Como lidar com a vida na fase dos 20

Pra quem não sabe, meu aniversário é amanhã (5 de agosto), vou fazer 23 anos. Na fase dos 20 e poucos anos. Preciso confessar que a cada ano que passa, fico com medo. Meus 20 e poucos anos eram pra ser uma fase divertida, mas viver a vida dos meus 20 anos me sentindo atrasada é assustador.

Se você está se sentindo atrasada e sozinha nessa fase dos 20, se você acha que vai ficar sozinha para sempre, se você odeia seu trabalho, se você acha que é tarde demais para mudar e se você não se sente nem um pouco mais atraente. Como eu disse: assustador! Mas em vez de se estressar com coisas que você não pode controlar (como o tempo), que tal pensar na parte boa disso tudo em apenas 3 passos?

Passo 1: Conheça você mesma

Ok. Nesse primeiro passo, você chegou a se conhecer muito bem. Justamente quando você pensa que se conhece, você percebe “Nossa, eu tenho 29 anos e eu odeio o meu trabalho” ou “Que raiva ter 22 anos e ainda ser solteira”. Agora, antes de começar a surtar, presta atenção:

Talvez por você ter esquecido certas áreas de sua vida, que é por isso que você está na situação atual. Então, faça um reparo para conhecer você mesma semanalmente ou mensalmente. Você parou de se exercitar? Você está tão focada na sua carreira, que já recusou saídas com as amigas? Você resolveu continuar em um trabalho que odeia só porque é confortável? Depois de saber qual a área da sua vida que está sofrendo, você pode ir fazendo os ajustes necessários para ter uma vida mais satisfeita, bem sucedida e com propósitos.

Passo 2: Faça algo que te deixe feliz

No mundo digital de hoje, tudo é possível. Você pode aprender a construir um site, começar uma linha de roupas, ou publicar um livro com o clique de um botão. Isso te ajuda a desenvolver habilidades e confiança. As coisas mais positivas fora da sua rotina normal te envolvem e agitam sua vida, a menos que você queira insistir sobre como lidar com a vida na fase dos 20. Você vai estar muito ocupada desfrutando de uma vida que você ama.

Passo 3: Aceitar a transição de idade

Sempre vai ter alguém mais inteligente, mais jovem e mais ricos do que você. Tem também as pessoas menos privilegiadas, não tão espertas e mais velhas que você. Não se estresse com isso, aceite. Expresse sua gratidão pelo que você tem e pare de se preocupar sobre o que você não tem. Muitas pessoas matariam para trocar de lugar com você. Então, tirar seus pontos fortes em vez de comparar seus pontos fracos. E desfrute dessa passagem, porque você só tem uma.

Achado no Tumblr 👆

Lembro que quando fiz 21, fiquei chorando por pensar que não ia mais ter o privilégio da meia entrada nos lugares. Por causa da idade. Mesmo assim pude usar a meia entrada, porque é até os 21 mesmo. Hoje vejo que me estressei atoa. Porque, agora com 22 uso a famosa carteirinha da faculdade e o meu pensamento de nunca parar de estudar. 😉

E aí? Você está na sua fase dos 20 também? Já se sentiu atrasada, perdida ou sozinha? Comentem aqui!

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

33 thoughts on “Como lidar com a vida na fase dos 20

  1. Jaynara Lambert

    Aindaa não entrei nessa fase. Mas o que me desespera é o fato de ano que vem eu completar 20 anos. Eu não consigo me imagir com 20 anos, parece que ontem mesmo eu estava fazendo 15 anos. Essa vida de quase adulta, também não é fácil não. É muita pressão que colocam sobre a gente: “Ah, você tem que estudar!”. “Você tem que trabalhar!”. “Você tem que fazer isso, você tem que fazer aquilo”.
    Isso é de deixar qualquer um doido!! Kk

    Beijos!!

    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Foi essa mesma sensação que tive quando fiz 20 anos também, haha! Verdade, e não posso nem te dizer que essa pressão toda acaba, porque não acaba mesmo não 😛 desculpa! Queria falar o contrário, mas não posso, hahahaha!

      Responder

  2. Lívia Madeira

    esse post serve bem pra como lidar com os problemas na fase dos 30 tbm que é a minha faixa etária. nos conhecer bem e fazer algo que realmente gostamos e chave pra felicidade em qq idade

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Exatamente! Esse post serve para qualquer idade na qual você se perde só por causa de números bobos né?

      Responder

  3. Duane

    É aquela famosa crise dos 20 anos, né? Acontece com quase todo mundo x.x É foda porque é bem isso que você disse, parece que sempre tem alguém que está indo melhor na vida. Só que não é bem assim, né? Confesso que ainda estou aprendendo a lidar com isso, acaba que me cobro muito, mas seu post ajudou bastante <3 Vou seguir essa dica de usar a internet ao meu favor e ir colocando na minha rotina mais projetos e coisas que amo, assim vou evoluindo, vivendo o momento e tudo vai se ajeitando. Muito obrigada, Thami ♥
    Beijos!

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Nós temos o costume de nos cobrar muito mesmo, parece que é natural do ser humano. Isso aí! ♥

      Responder

  4. Juliana Mello @ Juntas e Arrumadas

    Amei o post! Muitas vezes me pego pensando ‘tô com 21 anos e não conquistei quase nada independente ainda’. Dá um desespero, hahaha.
    Bjs,
    http://WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM

    Responder

  5. Simone Benvindo

    Já senti sim, as vezes paro e penso que eu deveria mudar alguma coisa, é uma sensação de que a vida está estagnada. Adorei o post <3

    Responder

  6. yasnaya

    Primeiramente, Feliz Aniversário adiantado. (segundamente Fora Temer)
    Que você tenha muita história pra contar, muita experiência enriquecedora, e que se descubra a cada dia, que sejam grandes descobertas! xero e abraço!

    Sobre o post, já gostei do título!!! Tinha que comentar. E essa tristeza em perder a carteirinha eu tenho até hoje hahaha, e agora que não terei mais esse privilégio, porque vou trancar Letras de vez, estou #CHATIADA. Mas né… ¯\_(ツ)_/¯

    Tenho 30 anosss e essa foi minha terceira faculdade, ou seja, não deixei de ser estudante e nem vou deixar. Parei agora porque estudo pra Concurso, então tive que escolher.

    Nos vinte, até os 24 eu não crisei, mas quando cheguei aos 25 comecei a ter muitas questões, acontecimentos do meu passado e infância me moldavam demais, então tive que romper com várias, muiiiiiiiitas coisas que me influenciavam e que não era eu, eram apenas ecos dos outros. É como você falou, tem que se conhecer, não existe outra escolha, você precisa entender quem você é!

    E hoje com 30, posso dizer que estou no meu melhor momento, comigo mexma, profissionalmente, estou caminhando, o importante é não parar. Mas esses últimos cinco anos foram decisivos pra mim, eu me estudei completamente, procurei entender tudo que me movia, minhas paixões, o meu amor pelos outros e pela minha família, todo o combo existencial foi posto à prova, e eu estou feliz que consegui superar toda a tensão desse momento difícil, foi bem pesado.

    Realmente, vai ter alguém “mais” sempre. Tem que se concentrar em seus objetivos e sonhos, deixa os reflexos pra o espelho.

    Aprender sempre te dá outra perspectiva, e se for de algo diferente do que você está costumada, pronto, é maravilhoso. Eu, por exemplo, estudo programação pelo CodeAcademy, estudo Astronomia pelo Coursera, e escrevo muito pra meu livro, que não sei se será lançado, mas será terminado, que é o que importa pra mim, no momento. E leiooooooooooooooooo todos os estilos. Nada de livros agora, por causa do concurso, mas depois voltarei com tudo, é minha dose certeira de felicidade.

    Eitaaaaaaa escrevi não né, me amostreiiiiiiiiiiii (nordestina haha)

    Felicidades fia, muita luz pra você!

    xero

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Léa! Hahahaha! Também pretendo nunca parar de estudar pra ter justamente esse privilégio da meia entrada (ó as ideia!) hahaha! Tem que entender quem você é e deixar de lado pessoas que não te ajudam a fazer isso, sabe? Fico feliz que tenha superado toda essa tensão, que eu sei que tem e irrita. Foco nos sonhos e objetivos para poder alcança-los. AH! Mesmo que seu livro não seja lançado fisicamente, posta no Wattpad, ótimos leitores saem de lá também 😉 Hahaha! Obrigada pelo comentário, gosto de comentários assim! 😀

      Responder

  7. Tamara MR

    Ei Thami! Primeiro, feliz aniversário adiantado! Deus abençoe sua vida 😀
    Segundo, eu te entendo (e sofro até mais kkkk). Farei 25 este ano e vejo que não estou como (nem onde) gostaria. Mas como você disse, ao invés de ficar me estressando, preciso detectar o que me incomoda e mudar. O problema que vamos nos acomodando com as coisas que nos fazem mal e temos dificuldade em sair dessa zona de conforto negativo. Mas a vida é assim. Vamos vivendo e aprendendo! Parabéns pelo texto!
    Beijos
    Tamara
    https://tamaravilhosamente.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Tamara! É um perigo se acomodar, em todos os casos né?

      Responder

  8. Gabriela Dahmer Coitinho

    Nunca tive problemas com a idade, mas agora, com quase 28, as vezes eu me sinto atrasada, sim. Mas bem pouco, porém isso não me deixa triste, só me dá mais força e motivação para ir atrás do que quero. Tudo no seu tempo, sem pressa. Com determinação a gente chega lá e conquista tudo que almeja.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Estou chocada que você parece ter 18, não 28. Hahaha! Exato! E isso vale para qualquer idade. Tem umas 2 senhoras em algumas aulas comigo, acho incrível, porque isso acaba sendo motivação pra mim que quero fazer mais cursos, sabe?

      Responder

  9. Váh

    Eu não tenho mais carteirinha de estudante, que triste HAHAHAHAH :/
    Eu tenho 26 anos e já passei e as vezes ainda passo por várias crises sobre isso da idade, é foda… mas é aquele ditado “vamos fazer o que?” hahaha
    Feliz aniversário Thami, tudo de bom na sua vida sempre, que Deus te abençoe e que todos seus sonhos se tornem reais. Sucesso e seja feliz!! ♥
    Ah, esses dias estava procurando na internet sobre festa neon e apareceu um post seu de algum aniversário passado, achei legal hahaha 😀

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigaaada, Váh! 😀 É, esse post as vezes tem gente que ainda comenta nele, que bom que tá aparecendo no Google, hahaha! E eu não acredito que você tem 26, parece que tem 16, sério! Hahaha!

      Responder

  10. Marilia Pessoa

    Como vi esse post agora e hoje é dia 5 de agosto: Meus parabéns!!!!!! Muitas felicidades para você!
    Sobre o post, eu estou entrando nos 20 este ano e já me sinto perdida em diversos momentos. Perdida, confusa, frustrada. Eu sei que sou muito nova, mas muitas vezes algumas coisas me deixam meio chateada. Eu me pressiono muito, preciso aprender a me controlar um pouco mais e ser mais ‘de boas’.
    muito bom o post! bjs
    blogtrashrock.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigaaada, Marilia! 😀 Então, aprende a parar de se pressionar tanto logo agora, pra poder ter uma fase dos 20 bem tranquila. 😉 Dica boa! Hahaha!

      Responder

  11. Bella Página- Letícia

    OOi adorei o post, realmente a fase dos 20 é assustador, dia 30 de agosto, vou completar os finalmente 20 anos , e antes de chegar lá já me sinto atrasada nas coisas, em relação a trabalho, faculdade e futuro. Espero que mude haha.
    Ps: Odeio meu trabalho, e espero que logo eu consiga outro.
    Feliz aniversario, tudo de bom hoje e sempre .
    Beijos bom final de semana.
    bellapagina.blogspot.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Letícia!!! Então, não espere, vai agir logo! Pra você não ficar insatisfeita nos próximos anos.

      Responder

  12. Emerson

    Legal o post.
    Parabéns pela nova fase.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    O Jovem Jornalista está de volta! Confira o novo post.

    #jj #jovemjornalista #05deagosto #estreia #JJ2017B

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Emerson!

      Responder

  13. Amanda Mércuri

    É sempre bom saber da experiência de compra de outras pessoas antes de comprar em uma loja, né?! 😉

    Primeiramente, meus parabéns (um pouquinho atrasado)! Bom, quanto ao assunto, eu tenho 26, então minha preocupação é mais com os 30! hahaha! Pra mim sempre bate aquele negócio de que “não conquistei nada do que já queria ter conquistado”. Mas não sou tão encucada com isso não! Acho que o segredo pra lidar com essas fases é apenas ir vivendo.

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Amanda! Concordo, vamos vivendo que o resto vai se ajeitando com o tempo. 😉

      Responder

  14. Amanda

    Que post mais maravilhoso, Thami! Eu amei essas fotos que tu ilustrou, não tinha outro filme melhor que representasse.
    Eu vi as tuas histórias lá no Insta e já te desejei parabéns por lá, mas vai por aqui também: tudo de melhor sempre na tua vida e que tu consiga realizar todos os teus sonhos, viu?
    Eu ainda não cheguei na casa dos vinte, tenho 18, mas confesso que me assusta um pouco. O tempo tá passando rápido demais, realmente. Já tive algumas dessas crises por aí, mas nada melhor do que respirar fundo e ler um post desses, né?

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Pois é, enquanto eu escrevia o post, fui lembrando do filme, haha! Obrigaaada, Amanda! Hahaha! O certo é nem entrar em pânico, é saber viver da maneira certa mesmo.

      Responder

  15. Ariadne Lomazzi

    Olá! Finaaaaaaalmente alguém que me entende haha, eu entrei nessa fase semana passada, exatamente dia 29 de julho eu fiz 20 aninhos, 20 ANOS SCRRR!!! Enfim, você tem razão, não dá pra controlar o tempo e o único jeito é a auto aceitação é procurar ver isso de uma forma legal, afinal eu estou mudando, entrando em uma nova fase talvez, enfim amadurecendo, definitivamente eu estou saindo da adolescencia e isso me assusta, talvez seja esse o problema, o medo de ficar pra trás, isso é estranho! Adorei seu texto e parabéns atrasado, beijoooos!

    https://sejaumunicornio.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Ariadne! Mas saiba de uma coisa: você nunca vai ficar pra trás se correr atrás dos seus sonhos e conquista-los. 😉

      Responder

  16. Thayse Stein

    Eu também tô um pouco abalada, fiz 26 (!) na quinta-feira, pensa. Tô me sentindo meio idosinha, mas aparentemente não há nada pra se fazer. Só seguir em frente e seguir essas dicas lindas que tu compartilhou! Guria, te desejo tudo de lindo e que teu novo ano seja lindo e cheio de realizações 😀


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      26??? QUE? Nãaao, você parece ter 18, sério. Seguir em frente sempre, haha! Obrigada, Thay! Desejo em dobro pra você! 😀

      Responder

  17. Bruna Morgan

    eu to na famosa crise dos vinte hauhua porém já com 22. To loucaaa e perdida aiai

    Responder

  18. Ana Beatriz

    Entro nos 20 ano que vem. E acho que vai ser estranho saber que não sou mais considerada uma adolescente, porque a gente passa tanto tempo nessa fase, que se acostuma. Esse ano eu dei os meus primeiros passos e consegui um trabalho. Aprendi muita coisa e enfrentei algumas coisas do mundo real que foram bem importantes. Ano que vem espero estar finalmente na faculdade. Eu sinto que quero deixar essa época de adolescência pra trás. Já deu o que tinha que dar: sofri, ri, fui trouxa, me apaixonei, agora quero ir pra uma área mais madura da vida (que eu sei também que não é fácil… percebi isso no emprego).

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Na verdade é tudo escolha nossa mesmo. Por exemplo, se eu quiser ainda ser considerada uma adolescente, eu continuo agindo como uma, entende? Tudo depende da nossa forma de agir e lidar com tudo isso. Isso de ir pra fase madura da vida, tem que ser aos poucos pra não ter aquele choque de realidade e a gente cair em modo adolescente de novo, haha!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *