais um post. Nos primeiros meses, é natural você ficar muito focada, mas você precisa de tempo para dormir, e apenas respirar.

Confesso que no começo dessa mudança, estava animada e as vezes até “perdia” a hora de dormir e ficava até tarde no computador mexendo no blog. Hoje já organizo meu tempo melhor para que isso não aconteça mais.

Você não precisa dizer sim para todo mundo

Quando você começa a trabalhar para si mesma, você fica tão animada que fica desesperada pra ser um sucesso. Então, quando os clientes e as oportunidades chegam no seu caminho, você tá feliz em abrir os braços para qualquer possibilidade. No entanto, meu conselho é conhecer sua marca completamente e nunca se afastar da sua imagem e propósitos iniciais.

O negócio é um negócio

Às vezes você vai ter que tomar decisões difíceis, e isso pode incluir algumas conversas difíceis também. Nunca é fácil dar ou receber um feedback negativo. Mas é apenas um negócio, não é nada pessoal. Você vai ter que aprender a separar isso. Essas conversas não precisam ser difíceis, podem ser muito encorajadoras – diga o que você precisa dizer, mas acabe com algo inspirador, isso vai aumentar a chance de melhorias do seu trabalho.

É como a faculdade da vida

Enquanto trabalhar para si mesma, você vai aprender coisas sobre você e sobre outras pessoas que você nunca pensou que seriam possíveis. Você vai superar cada medo que você já teve, busque fazer melhor, seja melhor e todos os anos olhe suas realizações com orgulho. Vai ser o melhor crescimento pessoal que você já criou!

Agora, me conta aí! Você já tem um negócio próprio? Se sim, já seguiu essas lições? E pra você que ainda não tem um negócio próprio mas pensa em tirar o plano do papel, gostou das dicas? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

20 Comments
  • Juliana Rabelo
    abril 30, 2019

    Que post incrível! Estou olhando para o meu blog como forma de trabalho também. Esse post abriu muito a minha mente. Obrigada!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

  • Váh
    abril 30, 2019

    Não tenho um negócio próprio e não me vejo tendo um também, mas acho que de modo geral essas dicas valem pra quase todos os tipos de trabalho de certa forma.
    Achei bacana olhar por esse ponto de vista…

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      maio 7, 2019

      Sim, principalmente se você está em um cargo que exige um pouco mais do seu esforço pessoal ali pra ajudar a equipe, sabe?

  • Lívia Madeira
    maio 1, 2019

    eu tbm vejo o blog como uma forma de trabalho hj em dia( msm nao sendo minha fonte de renda principal), gostei mt desse post cheio de boas dicas praticas

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Leslie Leite
    maio 2, 2019

    Olhei de relance e achei que fosse você na imagem que abre o post, hahaha.
    Minha empresa é meu blog e sobre se afastar, isso é muito real, as vezes meu marido pergunta se eu vou usar o nosso carro no dia seguinte e eu digo: “não. Não vou sair, tenho post para escrever e comentários para responder”, resumindo “preciso trabalhar”, ele super entende, mas eu tive que organizar meus horários para tbm não deixar de passar tempo com ele, amigos e família.
    Sobre não precisar dizer sim, isso se aplica na minha vida com relação à parcerias. Já tive que recusar algumas desde que comecei a encarar o blog como um trabalho.
    Gostei das dicas Thami, são muito válidas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    • Thami Sgalbiero
      maio 10, 2019

      Meu sonho usar apenas minhas próprias fotos para ilustrar os posts (que é o certo, mas as vezes não tenho mesmo). Talvez futuramente… hahahaha! Pois é, as vezes a gente tá tão focada ali fazendo o que a gente gosta, que esquecemos de tirar um pouco desse tempinho para passar com as pessoas que a gente ama e que amam a gente também. Total isso com parceria, exatamente! Fico feliz que tenha gostado, Leslie! 😀

  • Trabalhar para os outros já exige demais da gente. Trabalhar para nós mesmo exige muito mais.
    A gente aqui de casa, abrimos uma loja, em casa mesmo. O que está sendo mais difícil é saber separar as coisas, ter um horário certo para cada coisa. A gente já aprendeu um pouco, mas ainda falta muito para saber diferenciar casa/trabalho.

    Te acompanho a um tempinho e já posso dizer que você é umas das bogueiras que conheço que mais se dedica no seu trabalho. Sempre trazendo conteúdos de qualidade e nada escrito só pro escrever. Dá para perceber que você estuda os assuntos que quer abordar. Parabéns pela sua dedicação. Voa!!

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      maio 10, 2019

      O ruim de trabalhar em casa é isso, essa interferência entre vida pessoal e vida profissional que acabam se fundindo se não tiver uma organização certa. MUITO OBRIGADA, JAY! 😀 Obrigada por acompanhar esses conteúdos que eu posto e fico feliz que ajuda a quem tá procurando/precisando dessas dicas. Aprendo com os erros mas só passo os acertos, haha!

  • Camila Faria
    maio 3, 2019

    Isso de aprender a confiar é tããão difícil, né? Especialmente quando você tem uma visão muito clara (e específica) do seu negócio. A gente tende a não querer deixar o outro participar ou opinar, quer controlar tudo… Definitivamente é algo que eu preciso trabalhar e muito. 🙂

    • Thami Sgalbiero
      maio 10, 2019

      Pois é, no começo eu ia muito contra isso de ter uma equipe, mas agora vejo que é necessário. Além de ajudar, melhora a qualidade. Só ainda não aderi por não ter como pagar a pessoa, a não ser que a pessoa faça por voluntariado mesmo, haha!

  • Priscilla
    maio 4, 2019

    Acho que no início mais difícil deve ser separar as coisas e acreditar em si mesma realmente é o principal.
    Beijos!

  • Brena Peres
    maio 5, 2019

    Que post incrivel, eu adorei cada paragrafo. isso fez um certo sentido pra mim. bjs bjs
    https://beperes.blogspot.com/

  • “É como a faculdade da vida” EXATAMENTE! Mesmo meu blog não sendo algo “fisico” considero ele também meu negocio já que ele gera lucro e tenho aprendido a cada dia coisas novas, lições que levo pra vida.
    Adorei seu post <3
    Beijos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 10, 2019

      Obrigada, Marcela! <3 Hoje em dia muitos negócios estão surgindo do "não-físico" mesmo.

  • Wanessa de Almeida
    maio 6, 2019

    a confiança é algo que vem com o tempo, precisa ser motivado e trabalhado. Até pq no meio do caminho acontece altos e baixos né?
    Ótima reflexão!
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 10, 2019

      Pois é, não tem como ter a confiança de um dia pra outro, mas se trabalhado direitinho, dá tudo certo!

  • Kaila Garcia
    maio 6, 2019

    Uma salva de palmas para esse post maravilhoso! Desde o primeiro dia que criei meu blog vi ele como um trabalho, porque sabia que se levasse ele como um hobby logo iria desistir. E acho que foi por me empenhar e me dedicar nele desde o primeiro dia que me fez colher frutos dele muito rápido. Hoje eu trabalho exclusivamente na criação de conteúdos e todos os dias a gente evolui um pouquinho. Não é fácil trabalhar no nosso próprio negócio, mas também não tem nada mais gratificante que isso!

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 10, 2019

      Obrigada, Kaila! E que legal! Você começou de uma forma diferente, mas já começou focada no seu objetivo, aí é mais fácil transformar em meio de trabalho. Já comigo foi primeiro como um hobby e só agora como um trabalho, haha!

  • Lulu on the sky
    maio 6, 2019

    O meu maior problema é administração do tempo, uma vez que trabalho o dia todo fora, mas preciso confiar em mim mesma para dar meu próprio voo. Considero fundamental disciplina e ter foco no que você quer alcançar.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 10, 2019

      Eu comecei a trabalhar faz pouco tempo também e to tentando administrar isso do tempo pra dividir os dois desde que não fique pesado e cansativo, até que to conseguindo.