Tamanhos de roupas: 44 é o novo 40?

Vim compartilhar uma experiência que tive, porque acho que isso pode ajudar outras pessoas na decisão tamanhos de roupas, principalmente peças de baixo como shorts, calças, saias ou até mesmo calcinhas.

Ultimamente eu só tinha shorts da minha adolescência super curtos que já nem usava mais com tanta frequência por falta de oportunidade mesmo. O trabalho começou a ocupar maior parte do meu tempo e, trabalhando presencialmente, não dá pra ir de short super curto né? Com a pandemia – e os mais de quarenta dias em casa -, percebi que não tinha mais necessidade eu continuar guardando aqueles shorts, doei alguns e fui atrás de um novo.

Em 2020, após o lockdown e quando as lojas voltaram a abrir, fui atrás de um short novo. Percebi que o tamanho 40 estava fechando porém apertado. Achei estranho, porque o 40 sempre foi o “meu tamanho”. Eu sempre alternei entre 38 e 40 (pós pré adolescência né, porque nosso corpo muda). Levei o short 40 mesmo apertado. Depois o jeans cedeu e ficou tudo certo. Lembrando que, pós pandemia, as lojas tinham uma grande quantidade de roupas do verão passado no estoque. A modelagem da roupa seguia as modelagens de 2019 ainda.

Recentemente, fui ao shopping atrás de um novo short. Entrei na Renner, peguei um short no tamanho 40 (como de costume), mas também catei um tamanho 42 pra ver qual ficaria melhor e mais confortável pra eu usar. Entrei no provador e nenhum dos dois shorts estava fechando. Me senti mal? Sim. (Depois me senti errada por estar me sentindo mal por isso, mas isso pode ser assunto para um outro post.)

Em busca da solução…

Decidi ir atrás de outra loja em busca do short jeans confortável. Entrei na Youcom, tinham uns shorts básicos, bonitos e aparentemente confortáveis. Mais uma vez peguei o tamanho 40 e 42, e mais uma vez nenhum dos dois fechava. Eu fiquei me encarando no espelho do provador por um bom tempo tentando entender o que estava acontecendo. Até que tive a “brilhante” ideia de medir na mão (e a olho nu mesmo) o tamanho dos dois shorts pra ver qual era a diferença do 40 pro 42, se era uma diferença muito grande ou apenas um dedo de diferença, sabe? Foi aí que eu tive a incrível descoberta de que os dois eram exatamente do mesmo tamanho.

tamanhos de roupas

Eu saí igual a uma louca do provador pra pegar um short tamanho 44 pra experimentar. O short era confortável e eu queria aquele modelo de short pra mim! Medi novamente e vi que tinha diferença nos tamanhos do 40/42 para o tamanho 44. Voltei para o mesmo provador experimentar o short tamanho 44.

Ficou perfeito. Confortável na medida certa, não muito largo e sem apertar a minha barriga (e estômago). Pronto. A modelagem do short não tem nada a ver com o tamanho em número ou P, M e G. Cada short tem um modelo diferente, isso varia de loja pra loja. Descobri que, na Youcom, “meu tamanho” é o 44.

Pra me certificar, peguei outro short tamanho 44, dessa vez hot pants, e foi sucesso! Depois eu até peguei um short no tamanho 42, coube em mim.

Talvez em outra loja eu posso pegar um short tamanho 40 e ficar certinho. Como quando comprei uma calça de moletom na loja online Yeesco e, pelas medidas do site, seria M que ficou perfeita. Nem muito larga e nem muito apertada.

calça M yeesco

Padronização de tamanhos de roupas

Tudo o que eu disse aqui parece ser óbvio para muitas mulheres e visto como “comum” né? Experimentar quatro pares de jeans do mesmo tamanho, da mesma loja, porque todos eles se encaixam de forma diferente. A situação é tão absurda que parece uma piada.

shorts tamanho 40
Do lado direito é um short tamanho 40 que eu já tinha desde 2020.

Outras mulheres já perceberam esse problema nos tamanhos das roupas. Peças de tamanhos diferentes mas sem nenhuma diferença na modelagem da roupa. Ou seja, tamanhos iguais.

tamanhos iguais de roupas

Sabemos que aqui no Brasil a modelagem segue um outro estilo de corpo, as mulheres brasileiras tem a tendência a ter mais curvas e serem naturalmente corpulentas. Em 2021, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) definiu uma nova norma (NBR 16933) para que, as roupas fabricadas no país, incluam as dimensões em centímetros de cada peça, e não somente a especificação por número ou letra. Ou seja, nada de roupa P com etiqueta G. Nada de 36 rotulada como 40. Você pode ler mais sobre essa norma, clique aqui. Mas parece que não é obrigatório, sigo na torcida para que todas as marcas se adaptem a essa norma.

Quando compramos roupas através de sites online, fazemos a medição da roupa através da tabela disponibilizada no site, certo? Eu não me importo muito com P, M e G quando compro online, porque não importa.

Por isso eu não acredito nisso de vestir meu tipo de corpo e, com essa prova real que trouxe aqui, te convido a não se basear em um tamanho específico. Você não é um número. Enquanto não padronizarem os tamanhos de roupas e unificarem o certo, não se prenda a P, M e G. Você não deve tentar caber dentro de uma roupa. a roupa que deve caber em você, entende?

P.S.: As fotos desse post são peças da loja Youcom, mas gostaria de deixar claro que eu fui em lojas como Renner e C&A e os resultados foram os mesmos. No provador da Youcom eu consegui tirar fotos melhores pra incluir aqui.

E aí? Você já percebeu isso nas lojas ultimamente? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comments
  • carol justo
    março 30, 2022

    isso é a pior coisa que existe, brinca com a insegurança das pessoas em relação ao próorio corpo… eu tenho vontade de chorar sempre que vou numa loja pra experimentar uma roupa e ela não me serve, às vezes eu nem me seguro e choro mesmo… já sai várias vezes sem levar nada por me sentir mal ao experimentar algo que deveria ser meu tamanho mas não servir

    bjssss
    Carol Justo | Justo Eu?!

  • Adriel
    abril 1, 2022

    oie!

    gnt, fiquei chocado com isso. nunca reparei em números de roupas, pq minha numeração sempre é muito grande, então gosto de frequentar as lojas que sei que vendem só numeração plus size.

    comigo o sofrimento acontece com os calçados. eu calço tamanho 43/44, logo é muito difícil encontrar na cidade sapatos onde a forma seja grande. há alguns tamanhos 43/44 que mais parecem 34/40. 🙁

    a minha solução pra não quebrar cabeça é ser cliente fiel de empresas que atendem o meu tipo de tamanho, pois só assim eles terão demanda e clientes fieis.

    adorei o tema do post e reflexão. super necessário!

    bj!

  • Simone Benvindo
    abril 4, 2022

    Eu nunca tinha parado para medir as roupas, mas fiquei chocada quando pela primeira vez o número 40 ficou perfeito em mim. E infelizmente acho difícil as marcas se adaptarem a esta norma, porque em toda loja que eu vou é sempre o mesmo.
    Amei o artigo.

  • Carol Daixum
    abril 6, 2022

    Thami, nossa isso acontece muito mesmo. E, dependendo de como a gente tá naquele momento, dá um banho de água fria na nossa autoestima. Já passei por isso na Youcom e em outras lojas, mas é o que você falou… Cada marca, tem meio que um padrão e uma modelagem. E acho que essa norma deveria ser obrigatória, justamente por não ter nenhuma diferença entre o 38 e 40, por exemplo. Porém, vale sempre lembrar que a gente não é um número mesmo! Enfim, obrigada por compartilhar esse post com a gente. Fez a diferença! ♥

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

  • Aline
    junho 11, 2022

    Aconteceu muito parecido comigo porque eu uso as roupas atéééée não dar mais, e eu tinha muitas calças 40 que ainda serviam de antes da pandemia, mas estavam velhas e qual não foi minha surpresa ao saber que eu, embora tenha engordado um pouco, cabia naquele 40 de 2019, mas não entro nem no 42 de 2022? É preciso muito autoconhecimento e carinho consigo para não surtar com essas coisas. A gente passa o tempo todo sendo incentivada a ficar cada vez menor pra caber nos lugares e também nas roupas.

    Eu não sei se o mesmo acontece com as roupas masculinas, mas as modelagens femininas estão cada vez menores. É meio assustador. Hoje eu não ligo muito e só vou atrás do que me serve, mas para quem tem questões com esses números todos, deve ser algo bem difícil de lidar.

    Adorei a oportunidade de refletirmos sobre isso!
    Um beijo.