Como fazer um detox no seu guarda-roupa

the clueless

Hoje eu trouxe um pequeno “quadro” pra ficar ajudar vocês! Esse é o processo geral que eu uso pra fazer uma limpeza no meu guarda-roupa. Pra ter a certeza de que ele só vai ter peças que eu uso regularmente e que estão em boas condições. Acho que nunca postei um desses aqui, mas agora vai ser mais “interativo” fazer a limpa no seu guarda-roupa. Então, dá uma olhada:

detox no guarda-roupas

Eu costumo passar por isso sempre com o meu guarda-roupa. Então, pelo menos duas vezes por ano, ou seja, sempre nas férias faço esse detox. Faço isso por um tempo que raramente demora mais de uma hora. Se você não der uma olhada no seu guarda-roupa por alguns anos, pode demorar uma tarde ou mais para passar por tudo e finalmente ajudar você a definir o que vai manter antes de “jogar fora”. Caso contrário, especialmente quando você estiver cansada e sua força de vontade esgotada, é muito fácil dizer “ah, eu vou manter isso apenas no caso de” ou “não consigo me livrar disso, foi de uma edição limitada” é só voltar para esse quadro. 🙂

Algumas idéias para fazer coisas depois de ter desintoxicando seu guarda-roupas:

  • Veja o que transformou seu guarda-roupas, o que você jogou/passou pra frente e o que separa esses dois grupos. Quais tecidos, cortes e cores você está se sentindo atraída nas lojas, mas nunca acaba vestindo? O que as peças que você ama e usa regularmente têm em comum? Então, é só usar esse conhecimento para tomar melhores decisões de compras no futuro.
  • Se você sente que faltam muitas peças no seu guarda-roupa, mas você não tem dinheiro para comprar essas peças todas de uma vez, leia esse post sobre como reconstruir seu guarda-roupa em um conjunto de 3 a 6 peças-chave. Ou esse post que mostra como atualizar seu guarda-roupa sem gastar muito.

E aí? Gostaram desse quadro que fiz pra facilitar a hora mais chata que é se desfazer das nossas roupas? Ainda mais pra quem é apegado com as roupas como eu. 😛 Mas aos poucos vamos nos ajudando né? Quem tiver mais algumas dicas, comente aqui!

Foto ilustrando o post: The Clueless (Google)

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

27 thoughts on “Como fazer um detox no seu guarda-roupa

  1. Lívia Madeira

    nossa, eu to PRECISANDO muito destralhar meu guarda roupa, esse fluxograma ta super legal pra ajudar viu, pq sou mt apegada numas roupas velhas hahahaha

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  2. Lysia Ribeiro

    Mais um post de utilidade pública e de extrema utilidade pessoal pra mim. Já fiz umas boas mudanças no meu guarda-roupa depois daquele esqueminha do outro post e esse vai ajudar muito também. Vou tentar vender lá pelo enjoei que é mais prático.
    Ah, e senti falta do botão do Pinterest pra dar “Pin it” na imagem, mas acho que ‘pinnar’ o post dá no mesmo né? Vou fazer isso!

    Abraços!

    http://www.lysonjeada.com.br

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, pelo Enjoei é bem prático pra anunciar e vender, tenho “lojinha” lá também, haha! Tem botão pra “pinar” sim, ele é branco e fica bem no meio da imagem. Pode ser que não tenha dado pra ver, porque o botão é com letras finas e branco, aí não deu contraste com a imagem, sumiu mesmo (vi aqui agora), haha! Mas tá ali, quase que invisível, mas tá. 😛

      Responder

  3. Dani Ramos

    Adorei o post…
    Fiz uma arrumação como essa no final do ano passado..sempre é bom “dar uma organizada”, não é mesmo? Entra energia nova..

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    Responder

  4. Júlia Gomes

    Adorei!!! De vez em quando faço isso,principalmente quando esta uma zona, aproveito para tirar de lá o que não uso.Mas,algumas que estavam jogadas de lado acabaram voltando pro armário e usei bastante. rs. E tipo, como não raros casamentos e festões na minha vida eu deixo os vestidos lá bonitinhos e vou alternando, assim não preciso comprar ou alugar , já que não ligo em repetir. rs.

    Bjs

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, os vestidos para festas mais formais assim, é bom ter sempre 1 ou 2. Eu não tenho muitas festas formais assim pra ir, então 2 já tá bom. Pra quem vai a mais festas assim, aí sim que precisam de mais.

      Responder

  5. Laissa Lambert

    Estou precisando urgente fazer um detox no meu guarda-roupa! Tem tanta coisa sem utilidade pra mim, tanta roupa que nunca usei e talvez nunca vou usar porque não faz o meu estilo… Ótimas dicas, Thami, veio numa boa hora!

    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      A gente tem sempre essas roupas sem sentido né? Te entendo. Por isso é bom fazer essa limpa 2 vezes ao ano.

      Responder

  6. Thayse Stein

    MEU DEUS DO CÉU COMO ASSIM ESSE POST TÁ MUITO MARAVILHOSO SOCORRO
    A internet precisa ver isso, vai salvar a vida de todos que sofrem com esse simples teste que faz a gente por as coisas no seu devido lugar e dar o devido destino! Parabéns pelo empenho e iniciativa <3 Arrasou!!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Obrigada, Thay!!! Fico feliz que tenha gostado 😀 haha!

      Responder

  7. Emerson Garcia Affonso Vieira

    Adorei o diagrama. Realmente ele ajuda bastante.
    Boa semana!

    O blog está em ‘Hiatus de verão’ mas preparei um post sobre as principais estreias de séries de 2018. Não deixe de conferir!

    Voltamos em definitivo na próxima terça, 13 de fevereiro!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Responder

  8. Thais

    Não vou mentir que vim ler o post só pela foto principal, de Patricinhas de Bervelly Hills, huehuehue. Li o post e tava pensando nessa tabela. Quando faço algo assim, saio um pouco diferente. Eu compro roupas 2 vezes ao ano normalmente e sempre que vou colocar as novas no guarda-roupa, eu tiro alguma que há muito tempo não uso. Já tentei fazer um bazar, mas nunca deu certo, então.. começei a doar. Beijosss.

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Então botei a foto certa pra ilustrar o post, haha! 😛 Pois é, quando não consigo vender, faço doação mesmo.

      Responder

  9. Malu

    Super didático o quadro, Thami! Adorei o post!
    Eu recentemente fiz uma detox nas minhas roupas porque troquei de guarda-roupa, então só guardei aquilo que realmente iria usar. Deixei algumas coisas em uma “separação de teste”, e conforme minha rotina for sendo criada (se vou pra faculdade ou cursinho), irei selecionar aquelas que me deixam mais confortável e se ajustam mais quanto ao meu dia. E sobre as peças para vender, você costuma colocá-las à venda em qual plataforma?

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Pois é, tudo depende da sua rotina que é o que vai mostrar qual a sua necessidade em questão das peças. Eu costumo colocar pra vender no Enjoei e, recentemente, criei um Instagram com a minha irmã que é tipo um brechó com as roupas que a gente quer vender.

      Responder

  10. Caroline Waschburger

    Mulheeer, isso vai me ajudar demais! Sério, eu tô doida pra fazer uma limpa no meu guarda-roupa. Fiz uma limpa nas minhas gavetas da escrivaninha semana passada, agora falta “só o resto”.

    Beijo!
    http://www.controversos.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É bom ir aos pouquinhos pra não se “cansar” rápido. Porque se fizer tudo em um dia só, vai acabar ficando chato e não vai completar a limpeza, haha! To falando isso porque já passei por isso.

      Responder

  11. Gabriela Farias Soares

    AMEEEEEI, Thami! Eu sempre uso a tática de analisar se faz mais de um ano que eu não uso a tal peça, mas esse seu quadro é muito mais completo, vai me ajudar demais! Vou ver se separo esse fim de semana mesmo pra dar uma arrumada nas minhas roupas!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Isso de esperar pra ver se usa a mais de um ano é só enrolação, já fiz muito isso também e comecei a perceber que só acumulava mais e mais roupas.

      Responder

  12. Bruna Maria

    Confesso que não sou muito organizada com o meu guarda roupa. As suas dicas vão ajudar bastante
    os relatos de uma jornalista

    Responder

  13. Lala Ismerim

    Amei esse esqueminha! hehehe…
    Tô precisando fazer isso urgente.
    Sempre estou tirando algo que não uso mas preciso olhar tudo e fazer um detox de uma vez só sabe? Até pra dar espaço a uma peça nova.
    Beijo

    http://www.lalaismerim.com.br

    Responder

  14. Bruna Santos

    Oi Thami! Adorei a imagem, bem explicativa. Eu também costumo dar essa geral no guarda-roupa 2x por ano, e me ajuda muito. Até tenho um bazar no Enjoei pra vender peças que usei poucas vezes ou estavam paradas no armário. Hoje sigo fielmente a lei de que, se não usei nem uma vez no último ano, não vou usar mais.
    beijão

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Também tenho um bazar no Enjoei, mas chamo ele de brechó porque o valor das peças são bem baratinhos mesmo, que mesmo assim já dá uma ajudinha financeira para as novas roupas, haha! Essa lei é a mais certa que a gente pode confiar sem esperar acontecer né?

      Responder

  15. Nós Somos Moda

    Amei a dica! Ótimas explicações!
    http://www.nossomosmoda.com/

    Responder

  16. Amanda

    Eu tendo sempre fazer uma limpeza no guarda-roupa e os passos do info são exatamente os que eu sigo hahaha esse negócio de desapegar é difícil, mas vale muito a pena tentar.

    Responder

  17. Nanda

    Thami, amei o quadro, bem completo, não deu chance pro “ah, mas…” que eu tentei fazer mentalmente! Não sei é o nicho que eu sigo e participo, mas tenho visto muita muita coisa sobre reduzir o número de roupas, desde comprar menos (que é um papo suuuper legal e bem fundamentado) quando a fazer esse detox no guarda roupa (e nem sempre esse assunto está dentro do minimalismo/afins, as vezes é só uma dica para se encontrar, conhecer e se arrumar com praticidade. Enfim, acho o tema muito legal e importante. O seu esquemático ficou um amorzinho, vou salvar de referência!
    O meu maior problema nesse processo detox é o seguinte: como boa libriana, fico em duvida do que eu realmente gosto e quero pegar todas de uma vez. Já fiz esse processo algumas vezes, e realmente me livrei de várias roupas, mas sempre ficam várias que – penso – só não tenho usado ultimamente porque não dei o devido valor. Ah, é uma coisa! haha
    Beijos

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Esse “Ah, mas…” é o que nos trava né? Haha! Ultimamente a nossa cultura vem mudando pra isso de consumir menos mesmo, ainda mais quando o assunto é roupa. Pois é, nem falo muito do estilo minimalista, porque não é todo mundo que gosta. As dicas são mais pra praticidade mesmo. Fico feliz que tenha gostado do quadrinho! 😀 Menina, já vi meu mapa astral todo e não tem nada de Libra nele, mas eu sou MUITO indecisa, minha família reclama muito disso comigo 😂 então eu te entendo. Tenho várias roupas que eu guardava porque pensava “Ah, se eu emagrecer, dá pra usar” ou “Daqui a pouco a moda volta, melhor guardar isso pra usar futuramente” só que não é assim que funciona né? Isso só vai acumulando, hahaha!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *