“Uma Longa Jornada”, de Nicholas Sparks

A louca do romance está de volta! Nossa, quanto tempo que eu não lia um romance do Nicholas Sparks. Pra quem chegou agora aqui no blog, eu tenho um histórico com livros de romance, e principalmente desse autor. Agora foi a vez do livro Uma Longa Jornada que eu me segurei pra ver o filme só depois que lesse o livro. Acabou que o filme saiu da Netflix e eu tive que dar meu jeito pra assistir nesse final de semana, mas consegui! Então, preparem-se para uma resenha completíssima!

Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.

Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família.

Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

O livro

Os capítulos do livro se separam como Ira, Sophia e Luke, mas só os capítulos do Ira são narrados por ele. Os capítulos de Sophia e Luke são escritos em terceira pessoa.

uma longa jornada

Tudo começa com um acontecimento do Ira e depois começa a história de Sophia e Luke que aconteceu quatro meses antes do acontecimento do Ira. A todo momento eu ficava pensando “Como essas duas histórias vão se cruzar?” porque a gente sabe que em um momento isso vai acontecer. Levando em consideração que são duas histórias quase que iguais porém que acontecem em gerações diferentes.

Mesmo o livro começando com uma situação de tensão, ele vai mesclando com a história do segundo casal, Sophia e Luke, então não fica aquela leitura massante e cansativa.

personagem ira

Fiquei agoniada com a situação do Ira (que não posso contar). Mas também sei o quanto isso foi importante para que eu entendesse o relacionamento dele com Ruth. Agora posso dizer “Eu entendo, Ira!” e só quem leu o livro vai entender.

Confesso que no começo pensei que o livro não iria me ganhar, mas me surpreendi. É importante dizer logo de inicio que, diferente dos outros livros que li do Nicholas, esse não tem mortes dolorosas apenas a jornada de vida mesmo como diz no título. Então, considero ele leve (comparando aos outros).

nicholas sparks

Eu gosto da escrita do Nicholas. Porque ele consegue narrar os detalhes sem ficar cansativo. Enquanto narra uma paisagem, aproveita para envolver a história e isso é que torna o livro bom. Graças aos livros dele, eu sou louca pra conhecer a Carolina do Norte que é sempre tão bem descrita nos seus livros.

O filme

Com o filme, tive a confirmação de que só estou esperando conhecer um Ira que me ame incondicionalmente. Isso sim que é amor né?

filme romantico

É difícil não comparar o livro com o filme. Mudaram muitas coisas pra formar o roteiro do filme e o Nicholas Sparks participou da construção do roteiro também. Só não sei como ele deixou com que distorcessem alguns fatos importantes da história, como um personagem que nem aparece no filme e é uma peça que compõe uma situação do casal. Não posso falar muito pra não dar spoiler.

Scott Eastwood

Britt Robertson

E sim, Britt Robertson está no filme. É até interessante falar que ela fez outro papel chamado Sophia né? Lembram que ela fez Girlboss na série do Netflix? Sophia Amoruso e agora Sophia Danko.

casais filme

Então, a dica que eu dou aqui é: se você assistir a esse filme, terá que ler o livro. Porque tem muito mais detalhes que, se você gostou do filme, vai gostar ainda mais do livro. Acho que essa deve ter sido a ideia do Nicholas quando ele decidiu adaptar a história pro filme. Fazer com que despertasse interesse para que mais pessoas lessem o livro.

E aí? Já leu o livro ou assistiu a esse filme? Se sim, o que achou? Gostam desse gênero de livro e filme? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 Comments
  • Pathy Guarnieri
    setembro 26, 2018

    Thami, não é um gênero que me chama a atenção, mas depois de conferir sua resenha, sabe que até que fiquei interessada por esse livro? Vou dar uma chance!

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Váh
    setembro 26, 2018

    Ai eu não curto muito filmes ou livros de romance 🙁
    Porém acho legal toda essa trama de pessoas de diferentes épocas ligadas etc…
    Um dia talvez eu veja o filme hehe 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

  • Leslie Leite
    setembro 26, 2018

    Minha irmã é apaixonada pelo autor e tem vários livros dele, mas eu… todos os livros dele que peguei para ler achei cansativo e abandonei no meio. Mas, eu achei a premissa de Uma Longa Jornada bem legal e fiquei curiosa com o roteiro desse livro. É tipo, a primeira vez que eu cogito realmente ler com vtd um livro do tio Nick, haha.
    Beijo!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 28, 2018

      Opa! Então minha resenha te convenceu, haha! Bom saber… ? Manda um abraço pra sua irmã, porque tenho a mesma paixão que ela tem pelo autor, haha!

  • Camila Faria
    setembro 26, 2018

    Oi Thami, achei interessante isso de ter as duas histórias, dos dois casais, paralelamente no livro. Deve dar um ritmo interessante para a leitura. Esse universo romântico não é muito a minha praia, mas acredito que deva ser uma ótima opção para os fãs do gênero (ainda mais tendo o filme para complementar depois!). Beijo, beijo :*

  • Luly Lage
    setembro 26, 2018

    Menina, eu nunca li um livro do Nicholas Sparks, mas já vi vários os filmes baseados neles… São uns romances gostosos, né? Sei lá, desses que a gente ri, que chora, que se emociona e fica querendo um amorzinho nem que seja só naquele momento hahahaha!
    Eu nem vi esse ainda e já tô curiosa em saber como essas histórias se cruzam! Vou caçar aqui com certeza!

    • Thami Sgalbiero
      setembro 28, 2018

      SIM! Os romances do Nicholas Sparks causam isso tudo mesmo, haha!

  • Kaila Garcia
    setembro 27, 2018

    Amei sua resenha, Thami. Vi esse filme no cinema quando lançou e foi impossível não gostar, depois comprei o filme e já assisti umas 3 vezes com o meu marido. Fiquei animada para ler o livro e ver os pontos que não foram mostrados no filme!

    http://www.kailagarcia.com
    http://www.nossomosmoda.com

    • Thami Sgalbiero
      setembro 28, 2018

      Então você vai adorar o livro! 😉

  • Marcela Miranda
    setembro 27, 2018

    Thaaami acho que você reascendeu meu desejo de ler! Estava a dois meses parada e sem vontade de ler nada. Juro, sempre amei as histórias de Nicholas Sparks desde muito cedo e caraca como pude esquecer desse autor que tanto me faz chorar? Eu nunca vi o filme então já quero começar lendo o livro para depois ver o filme!
    Arrasou no post demais (eu to muito ansiosa para ler uma longa jornada)
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      setembro 28, 2018

      Aaaa que bom que gostou, Marcela! Pois é, sei bem como é isso. Eu também estava parada e sem vontade de ler, mas depois lembrei que eu tenho ainda aqui uns livros do Nicholas Sparks que guardei pra ler depois e fui logo nesse. Acho que você vai gostar! 😉

  • Julia Gomes
    setembro 27, 2018

    Eu amo os livros do Nicholas Sparks ,mas odeio as adaptações para o cinema, principalmente pois ele se envolve no roteiro e vira outra história. Não entendo! Os filmes não ficam ruins, mas a minha mania de comparar com os livros acaba me fazendo ficar irritada. rs. Eu ainda não li esse romance dele,mas me entusiasmou. 🙂 Bjs

    • Thami Sgalbiero
      setembro 28, 2018

      Acho que o Nicholas Sparks tem um sonho de ser roteirista de filme, porque só assim pra entender né? Hahaha!

  • Jaynara Archanjo
    setembro 29, 2018

    Não consigo ler os livros dele. Já tentei ler Querido John, mas não consegui ler o livro e nem ver o filme. Acho os livros dele bem ”ruins” de ler.
    Não sei se lerei este que está resenhando, mas apesar disso, gostei muito da história. Vi o trailer do filme, não sei se no livro a forma como a história dos três vão se cruzar é a mesma do filme, mas achei interessante porque são no mesmo contexto.

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      outubro 1, 2018

      Então, te aconselho a assistir o filme primeiro. Daí se você gostar, dá uma chance pro livro. 😉