Como dizer “não” em todos os aspectos da sua vida

Ter que dizer não – quer você queira ou não – é uma parte infeliz da vida adulta. Às vezes, você só sente vontade de responder com um simples “Não quero não”, mas não quer incomodar a pessoa ou dar a impressão de que não está disponível em oportunidades futuras.

Seu chefe recomendou que você liderasse um grande projeto! Depois de já recomendar que você gerenciar outros três. Sua melhor amiga quer passar um fim de semana em uma casa de praia. Mesmo que você tenha comemorado o aniversário dela em um restaurante que ela escolheu. Sua mãe sugere que você tenha um fim de semana de filmes com ela! Mas você está sobrecarregada no trabalho e precisa cuidar das coisas no domingo.

Viagem? Fim de semana com filmes? Definitivamente são coisas que você pode querer fazer futuramente.

Dizendo “não” no trabalho

Reconheça que você está sendo convidada porque agrega valor.

Sua colega de trabalho não pediria ajuda em uma tarefa se ela achasse que você faria mal. Sua chefe não te ofereceria uma nova oportunidade se ela pensasse que você não seria capaz de lidar com esse desafio. Um estagiário não abordaria você com uma pergunta se ele não tivesse certeza de que você seria capaz de ajudar.

É um grande tapinha nas costas pedir ajuda (mesmo que às vezes seja a última coisa que você deseja fazer). Cada vez que você é solicitado, você pode ir ajudar, mas é sempre bom lembrar que você pode se sair bem nos outros projetos que você tem, porque você vai ter tempo para fazer adequadamente se falar não. Então, priorize o seu tempo pra não enlouquecer.

Peça tempo para tomar uma decisão.

Você nunca será capaz de dizer sim a todas as oportunidades (não importa o quanto você gostaria), então, em algum momento, você terá que recusar uma proposta. Pode ser mais difícil fazer isso quando você é colocado no lugar.

Se alguém se aproximar de você com uma tarefa extra, sempre peça mais detalhes e algum tempo para analisar. A fórmula deve ser: 1) agradeça à pessoa por pensar em você (reconheça que você está sendo solicitado porque agrega valor); 2) peça um tempo para considerar as consequências; 3) defina um momento apropriado para retornar a pessoa com uma resposta.

  • Soluções

– Se seu chefe se aproximar de sua mesa, diga algo como “Obrigada por pensar em mim. Eu tenho algumas coisas urgente pra fazer agora, então posso ter 20 minutos para avaliar se vou ter tempo para encaixar isso?”

– Se alguém sugerir seu nome em uma reunião em que você está, pode falar confiante: “Estou realmente empolgada por ter sido chamada para lidar com isso. Mas você se importa se eu demorar alguns momentos após a reunião para considerar como isso pode impactar outras coisas que estou fazendo? Posso responder você no final do dia?”

dizer não

Use o tempo para pensar com clareza se você pode dizer não, ou seja, seu trabalho depende disso? E se você tem tempo para se dedicar a ele, sem arrancar os cabelos com estresse.

Se você já está sobrecarregado no trabalho e alguém traz uma oportunidade que você sabe que não pode se encaixar, pule esta etapa e vá direto para a próxima.

Seja claro sobre suas prioridades e se está aberto a mais oportunidades.

É difícil voltar para alguém que depende de você e dizer a ele imediatamente que não. Você não quer que a pessoa pense menos de você e você (talvez) não queira que eles não o considerem como algo para o Projeto Z apenas porque você disse não ao Projeto Y.

Dito isto, todo mundo entende quando está sendo pressionado e todos podem simpatizar por ter muito em suas mãos. Seja aberto e honesto.

A fórmula aqui é: liste o que está atualmente nas suas mãos, deixe claro que isso já é muito ou mais do que você pode lidar e informe à pessoa se e quando você estará aberto para novas oportunidades no futuro. Você também pode agradecer novamente pela consideração, porque a gratidão é um longo caminho.

  • Soluções

– Se é algo que você consideraria no futuro, diga: “No momento, tenho muita coisa acontecendo, porque estou coordenando o Evento A e gerenciando a execução do X da equipe B. Estou lotada de coisas para todos os dias e realmente acho que não tenho o tempo que esse projeto merece. Mas eu realmente aprecio o seu pensamento de mim por esta oportunidade, e o Evento A é daqui a duas semanas. Depois disso, estarei livre e eu adoraria ser considerada novamente para esta tarefa.”

– Se você não está interessado em algo, diga: “Parece um ótimo projeto e é incrível que você tenha pensado em mim. Muito obrigada! Infelizmente, tenho uma agenda cheia de A, B e C e não sou tão apaixonado por esse assunto tanto quanto por essas três tarefas. Eu acho que seria mais benéfico se pudéssemos pensar em alguém apto para isso, que esteja mais interessada em trabalhar nesta tarefa e tenha o tempo apropriado para se dedicar mais a ela.”

Reconheça que dizer “não” uma vez pode não ser o fim. A pessoa que pede pode realmente ter você em mente como a melhor pessoa para o trabalho. Mas ser claro sobre suas prioridades e seguir com elas permite uma conversa que pode ajudar a pessoa a entender por que você não é capaz de assumir algo no momento e, esperançosamente, evitar situações embaraçosas de “Desculpe, mas não” no futuro.

dizer não pra amiga

Dizer “não” em amizades/relacionamentos

Amizades (felizmente) são muito menos complicadas que as relações de trabalho e, portanto, recusar algo com seus amigos tem menos etapas envolvidas do que recusar para o seu chefe.

Avalie se é algo que você realmente pode dizer não.

Sua melhor amiga que segurou sua mão enquanto você chorava durante seu último término está dando uma festa de 25 anos em uma noite de sábado em que você está livre? Sim, você provavelmente deveria ir. Mas seu melhor amigo está perguntando se você quer comprar uma passagem de última hora para visitar outro amiga, mesmo que você tenha precisado de dinheiro recentemente e tenha uma grande entrevista de emprego chegando? Obrigada, próximo.

Determinar se isso é algo que você pode realmente dizer não significa avaliar tanto o relacionamento quanto a pergunta. Você provavelmente está perto o suficiente da pessoa para saber o que é importante para ela, o que a perturbaria e o que ela ignoraria. Então,  saiba dizer não às coisas que não seriam um grande problema para suas amizades (e de não dizer não a elas muitas vezes seguidas também, porque aí é vacilo).

Explique suas prioridades.

Você não deveria pedir desculpas por querer ficar, comer espaguete e assistir uma série nas noites de sexta-feira, em vez de sair bebendo (ok, essa é claramente uma prioridade minha). Assim como você faria no trabalho, agradeça por te convidar, mas deixe eles saberem: “Ei, esta semana, o trabalho foi difícil e eu não dormi muito. Preciso derreter meu cérebro com episódios de Friends e talvez eu esteja com mais energia para sair amanhã à noite”.

Dizer não da forma certa acaba se resumindo a uma coisa: explicar por que é um “não” agora. Se você tem muito em mente, a comunicação certa pode levar muito tempo para garantir que você não fique sobrecarregado.

Mentir também nem sempre é o melhor caminho. O segredo para dizer não em todos os aspectos da sua vida é ter boa comunicação e ser clara nas suas intenções (com educação, claro).

E aí, essas dicas te ajudaram? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 Comments
  • Pathy Guarnieri
    julho 27, 2020

    Amei esse post, Thami. Eu tenho um pouco de dificuldade em dizer não no trabalho e na maioria das vezes, acabo cedendo. Vou começar hoje mesmo a colocar essas dicas em prática quando vierem me propor algo!

    Beijo.
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      setembro 26, 2020

      É, pra fazer trabalho assim eu também era assim muito difícil de dizer não. Principalmente quando é alguém me pedindo ajuda, sabe? Hoje em dia já consigo tentar explicar pra pessoa pra dizer que não vou conseguir fazer tal coisa.

  • Stephanie Ferreira
    julho 27, 2020

    Eu trabalhei muito isso na terapia e ainda sofro desse mal de não saber dizer não e sair acumulando as coisas, o resultado é sempre falta de sono e crises de ansiedade, não é fácil ): mas amei as dicas do post ♥

    Beijoos,
    Quase Mineira

    • Thami Sgalbiero
      setembro 29, 2020

      Sim, o corpo sempre avisa a gente de outra forma, por isso é sempre bom ficar de olho. 😉

  • Carol Daixum
    julho 27, 2020

    Dizer “não” é muito difícil, Thami. Nem sempre consigo e várias vezes já fiquei estressada por querer agradar a todos. Mas acho que, hoje em dia, consigo me posicionar de uma forma melhor. E acho que quando as coisas são ditas com jeitinho, fica tudo bem! Enfim, é um treinamento diário. Adorei as soluções e dicas que você selecionou! Com certeza, vão ser bem úteis. E eu sempre agradeço por ter pensado em mim. Porque muitas vezes é uma honra mesmo, né? ♥

    Ah! Quanto ao livro da Michelle Obama: não vi o documentário ainda, mas acho que o livro é mais detalhado mesmo. Tenta ler no Kindle se for possível. Mas se não, acho mega válido treinar no app o espanhol e ler nessa língua. =D

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

    • Thami Sgalbiero
      outubro 3, 2020

      Sim, Carol! Saber falar também ajuda muito! Dizer “não” nem sempre é grosseiro, tudo depende da forma como você fala e como a pessoa entende.

      Preciso ler esse livro, só no documentário eu já adorei! Acredito que o livro é mais detalhado mesmo. Obrigada! 😀

  • Ray Cunha
    agosto 1, 2020

    Olá Thami,
    Que post mais sensacional. Tenho trabalhado muito isso em mim, aprender a dizer não, sendo sincera e sempre tentando me colocar em primeiro lugar, fazendo coisas que realmente me deixam feliz, não para agradar aos outros. Mas é exercício diário, e sempre leio relatos das dificuldades de dizer não, ou até pessoas próximas me dizendo que não conseguem fazer isso. Seu post aborda um tema super necessário. Adorei!

    Beijo!
    http://www.amorpelaspaginas.com

    • Thami Sgalbiero
      outubro 3, 2020

      A gente as vezes cai nessa de fazer o que vai deixar o outro feliz e vai esquecendo do que vai deixar nós mesmas felizes, sabe? Fico feliz que tenha gostado do post, Ray! 😀 Obrigada! E é como você disse mesmo: é um exercício diário.

  • Carol Justo
    agosto 3, 2020

    Esse post é MUITO necessário! A gente tem que aprender a lidar e aceitar o não. Essa urgência e necessidade de ser “vamos? vamos!” é um tanto quanto problemática. Somos seres humanos e não robos e não tem absolutamente nada de errado em respeitar nossos limites e respeitar nossas próprias vontades. Esse post é incrível, obrigado por isso.

    Beijos,
    Carol Justo | Pink is not Rose

    • Thami Sgalbiero
      outubro 3, 2020

      É, em alguns momentos eu até sou a pessoa do “vamos? vamos!” mas depende muuuito, antes eu nem pensava, falava “VAMOS!” e depois é que pensava “poxa, mas eu nem gosto desse lugar, o que to fazendo aqui?”. E quem não respeitar nossos limites, que saia da nossa vida né? São várias questões que envolvem um “vamos!” haha! Enfim, fico feliz que tenha gostado do post, Carol! 😀

  • Simone Benvindo
    agosto 4, 2020

    Poste super necessário, amei demais. Eu tenho muita dificuldade de dizer não, mas suas dicas me ajudaram muito.
    Charme-se

    • Thami Sgalbiero
      outubro 3, 2020

      É só ir treinando diariamente! 😉

  • Paulina
    agosto 4, 2020

    Como é difícil dizer “não”. As vezes os “sims” estão tão enraizados na gente, que nem percebemos se queremos ou devemos fazer aquilo que nos pedem. Boas dicas e exemplos!

    https://naoseavexe.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      outubro 3, 2020

      Pois é, também já cansei de aceitar fazer algo e depois me arrependi, agora prefiro ficar calada pensando do que responder de imediato e me arrepender. 😛

  • Gabi Ramalho
    agosto 7, 2020

    ai guria, como é difícil dizer “não”, né… e é uma coisa que quase todo mundo tem dificuldade, logo deveria ser normal o fato de negarmos alguma coisa sem ficar pisando em ovos.

    de fato, nas nossas relações mais próximas é fácil de dizer não e explicar o motivo, mas no trabalho eu ainda sofro bastante com isso. qualquer demanda que chega pra mim é “sim”, “sim” e “sim”, até que na última reunião de feedback eu dei uma leve explodida e o pessoal percebeu o quão sobrecarregada eu estava. tá vendo, se tivesse dito não, não teria acontecido isso kkkkk

    adorei o post e as dicas! mas o que mais gostei mesmo foi essa visão de: estou te dizendo “não” agora, neste momento, nestas circunstâncias, e não para sempre. acredito que o que falta na gente é justamente deixar isso claro, de que o canal está aberto para oportunidades futuras, mas que no momento não será possível.

    • Thami Sgalbiero
      outubro 3, 2020

      Acho que é mal do ser humano querer agradar sempre alguém, pode não ser todo mundo, mas a gente sempre tá querendo agradar alguém. Pois é, no trabalho é mais complicado, porque na maioria das vezes são pessoas que a gente não conhece e/ou não tem muita afinidade, mas é necessário dizer “não” as vezes. Isso! Você pode dizer “não posso fazer tal tarefa agora por já estar com uma prioridade aqui, pode ser depois?” 😉 Fico feliz que tenha adorado o post! 😀