Coisas para fazer no seu blog em 30 minutos

Agora chegou aquele post de mais uma série de posts que vocês gostam. Para quando você estiver sem criatividade para criar um conteúdo novo pro seu blog. Já postei sobre coisas que você pode fazer no seu blog em 5 minutos e também em 15 minutos, hoje trouxe o tempo mais extenso. 30 minutos é pra quando você está ali torrando sua cabeça tentando pensar em algo pra postar mas não vem nada, sabe? Não se maltrate tanto. Isso acontece com qualquer pessoa, até aquelas pessoas que são extremamente criativas. 😉

Então, vamos começar as mudanças…

  • Releia seus 5 postagens mais populares. Corrija os erros gramaticais ou links quebrados, se tiver.
  • Atualize uma postagem antiga. Sua experiência sobre tal produto/lugar mudou? Você aprendeu algo novo com isso? Atualize no post, mas lembre-se sempre de sinalizar que teve uma atualização ali no conteúdo. Pode deixar assim: [ATUALIZAÇÃO – 02/04/2017] escrever o que mudou aqui. 🙂
  • Dê “pin” em fotos de 3 posts antigos. Use o Pinterest a seu favor. Parece que não, mas muita gente usa essa ferramenta principalmente para buscar fotos bonitas e conteúdo bom. Se as fotos desse post antigo não forem boas, edite com algumas palavras por cima e nem precisa ser mestre em Photoshop, pode usar ferramentas como o FotoJet.
  • Crie uma pesquisa para descobrir o que seus leitores pensam sobre o seu blog. No SurveyMonkey  e nos formulários do Google você pode fazer pesquisas gratuitamente.
  • Inicie uma discussão sobre algo interessante no seu blog. Pra quem acompanha o blog, pode perceber que em todo final do post eu deixo uma pergunta para vocês responderem nos comentários, certo? Isso é porque adoro ver interação, não gosto de ter leitores fantasmas, por isso até inseri os comentários do Facebook que aqui, para qualquer pessoa (até quem não tem blog) poder comentar.
  • Brainstorm para futuras postagens no blog ou melhorias futuras para o seu blog. “Tempestade cerebral” ou “uma tempestade de ideias” que é chamado de brainstorm (tive que aprender esses termos na faculdade, desculpa). Quando você estiver tendo uma ideia para um post ou vídeo, anota correndo, onde quer que seja. No celular, em um bloco de papel, caderno, guardanapo, papel higiênico ou até mesmo nas mãos, anote. Porque depois quando a ideia se perde, é difícil buscar ela na nossa memória de novo. Fora que tem aquela lei de que o universo é gigante né? Logo, quando você tem uma ideia e não bota em ação logo, outra pessoa pode ter essa ideia e fazê-la por você, mas aí quem vai levar o crédito é essa pessoa. Então, anote sempre. E faça.
  • Mude para um novo modelo de layout. Recentemente o Blogger atualizou seus temas e você também pode achar aqui no ThemeXpose.
  • Criar uma página de FAQ para responder todas as perguntas frequentes. Confesso que eu preciso fazer isso sozinho também, é importante.
  • Compre seu próprio domínio. Sério. Faz toda a diferença. Palavras de uma pessoa que passou anos do blog com o famoso “blogspot.com” no link.
  • Vá até suas postagens antigas e adicione palavras-chave melhores. Vamos combinar que quando a gente começa com o blog, nem ligamos muito para as palavras chaves, mas elas são mais que importantes para que seu blog seja descoberto no querido Google.
  • Adicione fotos de qualidade maior e melhor para suas postagens antigas. Sabe aquele lance de buscas no Google? Então, vale o mesmo para as imagens.
  • Escreva uma página de COMECE AQUICom seus posts populares e uma pequena navegação em torno do blog.

E aí? Gostaram? O que vão melhorar no seu blog hoje?

Thami Sgalbiero

Leonina, botafoguense, enrolada, confusa e distraída. Ama ver, ler e falar sobre moda (mesmo não sendo expert no assunto). Sonha em ser atriz, mas enquanto esse sonho não se realiza, fica apenas no blog mesmo.

32 thoughts on “Coisas para fazer no seu blog em 30 minutos

  1. Lívia Madeira

    oba, adorei suas dicas, com certeza to precisando fazer alguns aprimoramentos no Tofu

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  2. ray menezes

    Adoro essa série de posts, Thami, sempre aproveito bastante xD Eu tenho muitas muitas coisas pra melhorar no meu blog e às vezes termino sem saber por onde começar. A coisa que estou pensando seriamente agora é comprar meu próprio domínio, mas ainda não sei como fazer isso e se compensa. Na verdade, tenho muitas dúvidas sobre ter meu próprio domínio e quero tirar todas elas antes de investir nisso. Uma coisa que vivo querendo fazer é atualizar meus posts antigos, tem coisa de 2011 com links e imagens quebradas. Até comecei a fazer isso, mas eu confesso que tenho a maioooor preguiça de atualizar tudo, tenho que fazer isso logo!

    Um beeeeeeeijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sei bem como é essa preguiça de atualizar cada post antigo. Sofro do mesmo, haha! Porque troquei de plataforma e ainda tenho que ajustar MUITOS posts antigos, mas tenho preguiça, porque são muitos, mas tenho fé que um dia termino tudo, hahaha! Quanto ao domínio, tenho um post que pode te ajudar: http://bit.ly/2gevdOj

      Responder

  3. Leidiana Pereira

    Eu amo suas dicas de blog!
    Eu até lembrei de atualizar as imagens e escritas dos meus posts antigos mais populares.
    Preciso logo logo atualizar o layout e renovar o domínio. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Eu sempre vou fazendo umas alterações durante o ano e no começo do ano mudo tudo, haha!

      Responder

  4. Rafaela Oliveira

    Ótimas dicas Thami,
    Vou dar uma olhada nas postagens antigas.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    Responder

  5. Mariana Leite

    As dicas estão ótimas, como sempre!! Voltar aos posts antigos e dar uma revisada é algo muito importante e que as vezes a gente se esquece.

    http://www.teoremademahlli.com.br

    Responder

  6. Wanessa

    boa essas dicas, tem algumas que eu preciso fazer mais ando numa canseira tão grande 🙁
    vou tentar!
    bjoka http://diadebrilho.com

    Responder

  7. Monise Camargo

    Oiie
    Ótimas dicas, até pq nem sempre temos tanto tempo para o blog.
    Meia hora é um tempo bom.
    beijinhos.
    Blog Entre Garotas

    Responder

  8. Simone Benvindo

    Tô amando este tipo de post, as vezes eu volto e arrumo alguns posts antigos, preciso fazer com mais frequência. Eu tenho esquecido de dar PIN nas fotos, é importante mesmo e ajuda na divulgação. Beijos
    Charme-se

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim! Inclusive preciso fazer um post só sobre isso para explicar melhor como o Pinterest pode ajudar o blog também 😉

      Responder

  9. Duds

    Muito bos as dicas!!! Isso de voltar nos posts antigos ou mais lidos e melhorar as palavras-chave faz bastante diferença pros novos leitores, ou gente que acha o blog do nada. Faço isso com meu canal tambem!

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, porque a maioria das pessoas que caem no nosso blog, é através de buscas, daí cabe a gente fazer esse caminho para acharem os nossos posts.

      Responder

  10. Duane

    Que dicas MARAAA ♥ Você arrasou mais do que o normal nessa série (e olha que você já arrasa muuuito)! Tô nessas de atualizar postagens antigas quando tenho um tempo maior na internet. Cara, é muito bom, percebo que até aumenta o cliques! Esse lance da interação é importante mesmo, tenho que colocar urgente a ferramenta de comentários pelo Facebook. Também tenho que fazer o FAQ e colocar no menu do topo. Isso do brainstorm eu faço todo mês! Só assim pra manter a frequência, né?
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, nem que seja 1 post por semana, é sempre bom se programar né? Aumenta os cliques, as visitas e etc, então é bem importante atualizar as postagens antigas. Não precisa mudar a essência dos posts antigos, porque de toda forma é sua história ali né? Mas verificar se as fotos estão alinhadas e que não estão com o link quebrado é bem importante.

      Responder

  11. Debora Dahl

    Otimas dicas Thami. Eu preciso revisitar alguns links e fazer umas atualizacoes. Gostei da idea de FAQ. Muita blogueira famosa tem isso, mas eu nunca pensei em fazer.. haha.. bjs

    http://www.deboradahl.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Sim, o FAQ é importante pra deixar tudo já respondido, pra evitar ter que responder várias vezes a mesma pergunta.

      Responder

  12. Gih

    Muitas dicas ótimas.
    A do domínio e qualidade das fotos é mega importante pra se mudar JÁ!
    E acho ótimo mudar resenhas e mudanças de opinião de algo que falamos como você disse.
    kisses

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      É, porque a gente cresce e muda né? Podemos não ter mais a mesma opinião que antes, aí é bom mudar, pra caso alguém ache o post hoje em dia.

      Responder

  13. Carolina Espilotro

    Cara, que dicas ótimas. E como diz o título: 30 minutos. Eu precisava tomar vergonha na cara e fazer umas coisinhas dessa lista, mas meu ritmo de vida é tão meh que esqueço do blog às vezes.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Hahaha! Te entendo. Tem vezes que minha vida também fica assim, bem agitada mesmo. Mas tirar esses 30 minutinhos as vezes é bom.

      Responder

  14. Karoline

    A ideia do COMECE POR AQUI é muitooo boa! Pode adotar/???

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Com certeza!

      Responder

  15. Carol Justo

    Adorei muito essa série de dicas menina! Já comecei a buscar outros layouts pro blog, mas não vou trocar, por enquanto, eu não posso ver um tema free que quero trocar o me, credo.

    Mas amei mesmo as dicas, vou usar todas, com certeza.

    Carol | http://www.pinkisnotrose.com/

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Te entendo! Temas free são uma tentação, porque você já pensa em uma mudancinha aqui e ali, já pensa em como ficaria e etc, haha!

      Responder

  16. Mafê

    Thami, adorei as tuas dicas. Recentemente eu coloquei em rascunho todos os textos antigos do blog e estou revendo um à um, bem como atualizando alguns e repostando novamente. Depois de 10 anos de blog, vi necessidade de mudar e adequar os antigos para o padrão novo que meu blog está usando.

    A ideia do Brainstorming é ótima. Já chorei algumas vezes por perder uma ideia, agora coleciono notas e notas no celular. Como escrevo textões, são basicamente trechos que ainda quero desenvolver. Ou títulos, coisa rara de acontecer.

    Teu blog é lindo demais! Bem cuidado demais, fofo. Um aconchego que só. A gente se sente bem vindo, sabe?

    Beijos

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Tem alguns posts nossos que merecem ser repostados né? Uau! 10 anos de blog??? Que incrível, Mafê! Deve ter muito conteúdo bom que vale a pena ser revisto mesmo. Também tenho muuuitas notas no celular agora, de tudo! Pra não esquecer mais. Já fiz isso com textos, escrevo só uma frase pra desenvolver o texto depois quando for escrever o post, porque as vezes a ideia vem do nada né? Muito obrigaaada! Fico feliz que tenha gostado daqui <3 volte sempre, por favor!

      Responder

  17. Bianca Geisler

    Ai, mulher, gosto muito desse tipo de postagem vinda de você porque parece que você é master nesse assunto. Adoro isso.
    De qualquer forma, não sei o que preciso mudar. Sinta-se livre para comentar lá no meu blog o que você mudaria, quem sabe. Só sei que fiquei lendo as coisas que você listou e pensei que está sim na hora de mudar meu cantinho e melhorá-lo para que os leitores aproveitem ele melhor, assim como eu tenha mais vontade ainda de escrever pra ele.
    Achei muito bom o que falou sobre postagens antigas. Vou tirar um dia para procurar fotos melhores, reescrever algumas partes e quem sabe até atualizar mesmo, como você indicou.
    Obrigada, de verdade, por ser tão legal e compartilhar isso com a gente.

    Beijos,
    Bi.

    http://www.naogostodeunicornios.com

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Só pareço mesmo, porque ainda tenho muita coisa pra aprender, haha! Mas vou aprendendo e compartilhando, porque sei que as vezes é difícil ver dicas para quem quer cuidar de um blog e tal. To percebendo que você está escrevendo mais no seu blog e to adorando isso, porque adoro o conteúdo do seu blog! Obrigada a você que valoriza esses posts, Bi! 😀 Isso que me anima pra criar mais e ajudar mais vezes.

      Responder

  18. bela

    Essas dicas deveriam chegar ao olhos de todas as blogueiras que estão surgindo por motivos de: tem cada post que parece revista copia da copia da copia D:
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    Responder

    1. Thami Sgalbiero

      Concordo, hahaha! Vamos compartilhar!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *