Como ser mais forte durante qualquer mudança

Experimentar uma mudança é inevitável em qualquer contexto. Desde a transição de um ano pra outro, ou mudança de trabalho ou turma. De repente, os rostos conhecidos viram uma coisa do passado. Mesmo que a mudança pareça ser assustadora às vezes, é uma oportunidade de crescer através do que você viveu e ficar um pouco mais forte do que antes. Nossas vidas são mais afetadas durante as fases de mudança e transição.

Quando eu estava fazendo faculdade, vivi toda a minha vida em torno do momento em que eu subiria no palco no dia da formatura para receber meu diploma que validaria minha realização profissional. Olhando para trás, nada poderia ter me preparado para a transição que aconteceria depois de graduada quando a realidade chega: a incerteza do que vem a seguir.

mudanças

Não importa se seu melhor amigo está se afastando ou se você está dividida entre mudanças de emprego/área profissional, aqui estão algumas dicas para ajudar você a lidar melhor com isso:

Seja flexível

Sim, eu sei, é totalmente mais fácil falar do que fazer. Mas a flexibilidade é a chave para superar a mudança com uma mentalidade amadurecida. Como estamos dispostos a ser maduros, ficamos dispostos também a lidar com as mudanças e dando uma chance para os novos ambientes. Apesar de ter a percepção de que a mudança pode ser uma coisa ruim, pode realmente trazer muitas oportunidades boas. Uma mudança de cenário ou uma mudança de grupo de amigos pode ser o incentivo que nos leva para mais perto dos nossos sonhos.

flexibilidade

Esteja disposto a experimentar as coisas. Ou melhor ainda, espere sempre o melhor ao entrar na experiência, de todo o coração. A vida é realmente o que fazemos, então temos que estar dispostos a deixar de lado alguns de nossos planos para aproveitar o que vier batendo na nossa porta.

Tenha consistência

Continue a se envolver em coisas que fazem você se sentir em casa. Quer sejam as suas amizades, ou mesmo a sua rotina diária de se maquiar com o seu produto favorito. Apesar da mudança na maioria das vezes nos deixar pra baixo, a consistência aumenta nossa capacidade de nos adaptar a qualquer situação. É o que nos permite seguir em frente sem ficar tão preso ao que costumava ser.

Restabeleça seus objetivos pessoais

Um grande lembrete: existe um objetivo maior na vida. Ainda que a gente enfrente mudanças, estamos motivados a permanecer no caminho em direção aos nossos sonhos. Muitas vezes, escolhemos uma palavra que reflete o que queremos tirar da vida durante o ano novo, mas a mudança pode nos levar a fixar as diferenças, em vez de nos concentrar em nossos objetivos. Talvez você se encontre passando por um término desagradável ou tenha anunciado oficialmente que está se mudando para ver se encontra uma nova oportunidade de emprego. Seja qual for o caso, repense e diga de novo o que você quer que saia da sua vida.

objetivo pessoal

Aquela meta que você criou no dia 1 de janeiro, pode mudar! Quando um capítulo acaba, começa um novo. Mas se não começa um novo, sempre tem o volume 2 que acaba sendo a continuação. E só podemos decidir como reagiremos a um ambiente diferente ou a um estilo de vida diferente pegando e experimentando.

Coloque você em primeiro lugar

Ninguém pode cuidar de você como você pode. Se a mudança foi mais do mesmo, invista a quantidade certa de tempo em você mesma! Pra deixar qualquer amargura, frustração ou tristeza pra trás, coloque seu par confortável de tênis e vai fazer uma trilha com um amigo.

Quando recebo notícias inesperadas, vou logo caminhar na rua. Isso me ajuda a liberar os nervos e renovar meu corpo com energia positiva. Quando chego em casa, posso me desapegar da minha decepção e me recompor do choque da mudança.

self love

Além disso, se alimente bem e beba basante água durante o seu tempo de “inatividade” e estresse. Faça um esforço para ir dormir um pouco mais cedo pra você ter todo o descanso necessário para o dia seguinte. Uma rotina equilibrada de nutrição e amor próprio pode ajudar a construir o corpo com estabilidade e resistência durante as mudanças. Acima de tudo, você vale esse tempo extra e vale a pena investir!

Se desconecte da negatividade

Apesar de sermos viciados em Instagram e Twitter, às vezes eles acrescentam um estresse desnecessário na nossa saúde mental. Por isso, fazer uma pausa durante um período de transição ou um detox digital pode ajudar a reduzir a pressão de estar constantemente informado sobre os eventos da vida de outras pessoas. Essa pausa nos ajuda a se concentrar em lidar com o que estamos enfrentando pessoalmente.

se afastar das redes sociais

O processamento mental nem sempre é durante a noite. Precisa de autorreflexão e tempo, ambos os quais merecemos. Fique longe de coisas que produzem estresse não saudável e aproveite para diminuir um pouco a velocidade. Algumas plataformas de mídia social, tem como opção a desativação da conta, sem precisar excluir. Dessa forma, você não precisa perder nenhum amigo ou conexão profissional. Mas quando estiver pronto pra voltar, é só ativar novamente.

Em vez de ter medo do desconhecido, abrace!

Muitas vezes, quando nos deparamos com o que é diferente, ficamos com medo porque não nos sentimos prontos para enfrentar o mundo. Ou porque temos medo de perder algo muito especial pra gente. A mudança pode trazer muitas perguntas, mas não se deixe sobrecarregar pelas perguntas. É totalmente bom não ter todas as respostas. Deixe de lado o medo e substitua pela antecipação do que está por vir. Quando aceitamos a mudança com a mentalidade certa, a mudança pode realmente nos tirar da nossa zona de conforto para nos deixar mais fortes. Nunca é fácil, mas é uma oportunidade para crescer e desenvolver uma compreensão mais profunda das pessoas a nossa volta.

Desenvolva a mudança. Não deixa isso te derrubar. Do outro lado da mudança tem uma nova oportunidade pra crescer e se tornar uma pessoa melhor.

E aí? Quais são suas maneiras positivas de lidar com uma mudança? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

27 Comments
  • Lívia Madeira
    janeiro 9, 2019

    bem bacana esse post,lidar com mudanças nunca é mt facil, mas acho que temos mesmo que ser mais flexiveis e ter a mente aberta para que o melhor pode vir desses processos

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Ray Menezes
    janeiro 9, 2019

    Nossa, Thami, ótimo post! Pra mim a virada de ano é sempre um período de mudanças, sejam elas pequenas ou grandes, então foi ótimo ler isso. Quando me formei na universidade, a mudança foi drástica na minha vida, já não via mais meus amigos todos os dias e não tinha nenhum trabalho pra fazer a roda girar. Cara, foi uma barra! Mas aí fui correndo atrás de alguns objetivos, fazendo uns corres pra não ficar sem grana e – o mais importante – cuidando de mim mesma. Me colocar em primeiro lugar foi a chave pra me fazer resistir a tudo até aqui. Esse ano as mudanças são pequenas pra mim, mas temos que ser firmes mesmo assim e botar a vida sempre nos eixos do que a gente acha melhor, né? Vamo simbora que esse desafio de viver é sempre grande!

    Beijão!
    Hey, Maria! | Fanpage

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 31, 2019

      Pois é, to nesse momento agora. Nenhuma mudança é fácil e a gente sabe disso né? Então, acima de tudo, precisamos ser fortes! Isso aí!!!

  • Kaila Garcia
    janeiro 9, 2019

    Incrível esse post, Thami. Depois que comecei a querer ver o lado positivo das coisas tudo mudou, inclusive a forma como enfrentava as dificuldades. Tudo é aprendizado e tudo acontece por um motivo. Nem sempre algo ruim, é necessariamente ruim, porque aquilo irá nos amadurecer!

    http://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 31, 2019

      “Nem sempre algo ruim, é necessariamente ruim, porque aquilo irá nos amadurecer!” é exatamente isso!

  • Lucas
    janeiro 9, 2019

    Esse ano para mim está sendo um ano de muitas mudanças mas não sei se verdadeiramente conseguirei me adpatar,sem contar que já chorei horrores porque não queria que acontecesse o que já aconteceu e de fato,precisamos olhar um pouco mais para nós porém não com o espirito de egocentrismo e sim com um espirito de que “você tem que ficar bem”.

    https://s-ueterazul.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 31, 2019

      Sim, Lucas! Você tem que fazer as coisas que te fazem bem e não fazer só por fazer, sabe? Se você perceber que já está chorando demais com essas mudanças, faça algo pra resolver antes que o caso piore. Sério. Experiência própria.

  • Mariana
    janeiro 9, 2019

    Só amor esse post! ❤️

  • Paulina
    janeiro 10, 2019

    Logo logo isso vai ser uma realidade para mim. Me formo no meio do ano e já bate um medinho do desconhecido. Mas vamos em frente!

  • Leidiana Pereira
    janeiro 10, 2019

    Senti até saudades de visitar seu blog e ver esses conselhos lindos que devemos levar para toda a vida. *–*
    Eu sempre estou disposta a mudanças, mesmo sendo difícil às vezes, mas “dou a cara a tapa” sabe?
    Começo a ser mais flexível, positiva e penso que tudo que vem é melhor para mim.
    Beijos.
    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 31, 2019

      Me dei um descanso do blog pra poder curtir um pouco minhas férias, hahaha! Agora to de volta! Antes eu tinha medo de mudanças, mas depois dos 15 anos, comecei a fazer isso mesmo que você falou “dar cara a tapa” pra ver no que vai dar. As vezes ainda tenho medo de certas mudanças, mas não como antes.

  • Stephanie Ferreira
    janeiro 11, 2019

    Eu que passei por uma mudança louca ano passado, assino embaixo todos estes conselhos. Ser forte e tentar, não tem segredo!

  • Tamara mansur
    janeiro 13, 2019

    Olaa! Tudo bem?
    Adorei o texto!! Mudanças são sempre um pouco assustadoras, ne.. eu acho que faço muito essa parte de tentar readaptar a rotina, tentar trazer as coisas que eu gosto para a nova realidade. Me animar com as pequenas coisas também é importante! Mas o medo vai sempre realmente ser o maior vilao e mais difícil de enfrentar…
    Beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 31, 2019

      Sim, readaptar a nova rotina deixa a gente mais confortável, afinal as coisas que a gente gosta fica ali, só que com uma “nova roupagem”, haha! Verdade, o medo do desconhecido é sempre o que nos sabota, mas vale a pena arriscar uma luta. 😉

  • Jaynara Archanjo
    janeiro 13, 2019

    Eu tenho um certo pavor por mudanças. São sempre difíceis para mim, ainda mais as mais drásticas, sei sei lidar.
    Você deu dicas muito boas e que vou colocar em prática. Uma delas é pensar positivo a respeito e não ter medo.
    Quando passei para a faculdade, estava em um momento muito ruim na minha vida, me deu vontade de desistir. Aquilo era totalmente novo para mim e por mais que seja uma transição simples, eu não estava tão bem, e aquilo parecia o fim do mundo. Mas agora eu gosto muito de ir todos os dias estudar, pois eu saiu um pouco do meu circulo, vejo novas pessoas. Aprendi a ver isso com um olhar mais positivo.

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Eu tinha esse medo em relação as mudanças também, mas ainda bem que depois de um tempo consegui mudar um pouco. Hoje até tenho medo de algumas mudanças, mas não é tão intenso como era antes, sabe? Por isso que, quando fui pra faculdade, comecei a ver tudo por um outro ângulo e aí me senti bem com a mudança. Mas confesso que hoje sinto falta da faculdade, haha! Então, aproveite o máximo que você possa!

  • Lincoln Costa
    janeiro 13, 2019

    O mundo está sempre mudando e as coisas parecem que estão cada vez mais rápidas. Devemos procurar uma estabilidade e equilíbrio interior pra desacelerar, pensar, analisar e avançar (como dar uma volta na rua, como você falou haha )
    Sou adepto de mudanças e, realmente, a gente tem que entender que aquilo que se foi também tinha seu lado ruim, por mais que a gente achasse tudo (como um todo) bom. Então olha pras coisas boas do que está por vir, realmente, é um segredo
    :*

    https://www.rapeizedinamica.biz/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Exatamente! Ao invés de ficar se focando no lado ruim, foca no lado bom da mudança, porque vale muito mais a pena!

  • Silvana Almeida Souza
    janeiro 13, 2019

    Já passei por muitas mudanças algumas tive um pouco de dificuldade para lhe dá outras tirei de letra acho que é muito importante está receptiva as mudanças que estão por vir!
    Gostei de saber das tuas experiências Thami!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

  • Pathy Guarnieri
    janeiro 14, 2019

    Thami, que post ótimo! Eu preciso mudar algumas coisas e suas dicas estão demais!
    Preciso parar de ter medo do desconhecido, pois talvez o que eu busque, esteja bem ali. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Pois é, as vezes o que você quer, tá bem ali no desconhecido, haha!

  • Heloisa Godioso
    janeiro 14, 2019

    muito legal o post, achei as dicas bem úteis!
    eu sempre achei que fosse uma pessoa que ama mudanças, isso porque não curto muito rotina. Mas na terapia descobri que não lido nada bem com mudanças e elas me causam muuuita ansiedade.
    O negócio é tentar achar esse equilíbrio entre gostar de mudar e não ficar ansiosa quando as coisas não saem como o planejado.

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Sim! Esse equilíbrio é o principal pra lidar bem com cada situação de mudança. Antes, quando eu tinha um medo maior de mudanças, também pensava que era super de boa, mas na real eu morria de medo de algo dar errado, porque também ficava ansiosa imaginando como seria e quando dava errado… nossa, era um desespero! Hoje sim é que sou mais de boa em relação as mudanças, fui aprendendo a gostar e agora é meio raro eu ter medo de alguma mudança, mas acontece vez ou outra sim.

  • Simone Cajá Torres
    janeiro 14, 2019

    São as mudanças que nos tira do comodismo, E sem dúvida sair da faculdade é uma daquelas mudanças fortes, depois de 4/5 anos vivendo e respirando aquilo, acabou: e agora? No inicio eu sofri muito, a falta da aula, o excesso de tempo livre kkkk. E esse sentimento vivi em tantas fases da minha vida, quando terminei um relacionamento de um vida, quando comecei namorar de novo, quando me mudei de cidade, quando casei, agora que tó gravida e tão normal né precisamos saber sim ficar firme porque se não …. gente fica paralisado, adorei teus textos. Eu tento analisar e buscar ver que as mudanças são resultados das minhas ações busco ver o positivo e tudo aquilo que vai trazer de positivo em minha vida.

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Pior é quando a gente passa 4/5 anos vivendo e ainda gostando daquilo e de repente acaba né? Pois é, nunca pensei que o excesso de tempo livre iria me incomodar, hahaha! Sim, as coisas mudam sempre, não dá pra viver do mesmo por muito tempo. Fico feliz que tenha gostado do post! Muitas das mudanças que ocorrem na nossa vida, são originadas das nossas ações mesmo.

  • Simone Benvindo
    janeiro 15, 2019

    Gostei muito do post. Mudanças são necessárias na nossa vida. A princípio causa estranheza e medo, porque é algo totalmente novo, e realmente devemos abraçar o desconhecido e nos permitir observar novas possibilidades
    Charme-se

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Isso aí! Porque, em qualquer situação, sempre vai ter o lado positivo.