O melhor guia para fazer amigos na fase adulta

Por que é tão difícil fazer amigos depois da faculdade? Já escutei algumas pessoas reclamando que é difícil fazer amigos depois da faculdade. E eu sou definitivamente uma dessas pessoas.

Se você acompanha aqui o blog há um tempo, sabe que faz um ano (quase dois) que terminei meu curso na faculdade. Logo depois que terminei, passei semanas chamando minhas amigas pra fazermos alguma coisa mas elas sempre estavam ocupadas, e eu ficava imaginando o que tinha de errado comigo. Por que é tão difícil se encontrar com os amigos depois da faculdade? Todos pareciam responder com respostas semelhantes e, nossa, encontrar amigos nos seus 20 e poucos anos é APENAS muito difícil.

Com esse problema aparentemente universal, comecei a me perguntar se todo mundo está procurando amigos depois da faculdade. Por quê não podemos fazer um clubinho e se juntar (um com o outro)? ? Isso é apenas um sentimento ou é a realidade?

Agora, quase dois anos depois, cheguei a algumas conclusões. Realmente parece que você não tem amigos depois da faculdade, e aqui está o porquê:

Na faculdade, você está cercado por pessoas o tempo todo

Faculdade = sem espaço pessoal. Desde a primeira aula na faculdade, as professoras passavam trabalhos e na maioria deles era em grupo. Ainda mais pro meu curso que é ligado à comunicação social, então praticamente TODOS os trabalhos eram em grupos. Enquanto você está na aula ou na lanchonete, a maior parte do dia significa que o tempo em que você está sendo “social” é menor. O tempo que você gasta com os amigos também diminui, porque tem os trabalhos pra fazer. Muita gente também trabalha e estuda, então conforme a gente vai “crescendo”, o tempo vai ficando bem disputado.

Todo mundo está em diferentes estágios da vida

Estar na faixa etária dos vinte anos é a fase mais confusa da vida. Principalmente porque metade das pessoas que você conhece são casadas e com filhos a caminho e a outra metade ainda está cagando por aí até as quatro da manhã.

Chega o momento em que você tá curtindo um final de semana sozinha, porque a maioria das suas amigas estão namorando e preferem passar o único momento que tem disponível com o namorado. Todos os seus amigos estão  trocando baladas e bares por uma noite de sábado mais calma, jogando jogos de tabuleiro ou cartas com um grupo de amigos já. Em alguns momentos você passa os fins de semana em terceiro lugar e pronto, parece que você não tem mais amigos. Parece que o ciclo tá fechado.

Você parou de sair com pessoas que você não AMA

Em algum lugar entre meus 22 e 23 anos de idade, eu parei de querer sair com os amigos que eu não era apaixonada e só saia pra ser sociável. Aqueles amigos com quem você não se sente bem consigo mesma, sabe? Decidi que era mais fácil aprender a conviver sem essa amizade do que tolerar mais do que o normal. Mais alguém passa pela mesma transição de escolher os amigos com quem quer estar e se sentir bem?

De repente, meu grupo de amigos diminuiu como quando uma roupa encolhe quando é lavada.

Essas mudanças (totalmente normais) fazem com que pareça que encontrar um grupo de amigos depois da escola ou faculdade é quase impossível. E confie em mim, eu estive nessa posição. Na verdade, eu realmente tive que empurrar minha zona de conforto para encontrar amigas do fundamental depois da faculdade. Demorou um pouco (graças a Deus pelos episódios de Friends nas minhas noites de sábado), mas encontrei algumas dicas durante esse tempo.

E aqui está o melhor guia para fazer amigos como um adulto em seus vinte e poucos anos:

guia para fazer amigos

1. Encontre um interesse comum

Uma das melhores maneiras que encontrei para fazer amigos depois da faculdade é encontrar um interesse comum. Recentemente, fiquei obcecada por realitys shows (já gostava antes, mas agora virou obsessão mesmo), consegui encontrar outras pessoas igualmente apaixonadas e que gostam de conversar sobre. De repente, amizades foram feitas!

2. Vá em ‘dates de amizade’

Parece estranho, mas você precisa convidar as pessoas para sair. Prefiro conhecer as pessoas pessoalmente, então quando estou doida pra sair e conversar, chamo as pessoas com quem mais tenho conversado virtualmente pra sair, nem que seja só para comer uma pizza, hambúrguer ou qualquer outra coisa gostosa (eu chamo isso de ‘date de amizade’). Seja chamar para uma aula de dança ou yoga, quando você encontra alguém com quem você tem a mesma vibe, não sinta vergonha em chamar pra sair.

3. Entre em um clube para fazer amigos

Uma das razões pelas quais parece tão fácil fazer amigos na faculdade é porque existem muitos workshops e palestras que contam como atividades extracurriculares. Você pode fazer o mesmo depois da faculdade. Existem tantos grupos, seja uma organização de caridade, um clube de leitura ou uma liga esportiva, que naturalmente você será apresentada às pessoas.

Com toda a seriedade, é sempre bom lembrar de que você sempre pode ter amigos para diferentes estágios da vida. Definitivamente, sou a amiga com quem as pessoas escolhem quando vão fazer algo que querem muito fazer, eu tenho a tendência de aceitar quase todo rolê. Se dê uma folga, os amigos virão com o tempo! 😉

Agora, me conta! O que você fez para encontrar amigos depois da faculdade? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

14 Comments
  • Leslie Leite
    março 17, 2020

    Confesso que me acho uma pessoa esquisita nesse quesito, eu sou solitária e gosto disso. Desde que saí da escola eu senti a necessidade de ter amigos achegados pouquíssimas vezes. Na real, as vezes as pessoas querem se aproximar de mim, me chamam pra sair, fazer compras ou almoçar… Mas eu fico imaginando como seria infinitamente melhor ir sozinha, então eu mesma acabo afastando bons candidatos à amizade. Acredito que eu não queira e nem tenha paciência para manter amizades ¯\_(•◡•)_/¯
    Meu marido diz que eu sou estranha, pois ao contrário de mim ele odeia a solidão. E por mais que eu seja casada, eu sempre preciso do meu tempo e espaço sozinha, e ele respeita isso, mesmo não concordando, kk.
    Mas enfim Thami, gostei das suas dicas, mesmo que eu não esteja afim de fazer melhores amigos (no momento), hahaha. A questão de a fase dos 20 anos ser extrema do lado da galera com filhos e do outro com os baladeiros é muito real! Encontrar interesses em comum é um grande passo, além disso, depois de um tempo a gente percebe que menos é mais, ter a sua turminha de sempre juntos é melhor do que uma galera reunida sem nenhuma interação legal.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Thami Sgalbiero
      abril 16, 2020

      Acho que não é que você não queira e não tem paciência, mas você encontrou a sua solitude e muitas das pessoas que não conseguem fazer nada sozinhas buscam por isso. Então, você não é esquisita, é só uma pessoa foda mesmo! Hahahaha! Sim sim, e mesmo você curtindo mais fazer as coisas sozinha, aposto que já tem a sua “turma” pra considerar e isso é bom, menos é mais real! 😉

  • Pathy Guarnieri
    março 19, 2020

    Que dicas ótimas, Thami! Confesso que as minhas amizades hoje vieram lááá do ensino fundamental e estão comigo até hoje. Outras, mais recentes, vieram através de grupos de Orkut há uns 7 anos. Então as redes sociais me trouxe várias amizades que levarei para o resto da vida! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      abril 16, 2020

      Fico feliz que tenha gostado, Pathy! Tenho muitas do ensino fundamental também. Uma vez encontrei uma amiga na rua que eu não via a aaaanos, foi muito bom rever e pegar o contato de novo (já que na época a gente nem tinha o próprio celular, haha!). As redes sociais também me trouxeram muitas amizades, tanto em grupos do Orkut como também aqui na blogosfera, haha!

  • Váh
    março 19, 2020

    É engraçado porque na minha vida tudo aconteceu ao contrário da maioria nesse quesito.
    Na faculdade eu era totalmente isolada, não tinha amigos, ia chorando pra aula quase todo dia 🙁
    Depois que saí da faculdade minha vida melhorou muitoo! Fiz novas amizades, passeio a sair bastante e encontrar pessoas incríveis.
    Adorei as dicas de como fazer amizade, principalmente isso de interesses em comum e dates de amizades. É uma ótimaaaa opção de conhecer pessoas bacanas! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 16, 2020

      Não foi ao contrário não, comigo tive um buraco aí no meio. Meu ensino fundamental foi bom em relação a isso, mas o ensino médio… uma tragédia. Daí na faculdade melhorou bastante, afinal eu estava mais madura também pra reconhecer e considerar quem realmente tinha consideração por mim também. Fico feliz que tenha gostado das dicas! E pelos seus posts, já vejo que seus dates de amizades dão super certo e inclusive sempre queria estar no meio desses rolês, hahaha! ♥

  • Marcela
    março 19, 2020

    Eu te entendo muito! Terminei no meio do ano passado e no máximo as minhas “”””amigas””” só se falaram na formatura e depois sumiram.
    Thami, uma dica é um app chamado Patook, é tipo um Tinder de amizades, mas é só amizades mesmo. Inclusive, eles proíbem qualquer palavra suspeita. Eu fiz uma amigo fã de Gaga por lá, vai fazer uns 5 meses que a gente super conversa.
    Beijos,

    Marcelamirandadesigner.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      abril 16, 2020

      Eu tenho amizades seletas que permaneceram mesmo depois da faculdade e eu valorizo muito isso, porque sei o quanto é difícil. Muito obrigada por essa sugestão de app, vou baixar é agora!!! Adoro fazer novas amizades e conversar! Acho que não custa nada tentar e conhecer novas pessoas. Já tentei fazer só amizade no Tinder, mas acho que é impossível mesmo.

  • Jaque
    março 21, 2020

    Acho que a maneira mais fácil de eu fazer amigos é através de interesses em comum. Agora que terminei a faculdade é bem isso de cada um ter ido para um canto e estar em outros estágios da vida. Adorei as dicas!
    Abraços
    https://byjaque.com/

    • Thami Sgalbiero
      abril 16, 2020

      O interesse em comum ajuda muito, pelo menos para iniciar o papo né? Fico feliz que tenha gostado das dicas! 🙂

  • bem bacana esse post, realmente fica mais dificil fazer amigos depois de uma certa idade… eu tento cultivar mt bem minhas amizades mais antigas que são mt importantes pra mim, e tbm procurar pessoas com interesses parecidos com os meus..

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      abril 16, 2020

      Obrigada, Lívia! Sim, eu valorizo bastante quem tá comigo até hoje, me procura e realmente mostra reciprocidade na relação de amizade.

  • Kaila Garcia
    março 24, 2020

    É estranho falar sobre isso, porque sempre fui uma pessoa com facilidade para fazer amizades. Mas, ao mesmo tempo não sou sociável. Tenho meus amigos, gosto de sair com eles. Mas, eu priorizo mais a minha família, sabe? Prefiro estar em família, em fazer as coisas em família. Não sei se deu para entender, rs. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 16, 2020

      Entendi sim! Tenho amigas que também são assim, daí elas costumam juntar as amizades mais próximas da família. Tenho amigas que quando encontro e estão com os pais, eu me dou super bem com eles como se fossem meus colegas, sabe? É bom manter amizades assim que sabem dividir. E algumas amizades a gente também considera da família, o que é ótimo! ❤