10 coisas para fazer seu detox digital

Depois de assistir muitos episódios de Black Mirror e ter algumas aulas de mídias digitais na faculdade, percebi que a cada dia mais estamos dependentes da tecnologia. Precisamos de um detox digital!

Confesso que ainda não sei se isso é bom ou ruim, porque vamos combinar que algumas coisas mais “avançadas”, tecnologicamente falando, facilitam a nossa vida. Eu, por exemplo, sou conhecida no meu estágio como a rainha dos aplicativos, porque pra tudo eu respondo “Ah, tem um aplicativo que faz isso, isso e aquilo”. Pior que eu sou assim mesmo, não posso nem desmentir.

Então, assim como a nossa alimentação, que vez ou outra precisamos fazer um detox das coisas que não faz bem pra nossa saúde, com a tecnologia acontece a mesma coisa. Nota: não estou falando que temos que parar de comer coisas gostosas gordurosas ou que devemos parar de usar a tecnologia, porque cada um faz o que quer. Só estou alertando aqui pro famoso controle que precisamos ter para seguir com uma vida agradável, apenas. Por isso que hoje vou dar 10 motivos para você começar seu detox digital, nem que seja apenas por um dia. 😉

10 coisas pra fazer seu detox digital

1 – Faça alguma aventura. Use um mapa real (aqueles de papel, lembra?) para planear sua viagem, mas não se preocupe em se perder no caminho. Se isso acontecer, pode ter certeza que você vai descobrir coisas que não esperava e pode se surpreender.

2 – Leia um livro. Ou começa a escrever um diário, pode ser em uma agenda, caderno antigo ou folhas soltas. Solta a sua imaginação e deixa ela correr por aí!

3 – Colha flores. Leve para casa flores que você for encontrando no caminho pela rua, porque, as vezes, é muito bom você olhar para uma simples flor e perceber os detalhes que tem nela ao invés de olhar para uma tela.

4 – Crie sua própria música. Aprenda a tocar algum instrumento, cante no chuveiro, dance sozinha pela casa. Solte a rockstar ou popstar que há dentro de você!

5 – Assista ao pôr do sol. A beleza tá aí todos os dias a sua volta e você nunca tem “tempo” para apreciar. Se você mora no Rio de Janeiro ou vai vir pra cá nesses dias de detox: Alô, Arpoador!

6 – Saia. Seja pra se conectar com pessoas ou com a natureza mesmo. Vai respirar um ar diferente.

7 – Escolha pessoas acima de pixels. Marca de se encontrar com as suas amigas para um almoço, café ou lanche em que a única regra seja não mexer no celular ou qualquer outro dispositivo que tenha tela.

8 – Faça uma aula de ioga. Reconecte-se com o seu corpo e mova-se. Faz bem!

9 – Aprenda uma nova habilidade. Escolha algo que está na sua lista, aquilo que você sempre deixa pra depois, comece a fazer agora.

10 – Feche seus olhos. Uma das maneiras mais fáceis de fazer uma desintoxicação digital é apenas respirar e viver.

Agora saia dessa tela e comece o seu detox digital! Nem que seja só por um dia.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

31 Comments
  • Fernanda
    março 21, 2017

    Gostei muito das dez dicas detox, 😀

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

  • Mariana Leite
    março 21, 2017

    As vezes a gente não percebe como é importante se afastar um pouco das redes sociais, praticar outras coisas. Adorei demais o post, me fez lembrar que preciso me desconectar as vezes. Beijão

    http://www.teoremademahlli.com.br

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Sim! Faz bem 😉

  • Camila Faria
    março 21, 2017

    Todo mundo ama tecnologia, mas acho que saber viver uma vida analógica plena é importante SIM. Adorei o post Thami!

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Obrigada, Ca! É, a tecnologia é boa de certa forma, só que tudo tem um limite né? Tudo em excesso, uma hora faz mal.

  • Thaiane e Thalita
    março 21, 2017

    Também temos que fazer o detox digital, pois usamos com muita frequência seja celular ou mesmo o computador. Vamos testar as dicas, ler livros já estamos conseguindo com mais frequência esse ano e também gostando muito de ver o pôr do sol.

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Que bom, meninas! As vezes é bom fazer esse detox algumas vezes, pra tirar o estresse e viver um pouco mais né?

  • Sté Maciel
    março 21, 2017

    Thami, que post perfeito! Tô precisando muuito de um detox assim!

    Beijão, mariasabetudo

  • Tamara Mansur
    março 21, 2017

    Olaa! Tudo bem?
    Fico até inibida de comentar aqui, já que estou no celular né heheh
    Mas gostei muito da ideia do detox! Algumas das coisas até já faço, como ler, dançar, praticar ioga…. agora um desafio é o sair com as amigas e não pegar no celular nem uma vez para ver alguma novidade e acabar se perdendo na telinha do celular.. mas vou tentar isso amanhã mesmo!! ;D
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Hahaha! Não precisa ficar inibida, porque esse é um dos únicos meios de chegar aqui né? E não é pra ficar sem os meios digitais pra sempre, é apenas um dia ou outro, sabe? 😛 Sim, esse é o meu maior desafio, ainda mais que eu tenho mania de ficar desbloqueando e bloqueando o celular só pra ver a tela acender, mania meio louca né? Hahaha! Mas to me curando desse mal já, to percebendo uma melhora.

  • marcela miranda
    março 22, 2017

    Sabe quando sua cabeça se sente meio bagunçada de tanto que você fica fazendo coisas na internet, não sei explicar mas sinto mesmo que preciso de um detox e vou optar em seguir o caminho da calmaria, ir ler um livro, fazer ioga, colher flores e, principalmente, fechar os olhos e respirar fundo!
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Não precisa nem explicar, porque sei exatamente como você sente. Porque já senti o mesmo. Então, tem vezes que a gente sente aquela necessidade de sair um pouco disso, desligar a internet do celular e ficar um pouco off para as mensagens né?

  • Debora Dahl
    março 22, 2017

    Ai que lindo esse post! Muita vontade de fazer um detox digital. Blog toma muito o tempo da gente.. queria ficar uma semana off! hehehe.. Boas dicas Thami. Bjs

    http://www.deboradahl.com

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      SIM! Blog toma muito o tempo, enquanto tem gente aí achando que é fácil né? Hahaha! Obrigada, Debora! 😀

  • hellz
    março 22, 2017

    OI THAMILINDA

    apesar de eu ser uma pessoa conectada e tal e já ter sido bem viciadinha nisso aqui, acho que hoje em dia eu sou bem mais de boas. Acabo prezando por isso de ver pessoas ao vivo e nem lembrar de celular quando tô com elas, além de ser aloka dos livros HAHAHA Por vezes eu penso em fazer uma lista de experiências fora de casa que quero ter, sabia? Só me falta grana pra pôr a maioria em prática.
    Eu absolutamente adorei a lista. Se as pessoas realmente fizerem uma coisinha só, já se sentirão um pouco mais plenas. Tecnologia é legal, mas não é tudo, né?

    beijo
    beinghellz.com

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Hellz, você é super de boassa com esse lance de tecnologia. Você nem usa o WhatsApp!!! Quando eu crescer, quero ser como você, porque não vivo sem o WhatsApp, hahaha! É, tecnologia em excesso não é legal. Tudo em excesso não é legal.

  • Lilian Moraes
    março 22, 2017

    Ótimas dicas Thami!
    O que eu mais gosto de fazer quando estou “enjoada” da vida digital é sair em parques naturais e fazer trilhas, não tem nada mais relaxante para mim.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Obrigada, Lilian! Acredita que nunca fiz trilha? Sou louca pra fazer e realmente esse pode ser o melhor momento, quando eu estiver enjoada, é só eu ir para esse “refúgio”.

  • Ju Garzon
    março 22, 2017

    Gostei das suas dicas, Thami. Acho que o mais importante é encontrar um equilíbrio. Ser capaz de conversar com os amigos ao vivo e não apenas por WhatsApp, apreciar o pôr do sol e não colocar a mão no bolso assim que olhar o céu. Honestamente, tenho birra de quem não desgruda um segundo do telefone.

    Beijo,
    Ju
    http://madamebr.com

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Obrigada, Ju! Sim! Estamos chegando ao ponto em que as pessoas são legais no WhatsApp e pessoalmente são fechadas, eu mesma sou uma dessas pessoas, por conta da timidez e outros mil motivos aí que neles estão a tecnologia também né? Quando o ambiente está me favorecendo, eu nem toco no telefone, principalmente se a conversa estiver rolando fortemente bem ali, sabe? Eu só tenho mania de ficar com o celular na mão desbloqueando e bloqueando ele direto, hahaha!

  • Pam
    março 22, 2017

    Adorei, sabe eu faço muito essas coisas tirando coisas como ioga né?
    E colher flores rs
    Fora isso amo ler um livro ao invés de ficar na internet. rs
    Ontem mesmo terminei mais um livro.
    Adorei as dicas de verdade é ótimo fazer detox digital me sinto até melhor.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Sim! Ler livros é muito bom <3 estou até com saudades de ler, mas chego no final do dia e to tão esgotada que deito na cama e apago D:

  • Duane
    março 22, 2017

    Nossa, quantas dicas legais <3 Eu procuro praticar algumas todos os dias, tipo escrever no meu diário da gratidão e observar a natureza. Num mundo tão digital, a gente tem que ser mais real, né? ♥
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      Essa é a frase que define: Num mundo tão digital, a gente tem que ser mais real <3

  • Lorraine Faria
    março 23, 2017

    A gente ta cada vez mais dependente da tecnologia ne? Ótimas dicas Thami, temos que por em prática mesmo!!!

    beeeijos :*

  • Jaynara Lambert
    março 23, 2017

    Acho super essencial fazer esse ”detox”. Eu por exemplo, ando muito viciada em internet, preciso urgente aprender a me desapegar desse hábito horroroso. Assistir o pôr do sol é maravilhoso. Lembro quando eu fui ao Rio e vi pela primeira vez o nascer do sol, é tão lindo quanto ele se pondo!! Falou de flor é comigo mesmo. Minha irmã até briga comigo por que no meu celular só tem foto de flor. kkk Ótimas dicas Thami, agora é só eu colocá-las e prática!!! Beijão!!!

    Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      O sol nascendo ou se pondo é lindo de toda forma né? 😀 Adoro! SIM! Foto de flor é o que eu mais tenho, mas tá aí o nosso problema, pegar sempre pra tirar foto e apreciar a foto, não a flor em si, sabe? Obrigada, Jay! Isso aí!

  • Selma Barbosa
    março 24, 2017

    Acho que o que mais tenho vontade de fazer da sua lista é tentar chegar a algum lugar com mapa de papel. Lembro que quando morei em Maceió, passava horas olhando os mapas de vários bairros e achava muito legal acompanhar as ruas com os dedos pelo papel. Mesmo que o GPS ajude, há coisas que a tecnologia acaba tirando o prazer, né?

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    • Thami Sgalbiero
      março 27, 2017

      É, o GPS ajuda muito nesse sentido, porque vai mostrando ali se você tá perto ou não, mas deve ser bem interessante ir seguindo pelo mapa. Eu só uso o mapa quando estou em algum evento e aí preciso do mapa de papel para me localizar e tal, tipo uma Bienal do Livro, sabe? Sempre imprimo o mapa ou pego lá na hora pra poder me guiar pelos setores, hahaha!

  • Olá Thami, poxa que bacana seu artigo. Eu concordo que a cada dia que passa estamos mais dependentes da tecnologia, é claro que ela é muito boa, mas acho que em tudo nessa vida precisamos equilibrar. Eu tenho notado que gasto muitas horas na frente do computador e celular, as vezes a TV fica ligada apenas como pano de fundo, pois não desgrudo o olho do celular. Gostei muito das suas dicas e vou tentar algumas.

    bjs

    Ari ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 1, 2017

      Sei bem como é isso, Ari! Meus professores costumam dizer que hoje em dia a gente usa 2 ou mais telas, o que é verdade, porque a gente tá vendo TV e com o celular na mão já vendo algo nele também. Se isso ficar muito em excesso, atrapalha né?