Encontrando tempo para ler e o impacto positivo que tem

Ler é algo que eu sei que devo fazer mais, mas de alguma forma, eu simplesmente não priorizo o tempo para ler. Teve uma fase da minha vida em que eu praticamente comia os livros. Hoje já não estou mais assim. 🙁 Alguém mais não faz algo que gosta e que é realmente bom para você? Confesso que eu realmente amo ler e sempre to desejando mais e mais livros. Pensei em escrever esse post porque estou tentando fazer uns ajustes na minha rotina. Para realmente ter tempo pra ler e também porque, para mim, a “falta de tempo” é sempre a minha desculpa mais sem noção.

sem tempo de ler

Indicações

Pedir aos amigos e à família indicações de livros ajuda a criar uma lista interminável que eu sei que será mais do que provável que vai ser incrível. E para mim, quando tenho uma boa leitura, isso me ajuda a ficar motivada e animada. Eu também já ouvi a ideia sobre fazer trocas mensais de livros com os amigos, ao contrário do clube do livro, onde todos são forçados a ler a mesma coisa. Eu definitivamente quero começar com o meu! Ler gêneros diferentes ajuda a sair mais do mesmo.

Dedicar tempo para ler

Esse é um conceito igual ao de escolher um tempo para se exercitar – a melhor hora é a hora em que você realmente vai. Então, o melhor momento para ler é quando você realmente pode fazer isso. Onde você pode ter momentos de silêncio? Ou um tempo livre? Para mim, isso é antes de dormir ou a primeira coisa em uma manhã de fim de semana. Eu luto com a ansiedade do sono, então me dar uma meia hora ou mais de leitura me acalma. Nos finais de semana, principalmente no domingo, é uma ótima maneira de se mover lentamente para os dias de semana (se do lado tiver uma caneca de café ou chá melhor ainda!).

Tendo um livro na mão

Quando estou consciente de ler mais, tento manter meu livro na bolsa sempre. Dessa forma, se estou esperando um amigo, estou no ônibus (no trânsito) ou praticamente em qualquer lugar, posso recorrer a isso ao invés do meu celular. Na maioria das vezes eu não acho que tenho tempo suficiente, mas de alguma forma eu estou sempre presa na rolagem do Instagram. Fazer essa troca é saudável!

ler no kindle

Se você ainda está procurando uma motivação extra para finalmente pegar o livro que comprou no ano passado pra ler, você está com sorte. A leitura pode ter um impacto positivo em diferentes áreas da sua vida, por isso, se você precisar de mais motivos para dedicar esse tempo com a leitura, pense nesses benefícios:

1 – Estimulo mental

Seu cérebro precisa de exercício como o resto do seu corpo e a leitura é o treino perfeito! Em vez de ficar forçando seu cérebro a estar ativo, leia um bom livro e você nem vai perceber todo o trabalho que está fazendo. Além disso, você vai melhorar seu vocabulário e suas habilidades de escrita sem esforço.

2 – Calmante do estresse

Vivemos em um mundo onde todos estão constantemente em movimento e os níveis de estresse estão em alta. Criar uma oportunidade para você escapar disso por alguns minutos (ou horas, se a sua agenda permitir) e simplesmente deixar todo o resto desaparecer, é uma ótima maneira de gastar seu tempo. Mesmo sendo algumas noites por semana pode fazer uma grande diferença.

3 – Quebrar a tecnologia

Eu sei que ler em iPads e Kindle ainda tecnicamente conta como tecnologia, mas é um jogo totalmente diferente quando você está realmente lendo e não trocando para o Instagram a cada minuto. Tendo tempo para se concentrar em algo diferente de mídia social, e-mail e trabalho deve realmente ser colocado mais pro topo da sua lista de tarefas. Eu pessoalmente adoro pegar um livro de verdade, mesmo tendo o Kindle.

Gosto de usar mais o Kindle quando estou na rua, porque ele é mais leve de carregar na bolsa, mas já to pensando aqui em carregar um livro físico junto com o Kindle.

Mas e aí? Você já percebeu algum benefício na leitura? Como você tem tempo para ler? Ou você não é totalmente fã? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

38 Comments
  • adorei o post! o hábito da leitura é sempre maravilhoso e sempre tento encaixar na minha rotina

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      outubro 9, 2019

      Nem que seja ler um blog ou site de notícias todos os dias. Precisamos ter esse hábito.

  • Marcela Miranda da Paixão
    setembro 11, 2019

    AAAA eu sou amante de livros e não consigo ficar sem ler. Hoje em dia tenho lido muito pelo celular pela praticidade, inclusive leio muito mais hoje do que antes com o livro físico e realmente é uma vibe diferente, é uma quebra na tecnologia usar o celular para ler e não ficar em redes sociais. Acho livros tão poderosos, não conseguiria viver sem eles <3
    Um beijo ♥

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      outubro 9, 2019

      Não consigo ler pelo celular, até tento mas canso mais fácil. Mas aí em versão digital uso mais o Kindle mesmo, que eu comprei com um pé atrás achando que iria ser dinheiro perdido, mas foi uma boa compra1

  • Lincoln
    setembro 13, 2019

    Sempre leio no celular, quando não estou com o Kindle; ou ainda no computador, para estudar para a faculdade. Tenho que ser mais regrado na leitura da minha bíblia – uma das melhores traduções do novo testamento (Bible Chronos di Nelson) e eu tô enrolando e estou na metade ainda..
    Amo indicações; amo variar o estilo de leitura (agora eu tô lendo bastante quadrinhos né.. meu blog não deixa mentir) e tô amando variar um pouquinho.
    Beijos..! E sorte com o BRT, pq hoje tu disse q ele só fecha a porta na sua cara, tadinha kkk

    • Thami Sgalbiero
      outubro 9, 2019

      Li muito pelo computador pra fazer meu TCC, mas graças a Deus passou. Canso muito fácil lendo no computador, o estranho é que fico nos blogs aí né, haha! Mas livro mesmo não consigo. Hahahaha!
      Pois é, nada de novo, o BRT continua fechando a porta na minha cara.

  • Porta Brincos
    setembro 17, 2019

    Parabens pelo conteudo de seu blog
    abraços// Renato http://www.renatoartesanato.com.br/

  • Lulu
    setembro 17, 2019

    Um dos melhores passatempos é a leitura, quando você readquirir o hábito não vai conseguir ficar sem ler.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

  • Leslie Leite
    setembro 17, 2019

    Também encontrei tempo para ler antes de dormir. Aliás, notei que eu pego no sono mais rápido quando leio. E o motivo crucial pra eu ter conseguido criar o hábito da leitura é que o e-book é o formato mais versátil pra mim.
    Gostei das suas dicas, pois elas realmente funcionam e a leitura tem um impacto muito positivo na nossa vida.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Thami Sgalbiero
      outubro 13, 2019

      Sim, mesmo eu ainda sendo fã dos livros físicos, o ebook é mais prático para carregar e ler a hora que você quiser. Ainda mais se você conseguir ler pelo celular, tá ali na mão. Eu não consigo ler pelo celular, mas o Kindle é leve e tá sempre na minha bolsa.

  • Kaila Garcia
    setembro 17, 2019

    Amei esse post, Thami. Nem lembro qual foi a última vez que li um livro, isso é horrível de se dizer e esse hábito ruim é algo que quero mudar com urgência!

    https://www.kailagarcia.com

  • Simone Cajá
    setembro 18, 2019

    O tempo não é meu maior aliado eu lia muito na adolescência agora nem tanto mas eu gosto muito, percebo que fico mais calma e que minha mente fica mais produtiva quando leio mais além de ter um vocabulário mais elaborado! Hoje leio um capitulo da bíblia depois do café e leio um capitulo de um livro antes de levantar já deixo ele na cabeceira.
    beijão

    • Thami Sgalbiero
      outubro 13, 2019

      Ler faz muito bem pra isso, deixar a mente ali ativa e aprender novas palavras também. É muito bom! Tento sempre ler um capítulo por dia também. To lendo dois livros, um físico e outro no Kindle.

  • Pathy Guarnieri
    setembro 19, 2019

    Eu preciso criar vergonha na cara e ler mais. Sempre acabo optando por ver séries a ler livros kkk. Acaba de dando preguicinha. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      outubro 13, 2019

      Começa a pegar pra ler livros que não tem nem filme e nem série, haha! Porque aí a curiosidade é maior.

  • Sabrina Santiago
    setembro 19, 2019

    Thami, o que me ajudou demais a ler mais, depois de um período quase sabático sem livros, foi incluir isso no meu Milagre da Manhã. É um tempo muito gostoso e calmo para mim, o que significa que é mais difícil de pular. Se quero ler ficção, tento fazer antes de dormir, mas confesso que tenho negligenciado muito essa parte. Simplesmente aprendi a ter graça comigo e não forçar. Obrigada por compartilhar essas dicas… Todas funcionam muito bem mesmo. ♥

    • Thami Sgalbiero
      outubro 13, 2019

      Ler de manhã ajuda muito, principalmente pra quem acorda mais cedo mesmo, aí tem aquele tempinho de paz. Nessa hora o tempo passa voando, haha!

  • silvana
    setembro 20, 2019

    Eu adorei o post e confesso que sempre estou cansada ou ocupada para ler, mas pretendo voltar com a leitura, visto que, já estou com 3 livros pendentes para ler 🙂

    bjs
    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    • Thami Sgalbiero
      outubro 13, 2019

      Eu to com uma fila de livros pra ler ? mas vou lendo na calma e no meu tempo.

  • Thaiane e Thalita
    setembro 22, 2019

    Ler é muito bom, mais criar o hábito da leitura é um pouco difícil. Tentamos ler pelo menos uns 30 minutos por dia, mas nem sempre conseguimos já que como trabalhamos em casa sempre usamos nosso tempo que seria livre para produzir para a nossa marca, outra coisa que não facilita nesse hábito é que sempre precisamos de lugares bem calmos para ler e também não conseguimos ler livros digitais e nem fora de casa em transportes etc.

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      outubro 13, 2019

      Eu consegui ler em transportes depois de um tempo e foi a melhor coisa que fiz, porque o tempo passa tão rápido quando você tá lendo e entretida com o livro, é bem bom. Mas também só consigo ler em locais calmos. Livros digitais só no Kindle que eu consigo, mas pra quem tem e consegue no celular é bom pra começar esse hábito.

  • Grazy Carneiro
    setembro 23, 2019

    Oie,
    Assim como você eu lia muito mais do que leio hoje, devido a rotina e todas as outras distrações. Mas eu amo ler e tenho colocado essa rotina de volta a minha vida aos pouquinhos.
    Infelizmente tenho poucos amigos leitores (quase 0), então impossibilita a troca, mas é uma ótima ideia (pena que tenho ciumes dos meus livros).
    Kindle é uma tecnologia amada, além da praticidade de levar para todos os cantos, economizamos muito, em vista de livro no Brasil ainda ser relativamente muito caro.
    Adorei o post.
    Beeijoo!!!

    • Thami Sgalbiero
      outubro 13, 2019

      Também tenho ciúmes dos meus livros, hoje mesmo discuti com a minha irmã que DO NADA pegou meu livro pra ler, hahaha! Sim, o Kindle foi uma boa compra pra mim também.

  • Simone Benvindo
    setembro 23, 2019

    Eu amo ler, mas tenho pecado nisso também. Quando vim morar com meu marido eu li todos os livros dele. Mas preciso renovar um pouco minha leitura.
    Charme-se

  • Amanda
    setembro 23, 2019

    Eu sou a rainha de ir deixando de lado essas coisas que eu sei que amo e me fazem bem.. A preguiça e a perca do hábito sempre falam mais alto. Mas to tentando retomar a leitura, essa dica de ter sempre um livro na mão é o que mais me ajuda, porque de vez em quando bate uma vontade DO NADA de ler (difícil é manter, mas), é um começo.

    • Thami Sgalbiero
      outubro 13, 2019

      Exatamente! Essa vontade que bate do nada, tem que estar ali pronta pra ser matada, hahaha!

  • Váh
    setembro 23, 2019

    Dicas muitooo boas!
    Eu deveria ler mais também, até tenho vontade de ler alguns livros, mas a falta de tempo é mesmo complicada, geralmente eu acabo priorizando outras coisas, mas não me culpo porque a falta de tempo é mesmo real.
    Mas eu gostei das suas dicas, ler antes de dormir acalma mesmo e tomando um cházinho então, que delícia.
    Sair um pouco da tecnologia e focar nas páginas também é muito bom.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      outubro 14, 2019

      A gente só tem que saber organizar melhor o nosso tempo pra conseguir fazer tudo que queremos. É tudo uma questão de organização 😛 hahahaha! Ler livro tomando cházinho à noite, ainda mais se for uma noite fria, nossa… sim!

  • Simone Cajá
    setembro 25, 2019

    Bate aqui O/ NO ensino médio minha prioridade era ler, eu lia em todos os lugares, hoje não consigo muito ter mais esse hábito, não é de fato falta de tempo eu mesmo me saboto e perco tempo no celular no lugar de ler.

    Pra tentar me ajudar eu faço assim: sempre que saio deixo livro na bolsa e se demorar mais de 5min esperando em algum lugar pego ele no lugar de ler o candy crash! Me programo também de ler sempre que vou no banheiro fazer o 2 que não é muito pq tenho previsão de ventre, eu também leio antes de colocar o pé no chão e depois do café,agora com a Liz fica mais fácil porque depois do café sempre leio em voz alta pra ela escutar!

    Parece que leio muito mas sempre leio dividido em capitulo então leio no máximo 2 por dia que não é muito hahahah

    • Thami Sgalbiero
      outubro 14, 2019

      Até o ensino médio eu conseguia ler de boa em todos os lugares, na verdade isso foi até o 2º período da faculdade, eu lia em todo canto. De repente parei e foi exatamente isso, eu me sabotando e não lendo. Pois é, eu deixo o Kindle na bolsa e qualquer minutinho que eu tenho, já pego pra ler. Quando consigo ir sentada no transporte público na ida ou volta do trabalho, fico muito feliz! Porque é quando consigo pegar pra ler. Teve um dia que li em pé também, quando tinha espaço no ônibus pra me segurar e segurar o livro, hahaha! Que fofura você ler pra Liz! ? Isso faz um bem pra ela de toda forma. A minha “meta” era ler 1 capítulo por dia. As vezes consigo, as vezes não… hahahaha!

  • Gabi Ramalho
    setembro 25, 2019

    Guria, sabe que eu não sei te dizer qual foi a última vez em que eu peguei um livro por livre e espontânea vontade para ler… mas não é algo que eu sinta orgulho kkk quando eu era mais nova estava sempre comprando livros e devorava todos eles. Gostava de ler antes de dormir e em questão de dias já tinha terminado o livro. Depois de entrar pra faculdade, eu “brinco” que perdi o brilho dos meus olhos e fiquei tão cansada com essas coisas que eu simplesmente fui deixando de lado. Nisso, já tem seis anos que meus livros estão parados, juntando poeira e eu não me mexo para lê-los. Eu estou tentando mudar esse hábito, mas tá bem complicado sabe 🙁 Eu percebi que nos últimos anos eu não consigo mais me concentrar em algumas coisas e fazer só aquilo, sabe? Fico o tempo todo parando para checar o Instagram e o WhatsApp… enfim, fiz um baita dum desabafo aqui kkkkk

    • Thami Sgalbiero
      outubro 14, 2019

      Quando eu era mais nova também era assim. Hoje em dia compro mais do que leio, mas tudo certo, to voltando pro meu hábito aos poucos, haha! Quando eu gostava do livro, começava a ler a noite e terminava de madrugada. Ainda mais quando já estava mais pro final do livro, não conseguia dormir sem artes terminar de ler. ? Pois é, também to com essa pilha de livros pra ler, ficava agoniada quando ela foi crescendo mas hoje não ligo muito, sei que vou ler no meu tempo, mesmo que esse tempo seja checando as redes sociais, haha! Tá tudo bem!

  • Jeciane Cruz
    setembro 26, 2019

    Menina acabei de escrever um texto sobre isso esses dias em um vestibular que prestei, e enquanto eu escrevia eu abordava exatamente pontos como esses. Além de que podemos ressaltar que nossa comunicação pessoal dentro do nosso círculo pode ser melhor desenvolvido e trazer benefícios como a boa escrita e conversação.
    A mente se expande e podemos viajar e viver um monte de histórias.
    Eu não tenho um kindle, mas eu de fato amo ter um livro físico na mão e poder tocar as páginas e tals. Acho muito mágico e fico bem triste que as revistas teens que eu gostava estejam disponíveis apenas online, porque eu também amava o conteúdo impresso.
    Gostei muito do seu texto e das dicas ♥

    • Thami Sgalbiero
      outubro 20, 2019

      Sim, o melhor é poder viajar em outras histórias só com o poder da nossa mente visualizando aquilo que estamos lendo. Também adorava as revistas! Comprava todo mês e depois toda semana, também fiquei triste quando acabaram. 🙁 Obrigada, Jeice! ♥

  • Ariadne Rodrigues Machado
    setembro 26, 2019

    Oie Thami, me encontra na mesma situação, eu não priorizo o tempo para ler, e sei que devo ler mais. Gostei das dicas, principalmente essa de quebrar a tecnologia, eu já cai na cilada de ler pelo cel e toda hora verificar redes, email, etc. No meu caso, para evitar distrações, a leitura física seria melhor, até mesmo pra não cansar a vista com a luz da tela. Ótimo post, amei!

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    • Thami Sgalbiero
      outubro 20, 2019

      Fico feliz que tenha gostado, Ari! Pois é, eu não consigo ler na tela do celular, cansa muito mais rápido a minha vista. Também prefiro os livros físicos ou o Kindle mesmo.

  • Stephanie Ferreira
    setembro 26, 2019

    Eu ando arrumo mais tempo pra ler, nem que for uma horinha antes de dormir. Não leio tanto quanto antes, mas deixar de ler me deixa super deprimida

    Um beijo,
    Quase Mineira

    • Thami Sgalbiero
      outubro 20, 2019

      Sim, fico desanimada quando não leio com frequência.