10 dicas para trabalhar em casa sem falhar

Parece que a maioria de nós está trabalhando em casa agora, e eu gostaria de compartilhar algumas dicas para trabalhar em casa que aprendi ao longo desses anos trabalhando em casa com o blog (quase que em tempo integral) há mais de 5 anos agora! Loucura.

O que você pode ter percebido (ou ainda vai perceber) é que a parte mais difícil de trabalhar em casa são as distrações. Enquanto sento aqui e digito na minha mesa, olho em volta e penso em muitas outras coisas que eu poderia fazer em vez de trabalhar. Eu terminei de dobrar minhas roupas no quarto? Preciso guardar as roupas no guarda-roupa. Johnny parece tão sozinho ali no canto da gaiola, talvez eu deva pegar ele e fazer carinho? Entrega? Será que é pra mim? São muitas distrações!

Trabalhar em casa exige uma autodisciplina, mas tem muitas coisas que você pode fazer para ajudar a manter a produtividade enquanto trabalha em casa. Ainda não podemos ser mega produtivos, mas estou defendendo o fato de que todos podemos nos tornar mais saudáveis apenas trabalhando em casa. Agora é a hora de desenvolver alguns hábitos saudáveis: você pode preparar refeições mais nutritivas, meditar e encontrar tempo para um pouco de movimento durante no seu dia de trabalho.

trabalhar em casa

1. Mantenha sua rotina matinal

Uma rotina matinal pode definir o sucesso no seu dia inteiro. Se você costuma ter uma rotina matinal antes de sair para trabalhar, mantenha! Acordava todos os dias no mesmo horário, tinha 5 minutos de meditação, fazia meu café e saboreava meu café da manhã enquanto ia ouvindo um podcast ou música.

Sabe o que pode te ajudar nisso? Sentar e escrever exatamente como deseja que a sua manhã ideal seja. Você precisa de 30 minutos para preparar um café da manhã saudável? 10 minutos para seguir sua rotina de cuidados da manhã (como escovar os dentes, lavar o rosto, passar creme/protetor solar,…)? Seja muito específico e descubra a que horas você precisa acordar para garantir que sua manhã seja planejada e que você não se fruste.

2. Se vista

É incrivelmente tentador trabalhar em casa de pijama o dia todo, eu sei. Porém descobri (da maneira mais difícil) que esse é o caminho rápido para um dia totalmente improdutivo. Tomar um banho e se vestir para o dia, ajuda a sinalizar ao seu cérebro que você tem trabalho a fazer, isso faz com que você se prepare mentalmente para o que está por vir. E ainda dá aquela acordada! 😉

3. Crie um espaço para trabalhar em casa confortável

Nem todo mundo tem um escritório em casa, e tá tudo bem! Mas é útil escolher um local em sua casa como seu “escritório” e não deve ser sua cama ou sofá. Se você não tiver um espaço de trabalho, toda a sua casa pode acabar se tornando o espaço de trabalho. A mesa da cozinha está bem, se é tudo o que você tem, mas tente encontrar um espaço onde você possa realmente fechar a porta quando começar a trabalhar em casa.

Tenho dois lugares confortáveis que eu intitulo como “meu escritório” em casa e, quando estou nele, sei que é hora de ser produtiva. Minha mesa de escrivaninha no quarto que fica com o meu computador desktop mesmo e a mesa da sala onde coloco meu notebook. Quando termino de trabalhar, abro a porta do quarto, sendo um ótimo sinal para o meu cérebro de que é hora de desligar o modo trabalho e passar um tempo fazendo as outras coisas que gosto.

4. Se livre das distrações

Quando meu espaço de trabalho está desorganizado, minha mente fica também. O blog pede que eu seja criativa todos os dias, e é preciso ter um espaço de escritório limpo, totalmente organizado e sem distrações para que eu possa me concentrar e deixar minha mente se abrir para ideias. É por isso que elimino todas as distrações que posso quando estou trabalhando no computador. As vezes alguém fala comigo nesse tempo e eu estou tão concentrada que nem presto atenção.

Não assisto TV enquanto estou trabalhando, fecho a porta do quarto e limpo a mesa toda manhã. Pode parecer “divertido” assistir TV enquanto você trabalha em casa, mas essa é uma maneira incrível de deixar sua produtividade ir pra longe! Assistir à TV deve ser um prazer, e você pode fazer isso no almoço ou a noite depois de terminar seu trabalho.

5. Comece com uma lista de tarefas

Escrever uma lista de tarefas todas as manhãs faz com que o dia pareça menos assustador, mais fácil de gerenciar e te ajuda a se concentrar em cada tarefa. As vezes escrevo essa lista quando termino de trabalhar em casa no dia anterior, porque daí começo o dia já sabendo tudo o que tenho que fazer. Eu priorizo ​​o que é mais importante e depois cruzo as coisas na medida que vai avançando. É realmente tentador tentar fazer várias tarefas em casa, mas você é realmente mais produtivo se concentrando em uma coisa de cada vez.

6. Crie regras básicas com as pessoas em sua casa

Esta só se aplica a mim quando minha mãe está em casa. Mas se você tem filhos ou colegas de quarto, isso definitivamente se aplica a você! É importante definir algumas regras básicas com outras pessoas que compartilham seu espaço. Se você tem filhos, eles precisam de regras claras sobre o que podem e o que não podem fazer durante o seu horário de trabalho. Além disso, só porque você está em casa e pode cuidar do seu animal de estimação ou crianças, não significa que os outros membros da sua família devam achar que você sempre vai fazer isso. Lembre cada um delicadamente que esse ainda é um dia de trabalho para você! Quando minha irmã também está estudando em casa, ficamos em lugares separados e diferentes, porque é muito tentador conversar uma com o outra e nos distrair quando ficamos no mesmo ambiente.

Por isso tenho dois lugares como meu espaço de trabalho aqui em casa. Então, por exemplo, quando minha irmã precisa ficar no quarto (sim, divido o quarto com a minha irmã) daí eu fico trabalhando na mesa da sala. E quando sei que não vou atrapalhar ela ficando no quarto, vou para o meu desktop e ela fica na sala. Neste exato momento estou na escrivaninha do meu quarto.

7. Faça pausas!

Pausas podem ajudar MUITO se você trabalha em casa! Se preciso ficar no computador a tarde toda, tento fazer uma pausa de 10 minutos a cada 30 minutos trabalhando. Uso uma extensão do Google Chrome chamada Strict Workflow, com ela você pode definir quanto tempo de trabalho você quer ter e quais sites quer bloquear para não se pegar dando aquela “olhadinha rápida”. Toda vez que a extensão está em ação, ela bloqueia os sites que você selecionou.

google chrome

pausa no trabalho

Quando o tempo de trabalho acaba, a extensão avisa com uma notificação no seu computador junto com um som de alarme. Isso tudo você pode definir nas opções da extensão. Se quer com som na notificação ou não, quantas horas ou minutos quer trabalhar em casa e quantos minutos de pausa quer ter.

strict workflow

Na pausa, vou até a casa da minha vó para conversar um pouco com ela, faço um lanche ou dou uma olhada no Instagram. E não economize no seu almoço! Reserve uma hora para almoçar e o que mais quiser, até mesmo para assistir a um programa da Netflix. Essa é a beleza de estar em casa!

8. Saia de casa

Não sair de casa o dia todo pode ser mentalmente difícil. É por isso que gosto de sair para passear pelo menos uma vez por dia, nem que seja para ir só no quintal ou calçada pegar um solzinho. Estudos têm mostrado que estar fora pode melhorar a memória, combater a depressão e diminuir a pressão arterial. Às vezes, está muito calor lá fora, mas prometo que você vai se sentir revigorado pegando esse sol – e é uma ótima oportunidade para sair de casa!

9. Socialize!

Seja com seus colegas de trabalho, amigos ou familiares, é bom socializar todos os dias, já que trabalhar em casa pode ser muito isolado. A melhor maneira (eu acho!) de socializar é com uma ligação por voz ou vídeo para que você possa ver a pessoa cara a cara. Tente fazer uma ligação todas as tardes ou à noite para conversar com uma amiga, seus pais ou avós caso esteja longe deles. Isso vai fazer você se sentir um pouco mais humano!

10. Defina uma programação restrita

Deixei essa dica por último, porque acho que é mais importante. Quando você trabalha em casa, é importante definir um cronograma e cumprir. Ter instruções claras sobre quando trabalhar e quando finalizar o dia me ajuda a manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Caso contrário, é fácil dormir, ficar de pijama e trabalhar em casa a qualquer hora do dia e, às 16h da tarde, perceber que ainda não almocei. O objetivo é não ter sua vida profissional ultrapassando a sua vida pessoal. Como blogueira, todos os dias parecem um pouco diferentes para mim, mas aqui está um exemplo de como costumo estruturar meus dias:

agenda trabalhar em casa

Meu dia pode parecer um pouco diferente do seu, já que o blog é bastante incomum – eu posso gravar vídeos em momentos estranhos ou ter uma troca de e-mails no meio do dia – mas espero que isso te dê uma pequena ideia de como você pode organizar seu dia trabalhando em casa. Também ajuda a agendar horários para limpar seu quarto ou arrumar seu guarda-roupa. Dessa forma, você não fica tentada a fazer durante o horário de trabalho, e que tem um tempo separado para isso! Ei, esse planner semanal pode te ajudar também! 😉

Pense em todas as coisas que você não pode fazer durante o seu trabalho, na empresa, que seu chefe já acha ruim.

Se você trabalha em casa, eu adoraria saber das suas dicas também. Comenta aqui e compartilha pra gente!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

26 Comments
  • Marcela
    março 25, 2020

    Eu tenho dificuldade de criar uma rotina com horários e acho que não funciona pra mim, porém, fazer listas de tarefas é essencial pra eu conseguir executar TUDO o que eu preciso.
    Eu amei a dica do extensor e estou instalando ele aqui agora mesmo. Trabalhar com internet é difícil por conta das inúmeras distrações.

    Beijos,

    marcelamirandadesigner.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 16, 2020

      Te entendo bem, não curto muito uma rotina, por isso que essa agenda diária aí vive mudando. Esse extensor é bom para as distrações não te atrapalharem, aí é só deixar o celular com a tela virado pra baixo que fica tudo certo, haha! 😉

  • Paulina
    março 28, 2020

    ótimas dicas! Mas realmente, sou péssima em disciplina trabalhando em casa, qualquer coisa me distrai e sinto que sou menos produtiva. Quem sabe seguindo essas dicas a risca as coisas não mudem

    naoseavexe.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 18, 2020

      Não precisa nem seguir a risca, mas só de seguir algumas já vai ajudar. 😉

  • Thayline
    março 29, 2020

    Finalmente coloquei minhas ideias no lugar e decidi voltar para a blogosfera e uma das primeiras coisas que veio a minha mente foi ver se tinha post seu, fico feliz que continue ativa por aqui <3! Amei o post. Estou tendo que estudar Ead por causa desse caos na sociedade e estou tão sem rumo, sério. Vou seguir seus conselhos e ver se consigo tomar um rumo, já que nos últimos dias acabei procrastinando e vendo séries de pijama no sofá, sabe? hahaha. Te admiro muito por ter essa rotina tão estabelecida, achei tanta coisa. Vou começar com rotininha e ao longo dos dias vou fortificando. Beijoo!

    • Thami Sgalbiero
      abril 18, 2020

      E eu fico feliz por você ter voltado <3 Dar um tempo nesses dias também não faz mal, tá difícil pra todo mundo, mas é só organizar que dá certo ver série de pijama no sofá depois da aula, hahaha! 😉 Eu vou trocando aí nessa agenda diária, tem dias que faço só metade do dia e fico o resto assistindo série também.

  • Bruna
    março 29, 2020

    Oi Thamiiiii. Tô trabalhando de home também, eu trabalho numa redação e no começo foi meio complicado, mas a lista de tarefas está me ajudando muito. Gente que post útil pra esse momento da minha vida, aqui em são paulo a gente não para nunca e ter que desacelerar com certeza é complicado, mas vai dar tudo certo e é por uma boa causa, né?

    Beijo, Bru.
    maniadebruna.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 23, 2020

      Sim sim, Bru! É por uma boa causa, no final tudo vai ficar bem e nesse tempo vamos aprendendo muitas coisas também. 😉

  • super válido seu post, nesses tempos são mesmo ótimas dicas pra quem tem a chance de trabalhar em casa. eu infelizmente ainda estou tendo que ir até o trabalho, mas adoraria estar fazendo home office

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      abril 23, 2020

      Poxa 🙁 mas se cuida!!!

  • Aléxia Macêdo
    abril 5, 2020

    Oi Thami, adorei seu post. Tem muita gente falando sobre o assunto, mas a maioria é bem genérico. Gostei da dica dessa extensão e acho que vou baixar no meu computador também. Tem anooos que trabalho em casa, antes era só uns jobs, mas agora é uma rotina mais puxada e ainda tenho dificuldade em me adaptar.
    https://osdeliriosliterarios.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 23, 2020

      Fico feliz que tenha ajudado, Aléxia!!! 😀

  • Pathy Guarnieri
    abril 6, 2020

    Thami, essas dicas são ótimas e funcionam! Estava trabalhando em casa também e minha rotina era bem parecida com a sua! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      abril 25, 2020

      Siiim, funcionam! 😀

  • Simone Benvindo
    abril 8, 2020

    Eu trabalho em casa já tem bastante tempo, e amo demais, não quero trocar isso por nada. Realmente é necessário muita disciplina, no início foi bem difícil. Mas agora consigo ser mais produtiva. Amei as dicas.
    Charme-se

    • Thami Sgalbiero
      abril 25, 2020

      É tudo uma questão de praticar esse hábito em casa. No começo vai ser difícil? Sim, mas não é impossível né? Fora que é muito bom ser dona do seu próprio tempo! ?

  • Kaila Garcia
    abril 8, 2020

    Trabalho em casa há quase três anos e é mesmo um desafio, agora o único problema é que tá tudo parado e o serviço parou bastante. Mas mesmo assim estou tentando ser produtiva. Amei as dicas! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 25, 2020

      A situação agora está complicada, principalmente por ter muita gente ficando desempregado também. Mas é bom poder criar a própria rotina e mudar um pouco os hábitos né? Olhar pra novas oportunidades ?

  • Váh
    abril 9, 2020

    Dicas muitooo legais!
    Eu não consigo seguir direitinho uma lista de tarefas assim, mas mesmo assim acabo criando uma rotina, porém trabalhar em casa não é algo que eu goste muito…
    Achei bacana essa extensão do Google Chrome, Strict Workflow.
    Bem útil pra ajudar a focar e também pra não esquecer de dar uma descansada.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      maio 4, 2020

      É, essa lista de tarefas é mais pra me guiar, mas nem todo dia é assim. Na verdade cada dia é diferente, porque não gosto muito de rotina. Essa extensão é maravilhosa e me ajuda muito!

  • Leslie Leite
    abril 14, 2020

    AMEI FORTE as suas dicas, e como boa trabalhadora home office já há (também) cinco anos, eu já sigo alguns desses conselhos. Inclusive, se não me engano eu baixei a extensão Strict Workflow no Chrome por que foi uma indicação sua. Porém, confesso que consigo ser produtiva mesmo trabalhando na cama e de pijama, hahaha. Me acostumei, mas eu montei um cantinho da casa para ser o meu escritório também, trabalho na minha mesa, daí quando tenho dor nas costas vou para a cama ~mejulguem.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Thami Sgalbiero
      maio 7, 2020

      Sim sim, indiquei essa extensão lá pelos stories do Instagram também. Arrasou! Você está em um nível bem alto do home office já, haha! 😛 Quero chegar nesse nível!

  • Nanda
    abril 14, 2020

    As dicas são ótimas, pena que a ansiedade fica a mil na quarentena :/ mas é muito bom trabalhar de casa.

    Gravado na Memória

    • Thami Sgalbiero
      maio 7, 2020

      Entendo :/ tem dias que realmente a ansiedade ataca e não dá pra controlar, mas vale a pena tentar. 😉

  • Natalia
    abril 17, 2020

    O número 7 pra mim ainda é o mais difícil, tem que ter muita disciplina. Seja para não trabalhar demais ou de menos. Ótimo post!

    • Thami Sgalbiero
      maio 7, 2020

      Sim, tem que ter disciplina e ir aprendendo com o tempo mesmo.