Como sair da mentalidade “ocupada”

Imagina, você está lá no seu dia a dia quando você esbarra com uma amiga antiga ou um conhecido que você não vê há um tempão. Começa a falar e eles perguntam como você está. Você se vê respondendo com um rápido “Tá tudo bem, mas to sem tempo pra nada!” se mostrando bem ocupada.

Falar sobre estar ocupada se tornou algo normal – tanto que a maioria faz isso sem perceber. Muitas vezes é a nossa resposta irrefletida, muito parecida com a boa e velha “está tudo bem”. Em um mundo que valoriza a agitação e a produtividade, parece quase errado não estar ocupado o tempo todo. E com certeza, é ótimo ir para a cama sabendo que você completou sua lista de tarefas do dia. Mas você ainda se sente bem consigo mesmo nos dias em que você não dá conta de fazer tudo? Que tal dormir até tarde, em vez de acordar com o sol? Ou passar o domingo todo no seu sofá assistindo uma série ou um filme?

Se a sua resposta for não, você pode já estar na mentalidade ocupada. Quando você deixa transparecer o quanto você está ocupada como se sente em relação a si mesma, você cria hábitos insustentáveis ​​que podem te levar ao esgotamento. Estar em um estresse constante também cria um ambiente tóxico para você e para as pessoas que estão ao seu redor.

Se você estiver sentindo os efeitos dessa “cultura da ocupação”, e não tem certeza de como sair desse ciclo, tenta seguir essas dicas:

mentalidade ocupada

Não use o estresse como uma maneira de se relacionar

É um hábito fácil de começar. Alguém fala sobre o quanto estava ocupado no fim de semana, e você compartilha sua própria história das coisas que você tinha que fazer. Saber que os outros estão tão sobrecarregados quanto nós, é reconfortante – nos assegura que não somos ruins em administrar o nosso tempo.

Mas se ligar ao estresse tem um lado que normaliza o excesso de trabalho e todos são pegos em uma ocupação que ninguém ganha. Então, da próxima vez que alguém discutir sua agenda lotada, tenha empatia com eles (talvez até se ofereça para ajudar se puder) sem compartilhar uma história igualmente movimentada sobre você.

Isso vale para as mídias sociais também. Você sabe o tipo de posts que eu estou falando né? Atualizações de fotos nos stories com café e olhos cansados acompanhados de “Você pode dormir quando você está morto!” ou “To morta de cansada”. Posts como esses não fazem nada além de honrar o excesso de trabalho e a privação de sono. Fique atenta quando for colocar esses posts!

Se afaste da conversa sobre o trabalho em festas

As festas são uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e contar sobre os projetos que você acabou de criar. E perguntar a alguém sobre o trabalho deles é o quebra gelo mais seguro que existe. Mas se você achar que as pessoas que você vê frequentemente estão se tornando como um mini evento de networking, pode ser a hora perfeita de fazer uma pausa na conversa.

As pessoas geralmente têm muito mais em suas vidas fora do que fazem para ganhar a vida. Pergunta o que fizeram no fim de semana, quais são seus lugares favoritos para comer na cidade ou se assistiram a algum filme legal ultimamente. Você não apenas vai conhecer melhor a pessoa, mas também pode acabar se descontraindo e tratar como uma festa e não um evento relacionado ao trabalho.

Não se inscreva nas coisas apenas para estar ocupada

Às vezes, ficamos tão viciados com a sensação de estarmos ocupados, que acabamos nos inscrevendo para coisas extras quando temos um pouco de tempo livre. Eu estava com uma ideia fixa de que precisava fazer aula de alguma coisa pra preencher meu único tempo livre nos dias de semana. Fiz um curso de desenvolvimento mental e depois aulas de dança por um mês e fiquei totalmente esgotada.

Da próxima vez que você se sentir sobrecarregada, faça uma lista de todas as coisas. Tem alguma coisa nessa lista para a qual você se ofereceu, mesmo que não tenha sido importante pra você? Eventos que você teve que participar porque você não podia dizer ‘não’? Tarefas que você poderia ter pedido ajuda, mas preferiu fazer você mesma sozinha?

Você pode se surpreender com o número de coisas que se enquadram nessas categorias. Quando você concorda em fazer, você está apenas colocando pressão sobre si mesma. Você vai ficar surpresa com o tempo que tem para si mesma quando você começar a dizer ‘não’ pra essas coisas extras sem sentido.

Fique à vontade para fazer coisas que são simplesmente divertidas

Certa vez, conversei com um amigo e mencionei um novo filme que tinha assistido no final de semana. Aí ele respondeu “Eu até gostaria de ter tempo para ir ao cinema, mas fiquei trabalhando todo o final de semana”. Ele provavelmente estava apenas desabafando sobre o estresse que estava sofrendo, mas eu imediatamente me senti vagamente culpada – como se eu estivesse de alguma forma relaxando enquanto os outros trabalhavam até nos finais de semana.

Com as pessoas falando constantemente (e postando) sobre o quão ocupada elas são, é super fácil sentir que você está perdendo tempo quando você faz coisas que são simplesmente divertidas. Mas todo mundo merece um tempo para apreciar coisas que não têm nada a ver com trabalho ou produtividade – sem se sentir culpada por isso. Pega aquele livro novo que todos estão falando, assista ao seu programa favorito na Netflix ou faça um bolo se isso te fizer feliz.

E isso requer alguma prática, mas não se justifique quando você fala para as pessoas sobre as coisas divertidas que você fez. Fique longe de palavras como “leitura leve” ou “prazer culposo”. Evite dizer frases como “eu estava tão estressada com esse novo projeto que precisava assistir a uma série pra relaxar”.

E aí? Você já caiu nessa mentalidade ocupada? Se sim, o que fez para mudar isso? Se viu nesse post? Gostou das dicas? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 Comments
  • Pathy Guarnieri
    outubro 21, 2019

    Comigo ainda não aconteceu (e espero que nem aconteça kkkkk). Tenho minha correria do trabalho e faculdade, mas não abro mão de hibernar aos domingos kkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      novembro 6, 2019

      Tem que ter sua horinha de descanso mesmo, haha!

  • Thaiane e Thalita
    outubro 21, 2019

    Como trabalhamos em casa não conseguimos separar uma rotina bem certa e infelizmente acabamos trabalhando ao finais de semana, mesmo que seja apenas para produzir conteúdo para nossa loja e acabamos não tendo muito tempo durante o dia para assistir ou fazer alguma outra coisa então acabamos relaxando mais a noite com séries ou filmes. Vamos anotar as dicas.

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      novembro 6, 2019

      Tenta tirar todos os dias umas horas pra vocês, meninas. Vale super a pena e rende muito mais no trabalho quando você tá relaxada, sabe? 😉

  • ADOREI esse post, a gente tem que aprender que ter tempo pra gente (pra descansar e relaxar, se divertir etc) tbm é extremamente importante para nossa saude como um todo, e até mesmo pra render melhor no trabalho

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      novembro 7, 2019

      Sim, exatamente! Quando estamos cansadas, não dá pra render muita coisa.

  • Lulu on the sky
    outubro 23, 2019

    Adorei as suas dicas Thami, realmente o corpo precisa de uns momentos de descanso e lazer.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

  • Marcela Miranda da Paixão
    outubro 24, 2019

    Tenho um problema real e não sabia. Eu faço tudo o que esse post diz para não fazer e simplesmente faz um tempão que não deito no sofá/cama só por estar, sabe? Meu Deus, preciso mudar real!
    Um beijo,

    marcelamirandadesigner.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      novembro 7, 2019

      Vai mudando aos poucos pra começar a criar novos hábitos e descansar. Faça isso por você! 😉

  • Grazy Carneiro
    outubro 27, 2019

    Oi,
    Adorei todas as dicas!
    Networking é importante, mas é preciso dosar e saber o momento certo. Se formos atrás de networking em todo evento e festa que formos só teremos relacionados a nossa profissão.
    Evito falar de trabalho em festas, prefiro me divertir e conhecer pessoas diferentes. Deixo as conversas de trabalho para os eventos relacionados a profissão.
    Beeijoo!

  • Gabi Ramalho
    outubro 29, 2019

    Ai menina, não sei nem como eu me sinto lendo esse post. Eu estou desempregada há alguns meses, então essa sensação de culpa pela ocupação é ao contrário, sabe? Eu sinto que todos estão fazendo coisas importantes, colaborando com coisas, e eu tô parada no tempo. No início ter essas “férias forçadas” foi ótimo pra mim, pois além de precisar descansar, estava escrevendo o meu TCC então a coisa tava meio pegada… mas agora eu só consigo ficar pensando em como eu não faço nada e se em algum momento reclamo de cansaço, já me corrijo pra dizer que não tenho motivos para estar cansada, sabe? Ai complicado hauha socorro @deus

    Mas enfim, eu super entendo o contexto dessa postagem, porque já estive nela. Nunca fui uma pessoa que leva trabalho pra dentro de casa e momentos de descanso sempre foram prioridades pra mim, mas isso não significava menos culpa por não ter cumprido todas as tarefas do dia. Ah, e sobre conversas de trabalho em festas: ficava muito pistola! plmdds vamos falar de outra coisa????