5am Club: Clube dos que acordam às 5 da manhã

Entrei para o clube dos que acordam às 5 da manhã, ou mais conhecido por 5am Club. Pronto, falei! Logo eu, a preguiçosa que adora dormir e acordar tarde. Pois é! Chegam um ponto da nossa vida que a gente precisa mudar alguns hábitos pra conquistar a famosa felicidade. Contei melhor nesse vídeo qual foi o motivo por eu ter começado essa nova rotina. Dá o play:

O site que citei no vídeo é esse aqui.

Então, para você começar uma nova rotina, é preciso treinar a sua mente. O raciocínio para começar essa nova rotina é simples: você não vai ter distrações e vai ser mais produtiva. Porque nessa hora muitas pessoas não estão acordadas. Também significa que não tem nada de novo acontecendo nas redes sociais, o seu celular não fica recebendo mensagens. Essa “solidão” faz com que você realmente cumpra o que você planejou fazer durante o dia. Nesse horário você consegue adiantar algumas coisas.

O conceito é lindo né? Mas na real acordar às 5 da manhã todos os dias pode ser um desafio. Por isso separei algumas dicas que você pode começar a fazer pra entrar na vibe das 5 da manhã. Porque não é fácil.

dicas para acordar cedo

Comece acordando 30 minutos mais cedo

Mesmo se você pudesse acordar às 5 da manhã, sua mente e seu corpo podem não estar prontos para essa transição de horários. Acordar às 5 da manhã pode causar aquela sensação de não ter dormido o suficiente. Pior ainda, você pode não ter ideia do que fazer com o tempo extra e isso pode estar te preparando para o fracasso. Porque você já gosta da ideia de fazer parte o Clube das 5 da manhã mesmo antes de você colocar real em prática.

Em vez de se obrigar a acordar às 5 da manhã, considere entrar na nova rotina acordando 30 minutos em intervalos de alguns dias para ter tempo de se acostumar. Assim, você também pode ver o que vai fazer nesse tempo livre que vai ganhar todas as manhãs.

Por exemplo, se você acorda todos os dias às 7h da manhã, experimente acordar 6h30.

Dormir mais cedo todos os dias

Parece obvio, mas é outra grande transição que vai precisar mudar na sua rotina diária. Além de marcar suas 6 a 8 horas necessárias de sono. Você precisa ir dormir às 22h se ainda quiser dormir o suficiente todos os dias. Se forçar a acordar às 5 da manhã sem ter dormido o suficiente na noite anterior, “mata” uma grande parte do seu tempo de “desaceleração” e só causa o efeito contrário. Mesmo se você for dormir cedo, seu relógio biológico pode te manter acordada na cama. Além disso, muitas distrações geralmente começam à noite, como jantar, assistir à Netflix ou socializar com colegas e amigos.

Assim como acordar 30 minutos mais cedo todas as manhãs, tente dormir mais cedo toda noite. Não deixar seu corpo descansar o suficiente pode ser pior do que qualquer benefício que você possa ter acordando às 5 da manhã todos os dias para realizar mais ou coisas novas.

Tenha um objetivo

Muitas vezes, se você não tem a motivação para continuar fazendo as coisas que você se propôs a fazer, as chances de abandonar só aumentam. É por isso que você precisa pensar cuidadosamente sobre o que deseja fazer em cada um dos seus minutos de todas as manhãs. Claro, além das suas tarefas diárias, como tomar banho, café da manhã e etc. Você precisa ter uma visão mais ampla do que você quer alcançar com cada uma das coisas que você faz nesse tempo.

Se você está indo ao parque para uma corrida ou fazendo algumas flexões em casa, pergunte a si mesma: “Por que to fazendo isso?”. Pode ser por querer ter uma vida mais saudável ou aumentar seus níveis de energia. De toda forma, o que você vai fazer nesses 30 minutos, seja planejar algo para o seu futuro ou aprender uma nova habilidade, deve ser para alcançar um objetivo maior. As tarefas que você faz devem contribuir para alcançar sua visão de um futuro que ainda está distante.

Tome pequenos, mas importantes passos para viver bem. Isso inclui ser ativo, comer bem, checar sua saúde e amenizar seus níveis de estresse.

Faça mudanças

A ideia de ganhar uma hora a mais acordando às 5 da manhã é apenas uma recomendação. Se você gosta e funciona para você, vá em frente e continue fazendo isso. No entanto, se não funcionar bem para você, não tem motivos para que você não possa modificar para atender às suas preferências e necessidades.

Se você não pode levantar às 5 da manhã, simplesmente acorde às 6 ou 7 da manhã. Se gastar 20 minutos é muito curto para cada atividade, não tem nada que impeça você de passar de 40 minutos a uma hora. Não existem regras sobre como você pode usar seu tempo para melhorar seu estilo de vida.

Você não precisa fazer essas atividades sozinha também! Se você acha que dessa vez é melhor trabalhar fora ou traçar um plano com alguém, então combine isso com a outra pessoa. Isso pode realmente te motivar a acordar mais cedo todos os dias também!

Quando eu não consigo dormir às 22h, ajusto meu despertador para acordar 30 minutos mais tarde, só para completar minhas 6h de sono e acordar com mais disposição. Funciona!

Fazer o que te serve melhor e dar a maior parte do seu tempo é a maior motivação que vai te manter acordando cedo.

Ganhe mais controle em outras áreas da sua vida

Como vantagem, acordar às 5 da manhã também te dá tempo suficiente para ter uma vantagem sobre o seu dia. Você pode ler as notícias, fazer suas tarefas domésticas, preparar um café da manhã ou almoço mais saudável, além de poder dedicar um pouco do seu tempo para organizar suas finanças pessoais.

Como já dizia o ditado, “Deus ajuda quem cedo madruga”, certo? Espero que essas dicas te ajudem a ganhar mais foco e a alcançar seus objetivos!

E aí? Você já fez esse teste de acordar mais cedo só pra ter tempo de fazer suas coisas com calma? Ou só pra ficar mais feliz durante o dia? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

13 Comments
  • Lívia Madeira
    julho 8, 2019

    acho essa ideia de quem pode se dar ao luxo de uma rotina assim muito interessante, eu mesma que gosto de acordar cedo to precisando adotar uma rotina assim,aposto que me sentiria mais disposta e mais produtiva

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2019

      Vale a pena! No começo é meio difícil pra se acostumar, mas depois que vai, é libertador e leve.

  • Jaynara Lambert Archanjo
    julho 8, 2019

    Eu já conhecia esse clube. Cheguei até a ver alguns vídeos de uma YouTuber (não lembro quem) que falava sobre o assunto, tava considerando acordar cedo, porém ela disse uma coisa que me fez pensar melhor. Não ia servir de nada eu acordar tão cedo assim se eu não ia fazer nada, ou melhor, ia ficar parada olhando pras paredes.
    Gosto de acordar cedo, tava acordando às 7hrs e para mim era o suficiente. Dava tempo de estudar tranquila, de ver televisão e as horas passam devagarinho.

    Realmente, para quem tem motivo, acordar às 5 horas é excelente. Na parte da manhã o tempo corre mais devagar, não tem tanto barulho. É só você e o silêncio.

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

  • Kaila Garcia
    julho 10, 2019

    Admiro quem consegue fazer essa rotina, inclusive queria muito seguir o Milagre da Manhã, mas não me vejo acordando esse horário de jeito nenhum. Quero tentar, pois a gente acaba se acostumando, vamos ver. Adorei o post e as dicas, Thami!

    https://www.kailagarcia.com/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 16, 2019

      Obrigada, Kaila! Acredita que ainda não li o livro O Milagre da Manhã? Mas já tá na minha lista. Acho que vai ser até mais esclarecedor lendo ele.

  • Miga juro que tentei fazer parte do 5 am club sem por livre e espontânea vontade mas com o passar do tempo fui ficando tão exausta, acho que não estava sabendo administrar o tempo. Mas admiro reaaaaal quem consegue acordar a 5h e fazer proveito desse “sacrifico” que é acordar tão cedinho.
    Beijinhos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com

  • Leslie Leite
    julho 12, 2019

    Eu era do time que acordava as cinco da manhã quando estava na faculdade. Meu ônibus passava no ponto às 6h05, se eu perdesse ele, chegava atrasada na aula, por isso, eu precisava acordar as cinco. Maaaas, essa época da minha vida foi muito complicada pra mim por que meu corpo nunca aceitou acordar mais cedo que as 7h. Então, por mais que meu dia começasse cedo, eu passava o resto dele morgando e lutando contra a vontade de descansar. E não era questão de costume, por que meu corpo teve 1 ano e meio nessa rotina pra se acostumar, mas não rolou, mesmo eu dormindo super cedo, as vezes ás 20h da noite.
    A sua dica que mais se adapta a mim é “faça mudanças”. Sei que não consigo voltar a ter a rotina diária de acordar ás 5h. Mas, sem dúvida eu seria do clube das 7am, haha. Acho que a gente precisa se conhecer e com isso, traçar um objetivo e fazer as mudanças necessárias para alcança-lo.
    Amei esse post, como sempre muito agregador de conhecimento.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    ☆ Tem post novo lá no blog e super agradeceria se você pudesse me ajudar clicando no link azul do texto >> Como Usar Body Neon

    • Thami Sgalbiero
      setembro 17, 2019

      Acho que seu corpo não se acostumou porque você acordava com o propósito de ir para a aula e não para fazer coisas que vocês gosta, que seja desde ouvir música até ler um livro. O bom de ir acordando cedo é ir ser conhecendo mesmo. Sabendo o que você gosta e o que não te deixa tão animada pra fazer. Obrigada, Leslie! Fico feliz que tenha gostado 😀

  • Heloisa Godioso
    julho 15, 2019

    Que post mara!
    Eu AMO acordar às 5h, ALOKA hahahahaha. Porém amo dormir também.
    Há um tempo li aquele livro O Milagre da Manhã, e aí comecei a acordar às 5h todos os dias… acabei desacostumando depois de um tempo, mas vou voltar a fazer isso, principalmente porque prefiro mil vezes ir treinar de manhã do que à noite, como estou fazendo agora.
    No início é difícil, mas são tantos benefícios de acordar cedão, é realmente maravilhoso! Seu post me lembrou pq eu preciso voltar a fazer isso <3

    • Thami Sgalbiero
      setembro 17, 2019

      Eu to quase entrando na academia pra ir malhar no primeiro horário que ela abre, mas ainda to vendo isso, haha! Acredita que não li ainda O Milagre da Manhã? Mas já tá na minha lista e quero muito ler, porque acredito que vou descobrir mais sobre. Fico feliz que tenho ajudado com o post! <3

  • Paloma
    julho 29, 2019

    Você tem muita coragem e força de vontade, porque ohhhhh, as vezes fica difícil acordar até mesmo por obrigação, quanto mais por prazer! Mas reconheço que realmente seria mais aproveitável o dia, do que o normal. Parabéns pela iniciativa!!!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 17, 2019

      Obrigada, Paloma!!! Eu adoro dormir, mas foi muito bom ter começado a acordar mais cedo pra fazer mais coisas, porque já estava ficando frustrada com a minha própria vida.