5 lições importantes sobre carreira profissional (antes que seja tarde demais)

Aproveitando esse lindo feriado do dia do trabalho pra compartilhar 5 lições importantes sobre carreira profissional que aprendi. A maioria das pessoas aprende essas lições tarde demais na vida. Eu espero, sinceramente, que pra mim não tenha sido tarde demais. Porque agora que aprendi, quero seguir em frente.

Quando você está começando, as coisas mais importantes parecem ser apenas a quantidade de projetos que você pode colocar no currículo, ou quanto dinheiro você está ganhando, e como pode ganhar um aumento ou mudar de cargo. Mas o que as pessoas muitas vezes não percebem, é quantas outras coisas são muito mais importantes. Por isso, aqui estão as cinco lições que realmente vai te ajudar a ter sucesso:

1. Não tente ser outra pessoa

Já ouviu a frase “mente tanto que acredita na própria mentira”?. Por mais que isso possa definitivamente se aplicar a fingir um pouco de confiança extra quando você está nervosa, isso nunca deve se aplicar a sua personalidade como um todo. É ótimo ter inspirações de carreira ou modelos, mas em algum momento, você precisa descobrir quem você é e qual é o seu estilo. Ser genuíno é muito mais importante, e você vai se destacar mais rápido do que fingir ser alguém que você não é.

Comigo foi ao contrário. No meu primeiro emprego, fui eu mesma assim que entrei, mas percebi que isso não estava dando certo e comecei a tentar ser outra pessoa na qual eu não era. Então o certo é saber ser como um gradiente. Primeiro começa claro e depois vai se tornando mais escuro, mais sólido. Entende?

2. Aprenda a dizer ‘não’

Especialmente quando você começa em um novo emprego. Você provavelmente vai querer dizer sim para cada projeto, reunião ou tarefa que é jogado no seu caminho. Mas uma vez que você se estabeleceu, você precisa aprender a dizer não. Dessa forma, você pode concentrar sua energia para fazer um excelente trabalho em seus projetos existentes, sem se espalhar com um milhão de outras coisas pequenas. Você quer fazer o melhor possível, mas às vezes quando você está esticando muito você não consegue terminar tarefas para melhorar sua capacidade. O ‘não’ vai te ajudar a não assumir muito, e entender o seu próprio tempo de gestão.

Também no meu primeiro emprego, fui aceitando tudo que me passavam e ainda falava o que sabia fazer para ajudar. Afinal, eu queria ajudar a equipe e todo mundo que trabalhava comigo. Já que eu sabia fazer, por quê iria esconder né? Errado. Eu tinha sido contratada pra fazer uma única função, mas acabei exercendo um pouco de cada ali. O pior é que foi ruim para a minha saúde mental e física. Eu nem fui reconhecida pelas coisas que fiz. Dizer não é necessário às vezes.

3. Dinheiro não é o mais importante

O que você realmente gosta de fazer? Onde você mais dedica seu tempo livre? Trabalhar em algum lugar com algo que você ama, vale muito mais do que apenas fazer dinheiro com algo que você odeia. Pra quê desperdiçar 6 ou 8 horas por dia fazendo algo servil, quando você poderia estar fazendo algo que você ama! Realmente nem tudo é dinheiro, e não vai te trazer felicidade. Eu sei que é difícil cair em uma rotina de trabalho, e você apenas continuar trabalhando com o único incentivo que é para pagar as contas.

Eu comecei sendo analista de marketing digital. Ok, faço isso aqui no blog mexendo com SEO e etc. Mas mexer nisso em outras contas que são mais sérias é suuuuper chato. Eu odiava aquele trabalho. Quando fui demitida, sai do prédio soltando fogos. Liguei pra minha mãe e falei “Alô? Mãe? Fui demitida. Graças a Deus!”.

Então, como meu exemplo, não desperdice seu tempo e sua energia em algo que não te faz feliz. Às vezes isso significa correr riscos. Não tenha medo, salte. Arrisque-se!

4. Assuma seus erros

Todos nós cometemos erros, é apenas uma parte da vida. Em vez de encobrir eles e ter vergonha, basta dizer “Sim, eu cometi um erro, e vou aprender com ele”. Cometer erros pode ser tão importante quanto ter sucesso porque você APRENDE. As pessoas apreciam muito mais quando você é verdadeiro, isso vai te salvar de um monte de problemas e preocupações. Você será respeitada como honesta e confiável. É humano! Todos fazem isso, todos os dias.

Já fiz um post aqui explicando exatamente o por quê falhar é importante.

5. Fique perto das pessoas certas

As piores pessoas que você pode ficar perto com os preguiçosos, reclamadores, e as pessoas que estão lá apenas para ter um salário. Encontre pessoas que amam o que fazem, e ficam animados para ir trabalhar! Tente diversificar os interesses do seu círculo de colegas, com pessoas que trabalham em finanças, artes, técnicas, comunicações, qualquer coisa! Apenas para que você tenha um grupo de apoio cheio de pessoas positivas!

Eu, que já sou uma pessoa preguiçosa e reclamona (o Twitter sabe disso), se me juntar com alguém nesse mesmo nível. Eu morro. Profissionalmente e espiritualmente. Então eu gosto de ficar perto de pessoas positivas, animadas e alegres com o que fazem. Se você não tiver essas pessoas por perto, a dica que eu dou é procurar no YouTube vídeos de pessoas que amam o que fazem. Dá uma bela inspiração para você continuar o que faz, sem desanimar. 😉

Me desculpem esse post enorme, mas precisava começar a dar início a uma série de posts que estou afim de fazer aqui. Eu já passei por 3 estágios (em toda a minha vidinha), cada um com uma experiência diferente. Estou pensando em fazer uma série de posts para auxiliar mais pessoas no trabalho/estágio com dicas para quem já tá lá e para quem ainda não conseguiu. O que acham? Comentem aqui!

AH! E comentem aqui também o que acharam desse post. A vida já deu essas lições para vocês? Serviu para te prevenir?

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

23 Comments
  • Jaynara Lambert
    maio 1, 2017

    Disse tudo. Estou trabalhando no meu 1º emprego, nada de carteira assinada, nada de salário, nada de exercer apenas uma função. Quando a minha patroa me chamou pra trabalhar com ela na padaria, ele me disse que era pra atender os outros e de vez em quando passar um pano ou outro no chão. Agora tenho que lavar a padaria, lavar banheiro, varrer, passar pano, organizar prateleiras, organizar o freezer, embrulhar bolo, confeitar, untar forma, guardar produtos que chegam, isso tudo atendendo os outros também. Isso me deixa sobrecarregada, em estado de nervos e às vezes acabo sendo um pouco arrogante com os clientes. Além do mas faço hora extra todo sábado sem ganhar um tostão.
    Acho que quando eu for demitida, vou dar graças à Deus também.

    Beijão!!

    Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      maio 2, 2017

      Jay, na sua situação, eu aconselho que você tenha uma conversa com a sua chefe. Explicar pra ela o quanto está ficando sobrecarregada e que isso não tá fazendo bem para a padaria (por causa dos clientes mal atendidos) e nem pra você. Tenta ver se essa conversa ajuda. 😉

  • Carol Espilotro
    maio 1, 2017

    Nem preciso comentar que você está certa né? Eu sou muito dura no meio profissional, apesar de ser bastante flexivel (obviamente) em novos projetos e etc, mas a gente não pode deixar as pessoas abusarem da gente e sempre de fato ficar perto das boas pessoas. No meu primeiro emprego, era uma agência, o patrão ficava gritando com os estagiários como se eles fossem obrigados a ser Mestres já e a gente não podia ficar doente… ganhei um bronquite por causa dele que fumava no escritório e ele ficou bravo por isso auhdjukahdukas conclusão: me demiti, falando que já que prefere um robô, tô é saindo (e com estilo)

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2017

      Ah, sei bem como é agência. Acho que a maioria das agências são assim. Quando estão procurando vaga, colocam apenas a sua vaga, depois que você tá dentro, você vai fazendo de tudo um pouco até ficar louca. O pior é que vão falando pra você que fazendo um pouco de cada ganha experiência e vira uma profissional completa. Sim, até pode ser verdade, mas nossa saúde vem em primeiro lugar né? Pra quem consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, é bom. Mas pra quem não consegue, só é ruim. Fez bem em ter pedido demissão!

  • Lívia Madeira
    maio 1, 2017

    perfeitas esses dicas! dinheiro nao é td e nao podemos nos submeter a qq coisa, adorei o post

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Rafaela Oliveira
    maio 1, 2017

    Eu aprendi muitas coisas nos estágios durante o período de faculdade e sem dúvida nenhuma isso me ajudou muito quando eu fui encarar o mundo competitivo .
    Gostei muito das dicas e apoio 100% a ideia de você fazer uma série de postagens para a ajudar no quesito trabalho/estágio.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2017

      O bom é que a gente aprende mais com os erros né? Hahaha!

  • Duda Oliveira
    maio 1, 2017

    Eu achei o seu post maravilhoso. Eu pretendo ter uma carreira profissional como jornalista e apesar de ser novinha (15 anos) tenho certeza do que eu quero, e sei que a grande dificuldade pra mim vai ser dizer o “Não” porque não é pra todos que eu consigo dizer isso. Mesmo que eu não concorde ou não queira tenho uma tendência a não negar certas coisas por medo de como as pessoas vão reagir e o que vão achar de mim depois. Preciso super mudar isso.

    Adorei o seu post e adorei a ideia de fazer post pra ajudar as pessoas a conseguirem empregos e estágios, uma iniciativa muito boa.

    Um beijo ❥

    Entre os meus (A)braços

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2017

      Você só tem que pensar em primeiro lugar “Isso vai me desgastar? Eu vou gostar de fazer isso? Vai valer a pena?”. 😀

  • Cleber Eldridge
    maio 1, 2017

    São regras basicas pra qualquer pessoa que queira ser alguém na vida, tais dicas são válidas tanto para o trabalho quanto para a vida, right?

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2017

      Com certeza! Só botei a situação do trabalho, porque é a onde mais reconhece essas coisas.

  • Renato Almeida
    maio 1, 2017

    Olá, Thami. Tudo bem?
    Adorei as lições importantes. Uma das que acho mais importante é a relacionada a ser quem realmente somos; por mais que possa parece algo simples e até mesmo clichê de ser dito, muitas pessoas exageram quando o assunto é ser uma pessoa “INCRIVELMENTE PERFEITA”, esquecendo de fato quem são… As demais dicas foram super relevantes, e muitos irei adicionar na minha vida profissional. Afinal, algumas eu já pequei feio (não vou mentir). Enfim, o importante é buscar fazer um bom trabalho, ser vocês mesmo e tentar ao máximo ser coerente em suas ações, sem deixar que ninguém te faça de bobo.

    Adorei o post!
    Até mais.

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2017

      Exatamente! A pessoa fica vivendo em uma realidade que não é dela, pra poder se enquadrar nessa “perfeição” que na real não existe pra ninguém né? E outra: errar é humano, ser bobo não.

  • Amei esse texto Thami, super importante para o momento em que estou vivendo. Irei compartilhar para ajudar algumas pessoas que acredito estarem precisando. Soltei uma leve risada sobre tua felicidade em ser demitida, eu sei bem como é se sentir assim. É um alivio que preenche o peito, aquele peso todo que carregamos nas costas saem, é maravilhoso! Concordo com cada item, principalmente ser verdadeiro e assumir seus erros e aprender com eles. Sobre ficar perto de pessoas positivas, eu vivo isso diariamente. Eu sou alegre, mas meio negativa para algumas coisas, sabe? Na real, eu prefiro pensar das duas formas, assim me preparo caso aconteça algo ruim. Não será uma surpresa ou decepção. Mas eu gosto do que faço, embora não seja o que eu quero para mim, esse é um meio para um fim. Preciso primeiro me estabilizar, já que a crise tá bem complicada e moro em cidade pequena o que só piora, então começo a facul que quero e depois posso começar a pensar e investir trabalhar com o que realmente amo fazer.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    • Thami Sgalbiero
      maio 4, 2017

      Aí se um dia te perguntarem “Qual é a pessoa que fica feliz ao ser demitida?” já pode responder “A Thami, ué” hahahahaha! Sim, é bom mesclar as duas coisas, ser alegre sim, mas ter aquele pé atrás. É igual naquele filme Divertidamente que mostra claramente que sem a tristeza, não existe felicidade. Ou seja, faz parte. Isso aí! Já traça um plano pra não ficar perdida. Você está certíssima! Mesmo não sendo seu trabalho dos sonhos, se dá pra aguentar, vai na fé!

  • Kaila Garcia
    maio 1, 2017

    Que post incrível, adorei suas dicas, elas são para a vida mesmo! ❤

    http://www.kailagarcia.com

  • Auana Lucena Sonsin
    maio 1, 2017

    Que post lindo, inspirador e certeiro para o feriado de hoje, Thami! Arrasou em altos niveis. Pra mim o mais importante é aprender a dizer não, coisa que me enrolo de vez em quando, e tentar ser sempre eu mesma. <3

    Beijoo!
    http://www.vitaminatrendy.com

  • Duane
    maio 2, 2017

    Acho uma ideia ótima! Faz sim, vou adorar ♥ Mas então. Amei essa primeira dica, nunca tinha pensado dessa maneira. Isso de não fazer tudo a mais é uma coisa que minha mãe sempre me disse, que não vão ficar te elogiando nem nada, e no fim das contas vão acabar de explorando, isso sim. O lance é encontrar um limite entre a proatividade e a exploração, né? Isso de assumir erros também é importante. Aliás, esse post todo é importantíssimo, cara, tô apaixonada. Já tô esperando a série!
    Beijos ♥

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 4, 2017

      Exatamente! Você vai fazendo várias coisas, ninguém reconhece e só vão pedindo mais e mais pra você. Obrigada, Duane! 😀

  • Milena
    maio 6, 2017

    Mais fodida profissionalmente que eu não têm, sério. Aqui na minha cidade é praticamente impossível fazer o que gosta, e se tiver a oportunidade, precisa de um currículo impecável que eu obviamente não tenho pq nunca consegui uma oportunidade de ter. Dá vontade de chorar só de pensar :/
    Mas, ainda assim, amei ler o seu post. Sinto que me deixou preparada pro que vier, mesmo talvez nem vindo nada hahahah

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 14, 2017

      Mi, vou te dar umas dicas muito boas pra você inserir no seu currículo que eu só aprendi na porrada mesmo. Assim que eu postar, vou te mandar. 😉

  • Natalia
    maio 7, 2017

    Todas essas dicas são importantes, mas acho que a última é um grande ponto de atenção. Ficar perto de pessoas negativas ou desmotivadas pode te afetar demais, principalmente com a convivência diária.

    • Thami Sgalbiero
      maio 14, 2017

      Exato! Porque isso vai te desmotivando junto, aí quando bate aquele desanimo, é horrível. 🙁 Tem que ficar atenta!