5 coisas que não definem sua identidade

O que eu percebi é que mesmo quando eu me tornei aquilo que eu queria ser, não foi o suficiente. A perseguição e a ideia de ser algo sempre foi mais grandiosa do que realmente ser. E há alguns anos, comecei a me perguntar o que era esse desejo insaciável. O que eu realmente estava procurando? Por que, sempre que eu fazia o que eu queria fazer, nunca era o suficiente? O que eu percebi é que todas essas coisas são temporárias e não têm relevância no que eu sou. Eu acho que quando você é jovem, é fácil pensar que a competição, o impulso e a comparação moldam você em quem é – ou quem você deveria ser. Mas é sempre bom lembrar que essas 5 coisas não definem sua identidade:

5 coisas que não definem sua identidade

Sua carreira

Seu trabalho vai estar sempre mudando. O que você começa aos 20 anos provavelmente não será o mesmo aos 30 anos. Seja você uma garçonete em um restaurante ou proprietário de uma startup, essas são provavelmente coisas temporárias que você vai fazer na sua vida. Se lembre sempre que as posições que você ocupa não definem o tipo de pessoa que você é.

Por exemplo, alguém que é CEO de uma grande marca, mas rouba da empresa, define quem é mais do que a posição que ocupa. E imagina se você consegue seu “emprego dos sonhos”, mas acaba percebendo que foi mais um pesadelo do que um sonho – como você se sentiria se alguém associasse esse trabalho à sua identidade? Não tem ligação.

Sua educação

Você tem um monte de cursos no currículo ou boas notas para mostrar e se gabar? Ou você lutou e talvez até desistiu? Isso realmente não importa. Sua educação não diz nada sobre o quão útil você é na sociedade. Sua educação e seu intelecto não prepararam seu sucesso.

salvador dali

Seu passado

Todos nós cometemos erros. Nós estragamos tudo. Nós estragamos as pessoas e bagunçamos as coisas constantemente por nós mesmos – e quase sempre sem querer. A melhor coisa que você pode fazer é perdoar a si mesmo, seguir em frente e, claro, aprender com os erros, corrigir ao longo do caminho. Claro que seu passado diz muito sobre quem você era na época, mas isso sempre pode mudar. Quase tudo na vida é temporário.

Sua aparência

A beleza está nos olhos de quem vê – isso nós sabemos, mas quando todos parecem aparentemente perfeitos, é difícil não se perguntar por que não demos essa sorte. Felizmente, todos nós envelhecemos. Sempre vai ter alguém mais bonito. Mas isso não importa, porque as pessoas vão se lembrar de você mais pelo modo como você as faz sentir do que como você aparenta ser. Um rosto bonito com uma atitude ruim é pior do que um rosto não tão bonito com um coração de ouro.

Seus hobbies e interesses

Eu acho que tem duas partes, porque depende de quais são seus hobbies e interesses. Para aqueles da área de Publicidade e Propaganda, sabemos que muitas vezes é ruim por ser visto como superficial e “mentiroso” apenas para querer vender e lucrar. Só porque essa área é lotada de pessoas com essa mentalidade, isso não significa que alguém que tenha um profundo interesse por ela seja culpado. Eu sempre dou às pessoas o benefício da dúvida até que me provem o contrário. Enquanto seus hobbies e interesses podem te definir, as pessoas nem sempre. ?

“Quando o sonho passa a ser uma busca incansável para conquistar a felicidade ele deixa de ser sonho e se torna um fardo. Pois, assim, nunca nos sentimos realmente felizes até termos alcançado.” (Aléxia Macêdo)

Agora, me conta aí! Você já passou por isso de não se sentir suficiente e começou a culpar essas 5 coisas? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

30 Comments
  • Jaynara Lambert
    setembro 11, 2018

    Demais, demais mesmo.
    Educação não define nada pra ser sincera. Vejo tanta gente que foi estritamente educadas e simplesmente não exercem o que aprenderam. Ou justamente ao contrário, alguém que nem teve tanta oportunidade assim, que é simplesmente um exemplo.
    Preciso aprender a me perdoar, porque tem coisas que ficam martelando na minha cabeça até hoje.
    A aparência não diz nada mesmo. A gente vê tanta gente bonita por fora e por dentro, não presta muito. A aparência não diz nada sobre a pessoa.

    Beijos e uma ótima terça-feira

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2018

      Pois é, são muitas coisas que a gente se preocupa atoa né?

  • Marcela Miranda
    setembro 11, 2018

    Já pensei pela questão do passado e realmente, todo mundo erra e nada é permanente né, nem nosso modo de pensar. Adorei seu post Thami, muito bom <3
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2018

      Exatamente, nosso modo de pensar vive mudando também. Obrigada! <3 Fico feliz que tenha gostado!

  • Lívia Madeira
    setembro 11, 2018

    adorei esse post! sempre acreditei que vc nao é seu trabalho, somos muito mais do que tudo isso mesmo

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Thaiane e Thalita
    setembro 11, 2018

    Já passamos por isso de não nos sentirmos suficiente, principalmente relacionado ao passado por que mesmo sendo passado você acaba martelando os erros que cometeu e esquece de se perdoar, mas você não é o seu passado, você é o que aprendeu com os erros e e como cresceu e mudou com eles.

    Beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2018

      O pior é quando a gente se culpa pelas coisas do passado, porque é quando ficamos presa nele mesmo não querendo estar.

  • Aléxia Macêdo
    setembro 12, 2018

    Thami, muito obrigada por esse post. Recentemente tenho pensado muito nisso. Tive uns problemas e acabei precisando trancar a faculdade, o que me deixou mega triste e com medo de várias coisas. Até que uma amiga me falou justamente isso, que a faculdade não é a coisa mais importante da minha vida. E realmente não é. Ter um diploma um semestre antes, um semestre depois ou não ter, na verdade, não molda minha personalidade, não diz quem eu sou de fato. Apenas diz um status: se estou ou não formada em X curso. O importante é que a gente se sinta bem com quem a gente quem é, com quem estamos nos tornando. Independente do que temos feito ou do que ainda não conseguimos fazer. Quando o sonho passa a ser uma busca incansável para conquistar a felicidade ele deixa de ser sonho e se torna um fardo. Pois, assim, nunca nos sentimos realmente felizes até termos alcançado. E quando alcançamos parece que nem era para tanto esforço, né? Porque realmente não é, nada vale a nossa saúde mental, emocional, não vale a pena tamanho desgaste. Mas é isso, vamos vivendo, tropeçando, acertando e aprendendo. Obrigada por esse post incrível!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2018

      Isso da faculdade, é tudo no seu tempo certo. Se não é o momento agora, deixa pra quando for pra ser, sabe? Não precisa ficar se culpando por isso. Tenho amigas que largaram seus cursos na faculdade e hoje se sentem muito melhor do que antes, inclusive tenho uma amiga que disse que a faculdade estava matando ela por dentro e que ela detestava a sensação daí parou e hoje tá 89% bem. Tem gente que se dá bem com o curso e fica bem o cursando, mas não é todo mundo. Muito bem colocada essa sua frase: “Quando o sonho passa a ser uma busca incansável para conquistar a felicidade ele deixa de ser sonho e se torna um fardo. Pois, assim, nunca nos sentimos realmente felizes até termos alcançado”, vou editar e colocar no post.

  • Pathy Guarnieri
    setembro 12, 2018

    Thamy, a segunda é a que mais me identifico kkkkkkkk. Várias vezes já me senti inferior por não ter um curso superior ou técnico. =[

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2018

      Não precisa se sentir inferior. Se o que você faz é o que você gosta, tenho certeza que você vai bem!

  • Camila Faria
    setembro 12, 2018

    Concordo Thami e acho triste vivermos numa sociedade onde a primeira coisa que alguém te pergunta ao te conhecer é: ‘o que você faz?’ ou ‘você trabalha com o que?’. Como se isso definisse quem você é. Precisamos muito mudar esses paradigmas. Um beijo! :*

    • Thami Sgalbiero
      setembro 22, 2018

      EXATAMENTE!!!

  • Váh
    setembro 13, 2018

    Que demais parar e analisar essas coisas…
    Isso da carreira e educação sempre converso com minha mãe e tendo fazer as pessoas que acham que quem tem grandes cargos ou estudos são melhores do que os outros. Não é assim que funciona.
    Isso do passado não te define também é ótimo! Precisamos do passado, mas as coisas que fizemos de errado ou que fizeram pra nós temos que deixar pra trás, só esse ano aprendi o quão bom e valorozo é saber se perdoar.
    Muito bom refletir sobre isso Thami! 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2018

      Pois é, e quem mais acha isso da carreira e educação são os mais velhos, mas felizmente o mundo tá mudando e a gente pode mudar isso aos poucos repassando isso pra frente né? É sempre bom lembrar que a nossa identidade é criada a partir de nossas atitudes.

  • Váh
    setembro 13, 2018

    *tento HAHAHAHHAHA

  • Emerson
    setembro 13, 2018

    Verdade. O que passou passou. Uma nova história começa a ser reescrita.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Simone Benvindo
    setembro 13, 2018

    Nossa concordo muito, principalmente sobre passado, já me culpei demais, hoje tento ser grata por tudo.
    Charme-se

  • Ariadne Rodrigues Machado
    setembro 13, 2018

    Oi Thami, gostei da reflexão que você trouxe, eu sempre tive muito problema com minha aparência, principalmente quando meu rosto era lotado de espinha, além de atrapalhar na minha auto estima me fazia pensar que não era suficiente e nem atraente. Mas o tempo passou, eu mudei e pude perceber que a minha aparência não definia em nada quem eu era, e sim o meu interior e o que eu oferecia de bom as pessoas. Obrigada por esse post, amei!

    bjs

    Ariadne ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2018

      Fico feliz que tenha gostado do post, Ari! 😀

  • Leidiana Pereira
    setembro 13, 2018

    Eu adorei a reflexão, e concordo plenamente com o que você falou.
    Carreira não nos define, porque podemos nos encontrar no meio do caminho e perceber que tal curso ou carreira foi um erro.
    Assim como ser inteligente demais ou bonita demais, porém, arrogante, ignorante… ser apenas uma pessoa ruim.
    Eu já me culpei muito pela minha aparência e pelas coisas que fiz no passado, hoje mudei isso em mim, porque só me fazia mal.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      setembro 23, 2018

      Ainda bem que você mudou! Sempre que se sentir mal por essas 5 coisas que citei no post, volta aqui pra ler de novo pra se lembrar que você é uma pessoa boa e por isso merece o bem também. 😉

  • Helô
    setembro 13, 2018

    acho que pra mim, o mais difícil de entender/superar dentre esses itens é a questão do passado. Me cobro tanto por coisas que fiz/não fiz, por oportunidades que vieram e foram embora… Mas tem uma frase muito boa que se encaixa em muitos momentos assim… “eu fiz o que podia ter feito com aquilo que tinha ou o que sabia na época”.

    beijos!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 24, 2018

      Frase perfeita! Com essa frase a gente já tira como exemplo que o que foi, foi. Agora é outra história, outra página.

  • Wanessa de Almeida
    setembro 13, 2018

    eu o tempo inteiro Thami. Hoje eu to com uma crise existencial tão grande que ficaria horas falando.
    bj http://www.diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 24, 2018

      Sabe que sempre que precisar, é só chamar né?

  • Lorraine
    setembro 13, 2018

    Amei tanto esse post que já deixei ele salvo para o meu próximo #vimosporai <3 a gente se apega tanto nisso né? é muito automático quando a gente vai conhecer alguém, pensar nessas coisas para tentar entender o outro. Mas realmente, nosso trabalho, nosso passado, etc, nao quer dizer muita coisa mesmo sobre nós. Mudamos tanto ne? ainda bem… 🙂

    beeeijos

    • Thami Sgalbiero
      setembro 24, 2018

      Aaaa vou adorar ver o link do post lá <3 SIM! Ainda bem que mudamos. Imagina que chato seria sermos os mesmos de 10 anos atrás? Cruzes!

  • Jeciane Cruz (Emily)
    setembro 14, 2018

    Penso demais em tudo isso, e infelizmente tudo tem pesado na minha balança de análise e estou tentando resolver essas questões. A real é que esse lance da identidade é meio complicado e sempre vai ter alguma coisa que vai deixar a gente meio travado.
    Sinto uma certa trava de todos esses coisas listadas e curti bastante a forma como escreveu o post.

    • Thami Sgalbiero
      setembro 24, 2018

      Se destrave!!! Aos poucos, claro. 😛