Os blogs como estratégia de marketing

Você sabia que durante o mês de agosto as blogueiras e blogueiros de todo o mundo participavam do BEDA (Blog Every Day August)? Eram feitos posts todos os dias do mês de agosto. Sim, haja criatividade! Porém naquela época a grande maioria ainda não trabalhava, não tinham filhos e, por isso, sobrava mais tempo para produzir o conteúdo para o blog. Muitas coisas mudaram na blogosfera e hoje vim contar um pouco sobre a importância do blog em uma estratégia de marketing.

Muitos pensam que os blogs estão acabando por conta da tecnologia atual da produção audiovisual, Instagram e YouTube estão aí pra mostrar isso né? Mas a estratégia de marketing em um blog vale muito mais a pena e eu vou te contar o por quê.

A leitura continua em alta

Tudo bem que a produção audiovisual é algo mais real, intuitivo, visível, mas a escrita continua à frente disso tudo! Já pensou nos momentos do nosso dia a dia? Nem sempre estamos em um local propenso para assistir a um vídeo ou nem sempre temos os fones de ouvido em mãos. Logo, esse é só um dos motivos para alertar a importância de um blog em uma estratégia de marketing.

Quando escutei que os blogs estavam morrendo, quase cheguei a acredita, confesso. Porém comecei a perceber que toda vez em que eu estava no ônibus lotado voltando do trabalho (sempre ia em pé né), eu via muitos celulares com páginas de blogs abertos lendo artigos.

Toda e qualquer rede social quer te levar para algum lugar

Já percebeu que toda rede social tem posts que te levam para algum site fora dali? Seja para ver um conteúdo mais completo em um site, pra comprar alguma coisa em algum site ou pra comprar um curso. A rede social é real pra você se socializar e se conectar com seus leitores e seguidores, é basicamente segurar a mão deles para levar até onde você realmente quer que eles estejam.

Então, sim, ter contas nas redes sociais é importante, mas os conteúdos produzidos lá são diferentes do que vai para um blog. No blog você tem muito mais liberdade para mostrar tudo o que sabe.

Quer um exemplo? As legendas no Instagram tem o limite de 2.200 caracteres, então se você quiser escrever um post com várias dicas e detalhes, não vai ser possível daí você vai ter que entregar um conteúdo mais raso do que poderia estar entregando. Entendeu?

A raiz do SEO

Já falei sobre SEO nesse post aqui, e volto pra repetir: se você trabalhar bem no SEO do seu blog, ele pode ficar na primeira página do Google, resultando em mais visitas na sua postagem. 😉 Afinal, blog é basicamente isso: uma ferramenta de comunicação para publicar conteúdos do seu interesse e conhecimento.

Me diz aí quantas vezes você já fez uma pesquisa no Google e caiu dentro de um artigo escrito em um blog! Agora eu deixo essa pergunta: se os blogs estão realmente acabando, por quê as empresas grandes tem seus blogs dentro dos seus próprios sites?

blog empresarial

Quando eu estava estagiando em uma agência, lá em 2016, muitos clientes queriam colocar uma área de blog em seus sites, mas pra que? Simplesmente pra fazer com que a pessoa ache os artigos relacionados àquela marca/produto/serviço/empresa e aumentar as vendas. Porque naquelas publicações já tem a solução do problema que a pessoa tá procurando no Google, além de poder comprar o produto ou serviço daquela empresa.

Então…

Não, os blogs não estão morrendo!

Continuam aí pela internet. Às vezes você já leu vários artigos de blog nessa semana e nem percebeu. E sabe o que é melhor? Um post que a pessoa fez à 4 anos atrás, pode estar em alta nas pesquisas por estar completo, com detalhes, SEO bem trabalhado e ajudando todo mundo que está procurando por aquele conteúdo.

how i met your mother

Esse é um assunto no qual eu gosto de discutir, porque vivo nele desde os meus 10 anos de idade. Eu e minhas amigas e amigos bloggers passamos por toda essa evolução na internet, então temos bastante coisa pra falar. Por isso que, nesse mês de agosto, estamos fazendo uma blogagem coletiva. Toda sexta-feira terá posts relacionados a blogosfera, então deixo aqui os blogs que estão comigo nessa:

Não me venha com desculpaPandinando • Sweet LulyAlgumas observaçõesConfabulandoJusto EuCamila Por AíProfano FemininoInventando assuntoTô Pronta!

E pra quem não sabe, o dia do blog é comemorado no dia 31/08 porque os números 3108 são os que mais se parecem com a palavra blog. Ou seja, vários motivos pra gente comemorar!

Agora, me conta! Você pensa ou já pensou em criar um blog? O que te impediu? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

20 Comments
  • Fernanda Rodrigues
    agosto 14, 2020

    Oi, Thami!
    Amei o post e não poderia deixar de concordar mais.
    Acho muito importante falar que os blogs não estão morrendo! Aliás, tenho amigas que estão fazendo o BEDA. Fiz ano passado e ano retrasado. 😀

    Um beijo,

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 7, 2020

      Sempre tá rolando uns projetos legais para quem ainda tem blog. Fora que é a sua identidade na internet né? Onde apenas você controla 😉

  • Adriel
    agosto 14, 2020

    oieee!

    eu reviro tanto os olhos quando vejo essa conversa de que os blogs tão morrendo. no fim, a maioria das pessoas usam as redes sociais como microblogs. o instagram, por exemplo, muita gnt usa o feed pra fazer textão utilizando uma foto. tem como ser mais blogger (sem blog) do q isso? haahuahua

    indo pro lado profissional, os blogs corporativos são uma ótima ferramenta de comunicação, as newsletter tbm tão sendo padronizadas como uma espécie de posts… logo, os blogs podem até não despertar tanto interesse nas pessoas em criar um, mas quem tá nessa há mais tempo sabe da sua utilidade e do quão importante foi limpar essa roça. <3

    excelente post, Thami!

    bjs!
    Não me venha com desculpas – Adriel Christian

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 21, 2021

      NOSSA, SIM! É exatamente isso que acontece né? As legendas no Instagram aumentaram e tá todo mundo fazendo o perfil de mini blog. Eu to aproveitar pra replicar o conteúdo que já criei aqui no blog pra lá. Dá um certo trabalhinho? Dá, mas é só questão de adaptar texto, mas o blog sempre será meu principal canal de conteúdo. ❤

      Exatamente! Uma marca ou empresa que tem um blog corporativo (aquela abinha lá no site deles) já é super legal de ver esse conteúdo mais específico e até mesmo com informações bem detalhadas sobre o assunto ,principalmente se for relacionado ao produto ou serviço que a própria empresa já trabalha. Perfeita sua colocação! ???

  • Wanessa de Almeida
    agosto 14, 2020

    Meu espaço, minha opinião!
    Sou defensora dos blogs, infelizmente escuto muito negatividade dizendo que os blogs vão morrer e eu continuo contemplando a ideia que eles tão mais vivos do que nunca.
    Criar um blog ainda traz muito benefícios, mas é claro que tem que ter em conjunto disciplina, dedicação e vontade de fazer dar certo.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      março 2, 2021

      Sim sim! E todo mundo visita um blog, toda e qualquer pesquisa no Google, se resulta em um post de blog e as pessoas nem percebem 😛

  • Carol Justo
    agosto 14, 2020

    Eu amei muito esse post!!! Eu também cheguei a acreditar que os blogs estavam morrendo, cheguei a meio que abandonar o meu blog, mas os pontos que você mostrou são muito reais. As pessoas sempre estão lendo algum blog, eu mesma to sempre em blogs, quando vou pesquisar um tutorial ou receita, eu sempre recorro aos blogs… Existe público pra tudo nessa internet, basta a gente se adaptar ???

    Beijosssss,
    Carol Justo | Justo Eu

    • Thami Sgalbiero
      março 3, 2021

      Sim, a internet abrange para o mundo todo, então mesmo a pessoa nem estando aqui no Brasil, pode pegar para ler algum artigo que você escreveu. Fora que são palavras né? E palavras estão sempre em alta! ? Fico feliz que tenha gostado do post!

  • Ane Carol
    agosto 14, 2020

    Achei bem legal você abordar esse tema do blog como estratégia de marketing. Confesso que não entendo muito sobre SEO, mas concordo contigo que os blogs são então morrendo. Inclusive se analizarmos as grandes empresas marcas geralmente elas possuem uma página dedica ao blog onde elas compartilham um conteúdo de valor.

    • Thami Sgalbiero
      março 3, 2021

      Simmm! Quase toda empresa tem uma categoria só pra blog no site onde deixam ali tudo o que sabem, isso até atrai mais clientes. A própria Melissa usou essa estratégia de blog por bastante tempo no site deles, agora que deu uma diminuída, mas nunca morreu, porque os artigos continuam lá. 😉

  • Carla Wolf
    agosto 16, 2020

    Eu vivo tendo um piripaque quando alguém me fala que os blogs estão morrendo, é exatamente como você falou: Nem sempre a pessoa tem internet ou fone de ouvido para pesquisar algo. E no Instagram nem sempre as pessoas usam #’s e por isso, não dá pra encontrar de tudo. Principalmente nessa fase de pandemia meus acessos cresceram e muito! É realmente no que a pessoa quer acreditar né?!

    • Thami Sgalbiero
      março 3, 2021

      Pois é, não desmerecendo os conteúdos postados no Instagram, mas no blog a gente pode ter um pouco mais de segurança de que o conteúdo pode ficar aqui por mais tempo. E é isso, vai do que cada um acredita mesmo. 😉

  • Ayumi Teruya
    agosto 16, 2020

    Concordo plenamente, os blogs não estão morrendo, só não são tão destacados quanto outras redes sociais, mas eles se mantêm firmes e fortes, já que a base de todas as outras redes vem daqui!
    Adoro as lojas que têm blogs nos seus sites, é como se eles fossem mais gente como a gente, lembro de uma época que era louca pela Imaginarium e no próprio site deles tinha um blog ensinando a fazer DIY de alguns produtos (numa versão obviamente mais barata e menos estética), algo que adorei.
    No final do dia, sempre tem gente que prefere ler algo mais tranquilo que um monte de vídeo e foto atrás da outra.
    Beijos

    • Thami Sgalbiero
      março 3, 2021

      Nossa, sim!!! Já cansei de cair nos blogs de marcas de lojas e os conteúdos são bem trabalhados, gosto muito! E é preciso ter algo além das redes sociais para poder “divulgar” né? É como você falou, a base de tudo. Fora que já cansei de ver pessoas em ônibus lendo artigos/posts encontrados no Google, e achei isso incrível demais! E foi daí que tive ainda mais certeza que os blogs não vão morrer.

  • Pathy Guarnieri
    agosto 18, 2020

    Amo blogs e bloggar! Os blogs não estão morrendo nada. Jamais me desfaço do meu, por conta de rede social, que um hora ou outra pode acabar. O blog só acaba quando eu quero. xD
    Adorei a postagem Thami, está ótima!

    Beijo.
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      março 3, 2021

      É exatamente isso: rede social uma hora ou outra pode acabar. Falou tudo! Hahaha! Fico feliz que tenha gostado do post! 😀

  • Lulu
    agosto 19, 2020

    Eu tenho meu blog desde 2003 e penso que o blog é o único site que é realmente nosso, enquanto as redes sociais vide Orkut, snapchat morrem. Adoro blogar.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    • Thami Sgalbiero
      março 3, 2021

      Sim, nosso blog é um site que é apenas nosso e ninguém pode tirar isso da gente, só nós mesmas. 😉

  • Lincoln Costa
    agosto 25, 2020

    Definitivamente não estão morrendo.
    Se tiver um bom SEO e também promover posts mais tendência, dá pra fazer muitas views ao mês, além de acompanhar tudo pelo Analytics do Google
    Beijos!

    Rapeize Dinâmica

    • Thami Sgalbiero
      março 3, 2021

      O melhor é acompanhar tudo pelo Analytics do Google, também adoro!