Transição no guarda-roupa

Quando o verão acaba e o clima começa a esfriar, começamos a pensar nas coisas que estão por vir por aí. Nessa mudança chegam as manhãs frescas de outono, as folhas mudando de cor e as noites mais aconchegantes, tenho meu amor por outono também. E aí, como sempre dizem, chega a melhor época pra se vestir. Mesmo estando no outono, posso dizer: Olá, moda de inverno!

Sim, de fato, a queda na temperatura te dá um sinal de que é hora de usar roupas diferentes e isso também significa que é necessário fazer uma transição do seu guarda-roupa. Então, por onde começamos?

Aqui estão as minhas dicas simples e totalmente possíveis para fazer a transição do seu guarda-roupa do verão para o outono.

1. Coloca pra frente

Fora da vista, longe da mente. Então, primeiro, você vai querer tirar suas roupas de outono do fundo do guarda-roupa, pra você poder ver exatamente o que tem.

Toda troca (drástica) de estação eu faço isso. Por exemplo, no verão, coloco as roupas de frio no fundo do guarda-roupa pra ficar visível só as mais frescas pra eu usar no verão. Se eu deixar tudo misturado, não lembro o que tenho e não uso. Foi minha tia que me deu essa dica! Porque toda vez que eu arrumava o guarda-roupa, achava peças que nem lembrava que tinha e pensava “Poxa, mas agora já passou o inverno, não tem como eu usar mais isso” e jogava de novo pro fundo.

Se você ver tudo, você vai ter a tendência de usar tudo, portanto, dá uma olhada nas suas roupas de outono e passe elas pra frente do seu guarda-roupa.

2. Limpe

As roupas podem ficar um pouco empoeiradas ou com aquele cheiro de guardado justamente de tanto guardar. Então faça aquela verificação rápida do que precisa ser lavado.

Toda vez que eu esqueço de dar essa lavada, me arrependo. Porque pego a roupa pra usar, com aquele cheiro de guardado e fico espirrando direto.

Sempre olha a etiqueta da roupa pra saber a melhor maneira de limpar e não estragar. Parece que não, mas isso é MUITO importante. Acredite, eu descobri da maneira mais difícil! (Vulgo perdendo algumas blusinhas)

3. Mantenha, venda, doe

Uma vez que todas as suas roupas de outono estão limpas e de volta no seu guarda-roupa, agora é o momento perfeito para fazer aquele detox.

Pegue cada item e faça as seguintes perguntas:

  • Serve?
  • Eu amo isso e me sinto linda nisso?
  • Eu realmente vou usar no outono/inverno esse ano?

Se a resposta for SIM para pelo menos uma dessas perguntas, você deve manter o item. Mas se a resposta imediata for NÃO para qualquer uma dessas perguntas, é hora de fazer uma das duas coisas: vender ou doar.

Se a roupa tiver furos, manchas, vários reparo e que você já viu em dias melhores: lixo. Se ainda está em bom estado e faria outra pessoa feliz: doe para caridade ou para algum amigo.

Já fiz aqui um post mais completo sobre esse detox que talvez pode te ajudar. 😉

4. Vamos às compras!

Agora é a parte divertida! Anote os itens que você vendeu, doou ou foi pro lixo. Porque isso vai criar uma base de uma nova lista de compras.

Preste mais atenção aos itens básicos que você precisa, , como jeans, calça, short, etc. Principalmente nas partes do seu guarda-roupa que ficou vazia. Leve sua lista sempre que você estiver comprando roupas para comprar somente o que precisa.

sandália

Sinceramente, eu amo dar uma boa limpeza no guarda-roupa e “editar” ele para a estação. Toda troca de estação, dou sempre aquela arrumada no guarda-roupa. É uma ótima maneira de se desapegar das roupas ou usar isso para abrir um espaço para novos itens que farão você se sentir bonita e pronta pra aproveitar tudo o que a nova estação tem pra dar!

Quais são as suas principais dicas para fazer a transição do seu guarda-roupa?

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

17 Comments
  • Camila Tuan
    maio 3, 2018

    Preciso seguir essa dica de deixar as roupas da estação a mostra e guardar as demais.
    Na parte da lavagem, eu estou sempre lavando, pois como aqui é muito úmido, tudo fica com cheiro ruim, por isso que meu guarda-roupa é todo aberto.

    Beijos

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2018

      Guarda-roupa aberto é bom, evita qualquer tipo daqueles bichinhos que aparecem quando guardamos muita coisa.

  • Kaila Garcia
    maio 4, 2018

    Mudei muita coisa no meu guarda roupa ano passado e venho mantendo essas mudanças, faz toda a diferença! Amei seu post.

    http://www.kailagarcia.com

  • Emerson
    maio 4, 2018

    Dicas importantes. Por aqui costumo usar todas as minhas roupas.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Jaynara Archanjo
    maio 5, 2018

    Achei a dica da sua tia muito útil. Nunca pensei nisso!!
    Preciso de desapegar de algumas roupas. Fico guardando achando que algum dia vou usar, mas acabo não usando é nada. Vou confessar que tenho muita roupa “trapo”, mas que uso muito em casa por isso não jogo fora (ate porque tô tão em crise que não tô podendo jogar nada fora kkk).
    Ótimas dicas!!

    Beijão

    http://boas-depapo.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2018

      Isso de ter esperança nas roupas também acontece comigo. Vivo achando que se eu guardar, um dia vou conseguir usar, hahaha! Mas nunca rola, aí quando to de bom humor, me desfaço de tudo.

  • Marina
    maio 5, 2018

    Oi =)
    Eu sempre faço essa mudança de guardar as roupas da estação passada.
    Fica tão mais fácil de localizar e não esquecer roupas antigas.


    Beijos de Luz,
    Marina | http://www.meudoceapartamento.com

  • Ana Murari
    maio 6, 2018

    Oi! Td bem?
    Vou arrumar meu guarda-roupa semana que vem, sempre tento arrumar de 2 a 3 vezes no ano pra renovar as energias, doar roupas, ter mais espaço, ver o que realmente uso, isso é muito importante!
    Adorei o post!
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2018

      Isso, Ana! É muito bom fazer essa arrumaçãozinha pelo menos 2 vezes ao ano. Sempre faço e é como tirar um peso do guarda-roupa e das costas, haha!

  • Tamara Mansur
    maio 6, 2018

    Olá Thami! Tudo bem?
    São ótimas dicas! Acho que a principal mesmo é arrumação! Pegar tudo no armário, ver o que não vamos usar mais para doar/vender e realmente colocar as roupas da estação à mostra ^^ Eu realment eestou precisando fazer isso, mas agora preciso de outra coisa: tempo hehehe
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      maio 25, 2018

      Isso do tempo também é difícil, mas se organizar tudo, dá pra conseguir o tempo, haha! Experiência própria 😉

  • Lara Reis Rodrigues
    maio 6, 2018

    Adorei o post, dicas maravilhosas e super úteis, também adoro arrumar meu guarda-roupa e dar aquela repaginada!
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    http://www.pequenomuffin.com.br

  • Pathy Guarnieri
    maio 7, 2018

    Thami, adorei o post! Eu sempre separo as roupas de inverno e verão no guarda-roupa, justamente para não ter problemas na hora de escolher uma peça. Ajuda bastante!

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      maio 25, 2018

      Facilita na hora de se arrumar né? Fora que evita atrasos, haha!

  • Thayse
    maio 10, 2018

    Eu costumo tirar tudo do meu guarda-roupa e fazer uma daquelas limpas pra doação a cada três meses, gosto de manter as coisas organizadas e tenho hábito de doar ou vender minhas coisas que não uso mais, não servem mais. Seu post ficou um guia super completo e acho que deixa até a vida mais leve e organizada poder ter um guarda-roupa útil e bem usável, limpinho e prático!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      maio 25, 2018

      Sim, me sinto muito mais leve toda vez que faço essa limpeza. Toda troca de estação tento fazer isso, mas resumindo é 2 vezes ao ano, que separa o frio e o calor, hahaha!

  • Jeciane Cruz
    maio 26, 2018

    Excelentes dicas! Eu costumo fazer isso sempre toda vez que muda a estação e realmente funciona muito bem pra mim. Gosto de manter as coisas organizadas assim também.