Rotina matinal para aqueles que adoram dormir

Aposto que você já acessou o YouTube e já viu vídeos sobre rotina matinal. Mesmo sem ter clicado pra assistir, já passou pela sua tela, certo? E talvez você tenha decidido dar uma chance e foi assistir. Sei que depois você ajustou seu alarme para tentar fazer a mesma rotina, mas é do time daqueles que adoram dormir mais 5 minutinhos (ou mais).

Então, o que você deve fazer se você quiser ter uma rotina matinal, mas adora dormir? Quando me perguntei isso, pensei logo em fazer um post. Agora você vai ver as minhas alternativas preferidas de ter uma rotina matinal para quem é amante das noites – porque a gente trabalha com o que tem.

adoro dormir

Faça a sua rotina matinal sempre que acordar

Uma rotina matinal não precisa ser feita às 5 ou 6h da manhã para ter um impacto positivo na sua vida. Apenas faça a SUA rotina matinal sempre que você acordar. Simples, certo? Se você não é uma pessoa matinal, não precisa descartar uma rotina matinal. E você não precisa descobrir como acordar cedo – faça isso sempre de um modo que funcione para você. Fazer uma rotina matinal assim que acordar (mesmo que não seja mais de manhã) ainda ajuda você a se sentir produtiva e organizada.

E se você precisar de ajuda para começar, tem esse post de como criar uma rotina matinal.

Crie uma rotina noturna

Se você prefere a noite, uma rotina noturna é a alternativa perfeita para uma rotina matinal. Não só te ajuda a relaxar durante a noite, mas também é a forma perfeita de se preparar para o dia seguinte também! O que mais gosto de fazer a noite é ler e planejar o que vou fazer no dia seguinte. Nem que seja só na minha cabeça esse planejamento.

Minha maior dica é: defina um tempo para a sua rotina noturna pra você não prejudicar seu sono. Já cai nessa de “funciono melhor a noite” e fiquei quase até 4h da manhã editando vídeo podendo priorizar meu sono e terminar no dia seguinte.

Aproveite ao máximo o seu trajeto diário

Se você é aquele tipo de pessoa que quer cada segundo de sono que consegue, uma ótima alternativa para uma rotina matinal é aproveitar ao máximo seu deslocamento diário. Se você quer meditar, ler, ouvir música ou organizar o seu dia – tudo é possível no caminho do trabalho/escola/faculdade.

Faça sua cama

Se ainda com essas dicas que dei nesse post parecer complicado, fazer sua cama é um hábito simples. Ajuda você a definir uma produtividade e organização para começar o dia – não importa a hora que você acorde. 😉

E aí? O que vocês mais gostam de quando acordam? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

29 Comments
  • Yasnaya
    agosto 13, 2018

    Como trabalho de 08:00 às 18:30 nem tenho opção, mas gosto de memorizar o que devo fazer durante o dia, inclusive no horário do almoço, responder nos blogs que acompanho, por exemplo, o que estou fazendo agora rsrs

    Eu amo dormir, às vezes, desperdiço uma manhã inteira no fds dormindo, já botei na cabeça que é exagero, melhor coisa é fazer alguma atividade, pois no meu caso, me deixa saturada ficar o dia inteiro dentro de casa. Ansiedade me corrói se fizer isso. Tudo bem que me saboto na maioria das vezes. Procrastinação minha praga. Organizar o dia é uma joia. Melhor coisa!

    Tooodo dia do trajeto de ida e volta do trabalho ouço música e me entrego aos devaneios, principalmente imaginando onde eu quero estar e fazendo o que eu quero fazer.

    Ler a noite também é o meu horário favorito para isso. Tudo muito quieto e com certeza perco a hora, problemassssss haha
    4 horas da manhã!!!!!! Mulher eu já estaria zombiee!
    Mas né força e coragem pra gente!!

    xero

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      Quando eu estagiava, também fazia isso de pegar um pouco da hora do almoço pra responder os comentários do blog, haha!

      Pois é, eu também amo dormir, mas ficar em casa o dia inteiro me deixa saturada também. Entendo nisso da procrastinação, aí agora to seguindo fielmente a técnica pomodoro e tá funcionando. Provavelmente vai sair um post aqui no blog sobre, em breve.

      É, sempre que eu falo “vou dar só uma lidinha” perco a hora e quando vejo já tá bem tarde e eu perdi o sono, mas assim até que é bom. Pior é ir dormir 4h da manhã editando vídeo ou escrevendo post, hahaha!

      Força e coragem pra gente sim!!!

  • Kaila Garcia
    agosto 13, 2018

    Amei suas dicas Thami, estou em uma confusão interna por não conseguir lidar com os meus horários. Por trabalhar em casa e por produzir a noite trabalho até altas horas da madrugada, mas no outro dia sempre acordo tarde e é como se tivesse perdido o dia. Estou tentando me organizar essa semana ou aceitar de vez que não funciono nos horários normais, hahaha.

    http://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      É bem ruim essa sensação de perder o dia todo por ter acordado tarde né? Te entendo, já passei por isso e ainda passo as vezes. Monte o seu próprio horário, se você produz melhor a noite, é só se organizar. 😉

  • Marcela Miranda
    agosto 13, 2018

    A caminho da faculdade eu leio muito e isso ja virou rotina. Nas ferias confesso que minha rotina matinal foi pro agua a baixo mas agora com inicio das aulas tudo tem voltado ao normal. Ótimas dicas!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      É, as férias sempre cagam as minhas rotinas também. Agora que minhas aulas acabaram, to reorganizando tudo. Porque minha rotina que antes era normal, não tem mais, hahaha! Então é provável que vocês ainda vão ver muitos posts como esse por aqui.

  • Váh
    agosto 13, 2018

    Eu gosto de rotina matinal ou noturna, mas geralmente vou dormir muito tarde e acordo muito cedo, não dá muito tempo pra isso 🙁
    Antigamente, principalmente sem celular conseguia ter uma rotina noturna um pouquinho melhor, hoje em dia é mais complicado porque eu não mexo quase nada durante o dia aí a noite quero ver tudo e isso ocupa muito meu tempo.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      Quando eu estava estagiando, acontecia o mesmo comigo. Eu não mexia muito no celular durante o dia, aí chegava a noite, bem na hora de dormir, eu pegava o celular pra ficar vendo tudo de uma vez. Queria ver Instagram, Twitter, um vídeo no YouTube e tudo isso naquele único momento que eu tinha que ter pra descansar. Agora consigo controlar melhor isso.

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    agosto 13, 2018

    FALOU TUDO! Acho essa coisa de acordar 5h da manhã uma besteira. Se eu acordo as 9h ou um pouco depois e faço o que preciso, me organizo, me sinto produtiva do mesmo jeito. Eu tenho costume de organizar minha rotina noturna meio que como um adiantamento da matinal. Acordo cedo, então já deixo TUDO, tudo mesmo, arrumadinho. A mochila com as coisas que levarei, a roupa pendurada na cadeira ao lado da cama, o calçado, até os lanches já deixo preparados na geladeira. É só acordar e fazer o processo com calma e sem estresse. Isso sempre me ajudou muito, até porque acordo mal humorada kkkk. E sempre tento ir dormir até meia noite, é meu limite. Claro, as vezes estou tão inspirada no blog que fico um pouquinho mais, só que são exceções então eu relevo. Essa do trajeto me lembra a dica que dei sobre ler e aproveitar os momentos de ócio. Acho muito válido e ajuda demais, as vezes uns 10 ou 15 min já podem servir para adiantar muita coisa ou não atrasar outras, kkk. Arrumar a cama deveria ser obrigatório, né? Não consigo fazer NADA com o quarto bagunçado. Nada mesmo! Eu travo e mesmo que tudo esteja no seu lugar para ir trabalhar, se a cama tá bagunçada parece que tudo some do lugar e me dá um bug no cérebro, kkk.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      Exatamente, porque sua rotina matinal vai ser a mesma independente do horário. A rotina é definida de acordo com as atitudes que você tem quando acorda, então não precisa ter um horário necessário (só se você tiver o compromisso de chegar na aula ou trabalho, claro). O bom de já organizar sua manhã no dia anterior, é que você tem até um tempinho a mais pra dormir né? E isso é ótimo! Também acordo mal humorada, e se tiver que acordar e ainda fazer as coisas correndo, fico com um humor pior ainda, hahaha! Sim, aqueles 10min do seu trajeto já ajuda, fora que é tempo de vida que a gente aproveita né? Sim! Até meus 18 anos eu deixava a cama toda bagunçada o dia inteiro, agora não consigo mais. Criei o hábito de arrumar ela SEMPRE que acordo. Se não arrumo, fico fazendo as coisas pensando que tem alguma coisa errada e fora do lugar.

  • Pathy Guarnieri
    agosto 14, 2018

    Eu como trabalho cedo, tenho que acordar cedo! Já tenho minha rotina toda definida kkkkkk. Mas aos domingos (meu único dia de folga), quero nem saber de acordar cedo, eu hiberno mesmo kkkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      É bom dormir domingo, principalmente por quase sempre não ter nada e ser um dia já definido pra preguiça e descanso mesmo, hahaha!

  • Lilian Moraes
    agosto 14, 2018

    Nossa, eu amo assistir vídeos de rotina ahahaa, gosto de ver a rotina das pessoas.
    Eu particularmente sou uma pessoa que acorda bem cedo, até nos fins de semana. E uma das coisas que você citou, que eu não deixo de fazer, é arrumar a cama! Me dá uma sensação tão boa ver a cama arrumadinha hahaha.
    E você está certa, a pessoa não precisa acordar cedo para criar uma rotina matinal.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      Então, já é um costume seu acordar cedo é a sua rotina. O bom é que a gente pode criar a rotina que quiser independente da hora que acorda.

  • Leidiana Pereira
    agosto 14, 2018

    Eu amei seu post amiga, fico até triste porque voltei as aulas hoje e, nas minhas férias eu consegui fazer uma rotina matinal: ver TV, arrumar a casa, planejar o “cardápio” do almoço, fazer musculação, etc. hehe
    Agora com a volta as aulas, preciso focar muito na rotina noturna, fazê-la produtiva e eficaz.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      Pois é, a rotina das férias sempre muda quando as aulas voltam. Eu lembro que eu até demorava pra me acostumar a voltar a rotina das aulas, mas depois era de boa.

  • Livia
    agosto 14, 2018

    ter um rotina noturna e matinal ajudam muito a começar bem o dia e relaxar a noite tbm, eu tento no dia anterior ja deixar tudo arrumado para a manha seguinte para eu sair pra trabalhar sem me atrapalhar

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      Isso! Depois que comecei a deixar tudo arrumado o dia anterior pra já acordar, fazer o que precisar fazer e sair, vi que era muito mais fácil acordar cedo. É tudo uma questão de organização pro bem estar mesmo.

  • Júlia Gomes
    agosto 15, 2018

    Amo minha cama! E vivia chegando atrasada no trabalho, então me propus a acordar mais cedo.Coloco o despertado já contando com 10 min de bônus, onde 5 min eu uso o soneca e os outros 5 eu uso para ficar na cama pensando em que vou vestir (já que tenho poucas roupas da para ser mentalizando mesmo.) Então consigo sair da cama, que é a parte mais difícil e tenho chegado 15 min adiantada no trabalho. 🙂

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      Então, você pode aproveitar esses 5min de soneca aí até melhor se você já organizar a roupa no dia anterior. Experimenta só! 😉 Depois que fiz isso, melhorou muito pra mim.

  • Natalia
    agosto 15, 2018

    Adorei essa postagem, foi feita exatamente para mim hahaha.
    Eu sou muito soneca, preguiçosa. Pela manhã só quero dormir, ainda mais porque sempre durmo tarde rs.

    Vou tentar criar uma rotina certa, porque, sempre que tenho a oportunidade, mudo tudo, inclusive o horário de acordar kkkkk.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      Então, te entendo. Também sou muito preguiçosa. Só de pensar que preciso levantar da cama pra fazer algo, já me dá vontade de virar na cama e continuar deitada dormindo, hahaha! Vai criando rotinas até se adaptar a uma 😉 foi assim que fiz!

  • Wanessa de Almeida
    agosto 15, 2018

    eu gosto de ler pensamentos, frases motivadoras. Tomar meu café tranquilo e tomar sol!
    Mas, confesso que preciso mudar minha rotina ando exausta dela.
    bj http://www.diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 16, 2018

      Tomar sol pela manhã é muito bom mesmo! Isso de ler frases motivadoras, nunca tentei, mas é uma boa.

  • Kleide Naira
    agosto 16, 2018

    Se alongar é fundamental para se manter mais disposta. Arrumar a cama, tb é algo que estou tentando fazer sempre após despertar. Adoei o post amore. Xeruh

    http://www.kleidenaira.com.br

  • Jaynara Lambert Archanjo
    agosto 18, 2018

    A primeira coisa que faço, depois de tomar café é arrumar minha cama. Deixar a cama desarrumada é quase uma tentação pra deitar de novo. Sou mais diurna em alguns aspectos e mais noturna em outros. Mas hoje em dia estou mais diurna mesmo devido à faculdade, que é a noite. Sou muito esquecida, se eu me planejar somente na cabeça mesmo, vou acabar esquecendo tudo. Por isso sempre anoto num papelzinho qualquer.

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      agosto 23, 2018

      Siiim! Eu também arrumo a cama justamente por isso, por saber se eu ver ela ali “prontinha pra deitar” não vou pensar duas vezes ? Eu fiz só algumas aulas da faculdade a noite, não foram todas, mas imagino como deve ser aí pra poder aproveitar o dia.

  • Tuane
    agosto 26, 2018

    Oi, Thami! Tudo bem? Por conta da faculdade sempre vou dormir depois da meia-noite, até consigo fazer minha rotina noturna de skin care e estou até pensando em incluir a parte de arrumar minha bolsa nela, porque quando chega na manhã seguinte sempre acabo enrolando uns vinte minutos e ao invés de me arrumar com calma, acabo saindo correndo de casa e mal consigo aproveitar o tempo que vou caminhando até o trabalho. Amei as dicas e vou tentar por todas elas prática <3 Bjss
    https://thedesencantada.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      agosto 31, 2018

      É, já deixa a bolsa arrumada e a roupa que vai usar também. Você vai ver 😉 é muito mais tranquilo!