Dicas para melhorar sua saúde mental e física

Os dias estão se misturando, né? Todos os dias parecem ser domingo. Podemos sentir que perdemos o controle da nossa vida (dado o que está acontecendo no mundo), mas uma coisa sobre a qual temos controle é garantir que nossa saúde mental e física seja uma prioridade.

Tenho dias bons em que me sinto super produtiva e positiva porém também tenho dias em que sinto muita ansiedade, depressão e nem consigo dormir à noite. Porém, descobri que tem jeito com pequenos hábitos e rituais que tenho tentado desenvolver. Comecei com novos hobbies e voltei aos antigos também, como ler um livro para manter minha alma mais feliz, mas é preciso um bom equilíbrio de diferentes hábitos e rituais para ajudar sua mente e seu corpo a se sentirem bem no momento.

Aqui estão algumas dicas que quero compartilhar com vocês sobre como melhorar sua saúde mental e física:

melhorar saúde

Limite o tempo de tela

Percebi que limitar o tempo de tela de um modo geral (como Netflix, mídias sociais, compras online) pode realmente ajudar a minha mente a se sentir mais à vontade. Já foram feitos estudos comprovando que, pessoas que passam muito tempo em frente a uma tela, têm uma probabilidade maior de ficarem deprimidas e também ter níveis mais altos de ansiedade. Não sei por que, mas talvez por não estar gastando tempo suficiente com você mesmo e com seu próprio cérebro, sabe? As telas requerem nossa atenção e muito tempo “fora de nós mesmos”. Tente fazer atividades que o ajudarão a estar mais presente e no momento!

Leia também: 10 coisas para fazer seu detox digital

Leia um livro

Eu gosto de me aconchegar em um canto que eu me sinta confortável e me perder em um bom livro. Ler não é bom apenas para o cérebro, mas também ajuda a reduzir o estresse e a pressão arterial. Se você deseja reduzir os níveis de ansiedade, um bom livro espiritual ou de autoajuda podem te ajudar a lidar com o que está acontecendo no mundo. Se você quer fugir para outro universo, ler alguma ficção pode realmente te oferecer isso! Porque pode te dar uma sensação de conexão com esses personagens e te ajudar a se sentir menos isolado.

No momento estou lendo o livro A Escolha do Nicholas Sparks. É a melhor maneira de acalmar a mente e preparar sua mente para uma boa noite de sono, além de dar um tempo para os seus olhos por todo aquele tempo que você passa olhando pra uma tela em um dia. Já falei sobre alguns livros aqui no blog.

Controle o acesso as notícias

Isso é meio óbvio, mas todo mundo precisa de um lembrete. Com tantas notícias ruins acontecendo agora, é quase impossível não ficar estressado ou deprimido depois de ver as notícias. Embora seja importante saber o que está acontecendo no mundo, também é importante não ser consumida pelas notícias. Eu me dei a regra de verificar as notícias apenas duas vezes por dia e nunca antes de dormir, para poder ter uma boa noite de descanso.

Se exercite

Obviamente, malhar é importante para te ajudar a consumir todos os lanches que estão sendo consumidos durante o isolamento em casa – quem não tá pedindo uma pizza ou hambúrguer com mais frequência merece minha admiração -, mas seu estado físico também é ótimo para sua saúde mental.

A movimentação do corpo pode melhorar o humor, estimulando substâncias químicas cerebrais que ajudam você a se sentir mais feliz, reduz o estresse e diminuem os níveis de ansiedade. O exercício também fornece oxigênio para outras partes do corpo e ajuda o sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência. Além de ter lido diversos estudos sobre isso antes de fazer esse post, também experimentei e funciona mesmo. Se você não é fã de “malhar”, qualquer forma de movimento e atividade física funciona. O importante é só se mover!

Faça yoga, dance pelo seu quarto com a sua playlist favorita, ande de bicicleta, aprenda uma nova dança do TikTok (sim, às vezes, faço isso para uma maneira divertida de malhar, porque cansa), brinque com o seu animal de estimação… enfim, qualquer coisa que faça o seu ritmo cardíaco subir e sua mente esquecer qualquer preocupação por alguns segundos ou minutos.

Eu comecei a fazer yoga e algumas colegas no Twitter me indicaram uns canais muito bons do YouTube, então aqui estão alguns dos canais que estou assistindo para praticar:

Rituais de autocuidado

Penso que, neste momento, pode ser fácil esquecer de fazer pequenas coisas como beber água, tomar certas vitaminas ou até se mimar um pouco. Que momento melhor do que agora para o autocuidado, certo? Ultimamente estou adorando me cuidar! Estou me dedicando todos os dias a uma rotina rigorosa de cuidados com a minha pele, com direito a tônico, hidratante e máscara facial (uma vez por semana). Coloco minha playlist favorita e começo meu ritual de skin care, tanto de manhã quanto a noite também.

skin care

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para se cuidar:

  • medite (eu uso o aplicativo Meditopia, tem pra Android e iOS);
  • pinte as unhas;
  • faça uma máscara de beleza e depois tome um banho relaxante;
  • arrume as sobrancelhas enquanto bebe seu chá favorito;
  • hidrate seu rosto e corpo com cremes cheirosinhos que te deem uma sensação boa.

Reserve um tempo para se cuidar e dar o melhor para sua saúde mental e física, mesmo que isso signifique tirar um tempo extra pela manhã assim que acordar e a noite antes de dormir.

Sono, água e limite de álcool

Sei que pode ser difícil dormir quando temos ansiedades e também pode ser difícil limitar o consumo de álcool quando sentimos que isso pode reduzir o estresse. Ter uma boa noite de sono é tão importante quanto fazer exercícios e se alimentar de forma saudável. Porque é quando nosso corpo redefine e repara! A falta de sono pode prejudicar seu sistema imunológico te deixando mais vulnerável para ficar doente. Também vi estudos que mostram que a falta de sono está ligada a problemas de saúde mental e física, como a depressão.

Além de dormir o suficiente, beber bastante água é super importante! Seu corpo é composto de 60% de água e beber água ajuda a eliminar toxinas ruins, regula a temperatura do corpo, ajuda o cérebro a funcionar corretamente e também regula o seu humor!

A maioria das pessoas não percebem quantos problemas têm apenas porque não bebem água suficiente. É também por isso que acho importante diminuir a ingestão de álcool no momento. Eu sei, eu tenho bebido sim um vinhozinho ali ou uma cervejinha aqui, mas com moderação! O álcool pode desidratar e criar um nível de pH desequilibrado no seu corpo. Além disso, também pode afetar fortemente o seu humor, pois está realmente ligado à depressão.

As pessoas que bebem à noite às vezes podem acordar no meio da noite devido aos níveis de açúcar do álcool aumentando em horas estranhas. Enfim, limitar a ingestão de álcool, aumentar a ingestão de água e priorizar o sono vai ser incrível para você! Confie em mim!

Tire um tempo para rir

Ok, esse é o mais importante! Tem algo melhor pra saúde mental e física do que a risada? Você sabia que o riso pode melhorar seu sistema imunológico, melhorar seu humor e te ajudar a se sentir mais atento? Em vez de assistir a filmes que podem aumentar os níveis de ansiedade e estresse, como filmes de terror ou dramas, ou ouvir músicas meio deprimentes (Everytime da Britney Spears vem na minha mente), tente assistir a comediantes no YouTube, filmes divertidos e músicas que farão você se sentir bem e feliz! O riso pode ser o melhor remédio sim!

Alguns dos meus programas favoritos que me fazem rir são Um Maluco no Pedaço, Todo Mundo Odeia o Chris, Friends e Brooklyn Nine-Nine. Ultimamente tenho assistido a Gilmore Girls à noite também, porque é uma série levinha e gostosa de assistir.

Enfim, essas são algumas das coisas que venho fazendo e que vêm me ajudando desde que essa loucura toda começou. Mas e você? Tem alguma dica para compartilhar? Já fez algumas dessas coisas que mencionei no post? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

35 Comments
  • Jaynara
    junho 10, 2020

    Que post necessário Thami. É tanta coisa acontecendo nesse ano que é quase impossível a gente não carregar um pouco disso tudo pra dentro da gente e acabamos ansiosos.

    Você escreveu sobre as notícias que somos bombardeados diariamente. Eu vi isso em algum lugar também. Estava falando algo sobre deixar de acompanhar essas noticias exageradamente. A gente sabe o quanto as coisas estão difíceis e o quanto coisas ruins estão acontecendo, então deixar de ver essas coisas ajuda bastante a manter a sanidade mental em dia.

    Eu estou ouvindo mais músicas e lendo mais também. Terminei uns dois livros já esse ano (pra quem não lia nem 1 direito). Às vezes gosto de colocar umas musicas animadas e dançar, por mais que eu não sei dançar (é verdade esse bilhete) eu amo fazer isso, me deixa mais alegre e com mais energia. Uma coisa que estou falhando muito é em questão de exercícios, estou comendo muita porcaria e fazendo zero exercícios. Sabe, nem é por conta de peso (até porque preciso engordar), mas de saúde mesmo. Muito açúcar e gordura no sangue.

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Sim, ver as notícias é bom pra se manter atualizada mas não nada exagerado e em um horário bom que dê pra ir fazendo as coisas no dia a dia e não se sobrecarregar mentalmente com as notícias. Hahaha! Também gosto de botar música e dançar sem saber dançar, só por diversão mesmo. Realmente deixa a gente mais alegre e com mais energia. Meu pai colocou umas caixas de som ligadas na televisão daí eu boto música alta pra ficar dançando mesmo, adoro! Mas então, isso de você dançar já é um exercício. Qualquer coisa que faça o corpo se movimentar é um exercício, haha! O importante é não ficar parada! 😉

  • Carol Daixum
    junho 10, 2020

    Ler é uma das coisas que mais tem me ajudado. Aliás, sempre foi o melhor refúgio!
    E mesmo não gostando muito, continuei a terapia online. Isso me ajuda muito!
    Também estou cuidando mais da minha pele. Todos os dias, faça um ritual básico, mas que deixa uma sensação mara. No mais, conversar, ler blogs e rever Gilmore Girls está sendo ótimo! Ah! Tentei meditar, mas não deu muito certo. E quanto aos exercícios: andei uma vez na esteira daqui de casa e tenho brincado muito com a minha doguinha. Enfim, amei as dicas. Se cuida! ♥

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Ler também era o meu melhor refúgio, mas me distanciei um pouco e agora é que to voltando e é muito bom! Eu to louca pra começar a fazer terapia, seja online ou não, to precisando. Gilmore Girls é uma série gostosinha de assistir né? Eu estou adorando! To na 4º temporada ainda, mas to adorando ir vendo com calma. Eu e minha irmã estávamos pensando em comprar uma esteira aqui também, parece ser bom pra fazer nem que seja 1x por semana. Obrigada! 😀 Se cuida aí também ♥

  • Nanda
    junho 11, 2020

    Ameeeeei as dicas, confesso que nessa quarentena as minhas crises de ansiedade aumentaram bastante.
    Das suas sugestões o que enho feito e ler muitoooooooo e restringir meu acesso a oda informação. Mas o que preciso melhorar e me exercitar, estou muio sedentaria.
    Amei o post, esse tipo de conteúdo ajuda muito <3

    Beijos,
    http://www.nandadoria.com.br

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Só o fato de limitar o acesso as informações, ajuda um pouquinho. To tentando ao máximo fazer um exercíciozinho, nem que seja bem pouquinho por dia, porque também senti esse sedentarismo da minha parte, haha! Feliz que tenha gostado do conteúdo do post! 🙂

  • Lulu
    junho 14, 2020

    Amei suas dicas. Realmente tem sido tenso conseguir dormir a noite toda e eu tenho ficado desesperada de ver que as pessoas não estão nem ligando para a gravidade da Pandemia e saindo por aí sem necessidade.
    Agora prometi a mim mesma fazer a unha uma vez por semana, preciso retomar a rotina de skincare mas tenho que reservar um tempo pra isso.
    Big Beijos
    http://www.luluonthesky.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Também fico meio em choque vendo pessoas saindo sem necessidade. Aqui eu aumentei minha rotina de skin care, que antes não tava tão certinha assim ? agora tá tudo bem. As minhas unhas eu só fiz 2x nessa pandemia, até comprei online 1 esmalte novo pra eu me animar, haha!

  • Stephanie Ferreira
    junho 18, 2020

    Uma das coisas que me ajudam a manter a sanidade mental é ler livros, fugir do meu mundo e mergulhar numa fantasia. Ler menos noticias e sair das redes sociais também me ajudou bastante. Amei este post ♥

    Beijoos,
    Quase Mineira

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Feliz que tenha gostado do post, Stephanie! ♥ Ler livros ajuda muito a manter a sanidade mental mesmo, estou adorando!

  • Marcela
    junho 18, 2020

    A questão do tempo de tela fez muuuuito sentido para mim porque sempre que percebo estar mais conectada é quando estou mais mentalmente exausta, irritada e ANSIOSA. Mas um problema que eu tenho é que a metade dos meus livros estão no celular então acabo me desconectando lendo porém no celular.
    Não me exercito e sou bem dificil para dar risada com videos e etc mas graças a Deus tenho a minha mãe que me faz rir um pouco mais.
    Ai Thami, amei seu post, serio! Vi muita coisa que preciso colocar em prática.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Nossa, sim! Também percebo isso de quando estou mais conectada é quando me sinto mais ansiosa, exausta e irritada. :/ Já que você lê no celular, uma dica boa é desativar as notificações das redes sociais pra não te desconcentrar. Eu faço muito isso quando tenho que fazer meditação no celular ou qualquer coisa que precise de foco. Hahahaha! Minha mãe também me faz rir, e isso é muito bom! Obrigada! ? Fico feliz que tenha gostado do post!

  • Pathy Guarnieri
    junho 19, 2020

    Consegui inserir exercícios na minha rotina dentro de casa. Agora é conseguir ler livros kkkkkkkk. Tenho vontade, mas ao mesmo tempo, bate preguiça. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Então, eu estava assim também, e antes eu era uma leitora assídua, aí por conta da faculdade fui deixando de lado. Agora consegui voltar, fui tentando ler 1 capítulo por dia e deu certo. 😀

  • Kaila Garcia
    junho 19, 2020

    Uau, estava precisando dessas dicas Thami. Os dias são tão corridos que a gente acaba conseguindo fazer tudo, mas acaba esquecendo da gente e nisso, o caos interior só aumenta. É muito importante ter como prioridade nossa saúde física e mental! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Sim! Aí que tá a questão, conseguimos fazer as coisas que queremos mas no final do dia não é nada pra nós mesmas né? Agora por aqui a prioridade máxima é a saúde mental e física! ❤

  • Simone Benvindo
    junho 22, 2020

    ótimas dicas, eu tenho me cuidado mais. Procuro fazer algumas coisas que me deixam mais calma.
    Charme-se

  • Váh
    junho 23, 2020

    Nossa tá mesmo bem complicado se manter produtiva e ainda bem da cabeça e do corpo nesse período.
    Eu gosto muito de me movimentar, mas olha… bate um desanimo enorme…
    Mas realmente vou me esforçar pra dançar e fazer algum atividade gostosa e divertida.
    Isso de dar boas risadas sempre dá um up né? Eu confesso que prefiro mil vezes filmes de drama, mas por outro lado também amooo Maluco no Pedaço e Todo Mundo Odeia o Chris hahahahah!
    Adorei suas dicas Thami 🙂
    E tente continuar o desafio da escrita no tumblr mesmo hehe, eu como faço no blog, sempre deixo posts pré-prontos então acabo que não esqueço de fazer hehe.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      É, só de pensar em fazer exercício eu me desanimo, mas aí uso a dança pra isso, porque na minha cabeça to só me divertindo, mas pro meu corpo to me exercitando, haha! ? Também adoro um filme dramático, que toca mesmo no coração né? Hahaha! Pois é, vou tentar fazer no Tumblr e acho que vou até começar de novo.

  • Lara Reis Rodrigues
    junho 23, 2020

    Dicas maravilhosas e super essenciais para este período de isolamento social! Rituais de autocuidado é o meu favorito para me manter bem nessa quarentena, também tenho limitado o período que eu fico no notebook e no celular, têm me ajudado bastante.
    Amei as dicas!

    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    http://www.pequenomuffin.com.br

    INSTAGRAM: @blogpequenomuffin

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Feliz que tenha gostado das dicas! ?

  • Leslie Leite
    junho 23, 2020

    A única coisa da sua lista que eu não tenho feito, é exercícios. Eu sou uma negação em praticar atividades sozinha, daí quando a minha academia fechou eu fiquei igual cachorro abandonado e até hoje ainda não consegui começar a fazer exercícios em casa. E quanto à telas, eu não tenho problema sobre ficar muito tempo trabalhando no computador ou assistindo TV, não me sinto ansiosa. Confesso que ás vezes fico entediada, com vtd de fazer algo mais agitado, mas não ansiosa.
    Uma das minhas dicas favoritas é ler, a gente realmente se apega a alguns personagens e acaba se colocando fora da realidade, essa que tá bem caótica. Lendo dá pra ficar longe das notícias, já faz tempo de larguei de vê-las, isso sim estava me deixando ansiosa e aflita. Eu fico sabendo de algumas coisas por que acaba aparecendo no meu feed das redes sociais ou por que meu marido me conta, já que ele sabe lidar melhor com certas informações. Além disso, aprendi que ler antes de dormir torna o meu sono mais leve, pois por vezes eu tenho dificuldade para pegar no sono por causa da depressão e ansiedade, e no meu caso, além do remédio, ter hábitos saudáveis me ajuda a controlar a doença.
    Enfim… Thami, como sempre vc trazendo um conteúdo de qualidade e completo!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Sobre isso do exercício, até faxina conta como exercício, porque você tá se movimentando de toda forma. E se você gostar de dançar, melhora! 😉 É, trabalhando no computador também não me sinto muito ansiosa não, principalmente se eu estiver escrevendo um post aqui pro blog ou respondendo os comentários. Pois é, isso das notícias, eu só sei o que aparece no meu feed, o Twitter é uma boa fonte pra ver as notícias e se distrair com outros assuntos ao mesmo tempo, então costumo vendo as notícias mais por lá. Nossa, sim!!! Ler antes de dormir parece que acalma a mente pra gente descansar melhor. Eu leio um livro durante o dia, que normalmente são os livros físicos, e a noite deixo os que tenho no Kindle pra ler. Fico feliz em ver que você gostou do conteúdo do post! ? Muito obrigada!

  • Carol Sweet
    junho 24, 2020

    Como tudo já está doendo em mim, comecei a praticar exercícios. Tô vendo menos notícias também, um jornal já é o suficiente e estou praticando muito o autocuidado. É um momento difícil e delicado para todos nós.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Pois é, estamos em um momento difícil e por isso temos que ter mais cuidado com nós mesmas! ??

  • Thaiane e Thalita
    junho 27, 2020

    Gostamos das dicas, realmente manter a saúde mental e física está bem complicado!!! Com certeza o auto cuidado é muito importante nessa fase que estamos vivendo!! Não estamos conseguindo fazer nenhum exercicio físico, infelizmente não somos muito boas em praticar atividades físicas por conta própria mais o bom é que não estamos pedindo muitas coisas diferente para comer!! Dormir realmente está bem difícil!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Dançar já conta como um exercício, é o que eu ando fazendo aqui com a minha irmã. Eu boto a música alta e a gente fica dançando de qualquer jeito na sala, e cansa, viu? ? Hahaha! Mas é muito ruim não conseguir dormir bem né? Passo por uns dias assim por aqui também.

  • Camila Faria
    julho 3, 2020

    Ah Thami, que post maravilhoso. Acho que agora, mais do que nunca, a gente tem mesmo que ficar muito ligado na nossa saúde mental. Coisas que a gente considera bobas como beber água sempre e limitar o tempo de telas fazem MUITA diferença no dia a dia ~ eu percebo demais quando fico muito ligada no celular, por exemplo. Meu dia fica mais cansativo, minha cabeça fica mais pesada… Espero que esteja tudo bem com você e sua família, viu? Fiquem bem. <3

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Eu já fico no computador com uma garrafa de 1 litro de água do meu lado, porque durante o dia vou bebendo e ainda pego outra que deixo na geladeira e vou alternando ? Também percebo esse cansaço no final do dia quando fico muito tempo no celular. Estamos indo bem! Também espero que esteja tudo bem por aí com você e sua família. Camila, fico feliz que tenha gostado do post! ? Muito obrigada! Fiquem bem, isso tudo vai passar! ?

  • Lívia Madeira
    julho 6, 2020

    nao ta facil mesmo passar por esses dias, eu nao parei de trabalhar fora, nao tive quarentena e ando mt ansiosa e precisando mt ter uma rotina melhor de exercicio, sono e alimentação, ta td muito atrapalhado por aqui :/

    http://www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    • Thami Sgalbiero
      julho 24, 2020

      Nossa, nem imagino o quanto deve tá difícil aí pra você :/ porque acho que saindo pra ir trabalhar a gente fica mais apreensiva em relação a situação né?

  • Natalia
    julho 14, 2020

    Todas super importantes, ainda mais agora nesse momento <3

  • Carol Justo
    agosto 3, 2020

    Eu adorei muito esse post, já vou conferir os canais de yoga porque é algo que quero muito começar porém sempre fico adiando. Também vou baixar o app de meditação, pois já fiz e foi muito bom pra mim, porém eu perdi o hábito.

    Beijos,
    Carol Justo | Pink is not Rose

    • Thami Sgalbiero
      agosto 13, 2020

      Eu também ficava adiando a yoga, mas uma vez que começa, é bom! E sim, meditação é um hábito mesmo, vai começando aos poucos, tentando fazer antes de dormir. 😉 Fico feliz que tenha adorado o post!

  • Cátila Queila Silva Santos
    agosto 22, 2020

    Ameii o post…
    Os dias estão realmente muito confusos….
    Essas dicas são muito apropriadas.. beijinhos

    Cátila Santos