Como lidar ao ser interrompida, sendo mulher

Se tem algo que eu detesto mais do que quando um homem tenta explicar algo para uma mulher, assumindo que ela não entende sobre o assunto, é ser interrompida.

Isso já aconteceu com a maioria de nós, mulheres, em algum momento. Como por exemplo, você trabalhou muito para uma apresentação. Entra na reunião, apresenta seu tópico, apresenta seus dados – e então, quando está no meio de uma linha de pensamento e ideia brilhante, super empolgada até alguém te interromper para fazer uma observação que você já iria falar ao longo da apresentação. É frustrante, não é? E isso não acontece só no trabalho. É tão irritante quando eu estou contando uma história engraçada e sou interrompida antes mesmo de chegar no final.

Ser interrompida com frequência pode fazer com que a pessoa se sinta prejudicada. Porque essa “simples ação” desencoraja qualquer pessoa a compartilhar seus pensamentos.

A verdade é que todo mundo odeia ser interrompido. Mas a razão pela qual estou falando em relação as mulheres é porque muitas vezes pode ser uma questão de gênero. Vários estudos já mostraram que as mulheres tem mais tendência de serem interrompidas do que os homens.

Então, sabendo que calar alguém geralmente não é uma resposta social aceitável na maioria dos casos, o que você pode fazer na próxima vez que for interrompida?

ser interrompida

Chame a atenção disso

Desde muito novas aprendemos a ser educada acima de qualquer outra coisa – e é uma lição que levamos até a idade adulta. Quando somos interrompidas, geralmente a gente acaba engolindo nossa frustração, certo? Esperamos educadamente a próxima pausa na conversa para voltar ao que estávamos dizendo.

No entanto, em um ambiente profissional ou acadêmico, as pessoas que não falam tem mais tendência de serem ignoradas, por isso é importante chamar a atenção em certas interrupções quando acontecem.

via GIPHY

Declarações simples como “Por favor, deixa eu terminar” ou “Peraí, não terminei” podem ajudar bastante a se fazer ouvir. Se for uma situação que você não pode se dar ao luxo de confrontar – como uma reunião de alto risco com o seu chefe ou uma entrevista de emprego -, tente dizer algo como “Ótimo ponto, vou voltar nisso daqui a pouco” e continue o que estava dizendo. Evite usar uma defesa quando fizer isso. Nada de “Desculpa, mas…”. Lembra que você é que está na situação, por isso não precisa se desculpar!

Recupere o controle da conversa

Quando você é interrompida, existe uma grande chance de que a conversa fique completamente prejudicada e o foco mude para algo que a outra pessoa deseja discutir. No momento em que você consegue voltar ao “palco”, você perde sua linha de pensamento. Isso obviamente não é bom se você estiver em uma reunião importante.

Antes que isso aconteça, é necessário recuperar o controle da conversa. Faça uma anotação mental do que você estava prestes a dizer ou anota no celular, se puder. Então, antes que o tópico mude para algo diferente, corta para uma frase como “Antes de continuar com isso, ainda tem mais alguns pontos que eu gostaria de abordar antes de encerrar”. Sim, interromper alguém é errado, mas, neste caso, você está justificando! Então, repita o último ponto que você falou antes de ser interrompida e depois termina o que estava dizendo. 😉

Defina as expectativas antecipadamente

As interrupções nem sempre acontecem quando a outra pessoa é grossa ou sem noção. Porque também pode acontecer com expectativas incompatíveis. A maneira como trabalhamos mudou drasticamente na última década. As reuniões agora são assuntos mais colaborativos, em que as pessoas devem participar dando suas próprias ideias e debaterem juntos.

Portanto, se você estiver fazendo uma longa apresentação ou estiver em uma situação em que gostaria de compartilhar seus pensamentos sem interrupções, checa pra ver se seus colegas sabem disso antes de começar. Pode ser útil para todos se você definir uma pauta logo no início.

  • Informe as pessoas quanto tempo aproximadamente a sua apresentação vai ter e quais pontos você vai abordar – e termine mencionando que você ficaria feliz em responder as perguntas nos últimos 10 minutos.

Uma vez que seus colegas saibam que você vai dar um tempo para que eles expressem suas opiniões, é menos provável que eles participem com perguntas ou observações no meio da sua apresentação.

Tenha um bate papo individual

Se você notar um padrão com uma pessoa em particular que te interrompe sempre, pode ser mais válido ter uma discussão individual com ele. As pessoas que costumam interromper os outros nem percebem que estão fazendo isso. Talvez eles estejam simplesmente entusiasmados e mal podem esperar que você termine pra falar. Talvez eles estejam indo em uma direção que inconscientemente os fazem desvalorizar as suas opiniões.

Uma conversa em particular te dá uma oportunidade melhor de ser mais verdadeira com eles, sem que eles fiquem na defensiva. Deixe que a pessoa saiba como as interrupções fazem você se sentir e afirme que, mesmo você valorizando essa troca, você prefere que ele espere até você terminar.

Se eles realmente não percebem que fazem isso, eles mesmos podem se surpreender e até gostar do fato que você alertou.

via GIPHY

E aí? Já aconteceu isso com você? Como você lidou com essas interrupções – tanto no trabalho quanto em sua vida pessoal? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 Comments
  • Adriel
    abril 20, 2021

    nunca sofri com a questão de ser interrompido pq acho q as vezes sou eu q interrompo os outros. é algo q estou trabalhando há um tempo.

    geralmente, eu me empolgo e já abro a minha boca cortando a outra pessoa. em minha defesa: eu volto no assunto pra q o outro continue, mas eu sei q deve ser bem chato ser interrompido. 🙁

    uma coisa q abomino é quando alguém corta o outro pra humilhar em público. em algumas reuniões q participo acontece isso demais… na próxima vez, vou é encaminhar o seu post pra ver se os outros se toca. EU ME TOQUEI! obg.

    bj!

  • Radi
    abril 21, 2021

    This happens to all of us. I feel like we learn as we go. The feeling to be interrupted isn’t nice but we also tend to do it to other people sometimes.

    http://www.fashionradi.com

  • Kalyne Ferreira de Sousa
    abril 28, 2021

    Olá
    Tudo bem?
    Postagem mais incrível e necessárias, as vezes nós mulheres somos reprimidas em nossas falas e muitas vezes somos passada para trás e importante termos conhecimento do nosso poder.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

  • Ane
    abril 28, 2021

    Ah, ver esses gifs de The Bold Type me bateu uma saudade da série! Achei as dicas super válidas. Ninguém merece ser interrompida pelos simples fato de se ser mulher não é mesmo!?

  • Fernanda Rodrigues
    maio 3, 2021

    Oi, Thami!
    Acho que toda mulher já passou por isso. O pior é quando você sinaliza que foi interrompida e o homem “se dói”, diz que você está sendo rude, que ele não fez isso ou coisa do gênero.
    Me irrita demais quando um cara me interrompe para repetir o que eu disse. Normalmente eu respondo com um “você me interrompeu para repetir o que eu disse e mostrar que entendeu. Fico feliz que tenha compreendido, mas não precisava ter me atrapalhado agora”. Normalmente eles se tocam. uahsuhasua
    Essa dica de falar quanto tempo de apresentação, eu uso para a vida (principalmente quando estou dando aula). Isso ajuda demais a acalmar os ouvintes ansiosos.

    Espero que, cada vez mais, os homens se eduquem em relação a isso tudo! 🙂

    Um beijo :*

  • Simone Benvindo
    maio 6, 2021

    Já sim e é bem chato. Me lembrei de uma aula da faculdade. Nós fizemos uma dinâmica e eu levantei um ponto que até então ninguém havia pensado e um dos meus colegas ficou o tempo todo me falando do ponto de vista dele, como se eu não tivesse entendido ou não pudesse ter outro pensamento, enfim.
    Charme-se

  • Marcela
    maio 9, 2021

    Isso já aconteceu comigo no meu próprio instagram. Eu estava falando sobre o mercado de moda e cada stories que eu publicava um infame respondia, logo pensei, se estivéssemos conversando pessoalmente, ele estaria querendo falar mais do que eu, me interrompendo em um assunto que eu domino.
    Adorei suas dicas, vou aplicar quando começar a ver que isso esta acontecendo.

    Beijos
    Marcela Miranda

  • Leslie Leite
    maio 10, 2021

    Eu sou tão sem paciência que dependendo da situação, quando alguém me interrompe eu já mando tomar no c*! Hahahaha, rindo de nervouser. Achei muito bacana as suas dicas, por que elas são pacíficas e educadas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  • Masha
    maio 11, 2021

    Em conversas em grupo, não sou interrompida porque nem me dou o trabalho de falar. Fui acostumada a ficar caladinha desde cedo. Geralmente quando sou interrompida é no um-a-um, e nesses casos eu sempre falo “ok, já falamos sobre isso, deixa só eu terminar de falar o que eu tinha pra falar”. O tenso é que essas interrupções desviam total minha atenção então é bem frequente que eu esqueça o que ia falar porque fui interrompida. Chatão isso. 🙁

  • Camila Faria
    maio 16, 2021

    Nossa Thami, fico furiosa só de pensar nesse hábito masculino terrível. Toda vez que eu vejo um ‘manterrupting’ acontecendo tenho vontade de voar no pescoço da pessoa. Sem paciência total pra esses homens sem noção!