Como lidar com o algoritmo do Instagram

Se o número médio de curtidas, comentários e postagens no seu feed diminuiu pra você, não se preocupe. O alcance orgânico do Instagram tem dado uma dor de cabeça para muitos editores e profissionais de mídias sociais/marketing digital, o novo algoritmo é o grande culpado por isso. Mas nem tudo está perdido, dá pra lidar com o algoritmo do Instagram. ?

O novo algoritmo apenas dá as novas regras do jogo. Se você quiser ter sucesso, você precisa seguir estrategicamente. No entanto, com todos os novos recursos e constantes mudanças do aplicativo, é realmente difícil se manter né?

Esse post pode te ajudar mostrando o que você pode fazer para que seus posts sejam vistos por um número maior dos seus seguidores.

O Instagram prioriza as interações com os seus seguidores

Enquanto rola alguns rumores indicando que o feed cronológico vai voltar à plataforma, são só rumores. Enquanto isso, você ainda deve se concentrar em ganhar mais interações e engajamento para os seu perfil/postagens pra ser visto por mais pessoas. A gente já sabe que o Instagram avalia o número de curtidas, comentários, salvamentos, visualizações, compartilhamentos e DMs para determinar a classificação do post no feed de um usuário.

Veja algumas estratégias simples para aumentar todas essas métricas:

  • Trate o espaço de comentários como um espaço de conversação – responda aos comentários dos seus seguidores mais rápido e peça que interajam mais com você fazendo perguntas adicionais na própria resposta do comentário.
  • Experimente legendas mais longas e frases que chamem a atenção – escreva uma pequena história, faça perguntas aos seguidores, incentive todos que verem a publicação a compartilhar suas opiniões e a conversar com você – em vez de apenas “curtir” suas coisas.
  • Seja criativo – convide seu público para participar de um desafio em tempo real, por exemplo, crie uma hashtag pra você curtir a foto de quem colocar a hashtag nas publicações e avisa pelo stories.
  • As interações dos seus stories também contam para classificar todos os seus posts recentes como superiores. Portanto, tente sempre que puder incluir enquetes divertidas ou perguntas para atrair mais cliques e ações do seu público.

post instagram

O algoritmo do Instagram conta o tempo gasto em visualizar seus posts

Para determinar a popularidade do post, o Instagram “conta” quanto tempo o usuário gastou para analisar a foto ou ler a legenda. É por isso que escrever uma ótima legenda é essencial para manter seu engajamento maior. Vá além de usar só emojis diferentes e tente as seguintes estratégias:

  • Instrua seus seguidores como, por exemplo, para verem sua nova postagem do blog vinculada na biografia, salvar uma postagem para mais tarde, marcar um amigo, responder uma pergunta, compartilhar uma opinião como resposta, etc.
  • As legendas do Instagram são limitadas a 2.200 caracteres. No entanto, após três a quatro linhas de texto, ele minimiza a legenda. Esses cliques no “Mais” para ver a legenda toda também são calculados como engajamento pelo Instagram.
  • Use de no máximo 1 a 3 #hashtags na sua legenda para evitar que apareça como spam. Você sempre pode adicionar mais algumas no espaço de comentários.
  • Publique alguns vídeos – normalmente, os que são visualizados por mais tempo, significa que tem maior envolvimento do público na publicação.
  • Pela mesma razão, experimente os posts de carrossel. Aqueles em que a gente coloca até 10 fotos na mesma publicação.

O algoritmo apoia a autenticidade

Pode ser tentador provocar artificialmente o seu envolvimento através de alguns aplicativos/sites que tem plataformas de troca, mas não faça!

O algoritmo da plataforma é inteligente o suficiente para distinguir comentários originais de “Foto bonita!” e emojis aleatórios. Ele também percebe rapidamente quando tem algo não natural acontecendo de repente, mesmo dentro de uma conta popular.

Seja autêntico e construa um relacionamento com os seus seguidores!

Use todos os recursos da plataforma

O Instagram passou tanto tempo desenvolvendo e introduzindo novas funcionalidades. Claro, eles querem que os usuários não saiam do aplicativo.

Aproveite o tempo para pelo menos explorar todas as novas adições, como:

  • Transmissões ao vivo.
  • Enquetes, GIFs e tipo de fontes diferentes para escrever no stories.
  • Siga algumas hashtags e crie uma para o seu perfil.
  • Faça alguns destaques de stories no seu perfil.

Use as informações do Instagram para saber o que está funcionando e o que não

O sucesso do Instagram não é apenas no instantâneo, já foi. Você deve sempre analisar a imagem completa do comportamento dos seus seguidores ao longo do tempo. É exatamente isso que a sessão de “Informação” te diz.

informações

Você não tem que acompanhar o engajamento de uma única postagem, mas sim acompanhar as principais métricas de engajamento (curtidas, visualizações, salvamentos etc.) ao longo do tempo e ver como isso se relaciona com os tipos de conteúdo postados por você.

seguidores instagram

Quando você entrega a mensagem certa, no momento certo, você pode gerar engajamento resistente e o Instagram vai ser seu queridinho de novo!

E aí? Acha que vai conseguir lidar com o algoritmo do Instagram agora com essas pequenas dicas? Tem alguma outra dica pra compartilhar comigo e todas as outras leitoras? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 Comments
  • Debora Dahl
    agosto 27, 2018

    Adorei as dicas Thami.. o insta ta cada dia mais dificil! Obrigada pelas dicas! Bjs

    http://www.deboradahl.com

  • Pathy Guarnieri
    agosto 27, 2018

    Thami, adorei esse post! Está super bem explicado, agora é até mais fácil de entender!
    Vou favoritar aqui!

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Stephanie Vasques
    agosto 27, 2018

    Adorei muito esse post!!! Ultimamente eu tenho me estressado de leve (lê-se: muito) com o instagram e seus algorítimos. É uma rede social tão maravilhosa, mas essas coisas desanimam de vez em quando. Meu sonho é que pelo menos o feed cronológico volte! Mas até lá, o que me resta é ir jogando o jogo deles, né? Hahahahaha. Tenho estudado marketing digital, principalmente o instagram, e aprendi exatamente esses macetes pra melhorar o alcance e engajamento. Inclusive acho que todo mundo deveria ler esse post, porque eu acho bem engraçado quando algumas pessoas ficam forçando uma interação estranha, postando uma foto com tema x e perguntando y kkkkkkkkk.

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    • Thami Sgalbiero
      setembro 13, 2018

      Pois é, fica chato quando a gente posta uma foto que está se achando linda e quer que todo mundo veja mas ele não mostra tudo. 🙁 O feed cronológico é o que fez a gente ficar viciada, porque a gente entrava no app e dava like até onde tinha parado anteriormente, essa era a parte legal do Instagram né? SIIIM! Também acho engraçado quando fazem isso. Postam uma selfie e perguntam “O que vocês comeram no almoço hoje?” hahahahaha!

  • Wanessa de Almeida
    agosto 27, 2018

    Eu sempre tento diblar, monto estratégias mais parece que perde a cada dia e isso desmotiva né?
    Mas, sigo tentando sempre.
    bj http://www.diadebrilho.com

  • Helô
    agosto 27, 2018

    af maria, chuva de likes pra esse post!
    amei amei amei, aprendi mto! super tks <3

  • Thaiane e Thalita
    agosto 27, 2018

    Gostamos das dicas Thami, inclusive vamos salvar o seu post, tínhamos várias dúvidas sobre algoritmo e o seu post nos ajudou a entender um pouco!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com

  • Váh
    agosto 28, 2018

    Dá uma dorzinha no coração quando uma foto não teve tantas curtidas ou comentários ou quando aquele stories não foi tão visto como esperado, mas eu não preiorizo muitooo essa coisa de visualização. Claro que é sempre bom ter noção do que chama atenção e achei mega legal esse post, eu não sabia de várias coisas sobre instagram.
    Na verdade, é meio triste saber que está cada vez mais difícil conquistar nosso espaço na internet 🙁

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 13, 2018

      Eu também não priorizo isso, gosto de priorizar quem já me segue a um tempo e interage ali fazendo praticamente uma amizade, sabe? Melhor priorizar os que já tem do que priorizar os que estão ali só pra ser um número. Pois é, a disputa por um espaço na internet tá cada dia maior.

  • Marcela Miranda
    agosto 28, 2018

    Salvei seu post para realmente estuda-lo assim que terminar de responder os comentários do blog. Tenho uma certa dificuldade no Insta, não entendo muito mas com certeza seu post vai me dar uma boa aula <3
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 13, 2018

      Esse post pode te ajudar sim 😉

  • Silvana Almeida Souza
    agosto 28, 2018

    Eu confesso que tendo o meu máximo para driblar todas essas mudanças do instagram mas é difícil, Thami vou salvar teu post aqui!
    Beijos ♥
    http://www.silalmeida.com

  • Jaynara Lambert Archanjo
    agosto 29, 2018

    Para quem usa o Instagram como trabalho, esses algorítimos devem estressar muito. Até pra gente que não uso de forma ”profissional” é chato.
    As dicas estão ótimas, ter um bom engajamento pra mim é uma das dicas essenciais. Quem que mesmo ter o Instagram como trabalho tem que interagir e fazer com que os seguidores também interajam com eles.

    Beijos ♥
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      setembro 13, 2018

      Posso te dizer que estressa sim. Eu estagiava ainda em mídias sociais quando o Instagram mudou esses algoritmos e era realmente um saco, depois a gente foi aprendendo e conseguiu equilibrar melhor. Eu amo interação, mais do que números.

  • Yasnaya
    agosto 29, 2018

    Quando vi o título fiz logo cara de ódioss.
    Pense num app pra me fazer raiva!
    Não sabia nadica de nada do que tu escreveu aqui. Boiando total.
    Vou ver se aplico algumas dessas dicas, na verdade preciso reler, salvar numa pasta 🙂
    Espero que os céus me ajudem!!

    xero

  • Emerson
    setembro 1, 2018

    Parabéns pelo post.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista

    Fanpage

    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia