Como planejar seu Natal

A época mais calorosa do ano. Um dia para se estar com a família, comidas e bebidas. Todos ficamos falando sobre o Natal. Como tudo na vida, um pouco de planejamento é essencial para que o seu Natal seja bom. Por isso, pra ajudar, trouxe essas dicas de como planejar seu Natal.

Se você é o tipo de pessoa que gosta de hospedar a família inteira e preparar tudo, aproveite! Ou se você quiser apenas ajudar com novas ideias, dá uma olhada:

1. Defina o humor da casa e do dia

É a hora oficial de começar a decorar a casa. O Natal é todo esse sentimento caloroso de reunir toda a família (ou pelo menos pessoas queridas) por perto, então esse é um ótimo momento para se aconchegar e fazer com que pareça e se sinta incrível. Adoro colocar aromas pela casa, principalmente no meu quarto. Tem tantas coisas incríveis para trazer o espírito natalino com pequenas coisas como velas, almofadas e pisca pisca realmente fazem uma grande diferença.

2. Comece seu plano

É hora de planejar seu Natal. Você vai precisar de um pedaço de papel e uma caneta. Comece a quebrar o dia em intervalos de tempo: manhã, almoço, tarde e noite.

Divida com palavras chaves com as atividades como cozinhar, abrir os presentes, jogos e refeições ao longo do dia. Não fique muito presa nos detalhes, pense em como você quer se sentir ao longo do dia. Isso afetará o que você pretende comer, a música que você vai ouvir e as bebidas que você vai fazer.

Normalmente a minha mãe fica toda estressada na cozinha preparando as coisas e na hora de saborear, não aproveita. Ela pensa tanto nos detalhes que chega a me deixar agoniada. Por isso esse ano, além de ir ajudando nas outras coisas, vou tentar acalmar ela o máximo que eu puder.

3. Prepare sua playlist

Todo mundo sabe que a música é a chave para qualquer momento e mudar o humor. Se você planejou seu dia de Natal, você vai precisar de música para combinar. Crie uma playlist (ou ouça as que já existem no Spotify) que você pode facilmente colocar pra tocar em diferentes momentos do dia: do funk aos pops e clássicos natalinos, as possibilidades são muito mais amplas do que você pensa! Pense sobre as pessoas com quem está passando o Natal e tenha certeza de que existe música para todos. Por exemplo, se sua avó estiver junto, coloca Roberto Carlos. Existe alguma vó que não goste de Roberto Carlos? ?

filmes de natal
Foto: Pinterest

4. O que você vai assistir enquanto passa o dia?

Se você não encontrar tempo para assistir filmes de Natal no grande dia em si, você certamente vai poder assistir nos dias que antecederam ou seguem após o Natal. Meus favoritos são os clássicos de Natal que passam na TV, e eu vejo desde pequena. Como Esqueceram de Mim, O Estranho Mundo de Jack, O Grinch, O Expresso Polar e Edward Mãos de Tesoura. E aqui estão alguns filmes da Netflix que estão na minha lista pra assistir esses dias:

  • Um Novo Começo
  • A Very Murray Christmas
  • O Príncipe do Natal
  • Cartão de Natal
  • A Wish for Christmas
  • Um Natal Brilhante
  • Menores Desacompanhados

5. Planeje seu entretenimento

Mesmo se você tiver o melhor plano, nunca funciona exatamente como quer né? E é por isso que é bom ter muitos jogos prontos. Além disso, que sejam simples! Jogos como Uno, Quem Sou Eu? e Imagem & Ação são ótimos. Na minha família, é tradicional jogar Uno no dia de Natal! (Digo minha família mas normalmente quem fica até o final é eu e minha irmã). Se sua família for grande e gostar desses jogos, prepare alguns presentes simples! Ou colocar uma sobremesa especial como prêmio. É divertido!

6. Dê alguns toques ao longo do dia

Ninguém pode negar que comida e bebida ocupam o pensamento central no dia de Natal. Essa é a única época do ano que você pode exagerar na mesa de comidas sem dó. Escolha receitas simples que você possa preparar com antecedência, como pavê ou pudim. Eu gosto muito dos canapés e bebidas diferentes como uma pink lemonade. Ou panetone (ou chocotone) com café logo no começo do dia 25 de dezembro. Delícia!

Você pode decorar os pratos com cores natalinas também. Por exemplo, fazer um cupcake ou cookies e botar granulado ou M&Ms nas cores verde e vermelho. É Natal, você pode ser tão criativo quanto quiser!

cupcake

AH! É sempre bom lembrar que quem faz seu Natal ficar bom é só você mesmo. Então, pense sempre em coisas que possam melhorar o seu dia. Pra quem ainda não pensou em nada, espero que esse post tenha ajudado. 😉

E aí? Gostou? Agora, me conta! Qual é o seu plano para o Natal desse ano?

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

29 Comments
  • Lívia Madeira
    dezembro 18, 2017

    otimas dicas pras festas de natal que vem chegando, pra mim nao tem natal sem ver esqueceram de mim hehe

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Pathy Guarnieri
    dezembro 18, 2017

    Thami, essas dicas são super boas!
    Lá em casa, quem vai planejar tudinho é meu pai. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Thayse Stein
    dezembro 18, 2017

    Ai, Thami, que delícia de post, sério. Eu tô morrendo com essa foto do Pinterest com um cinema natalino em casa e toda essa vibe de Natal! Eu vou passar o Natal longe dos meus pais e isso me dá um aperto no coração porque essa época é muito família reunida, né? Eu amo! Mas vou viajar um pouco e acho que vai ser lindo também <3 Aqui na Holanda tem uma parada muito típica de inverno chamada Oliebollen que é um bolinho de chuva que parece um sonho recheado (só que é fechado, que nem bolinho), jesus amado! E já tô de olho nuns panetones que vi no mercado. Como os holandeses não são todos gordos? Quero descobrir ainda porque eu vou voltar uma bolota pra casa, isso sim.

    Beijos!

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      É, Natal eu sempre luto pra passar em família, agora reveillon é que tento juntar mais as amigas e tal. E você faz muito bem em viajar no Natal, ainda mais que você está com o seu namorado né? Então, pelo menos, tem alguém que te ama e que você ama do lado, isso já basta. Nossa, que ideia genial isso de bolinho de chuva recheado, haha! Vou tentar fazer aqui em casa um Oliebollen. Eu sempre fico pensando nisso, principalmente em relação aos italianos, já que lá a massa é frequente, hahaha!

  • Jaynara Archanjo
    dezembro 18, 2017

    Aqui em casa é uma zona no Natal, nada planejado. Um dia antes que decidimos o que vamos fazer e acaba que fica tudo enrolado na hora. Falando sobre decoração; minha casa tá tão probrezinha tadinha, nem árvore em miniatura nos temos!!

    Beijos!!

    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      Hahaha! Aqui só tem a árvore de sempre mesmo, mas nem ligam o pisca pisca, normal. Por isso que é bom dar aquela planejada, nem que seja 2 dias antes, sabe? Pra não ficar tudo tão enrolado.

  • Simone
    dezembro 18, 2017

    Eu amei, quando eu tiver uma casa mais espaçosa vou amar decorar tudo e convidar a família. Essa data é tão especial. Eu vi o filme A wish for christmas e gostei tanto, é muito fofo ♥

  • Váh
    dezembro 18, 2017

    Vou ouvir a versão punk de Sorry Not Sorry da Demi com certeza e te digo o que acheeei <3
    Ah, eu adoro essa época do ano e todo esse clima de Natal, porém mais especificamente este ano não estou tão animada.
    Minha família não é muito de se reunir, então provavelmente só ficarei em casa sem muitas comemorações e mesmo que não tenha nada de especial minha mãe sempre fica estressada na cozinha, aí eu acabo ficando estressada e nem sempre é tão legal quando gostaríamos.
    Mas eu gostei das dicas, comer chocotone no café da manhã é tudo de bom hehe 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      É, o bom de se planejar é que ainda tenho esperanças de não ter estresse como todo ano, haha! Eu não sou muito fã de chocotone, prefiro o famoso panetone de frutinhas mesmo, mas aqui em casa só tem o chocotone por enquanto 🙁 to esperando ganhar dinheiro pra comprar o meu de frutas, hahaha!

  • Emerson Garcia Affonso Vieira
    dezembro 18, 2017

    O natal da minha família sempre é incrível e diferente. Também gosto de montar playslists natalinas e de organizar algumas brincadeiras entre a família. Acho Roberto Carlos a cara do natal mesmo rsrs

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      Ai que legal, Emerson!!! É muito legal quando a família topa se divertir todos juntos né?

  • Marcela Miranda
    dezembro 18, 2017

    Estou vendo muita gente falando sobre esse filme O Príncipe de Natal e quero muito assistir. Ainda não fiz minha play de natal, mas em relação aos outros itens já esta tudo preparado!
    Beijos,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      É, vi muita gente falar também e toda vez que abro o Netflix, está lá bem de cara, haha!

  • Juliana Ferreira
    dezembro 18, 2017

    Adorei demais o post, ótimas dicas. Ele com certeza ia me ajudar muito no Natal passado que foi aqui em casa.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

  • Bruna Maria
    dezembro 18, 2017

    Adorei as dicas, confesso que não sou organizada para planejar algo
    os relatos de uma jornalista

  • Kaila Garcia
    dezembro 18, 2017

    Amei suas dicas, sempre fui apaixonada pelo Natal, mas minha família nunca comemorava tanto, sabe? Já a do meu marido é daquelas que enfeitam a casa mesmo e segue a tradição, amo passar o Natal com eles, é bem especial! ❤

    http://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      É bom ter por perto quem se anima junto pra te animar também né? Sei bem como é isso. Adoro o Natal e sempre procuro pessoas que gostem junto comigo, haha!

  • Brenda Duarte
    dezembro 19, 2017

    Amei as dicas, eu amo essa época do Natal, geralmente passo com a família,
    gosto muito de ver filmes, e já estou assistindo rsrs, sem contar que amo comidinhas, elas não podem faltar como os doces e petiscos!

    beijos

    Vem me visitar – Feminices cor de Rosa

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      Aqui sempre junta todo mundo pra ver os filmes de Natal que já passam na TV, haha! Verdade, doces e petiscos são os essenciais.

  • Patty Lye
    dezembro 19, 2017

    Ah é a melhor época para se planejar!
    Amo Natal, e é super gostoso tirar um tempo para curtir com a família!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

  • Marina
    dezembro 19, 2017

    Dicas super válidas! Meus pais passam o dia preparando a ceia, enquanto eu e meus irmãos arrumamos a casa. No final, graças a Deus, ninguém se estressa. No início da noite, com a ceia já encaminhada, vamos visitar nossos parentes pela cidade e antes das 22 horas já estamos voltando pra casa pra colocar o peru no forno e meia noite comermos. Geralmente passo com meus irmãos e meus pais e sempre acho o melhor natal de todos. HAHA Não troco por nada! Dia 25 geralmente é bem preguiçoso, né? HAHAHA Aí nesse dia assisto alguns filmes de natal ou vou assistir minhas séries mesmo. Enfim, adorei o post Thami! <3
    beijos

    http://www.marinaalessandra.com

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      Quando cada um tem uma função é ótimo, porque aí nada fica muito encarregado só pra um né? Aqui é raro todo mundo comer meia noite, porque todo mundo é chato com isso aqui, aí só eu, minha mãe e irmã é que levamos a tradição nas costas. Teve um ano só que meu pai comeu junto com a gente meia noite e foi bem legal, porque teve sorvete de sobremesa, haha! Dia 25 é bem mais lento mesmo, aí vale os filmes natalinos.

  • Ray Menezes
    dezembro 19, 2017

    Thami, eu amei as dicas! Por aqui nós costumamos ouvir muita música na véspera de Natal, enquanto nos arrumamos pra ceia na casa de alguém da família (nunca é aqui porque o tamanho do apê é inversamente proporcional ao tamanho da família hahaha). Também cozinhamos algum prato pra ceia, mas sempre optamos por algo prático mesmo. Adorei essa inspiração dos cupcakes, acho que minha mãe vai fazer alguns pro Natal então vou mostrar pra ela, ela vai amar! Ah! E meu filme clássico de Natal é Esqueceram de Mim, não tem como não voltar a ser criança assistindo, cara!

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      O legal é que a família toda se reúne, não importa onde, haha! Esses cupcakes são bons e fáceis de levar para comemorações em conjunto assim né? Esqueceram de Mim é clássico de Natal, amo!

  • Thaiane e Thalita
    dezembro 19, 2017

    Gostamos das dicas,são ótimas!! Aqui em casa estamos acostumados a planejar apenas o que vamos cozinhar para ceia, não ficamos pensando muito em como vamos passar o dia, já que na maioria das vezes fazemos no dia 25 um churrasco em casa!! Assistir filmes natalinos é ótimo também!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      Ai que legal! Esse ano aqui em casa vai ter churrasco dia 25 também 😀 haha!

  • Lilian
    dezembro 20, 2017

    Em casa não é de comemorar muito o Natal, mas eu adoro entrar no clima! No final de semana que passou já comecei a assistir filmes natalinos, super clichês…mas é divertido de vez em quando né? hahahaha.
    Gostei das suas dicas! Estou particularmente ansiosa pela preparação da comida, principalmente do doce!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

  • Fernanda
    dezembro 20, 2017

    Ótimas dicas, Thami! Aqui, nós nos reunimos na casa de alguém e cada um leva um prato. A diversão fica a cargo do amigo secreto e das conversas e risadas da família!

    No dia de Natal, vamos visitar outros parentes e amigos.

    Beijinhos

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 21, 2017

      É bom fazer um jantar estilo americano assim, que é cada um levando um prato. Acaba tendo mais variedades e todo mundo se delicia e se diverte junto.