5 maneiras de aliviar a ansiedade do sono

Toda vez que tenho algo pra entregar, seja trabalho de freela ou post pra fazer aqui, fico ansiosa pra saber se vou conseguir ou não. Fico nervosa pra saber se vai dar certo ou não e perco até o sono para a ansiedade. Pra piorar, eu fico literalmente ansiosa o dia todo pra saber se vou conseguir dormir naquela noite. Nos meus 20 anos, essa ansiedade se transformou em horas de espera, às vezes, antes que eu possa dormir. De repetir o dia mais e mais na minha cabeça pra listar meus afazeres para a semana, meu cérebro parece que simplesmente não vai desligar nunca.

Desde que a ansiedade do sono me afeta todos os dias, eu tenho trabalhado muito pra encontrar maneiras de lidar com isso. Porque afinal precisamos dormir para funcionar! Já dei aqui 5 dicas para dormir bem quando você tem ansiedade, mas se você também estiver sentindo algum tipo de ansiedade do sono, dá uma olhada no que ajuda a aliviar minha ansiedade noturna:

ansiedade para dormir

 

1. Beba menos (álcool)

Tenho certeza de que todo mundo já experimentou a ansiedade geral que acompanha a ressaca – não é divertido, especialmente com uma dor de cabeça. E depois de conversar com alguns médicos sobre a causa dessa ansiedade do sono, e notamos uma tendência de ressaca. Sempre que eu estava de ressaca, minha ansiedade do sono atacava. Limitar quantas vezes eu bebo ajudou demais.

Além disso, minha ansiedade do sono parece ser pior aos domingos em geral – o domingo é assustador – então, se eu quiser beber, prefiro fazer isso de sexta-feira para sábado.

2. Coma menos açúcar

Assim como o álcool, o açúcar pode causar o estresse e destruir seu corpo. Eu tento limitar meu consumo de açúcar. Especialmente no final do dia, para garantir uma boa noite de sono e aliviar a ansiedade.

3. Crie uma rotina para aliviar a ansiedade do sono

Pode ser óbvio, mas é simplesmente difícil para nossos corpos e mentes se desligarem imediatamente. Em vez de ir ficar assistindo TV pra forçar meu corpo a cair no sono (e estressar meu sistema), estou agora inflexível quanto a uma rotina noturna. A rotina prepara a minha mente para a hora certa de resolver dormir.

Minha rotina atual é: deixar o celular no modo silencioso, cuidados com a pele, colônia para noite no pescoço (uso a Baby Smell da Avon, da linha Refrescante, tem cheirinho de bebê Johnson ?), desligar wi-fi do celular*, ler um livro,… dormi!

*Se tiver bateria para a manhã dia seguinte, só desligo o celular. Mas se precisar carregar, conecto no carregador mas deixo no modo silencioso e internet desligada.

4. Tente descarregar sua mente

Ansiedade é muitas vezes ligada ao que está acontecendo em nossas mentes. Eu tenho um livro chamado Uma Pergunta por Dia e, em dias exaustivos, escrevo tudo o que estou pensando de acordo com a pergunta que tem na página do dia. Mas você pode pegar um caderno antigo (ou comprar um novo, pequenininho mesmo) e escrever o que está pensando. Pode ser uma ideia, uma lista de tarefas, sentimentos pessoais, seja o que for! Descarregar todos os seus pensamentos antes de tentar dormir é fundamental para aliviar a ansiedade do sono.

5. Seja aberto sobre a ansiedade do sono

Algo que tem me ajudado com meus problemas de sono é falar sobre isso. Agora que meus familiares sabem que isso é um fator de estresse pra mim, é muito mais provável que eles me deixem ter o quarto tranquilo ou ajudem a priorizar meu sono. Pessoas que amam você entenderão e ajudarão.

Espero que essas ideias ajudem, porque o sono é realmente uma coisa preciosa! Se você está tendo ansiedade do sono, eu sugiro que priorize para buscar uma melhora, é um saco perder noites de sono.

E aí? Você tem ansiedade do sono? Comenta aqui! Vamos se ajudar! 😀

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 Comments
  • Bruna Maria Mateus
    março 12, 2019

    Adorei as dicas ?
    os relatos de uma jornalista

  • Pathy Guarnieri
    março 13, 2019

    Thami, apesar de eu não ter isso (podemos chamar de sorte, talvez?), eu achei bem interessante as suas dicas! Com certeza ajudará bastante as pessoas que possuem!

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Váh
    março 13, 2019

    De modo geral eu não tenho problemas pra dormir mesmo sendo uma pessoa ansiosa, tenho até sono demais, mas já teve algumas ocasiões que me tiraram o sono, passei a noite toda acordando e sentindo aquela sensação péssima de ansiedade.
    Isso de ter uma rotina antes de dormir ainda tenho que aprender, porque com o uso do celular sinto que minha mente fica mais agitada e é péssimo 🙁
    Mas adorei as dicas Thami, muito bom!!
    Ah, e sim quando você vier pra Curitiba vamos ir em cafés e vários lugares legais ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      março 17, 2019

      Ah, eu tenho sono demais também, a qualquer momento e qualquer hora, haha! Mas mesmo assim tem dias que a ansiedade não deixa. O celular atrapalha muito o sono! Por isso que uso ele ao máximo durante o dia, pra chegar a noite ele pedir pra carregar e aí eu fico com menos vontade de mexer.

      Já quero ir pra Curitiba conhecer os lugares e cafés daí! 😀

  • Nayara
    março 13, 2019

    Oi Thami
    Gostei muito do seu post. Vez ou outra também sinto que minha mente não quer desligar de jeito nenhum. Justamente quanto tenho que dormir é o momento que ela começa a funcionar freneticamente.
    A dica que eu mais gostei foi a de criar uma rotina. Não é tão fácil assim ter uma rotina certinha, mas acredito que isso ajudaria bastante.

    Beijos!!
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    • Thami Sgalbiero
      março 18, 2019

      Pra quem não gosta de seguir uma rotina certinha, realmente é difícil entrar em uma, mas depois você percebe que só ajuda no rendimento do dia a dia.

  • Wanessa de Almeida
    março 13, 2019

    Muito boa essas dicas, eu percebo que fico ansiosa quando bebo muito café, viu? Tenho que monitorar pra não ficar muito ruim.
    Sobre açúcar é algo que preciso combater, pq sou formiguinha mais ela faz uma mudança e tanto no corpo.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      março 18, 2019

      O café eu tento sempre consumir pela manhã só, não gosto de tomar no meio do dia e muito menos a noite. A mesma coisa com açúcar, tento comer coisas com açúcar só até umas 5 horas da tarde, depois disso… já sei que vou ter uns probleminhas pra dormir (a não ser que esteja com muuuito sono e cansada).

  • Kaila Garcia
    março 13, 2019

    Amei as suas dicas, Thami. Sou extremamente ansiosa e tudo que me tira da minha zona de conforto me faz pirar, rs. Isso é algo que estou trabalhando e tentando mudar, ao menos controlar. Porque não é fácil.

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      março 18, 2019

      Não é fácil mesmo, mas só o fato de você estar trabalhando para uma mudança, já é algo.

  • Iasmin
    março 13, 2019

    Ótimas dicas! Vou tentar principalmente comer menos açucar e criar uma rotina pra noite (sempre fico no celular até não poder mais, haha). Sou muito ansiosa e preciso trabalhar isso em mim.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    • Thami Sgalbiero
      março 18, 2019

      Ficar em excesso no celular a noite é horrível! Tenta criar esse hábito de desligar ele quando for deitar na cama pra dormir. 😉

  • Simone Cajá Torres
    março 13, 2019

    Eu também sou assim, quando tenho alguma ata importante no trabalho ou algo de novo na minha vida ansiedade chega e fica. Agora que tó grávida então nem me fala essa noite mesmo foi dificil demais eu tinha uma ultrassom e fiquei sonhando acordada com o momento, agora eu tenho meu chá revelação no sábado e nem sei se a ansiedade vai deixar eu chegar lá kkkk Sobre as dicas engraçado o alcool me ajudava a relaxar agora que não posso usar. Eu tenho praticado meditação e usado remédios naturais pra ajudar. Adorei as dicas.

    PS: a meditação é do app calm é um guia para dormir e é bom demais, pena que é inglês e preciso de muita concentração kkk

    beijão

    • Thami Sgalbiero
      março 18, 2019

      Você me desculpa o que vou falar, mas eu não aguentaria fazer chá de revelação não, hahahaha! Admiro você que conseguiu! Pois é, o alcool parece ter um efeito relaxante, mas deve ser só depois que o efeito acaba, porque enquanto a gente tá lá bebendo, a ansiedade fica ativadíssima, haha! Eu vivo vendo anúncio desse app Calm, mas por ele ser todo em inglês, não consigo traduzir algumas palavras e estraga com toda a minha concentração, haha! Mas sei que tem app em português pra meditação, vou testar alguns e vejo se faço um post aqui. 😉

  • Stephanie Ferreira
    março 14, 2019

    Tenho e MUITA!! O que me ajuda é a prática de exercícios físicos, eu jurava que não faria diferença até começar a fazer e conseguir dormir melhor, então super recomendo!

    • Thami Sgalbiero
      março 18, 2019

      Exercício físico ajuda MUITO! Enquanto eu estava fazendo meu TCC, comecei a fazer treino funcional e foi ótimo pra eu controlar a ansiedade.