5 maneiras fáceis de se concentrar quando você tem trabalho pra fazer

Como já postei aqui, estou escrevendo meu trabalho de conclusão do curso. Preciso me concentrar pra ler e não escrever besteira. Estou escrevendo o primeiro capítulo e ainda tentando me adaptar com as coisas rotineiras que acontecem. Como, por exemplo, a família começar a falar enquanto to lendo ou escrevendo. Eu ainda sou do tipo de pessoa que, quando está lendo ou escrevendo algo, se tem uma pausa inesperada, perco totalmente a linha de pensamento.

Acontece com todo mundo. Se você está trabalhando em casa ou sentado em um escritório, tem aqueles momentos em que você simplesmente não consegue se concentrar. Você não sabe como se concentrar no trabalho sem se distrair, seja porque gosta de conversar ou de repente se sente cansado e distante de repente.

Nenhuma quantidade de café vai te ajudar se você perder seu foco, especialmente se você estiver distraindo os colegas de trabalho também! Mas não se preocupe, você pode recuperar sua clareza mental rapidinho com essas dicas. 😉

trabalhar em casa

1. Tire cinco minutos para juntar tudo

Coloque sua cabeça de volta no lugar, seja jogando um pouco de água fria no rosto ou dando um passeio pra você limpar a mente. Depois de se sentir um pouco melhor, você precisa recompor sua mentalidade. Vamos ser honestos, sua mentalidade é tudo. Você precisa de positividade e motivação para fazer as coisas com o melhor da sua capacidade.

Antes de se preparar para enfrentar as tarefas do dia, reserve alguns minutos para juntar seus pensamentos e se preparar para o que precisa ser feito. Talvez você vai querer respirar fundo algumas vezes para se acalmar. Ou talvez prefira ler algo inspirador. O que quer que seja que te deixe de bom humor para fazer o trabalho, faça.

2. Encontre o local de trabalho perfeito

Essa dica se aplica principalmente se você trabalha em casa. Se você trabalha em escritório, pode pular essa, se quiser.

Nem sempre me sinto bem sentada em uma cadeira rígida junto a mesa, então sempre procuro um lugar alternativo pra trabalhar. Você ainda vai querer um lugar que você possa se concentrar. Então, não vá para um lugar cheio de distrações. Como lugares que tem TV, cachorro da vizinha latindo, vizinho falando alto e essas coisas.

Seja a sua cama ou o seu sofá, limpe a área para que fique arrumada e apropriada pra começar a trabalhar. Pequenos fatores como luz e temperatura também são muito importantes, porque você pode não conseguir se concentrar se estiver forçando os olhos ou com calor/frio.

3. Se desconecte do seu celular

Nossos celulares são maravilhosamente distrativos, então às vezes é melhor deixar eles longe por um tempo ou pelo menos no modo silencioso. Desligue as notificações das mídias sociais e se concentre nas tarefas que você precisa terminar. Você sempre vai poder ver o Instagram ou enviar esse tweet quando fizer uma pequena pausa.

Quando precisei me dedicar ao trabalho, sempre achei melhor ignorar completamente meu celular e suas notificações até conseguir fazer 30 ou 40 minutos de trabalho. Só até meu cérebro não aguentar mais antes de precisar de um descanso. Meus amigos até ficam reclamando que eu estou “ignorando”, mas eu deixo o celular longe. Fico na sala e deixo o celular no quarto. Justamente pra não ver nem a luz da tela acender. É muito fácil ser sugado para uma sessão de rolagem se você não ser forte e colocar na cabeça que seu trabalho é a sua prioridade.

Tem também um aplicativo bem bom chamado Forest que tá em 1º lugar na categoria de Produtividade da App Store. Ele faz com que você se concentre no seu trabalho, permitindo que você “cresça” virtualmente em árvores ao completar um determinado período de tempo sem mexer no celular. O que é ainda mais legal é que essas árvores virtuais podem se tornar reais. Pra iOS ele é pago, mas pra Android tá gratuito.

4. Bloqueie seu tempo

Para tirar o máximo de proveito de um dia de trabalho, você precisa definir metas realistas. Decida quanto você pretende fazer em um determinado período de tempo. Você pode fazer isso dividindo o seu dia em blocos de tempo. Usando um planner ou um caderno, ou simplesmente configurando um temporizador no seu telefone.

5. Dê uma pausa

Ou mais de uma, na verdade. Estudos têm mostrado que nossas mentes param de absorver informações e prestar atenção após mais ou menos 45 minutos. Então, não adianta trabalhar 6 horas seguidas, sua mente e seu corpo vão ficar esgotados. Faça pausas curtas regulares para dar à sua mente um ar que é muito necessário.

Você pode usar esse tempo para sair por alguns minutos e sentir um pouco de ar. Talvez assistir seu vlogger favorito ou ler algumas páginas de um livro. Eu acho que ajuda ter seu próprio tempo de intervalos pra não se empolgar e esquecer que tem trabalho pra fazer!

Pronto. Agora você pode começar a se preparar pra trabalhar sem distrações, porque vai dar tudo certo. Tenho certeza! 😛

E aí? Você tem alguma dica ou truque pra se manter focado? Comenta aqui que eu preciso saber também!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

34 Comments
  • Pathy Guarnieri
    abril 2, 2018

    Thami, que dicas ótimas! Agora preciso para ontem colocá-las em prática!

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Aléxia Macêdo
    abril 2, 2018

    Está aí um post MUITO ÚTIL! Sério. Eu tenho muito problema de concentração especialmente porque trabalho muito em casa e com várias coisas diferentes (escrevendo, revisando, design…) ou seja, já é tudo meio bagunçado e se eu não consigo me organizar já era.
    O que costuma me ajudar bastante é fazer uma coisa por 25 min seguidos e então descansar 5 minutos. Acho que o nome disso é técnica pomodoro. Também tenho feito isso quando to escrevendo meus livros.

    • Thami Sgalbiero
      abril 11, 2018

      Sei bem como é essa mistura toda de coisas que faz em casa, se não souber organizar, nem que seja só o tempo, já desanda tudo mesmo. Gostei dessa técnica, vou aderir pra ver como vai ser aqui. Obrigada, Aléxia! 🙂

  • Thayse
    abril 2, 2018

    Acho que essa coisa de achar um bom local é essencial, mesmo que a gente desconecte do celular, se a gente não consegue focar no que tem que fazer num lugar adequado, é praticamente impossível fazer as coisas. Sua lista ficou muito boa e aposto que vai ajudar muita gente a estudar, terminar um trabalho, escrever. Ótimo post!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      abril 14, 2018

      Sim, porque exatamente quando a gente precisa se concentrar, tudo em nossa volta se torna mais interessante que aquilo que precisamos, hahaha! Obrigada, Thay! Espero que ajude mesmo 😉

  • Jaynara Lambert
    abril 2, 2018

    Esse post é para mim, certeza!! Sou a pessoa mais fácil de não se concentrar. É um horror ter que fazer alguma coisa e não conseguir parar e me concentrar. Sofria mais quando estudava e tinha provas e nada de conseguir me concentrar na matéria.
    Ambiente barulhento com certeza não funciona para ninguém, é ótimo para distrair. Dá uma pausa é essencial, chega uma hora que nossa mente e nosso corpo já não aguenta mais e precisa de um descanso.

    Beijos e boa sorte no seu trabalho!

    Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      abril 14, 2018

      Eu sofri mais no ensino médio, disso de concentração, hahaha! Tem gente que consegue ficar em ambientes barulhentos, mas tem que ter muito foco e treinar bastante a mente pra isso. Obrigada, Jay!

  • Vi Furrati
    abril 2, 2018

    É tanta informação que fica tão dificil não dispersar…

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

  • Lulu on the sky
    abril 2, 2018

    Oi, Thami!
    Ótimas dicas. Acho fundamental se desapegar principalmente do celular porque a gente fica dependente demais. Tanto do Whatsapp, quanto das redes sociais.
    As pausas são necessárias para tomar aquele fôlego a mais para o trabalho render.
    big beijos

    • Thami Sgalbiero
      abril 14, 2018

      Sim, as pausas são essenciais, Lulu!

  • Leslie Leite
    abril 2, 2018

    Eu tbm perco totalmente minha linha de pensamento se eu não me concentro 100% no meu trabalho, por isso, enquanto trabalho em casa evito até mesmo ouvir música, e tv, NUNCA, fica ligada enquanto estou concentrada.
    Sobre desconectar-se do celular, faço como vc, deixo no silencioso e entre uma pausa ou outra eu dou uma olhadinha, mas evito ficar muito tempo com ele, se não eu acabo protelando o trabalho, então, minhas pausas são bem estipuladas e elas são realmente necessárias.
    Algo que eu faço e me ajuda muito é começar o dia anotando tudo o que preciso fazer, eu vou ticando as coisas que já fiz e quando não protelo, no fim do dia eu sinto que meu dia foi bem mais produtivo. Parece que ver as tarefas escritas, me dá motivação para faze-las e poder ticar todas no papel.
    Amei as suas dicas, são ótimas!
    Beijo! http://www.apenasleiteepimenta.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 14, 2018

      Obrigada, Leslie! É, as vezes eu to lá tentando me concentrar e qualquer barulho continuo me irrita, é um probleminha que preciso controlar e/ou resolver. Minhas pausas são de sair andando pela casa, ou abrir um site/blog pra ler, é raro eu passar o tempo no celular nessas pausas. Ah sim, eu faço isso as vezes também, de anotar as tarefas. Faço até um dia antes conforme vou lembrando, vou anotando pra não esquecer, haha! Porque eu sou quase uma Dory, acordo e penso “Que dia é hoje? Tem alguma coisa importante? O que eu tenho pra fazer hoje mesmo?” ?

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    abril 2, 2018

    Pra mim café não adianta muito não, no máximo me mantem um pouco acordada, mas se estou cansada ou muito distraída isso não funciona em nada, kkk. No item dois, onde sempre trabalho no blog é na cama, como ela tá sempre bem arrumada, quando chego em casa, coloco o notebook na cama, ao lado dele meu planner + uma lapiseira + borracha + caneta, as vezes eu ligo a televisão se vejo que estou muito focada e com os pensamentos em ordem e muito expressiva, com facilidade em escrever, mas quando não acontece eu desligo tudo. Me desconectar do celular eu sempre faço, as vezes dou uma olhadinha na tela pra ver as notificações, pois recebo mensagens do trabalho, então quando não tem nada importante e urgente eu nem respondo. No item quatro eu comecei a fazer da seguinte forma, eu passei a restringir o quê fazer em cada dia. Por exemplo, segundas eu comento em alguns blogs e crio um post novo, nas terças é reservado somente para liberar e divulgar a postagem, quartas é para comentar blogs e responder comentários, quinta dia de post de novo, sexta mesma coisa que segunda e sábado mesma coisa que quarta. No domingo é meu dia de folga do blog, kkk. Depois que criei esse esquema dentro do prazo estipulado, eu passei a render mais e fazer mais coisas. Nessa da pausa, meio que faço quando vou pegar algo para comer, então já é automático, a não ser que meu raciocínio esteja muito rápido, aí eu aproveito o máximo. Tem vezes que termino um post grande em questão de 30 minutos ou 1 hora.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    • Thami Sgalbiero
      abril 14, 2018

      Pois é, café pra mim também não funciona muito. Só de manhã pra dar aquela leve acordada. Quando as ideias ficam fáceis de fluir, é bom até ligar a TV pra descontrair um pouco e não ficar tão tensa. Aaaa eu tenho esse esquema com o blog também, mas como agora to fazendo o TCC, dei uma mudada na programação pra aliviar um pouco a pressão de ter que fazer tudo ao mesmo tempo, haha! To dando prioridade pro meu TCC. Se organizar é melhor porque dá pra aproveitar mais o tempo. Por exemplo, eu estipulo 30min pra responder os comentários e consigo tudo nesse tempo certinho, as vezes boto o cronometro e tudo, haha!

  • Paredes
    abril 3, 2018

    Concordo com tudo. Sempre gostei de estudar em um lugar mais tranquilo e sem barulho. E nunca fiquei estudando por horas não, as pausas são fundamentais para um descanso e refrescar a mente para continuar com foco nos estudos. Não conhecia o app Forest achei interessante.
    Charme-se

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2018

      Pro ENEM eu estudava por horas, era bem cansativo, até descobrir que isso só maltratava meu bem estar e meu cérebro né 😛 aí aprendi a equilibrar isso.

  • Váh
    abril 3, 2018

    Eu adorei essas dicas porque eu sou o tipo de pessoa que se distrai muito facilmente, seja com situações ao redor ou com meus próprios pensamentos aleatórios. Muitas vezes me falta concentração pra estudar principalmente.
    Ah, e sim sempre me dizem que sou parecida com a Jennifer Garner do ‘De Repente 30’ aliás eu amo esse filme, acho que quando eu fizer 30 anos o tema será o filme hahahahah! 😀

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2018

      Nossa, com pensamentos aleatórios… muito eu, hahaha! SIM! Faça o tema da sua festa com esse filme, vai ficar muito legal 😀

  • Emerson
    abril 3, 2018

    Dicas maravilhosas. Essa do aplicativo de celular achei genial. O que tira o meu foco é celular também. Nesses dias estou sem ele e tenho visto como minha produtividade aumentou.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Tamara Mansur
    abril 3, 2018

    Olá Thami! Tudo bem?
    Também sou assim e perco totalmente a concentração quando alguém em casa começa a falar ou até liga a televisão.. um saco! Eu coloco um fone com músicas instrumentais que abafam o som irritante e ainda ajudam na concentração. Esse negócio das pausas é real mesmo, eu até usava um aplicativo no celular para controlar isso, acho que chamava focus ou focused, algo assim..
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2018

      Eu preciso de um fone daqueles tipo headphone pra poder abafar o som de todo mundo da casa. Gostei da ideia de colocar músicas instrumentais! Vou procurar esse app. 😉

  • Camila Faria
    abril 4, 2018

    Oi Thami, estou encantada com esse app Forest. Que ideia maravilhosa. Quero baixar para ver como funciona direitinho (e se funciona para mim). Eu trabalho muito no computador, então tendo a desligar tudo e sair de perto dele quando bate a desconcentração. Às vezes o melhor a fazer mesmo é dar um tempo, fazer outra coisa, até o foco e a motivação voltarem. Beijo, beijo :*

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2018

      Também achei a ideia desse app maravilhosa! Sim, quando não consigo me focar por nada, dou uma saída, vejo um filme e depois volto pra fazer o que preciso.

  • Leidiana Pereira
    abril 4, 2018

    Eu simplesmente amo muito suas dicas!
    Quando tenho muita coisa para fazer, eu organizo o tempo (faço um cronograma de tarefas e o passo a passo), além de ficar bem longe de celular e tablet, deixo o ambiente agradável, silencioso e organizado para ai sim poder concentrar nas tarefas e terminar tudo rapidinho. hehe
    Ahn é, sempre dou umas pausas de 15 minutos para não ficar doidona.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2018

      Obrigada, Leidiana! 😀

  • Marcela Miranda
    abril 4, 2018

    O que mais me atrapalha é a questão de ficar sentada quietinha tendo que ler algo, tenho dificuldade de ficar parada, é por isso que amo meu curso, ando pela sala inteira e posso fazer minhas costuras e modelagens de pé ou sentada. Mas quando tenho aula teorica quase sofre de ataque, acho que sou hiperativa hahahah.
    A dica de se desconectar é muuuito essencial
    Um beijo!

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2018

      Hahahaha! Eu só fico assim inquieta quando tem alguma coisa me incomodando, seja mentalmente ou fisicamente, aí começo a querer me mexer, parada não fico, hahaha!

  • Lucas
    abril 4, 2018

    Serviu pra mim! Tenho um sério problema em não conseguir me concentrar ainda mais com o celular por perto. Por final fica tudo bagunçado e coisas atrasadas… Essa semana marquei de fazer tantas coisas mas não consegui cumprir nenhuma se quer e é frustrante! Vou dar uma olhada nesse app Forest me interessou bastante,quem sabe não me ajuda? Obrigado pelas dicas,preciso seguir elas urgentemente para ter uma vida saudável e organizada ♡

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2018

      Pois é, sei como é frustrante quando a gente programa tudo na nossa cabeça e nada sai como a gente programou. Por isso que a organização ajuda a nos orientar um pouco pra que pelo menos uma tarefa seja feita, haha!

  • Lilian Moraes
    abril 5, 2018

    O meu maior problema quando estou estudando ou mesmo trabalhando, é ficar olhando no celular a cada 10 min pelo menos. Isso super afeta a rotina de estudos.
    Gostei das suas dicas, e ter um local perfeito faz toda a diferença!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2018

      Isso de ficar olhando o celular direto acontece mais quando eu to na aula, por isso me esforço ao máximo pra anotar nem que seja todas as palavras da professora, haha! Só assim pra eu prestar atenção.

  • Oie Thami, eu trabalho em casa já por algum tempo, e as vezes quando tenho que resolver muitas tarefas a ansiedade me ataca e acabo perdendo o foco. Tenho tentado fazer algumas pausas quando as coisas apertam, percebi também que ao sair do meu quarto e agora ter um espaço próprio para trabalhar foi uma grande aposta para manter meu foco. Gostei muito das suas dicas 😀

    bjs

    Ariadne ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2018

      É, trabalhar dentro do quarto é muito bom, mas fora dele é melhor ainda e isso é mais por causa do foco mesmo. Eu sempre procuro ir pra sala, porque aí costumo me concentrar mais (se ninguém ligar a TV, haha!).

  • Bruna Morgan
    abril 9, 2018

    Parar de mexer no celular é muito real! Ele desconcentra de uma maneira loucaaaa