Um dia em La Boca, Buenos Aires

Assim como dá para conhecer Tigre em 1 dia, esse bairro que trouxe no post de hoje também dá. Chegou a vez de conhecer mais um ponto turístico de Buenos Aires. O bairro La Boca, que tem a rua El Caminito e o estádio de futebol La Bombonera. A um tempo fiz um post sobre as ruas mais coloridas do mundo e tive oportunidade de conhecer uma delas. Mostrei melhor nesse vídeo:

No vídeo eu mostrei umas placas que conta um pouco da história do bairro e o por quê do estádio La Bombonera ser bastante conhecido por lá. Traduzi para o português pra vocês:

O sapateiro
Como muitos outros imigrantes que vieram da Europa no início do século 20, este sapateiro costura e recorda com nostalgia a sua Itália natal. Este e outros comércios manuais nobres tornaram-se ícones do florescente bairro de La Boca que foi enriquecido graças à contribuição de diversas culturas.

A Fundação
Sentados ao redor da mesa Farenga, Santiago Sana, Alfredo Scarpatti, Esteban Baglietto, Juan e Teodoro Farenga e planejaram a fundação de um clube de futebol. Sem saber, naquela noite de 1 de Abril de 1905, nasceu a maior paixão da Argentina: Boca Juniors.

O tango
Nasceu como um ritmo sem letras, uma expressão genuína do coração. Ao longo das décadas, a melodia do bandoneon europeu misturou-se com a poesia crioula que refletia aspectos da vida cotidiana. No século 20, todas as noites, centenas de vendas são iluminadas até a batida do 2×4 e os casais revelam suas habilidades de sedução.

O cortiço
O salão, aquele pequeno espaço coberto que delimita a porta de entrada de um lado e a rua do outro. Testemunha de encontros de amor à noite, despedidas tristes ao amanhecer e reuniões emocionantes à tarde. Este ponto de encontro é testemunha das histórias mais importantes dos habitantes de La Boca. Por outro lado, as grandes decisões são tomadas no bar: com uma cerveja como a exsua, os amigos se reúnem para falar sobre o país, o mundo e o resultado do último jogo.

buenos aires argentina

El Caminito

A rua El Caminito tem grande valor cultural e turístico, a rua se localiza em um dos bairros que mais tem história na cidade. La Boca fica próximo do porto, onde muitos estrangeiros, principalmente espanhóis e italianos, que chegavam para trabalhar.

porto la boca

porto buenos aires

As casas que ficam em Caminito são conhecidas como “Conventillos” (cortiços), as moradias eram típicas dos imigrantes genoveses no final do século XIX e são feitas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal. As condições de vida nos cortiços eram de pobreza total e por isso os imigrantes aproveitavam pra usar as tintas que sobravam das oficinas do porto para pintar as fachadas das casas.

el caminito

cortiço buenos aires

O melhor do El Caminito é o fato de ser um museu a céu aberto. Você tá passeando pela rua, olhando todas essas cores vibrantes e alegres, de repente olha pra cima e se depara com esculturas acenando pra você.

esculturas na janela

Disse no vídeo e reforço aqui: o El Caminito é um dos cartões postais de Buenos Aires, então é um ponto turístico bem visado, por isso é bom ter cuidado. Não dê mole com objetos de valor e não vá muito tarde. O melhor horário para sair de lá é um pouco antes do pôr do sol. Não precisa ir tão cedo, dá pra conhecer em pouco tempo. Cheguei lá 13h30 e fui embora 18h20 (to checando o horário de acordo com as fotos que eu tirei quando cheguei e quando fui embora).

• Onde comer?

Enquanto você vai passeando pelo Caminito, várias pessoas vão te abordar para falar sobre os pratos dos restaurantes, valores e te “encantarem” pra dentro do restaurante. Alguns valem a pena, outros nem tanto. Por isso é bom estar com o Google Maps na mão pra ver as avaliações do restaurante. Almocei em um restaurante bem família que estava com um preço muito bom também, chamado Menjunjes.

restaurante caminito

Só fomos nesse restaurante porque a menina parou a gente na rua para falar sobre os pratos, preços e etc. Arriscamos certo!

Comida gostosa e todos muito atenciosos. Os gerentes do lugar são uma família (mãe, pai e filha) que dão um toque mais agradável e familiar ao ambiente. Tudo fresquinho, feito na hora. Pedi uma sobremesa que era “copo helado” e vinha sorvete de creme, muitos morangos fatiados e creme de leite. Uma delícia!!!

sobremesa buenos aires

As paredes são cheias de pinturas MUITO bonitas feitas pela cozinheira e também dona do restaurante. Mas acho que não pode tirar foto dos quadros, porque tinha um aviso lá. Enfim, super recomendo pra quem for pra El Caminito. O endereço é: MAGALLANES 902 C1166ADB, 1166 CABA, Argentina. Mas também adicionei no mapa que tá no final desse post. 😉

La Bombonera

Exatamente do lado da rua El Caminito, fica o estádio de futebol do Boca Juniors, o famoso La Bombonera. Mas o nome original é Estádio Alberto José Armando. Ao redor do estádio é possível ver toda a temática em cores do time Boca Juniors, amarelo e azul.

• Paga para entrar

Paguei 260 pesos para a visita ao estádio que conta também com um museu que conta toda a história tanto do estádio como do time e do bairro La Boca. Em outubro, 260 convertido para real eram 24 reais. É bom ficar ligado nesse detalhe! Porque o peso argentino vive mudando. Em um mês está um valor e no outro já abaixa ou aumenta. Mas valeu cada centavo!

Segue a história que, o nome “La Bombonera”, foi adotado popularmente quando o arquiteto percebeu de repente as semelhanças entre o estádio e uma caixa de bombons que estava comendo no momento. ? A principal razão disso é o espaço pequeno que foi deixado pra construção, iniciada em 1923. A solução encontrada pelo arquiteto José Luiz Delpini foi de criar três “andares” de arquibancadas, do modo que quem for assistir o jogo da terceira arquibancada tem que olhar pra baixo se quiser ter uma visão melhor do jogo.

Sempre gostei da sensação de estar dentro de um estádio de futebol. Imagino como deve ser legal assistir aos jogos ali com a arquibancada lotada de torcedores.

buenos aires argentina

O que eu senti é que o bairro La Boca é a verdadeira alma da Argentina, principalmente de Buenos Aires. Ao visitar esse bairro senti a presença mais forte da cultura argentina. Alfajores, tango, carne, futebol, choripan, cores e tudo que é característico desse lugar, antes precário e agora turístico com um valor cultural enorme! Por isso é bom colocar no roteiro quando for visitar Buenos Aires, vale super a pena.

Para chegar ao bairro La Boca, é só pegar um ônibus. As linhas que vão para lá são 29, 33, 64, 53 e 152. No mapa da pra ver o quanto é perto e dá pra visitar tranquilamente os dois lugares.

Agora, me contem! Gostaram de conhecer um pouco mais do bairro La Boca? Antes de visitarem um lugar, gostam de saber da história por trás daquilo tudo? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 Comments
  • Pathy Guarnieri
    janeiro 16, 2019

    Achei esse ‘museu a céu’ aberto incrível, Thami! Poder ver essas paredes todas coloridas e com esculturas, é de encher os olhos!

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Sim, Pathy! Todas essas cores é de encher os olhos ?

  • Kaila Garcia
    janeiro 16, 2019

    Acredita que nunca tive vontade de ir para Buenos Aires? Mas depois de ver os seus posts é impossível não querer conhecer cada cantinho. Seus posts ficaram incríveis!

    http://www.kailagarcia.com

  • Silvana Almeida Souza
    janeiro 17, 2019

    Que bairro encantador Thami fiquei com vontade de conhecer com certeza!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

  • Lincoln Costa
    janeiro 17, 2019

    Super legal o bairro, o estádio, as cores do bairro e toda a cultura argentina condensada nesse lugar! Ter visitado o estádio deve ter sido muito massa mesmo (e o nome do bairro deve ter a ver com o Boca Juniors rs). Que bom que cê gravou lá sem nenhum percalço ou imprevisto, já que o bairro parece ter seu horário perigoso.. Me lembrou o Paraguai, só que um pouco mais chique rs
    Beijos

    https://www.rapeizedinamica.biz

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Sim, é incrível ver praticamente toda a cultura argentina ali. O bairro fez boa parte da história da Argentina, por isso é tão enriquecedor ir conhecer. Pois é, isso fica até de aviso para qualquer lugar que a gente for viajar, sempre tem um lugar mais perigoso que o outro, então é sempre bom ficar atento, haha! Tenho vontade de conhecer o Paraguai, quem sabe um dia né?

  • Lívia Madeira
    janeiro 18, 2019

    mais um post super legal de BA! o caminito foi um dos meus lugares preferidos de conhecer por lá, e tbm fui até o estádio, super gostoso mesmo o passeio por essa parte da cidade

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Tirar pelo menos 1 dia pra conhecer essa parte da cidade, vale a pena né?

  • Babi Bueno
    janeiro 18, 2019

    Oi Thami !
    Que lindas ficaram essas fotos. ??

    Tenho que confessar que o “copo helado” foi o que mais chamou minha atenção…Preciso experimentar isso ,haah

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

  • Mesmero
    janeiro 19, 2019

    Nossa me pergunto a mesma coisa sempre vejo um jogo, nossa sensação deve ser muito boa.
    https://www.newsfallenbooks.com/

  • Tuane
    janeiro 19, 2019

    Ai, Thami! Que lugar legal, tão colorido! As fotos ficaram ótimas <3 Já fazia um tempo que eu estava considerando a Argentina pelo nosso dinheiro estar valendo bem mais que o deles, mas só agora que eu comecei a ver um pouquinho mais sobre os pontos turisticos e vontade de conhecer só vai aumentando, acho que vou sonhar com essa biblioteca <3 Bjss
    https://thedesencantada.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2019

      Obrigada, Tuane! <3 É um bom destino para viajar, dá pra aproveitar bem principalmente por esse fato do dinheiro. 😉

  • Jaynara Lambert Archanjo
    janeiro 19, 2019

    Que rua mais linda gente. Amei, amo coisa colorida <3
    A Argentina tem muita coisa linda para ver. A cultura de lá é tão incrível, tudo muito colorido, com música, danças.
    Achei legal você dar dicas a respeito dos horários melhores para visitar El Caminito.

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2019

      Tudo muito alegre mesmo <3 por isso que a maioria dos brasileiros que se mudam pra lá, gostam. Porque tem o mesmo clima festeiro do Brasil, só que com um toque mais europeu, não sei explicar, haha! É sempre bom trazer informações importantes sobre o lugar, pra gente não cair em furada né?

  • Micaeli Alves
    janeiro 20, 2019

    Que lugar lindo, adorei suas fotos, não acredito que ainda não te seguia no ig, já vou seguir.
    Adorei o post. Bom domingo.

    Visite: http://www.carpediemmica.com

  • Bruna Maria Mateus
    janeiro 20, 2019

    Adorei conhecer um pouco de Buenos Aires. Me deu até vontade de viajar pra lá.
    os relatos de uma jornalista

  • ju
    janeiro 21, 2019

    Que lugar lindo quero muito conhecer!!

    Viu eu voltei com o blog, venha me ver!!
    http://www.julianamargarida.com

  • Lulu
    janeiro 21, 2019

    Que legal Thami! Deve ter sido inesquecível né?
    Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
    big beijos,
    Lulu
    http://www.luluonthesky.com