4 sinais de que você está exagerando na positividade

Resoluções de ano novo, metas mensais, objetivos semanais, positividade (total good vibes) – não importa o que a gente faça, todo mundo tá tentando se aperfeiçoar de uma maneira ou de outra. Afinal, quem não quer ser um pouco mais feliz, mais saudável ou mais bem sucedido, né?

Mas (como tenho certeza de que a maioria aqui cresceu ouvindo) tudo em excesso faz mal, e isso inclui as mudanças que você faz na sua vida focando na positividade. Claro, fazer exercícios é bom. Mas exagere e você pode causar lesões graves nos músculos. Sim, se manter hidratada é uma ótima ideia. Mas beba muita água e você pode ter intoxicação por água – é quando os eletrólitos do seu corpo ficam muito diluídos (sério, dá um Google).

Então, como saber quando uma mudança de estilo de vida deixa de ser positiva e começa a ter um impacto negativo na sua vida? Aqui estão alguns sinais.

positividade

Tem muita culpa associada a positividade

Acredito firmemente que uma mudança positiva no estilo de vida deve fazer você se sentir bem consigo mesma, não apenas quando está praticando, mas também durante os momentos em que não está. Por exemplo, se você decidiu se exercitar todos os dias, isso deve fazer você se sentir mais saudável e confiante em geral. Mas se faltar uma corrida matinal faz você se sentir mal com você mesma, isso pode ser um sinal de que está dando muita importância à sua resolução.

Afinal, você sabe que, se geralmente é bastante consistente, perder uma corrida não vai desfazer todos os seus esforços. Isso não significa que você falhou. Você provavelmente ainda é muito mais capaz e saudável do que quando começou. Dê crédito a si mesma por isso, em vez de se incomodar com a falta ocasional. E, definitivamente, não se castigue empurrando seu corpo além dos limites no dia seguinte para “compensar” uma falha de uma só vez.

Você começa a pensar em termos de “é tudo ou nada”

Você decidiu comer de forma saudável – isso significa que você nunca mais poderá comer brigadeiro. Ou decidiu se tornar uma pessoa da manhã – com o objetivo de trabalhar mais. Pensar em termos tão extremos pode ser um sinal de que você está exagerando.

Além disso, essas mudanças drásticas tendem a ser insustentáveis ​​às vezes. Mesmo se você estiver motivada o suficiente para não desistir depois de alguns dias, as coisas vão se tornar desnecessariamente difíceis para si mesma. Imagina só. Você acorda se sentindo horrível depois de ter trabalhado até tarde na noite anterior. Em vez de dormir uma hora extra e dar ao corpo o resto que precisa, você acorda às 5 da manhã, como prometido. Sente um peso, mas em vez de voltar pra sua cama confortável, você arrasta seu corpo dolorido para a cozinha pra preparar uma refeição saudável do zero. Você tecnicamente tomou as decisões “certas” – mas elas fizeram você se sentir melhor? Sentiram a positividade?

Se sente cansada ou doente constantemente

As tendências de alimentação e estilo de vida podem ser passageiras. Algo que hoje é considerado um alimento super saudável pode ser tóxico amanhã! Sem mencionar o fato de que as mesmas dietas, planos de treino e horários de sono têm efeitos diferentes em pessoas diferentes. Portanto, se você adotou uma mudança no estilo de vida pela qual todos parecem jurar que funciona, mas continua se sentindo horrível mesmo depois de alguns meses, essa pode ser a maneira do seu corpo dizer que não é problema seu.

Em vez de se forçar a seguir esse caminho, reserve um tempo para revisar as alterações que você fez. Você cortou completamente algo da sua dieta? Tá recebendo as quantidades certas dos nutrientes por outras fontes? Intensificou sua rotina de exercícios sem fazer alterações na sua dieta? Escute seu corpo e tente encontrar um equilíbrio que funcione para você, porque isso também é positividade. Aqui que você também pode consultar um nutricionista ou um profissional de saúde, que vai poder te ajudar a alcançar esse equilíbrio.

A positividade se torna um problema de divisão entre você e seus amigos

Você decidiu se tornar vegetariana, desistiu de beber álcool e está tentando ficar mais atenta a ficar longe da moda rápida. Tá se sentindo muito bem com essas mudanças e não consegue imaginar por quê não fez isso anos atrás. De fato, você não pode imaginar por que os outros também não fazem isso! Então você dá uma palestra para o seu amigo que está fazendo compras ou indo para um happy hour. Ou você sente que simplesmente não pode sair com alguém que ainda acha que é bom comer carne. Logo você começa a sentir que simplesmente não tem mais muito em comum com essas pessoas.

Se sua mudança de estilo de vida está lentamente criando um espaço entre você e aqueles que ama, esse é outro sinal de que você não está tendo uma perspectiva equilibrada. É ótimo se uma mudança positiva no estilo de vida te deixar mais feliz e é natural que você fique animada pra contar para seus amigos tudo sobre isso. Mas é injusto e irrealista esperar que eles também adotem a mudança. E certamente não é bom julgar eles por não escolherem SEU modo de vida.

No final do dia, você não quer se alienar a si mesma ou aos outros, por isso não deixe que algo positivo se transforme em negativo.

Agora, me conta aí outros exemplos ou dicas que vocês tiveram com suas próprias experiências! Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comments