Como praticar a gratidão em momentos difíceis

Pode me chamar de louca, mas eu sempre tentei ver o lado bom das situações pra me sentir grata em momentos difíceis. Sempre mando a frase “Ah, mas pelo menos…” com um ponto positivo. Cada perda que sofri, cada entrevista de emprego que não deu certo e cada amizade distanciada abriu a oportunidade para coisas maiores e melhores – por mais doido que isso seja. Porém existem alguns momentos em que parece egoísta, errado ou impossível procurar um “momento gratidão”. Às vezes você não consegue encontrar a lição que pode ser aprendida, e parece besteira procurar isso. Mas a verdade é que a gratidão não é fútil ou ingênua. É uma estratégia de enfrentamento.

A gratidão é o que faz nossos dias bons parecerem ainda melhores, mas, mais importante, é a ferramenta que ajuda a gente a superar os dias ruins. Se sentir grato não faz voltar instantaneamente a alegria e não te faz esquecer totalmente os momentos difíceis. Seria ridículo te aconselhar a se concentrar no arco-íris, quando a tempestade é impossível de ignorar. Em vez de ser uma “cura pra tudo” em momentos difíceis, a gratidão é uma ferramenta que pode nos ajudar, mesmo que a gente não tenha certeza do que podemos fazer.

Aqui estão 7 maneiras alcançáveis e concretas de encontrar algo bom, mesmo nos piores momentos:

1. Pare de se preocupar com o que te falta e comece a ser feliz pelo que você tem

Quando eu me sinto ansiosa, é difícil dormir. Recentemente, percebi que tinha duas opções: continuar me estressando com o pouco sono que estava dormindo ou me sentir grata pela quantidade que consegui. Demorou, mas comecei a acordar e pensar: “Nossa, consegui quatro horas de sono pra descansar e recuperar a energia do meu corpo!” em vez de “Ah, não, só consegui dormir quatro horas e vou ficar cansada o dia todo”. E então a coisa mais louca aconteceu: eu realmente comecei a dormir melhor depois disso. Somando, claro, com o chá de maracujá que venho tomando toda noite também.

via GIPHY

A lição aqui é a mentalidade clássica do copo meio cheio. Todos nós recebemos um copo com uma certa quantidade de água, e cabe a nós decidir se fica cheio ou vazio. Não temos o poder de ver o vidro de uma forma ou de outra, mas temos o poder de mudar a realidade da água. Quando um copo está meio cheio, você sente que tem mais e é melhor que nada, certo? É como as minhas horas de sono. Posso dormir mal por seis horas e acordar mais cansada do que se tivesse dormido por quatro horas. Tudo depende da perspectiva.

pequenas coisas

2. Comece com as pequenas coisas

Quando você estiver em um daqueles momentos em que nada tá dando certo, encontre qualquer coisinha que esteja dando certo e se agarre a ela: uma tarde ensolarada, uma amiga pra ligar, a capacidade de respirar, uma refeição deliciosa. Se você pensar bem, essas “pequenas coisas” na verdade não são “pequenas”. Muitas coisas parecem tão normais que muitas vezes passam despercebidas, mas essas “pequenas” coisas muitas vezes se tornam as partes mais importantes e significativas das nossas vidas. Anote tudo o que você pode encontrar para ser grato (não importa o quão pequeno seja) e comece a procurar mais pequenas coisas pelas quais possa se sentir grato todos os dias.

3. Faça uma coisa produtiva hoje que você goste

Às vezes, pode parecer uma tortura pensar em fazer qualquer coisa, muito menos marcar todas as coisas da sua lista de tarefas (já passei por isso) ou trabalhar um dia inteiro de trabalho. Se puder, esqueça sua lista de tarefas e, em vez disso, faça apenas uma coisa que você goste. Faça um almoço gostoso, saia e faça jardinagem ou reorganize seu armário (se você for como a Marie Kondo e a organização te despertar uma alegria ??‍♀️). Realizar algo pequeno faz com que você se sinta um pouco mais forte e capaz do que antes, e já vai ter algo novo pra agradecer (como uma refeição gostosa, flores recém plantadas ou um armário organizado).

meditação na praia

4. Experimente uma meditação de gratidão

A meditação pode ser a ferramenta mais eficiente pra sair da sua mentalidade atual e entrar em uma nova (mais favorável). Você pode sair de uma meditação acreditando que algo maior está esperando por você do outro lado, ou pode apenas se sentir grato por sua determinação em seguir em frente. Adoro seguir as meditações da Vanessa Scott no Spotify durante os momentos difíceis, mas o objetivo é encontrar um propósito. Transforme a incerteza em oportunidade e as dificuldades em lições, encontrando um espaço tranquilo e registrando ou refletindo sobre uma meditação focada na gratidão.

5. Não espere a perfeição

Eu e minha luta com o perfeccionismo. As pessoas mais felizes e gratas sabem que a vida nem sempre é fácil, perfeita ou justa. A questão não é se a vida é justa, mas se podemos seguir em frente apesar de não ser. Muitos caem no padrão de “Quando eu me mudar, vou ser feliz” ou “Quando eu ganhar mais dinheiro, vou ser feliz”. Mas a felicidade dependente de qualquer circunstância é simplesmente falsa. Ser feliz é uma habilidade, não um resultado. Os momentos mais difíceis podem ensinar como realmente alcançar a felicidade, então não desperdice essas oportunidades.

perdoar

6. Perdoe

Vamos ser honestos: você não pode ser totalmente grata por seu namorado levar café na cama todas as manhãs se você ainda está chateada com aquela coisa que ele te disse na semana passada. Você não pode controlar muitas situações, mas pode controlar a maneira como experimenta. Comece dando mais perdão para aqueles que você ama, isso tudo pra se abrir a mais oportunidades de sentir a gratidão.

Além das pequenas brigas com as pessoas na sua vida, pratique o perdão em uma proporção maior. Perdoe as situações por não ter dado certo (como uma festa cancelada ou férias) e perdoe outras pessoas, não importa o quê. Seja familiar ou colegas de trabalho, perdoe os outros por decisões e ações que você mesmo não teria feito. O perdão não significa ser fraco, é uma das coisas mais fortes que você pode fazer naquele momento. Qualquer palavra, pensamento ou comentário negativo vai te magoar muito mais do que a pessoa sobre a qual você está expressando essa negatividade. O objetivo da vida é, de fato, ter compaixão um pelo outro.

7. Ajude outra pessoa

Ainda sobre ter compaixão, o melhor conselho que já recebi – seja para lidar com a ansiedade, passar por uma fase particularmente difícil da vida ou superar um término – era sair de mim. Sabe qual é a cura para quase qualquer emoção ruim ou problema de vida? Conexão humana e compaixão. Quando temos consciência de outras pessoas e suas lutas, a compaixão é o que ajuda o outro a sobreviver.

Sim, você ainda pode ajudar os outros mesmo que de longe: fazendo uma doação para uma organização sem fins lucrativos, comprar mantimentos para um vizinho idoso ou um profissional de saúde, deixar uma gorjeta para o carteiro ou dá uma observada nos seus familiares e envie mensagens de apoio. Você só pode ser lembrado de quantas coisas você tem que ser grato.

E aí? Como você pratica a gratidão em momentos difíceis? Comenta aqui!

Este post faz parte de uma blogagem coletiva. Confira as outras postagens em: Pandinando Sweet Luly | Algumas observações | Confabulando | Justo Eu! | Camila por Aí | Profano Feminino | Inventando assunto | Tô Pronta!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comments
  • emerson
    agosto 25, 2022

    Arrasou! Gostei muito dos posts. Que sejamos gratos todos os dias de nossas vidas.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Tem post novo! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Gisley Scott
    setembro 6, 2022

    A primeira dica já vale o post inteiro! A vida é da cor que a gente pinta. E aquilo que procuramos sempre encontramos, quer seja bom ou ruim. Existe um versículo na Bíblia que diz :

    Provérbios 18:20,21 :Do fruto da boca o coração se farta; a língua faz todo o corpo responsável pelas consequências de suas palavras!…

    As pessoas podem achar que é besteira, mas as palavras tem poder sim. O que pensamos tem poder sim. Então já que tem poder, vamos usar o poder para as coisas que queremos.

    Ótima reflexão!

    Beijos!

    Gisley Scott
    http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

  • karolini Barbara
    dezembro 6, 2022

    É como dizem: “faça o melhor que pode com o que tem agora, e quando tiver mais faça melhor ainda”.
    A gente às vezes está tão preocupado com o que quer conquistar, que não foca no processo, na caminhada. Apenas no resultado. E o resultado vem com as pequenas coisas que fazemos.
    O seu último tópico, ajude outra pessoa, é muito importante. Eu faço trabalho voluntariado uma vez ao mês, e digo que são um dos melhores momentos que tenho em minha vida. É gratificante saber que nós temos utilidade muito maior para ajudar ao outro, sem esperar nada em troca.

    Blogger | Pinterest