Viajar sozinha: 5 coisas que você precisa saber sendo mulher

Viajar sozinha sendo mulher pode ser incrivelmente empoderador. Pode fazer você repensar a maneira como vê o mundo e aprimorar todas as suas habilidades naturais para navegar em novas experiências. Viajar em geral pode ser totalmente esclarecedor, mas viajar sozinha… ah, é mais do que isso. Viajar sozinha é uma experiência totalmente diferente que vai mudar principalmente a maneira como você se vê no mundo (de uma maneira boa, prometo).

dicas para viajar sozinha

Aqui estão 5 coisas que você precisa saber sobre viajar sozinha sendo mulher para ajudar você a se preparar para sua primeira experiência de viagem sozinha.

Você deve sempre anotar as direções

Como uma viajante solitária, pode ser um pouco estressante andar por um lugar desconhecido sozinha. Você precisa tomar algumas precauções extras – uma delas é que você deve saber para onde está indo e como voltar, pra não ficar vagando em uma área desconhecida, sem direções. É um passo simples que você adiciona a cada dia. Vai te ajudar a acalmar seus nervos sobre a exploração de novos lugares e também como voltar deles.

Pode ser divertido pensar em se aventurar espontaneamente em algum lugar durante o dia. Mas você deve ter alguma ideia se é uma área segura (a internet tá aí), como chegar lá (pra você não parar em um lugar totalmente diferente) e como voltar. Anote em um papel o endereço para onde quer ir no idioma local. Coloque na bolsa/mochila ou bolso de calça/jaqueta. Se você precisar pedir ajuda a uma pessoa local ou pegar um táxi, ter o endereço escrito no idioma local facilita bastante.

Você sempre pode mentir

Dependendo de onde você está viajando, você pode receber muitas perguntas dos moradores sobre por que você está sozinha. Você pode simplesmente dizer a todos que você é uma mulher forte e independente viajando pelo mundo sozinha. Mas também pode mentir para eles. Você pode fingir que está se encontrando com um amigo ou dizer que seu namorado está esperando por você – qualquer coisa que faça você se sentir confortável e segura. Se alguém está fazendo muitas perguntas para o seu gosto, então apenas minta.

Mentir para estranhos pode ser mais difícil do que parece né? Porque muitas mulheres foram condicionadas a serem educadas acima de qualquer outra coisa. Mas é sempre bom lembrar que você não precisa ser educada se não estiver se sentindo bem com uma situação. 😉

Você vai aprender mais do que imaginou

Viajar sozinha divide tantas barreiras ou ideias que você tinha sobre si mesma. Também quebra uma série de noções preconcebidas que você tinha sobre uma certa cidade ou cultura. Faz você perceber que tem muito mais do que já foi ensinado.

Viajar sozinha significa jantar sozinha, descobrir horários de trens em um idioma diferente, decidir quais sites são importantes para você explorar, iniciar uma conversa com um estranho, se conectar com pessoas que você nunca teria conhecido e rir de si mesmo por cometer alguns erros de viagem.

Você pode ser enganado por alguns dólares ou moeda local. Pode ter que mudar de direção no metrô, ou apontar para algumas fotos em um menu e esperar pelo melhor, mas você vai aprender sobre seus pontos fortes. Você vai trabalhar em suas fraquezas, e você vai apreciar diferentes culturas de uma maneira totalmente nova.

Você nunca tem que estar sozinha

A melhor parte de viajar sozinha é o fato de que você nunca está realmente sozinha, se você não quiser de fato ficar sozinha. Se você optar por ficar em um hostel, é praticamente garantido que vai ter outros viajantes individuais que você pode se juntar a eles. Quando se viaja sozinho a tendência é estar aberto para conhecer novas pessoas. Por isso é o momento perfeito para explorar a cidade com pessoas de todo o mundo.

Quando você viaja com uma amiga ou familiar, parece ser mais fácil ficar na sua própria bolha e não chegar nos outros, mas viajar sozinha proporciona uma motivação única para começar a conversar com as pessoas ao seu redor. Viajar sozinha nunca significa estar sozinha o tempo todo.

Você pode totalmente fazer isso

Viajar sozinha como mulher é uma atitude desde o começo. Seus pais provavelmente irão te desencorajar. As pessoas tendem a se concentrar nas experiências negativas ou no “Top 10 lugares mais perigosos”. E seus amigos podem tentar ir com você e mudar todos os seus planos individuais.

É preciso muito para reservar aquele voo e entrar sozinha naquele avião pela primeira vez. É preciso muita força de vontade para desconsiderar a voz da sociedade que te diz para não voar sozinha pelo mundo. Demora muito, mas sempre vale a pena.

Você pode totalmente fazer isso. Você pode viajar sozinha e ter um tempo incrível – tão incrível que você provavelmente vai querer experimentar viajar sozinha de novo e de novo. E uma vez que você fez isso, você será capaz de fazer qualquer outra coisa que você colocar na sua mente. Digo isso por experiencia própria, é assim que eu me sinto agora.

Viajar sozinha é uma experiência incrível que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez! Seja um final de semana ou um ano inteiro. Toda vez que você vai para algum lugar sozinha, é uma oportunidade maravilhosa!

viajar sozinha primeira vez

E aí? Você já viajou sozinha para algum lugar? Como foi? Se você quiser comente aqui outras dicas para adicionar nessa lista! Tem vontade de viajar sozinha? Pra onde? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

18 Comments
  • Mariana
    março 9, 2019

    Eu estou considerando viajar sozinha. Nem pra turistar, mas quero me encontrar com umas pessoas que vivem longe e já que vou gastar com a passagem, seria bom passar mais tempo e ver o que tem pra curtir mesmo sem companhia. Mas eu nunca viajei só, então tenho medo (não pelo estar sozinha, mas sim por ser a primeira vez). Mas um dia eu vou KKKKKKKKKK

    Beijos :*
    https://marianawithacamera.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2019

      Vai ser maravilhoso! Ainda mais se você tá indo pra ver pessoas que moram longe, aí sua viagem vão ter 2 propósitos bons, haha!

  • Silvana Almeida Souza
    março 9, 2019

    Thami tá ai uma coisa que não curto é viajar sozinha me sinto desconfortável prefiro uma boa companhia, mas é sempre bom se arriscar no novo!
    Viajei uma vez só com minha filha que na época tinha 6 anos mas para a cidade que fui tinha familiares a minha espera!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2019

      Experimenta fazer uma viagem sozinha, nem que seja pra uma cidade vizinha! 😉

  • Kinga K
    março 10, 2019

    Fantastic ❤

  • Cristiana Nobrega
    março 10, 2019

    Quero muito viajar sozinha também, deve ser uma experiência incrível! Adorei as suas diquinhas.
    http://www.achatadebatom.com

  • Bruna Maria Mateus
    março 10, 2019

    Adorei suas dicas. Pretendo um dia viajar sozinha
    os relatos de uma jornalista

  • Priscilla
    março 11, 2019

    Muito legal as suas dicas, principalmente a de “mentir” para o nosso próprio bem. Beijos!

  • Jaynara Lambert Archanjo
    março 11, 2019

    Nunca viajei sozinha, mas creio que futuramente terei que fazer muito isso devido a carreira que vou seguir.
    Gostei das suas dicas, anotar o endereço é algo essencial. Imagina ficar perdida numa cidade totalmente diferente e que fala outro idioma? Eu ia entrar em desespero, literalmente.
    Uma vez fui para Juiz de Fora sozinha, cidade que fica do lado da minha, mas é cidade grande, não estou tão acostumada assim. Tinha que pegar ônibus para ir para onde eu tinha que ir. Peguei o ônibus errado e fui para num bairro que não fazia ideia de onde era, minha sorte é que ouvi uma conversa no ônibus e a moça perguntou que bairro era aquele. Desci rapidinho do ônibus e sai perguntando na rua qual eu tinha que pegar para voltar.

    Pedir informações é muito importante para a gente não sair por ai e errar o caminho. Tinha muita vergonha de fazer isso, mas agora não. Pergunto mesmo.

    Minha mãe sempre falou para caso alguém na rua perguntasse se a gente tá sozinha para a gente inventar alguma mentira do tipo: ”ah, meu pai tá ali no carro me esperando”.

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2019

      Pois é, ficar perdida sem nem entender o idioma é difícil pra pedir e ouvir informações de ajuda, haha! É só ir pra um lugar diferente, até mesmo outra cidade (como você mencionou), tudo funciona diferente, então é sempre bom ter o endereço anotado, fica mais fácil pra te ajudarem. Já me perco normalmente na minha própria cidade, imagina nas outras do Brasil? ? Te entendo, também tinha vergonha de pedir informação, hoje vou na cara e coragem mesmo. Sua mãe está certíssima, ainda mais se você perceber que a pessoa é meio esquisita.

  • Wanessa de Almeida
    março 11, 2019

    Nunca viajei, tenho vontade de ter essa experiência!
    Dicas super úteis <3.
    bjs http://www.diadebrilho.com

  • Marcela Miranda da Paixão
    março 11, 2019

    Acreditar que podemos fazer isso acho que é o primeiro passo pra tomar essa iniciativa, eu mesma sempre acho que dependo de alguém até para ir no cinema e isso é cruel com a gente mesma né? Adorei suas dicas, principalmente a de que podemos mentir (infelizmente) é um jeito de nos sentir um pouco mais seguras.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2019

      É triste essa realidade de ter que mentir pra poder se sentir um pouco mais segura, mas a gente luta com o que tem por enquanto né? Olha, já começa experimentando ir ao cinema sozinha (inclusive to pensando em fazer um vídeo ou post falando sobre isso), é maravilhoso!

  • Blog Entre Garotas
    março 11, 2019

    Excelentes dicas Thami, confesso que eu não tinha pensado sobre esse lado de viajar sozinha! haha
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

  • Pathy Guarnieri
    março 12, 2019

    Thami, nunca viajei sozinha e nem sei se iria (fico com preguiça e um pouco desanimada de fazer as sozinhas), mas vendo suas dicas, até que me deu um pouco de vontade! Qualquer dia irei arriscar! xD
    Essa da mentira foi a melhor kkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2019

      Começa arriscando ir ao cinema sozinha, daí você pode tirar mais ou menos como é viajar sozinha, haha!

  • Kaila Garcia
    março 12, 2019

    Amei tanto seu post, Thami. É triste saber que por ser mulher precisamos redobrar a atenção e até mentir como você disse no post, para nos sentirmos segura, né? Nunca fui uma pessoa que gostei de fazer as coisas sozinha, mas acho que essa é uma experiência que nos transforma por completo e que todo mundo deveria fazer!

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      março 12, 2019

      Fazer algumas coisas sozinha é maravilhoso pro nosso desenvolvimento pessoal. Pena que percebi isso tarde demais, haha! Fui a primeira vez sozinha no cinema com 21 anos e viajei sozinha com 22, mas antes tarde do que nunca né? 😛