Melhor lugar para ficar em Rio das Ostras

Sempre foi meu sonho viajar para um lugar totalmente praiano. Porque, por mais que eu more no Rio de Janeiro, a praia é uns 18 minutos da minha casa. Se eu for andando provavelmente vou levar umas 2 horas pra chegar, então sustentei esse meu sonho. Até que minha amiga tirou férias e queria viajar pra um lugar com praia, escolhemos ir para Rio das Ostras e vou contar aqui nosso roteiro aqui pra ajudar quem quer ir.

Pra quem não sabe, Rio das Ostras é um município das Baixadas Litorâneas, aqui mesmo no estado do Rio de Janeiro. Escolhido o destino, faltava escolher o bairro em que ficaríamos hospedadas. Queríamos praia, mas também uns barzinhos a noite para comer e beber. Então, escolhemos ficar em Costazul.

airbnb

Alugamos um Airbnb para 3 noites, em um quarto com 1 cama de casal, banheiro, guarda-roupas, TV e frigobar. Atendeu bem as nossas necessidades e custou no total custou R$442, mas dividindo deu R$221 para cada. Muito bem localizado! A 5 minutos da praia e da rua mais badalada de bares de Costazul.

costazul rio das ostras

Praia de Costazul

No primeiro dia, fomos curtir a própria praia de Costazul mesmo. Achamos um lugar que tinha um monte de cadeira, mesa e guarda sol na areia que eram do quiosque. Tinham duas formas de alugar esse guarda sol com mesa e cadeira, poderia ser R$40 em consumação no quiosque ou R$40 só no guarda sol. Não tínhamos almoçado e a ideia da consumação valeu muito mais a pena! Aqui no Rio de Janeiro, normalmente só o guarda sol é R$10 pra alugar.

Pedi uma água de coco que foi R$6 e depois pedimos uma porção grandiosa de camarão que foi R$60. Também achei o preço justo, pensei que seria mais caro por ser uma região mais turística e normalmente camarão custar de R$80 pra cima, me surpreendi com o preço.

praia costazul

Depois, quando o sol já estava se retirando do céu, fomos andando até o Píer do Emissário de Costazul que era ali do lado da onde nós estávamos. Subindo no píer dá pra ter uma vista incrível da praia de Costazul, ainda mais no degradê de pôr do sol.

pôr do sol píer costazul

Como estávamos no finalzinho do inverno, o sol se pôs atrás dos prédios e não no horizonte. Acho que só na primavera e verão que ele muda a posição para um lugar melhor de ver por completo. Isso acontece aqui no Rio de Janeiro também, pra quem vai a Pedra do Arpoador ver o pôr do sol.

Hamburgueria

Ainda no primeiro dia, fomos pro Airbnb, tomamos banho e saímos para a badalada rua de bares de Costazul que fica na Av. Gov. Roberto Silveira.

hamburgueria
jantar rio das ostras

Fomos comer na hamburgueria Huios Burguer. Pedi um Jeremias que era um blend bovino artesanal 90g, queijo, salada e molho barbecue, no pão brioche da casa. Estava muito delicioso! E lá tem opções veganas também. Pra acompanhar, de bebida, pedi um pink lemonade que também estava muito boa!

Praça da Baleia

No dia seguinte fomos na Praça da Baleia que é onde fica um outro conjunto de praias e pontos turísticos. Também fica em Costazul e dava uns 15 minutos andando.

praça da baleia
praia da baleia rio das ostras

Lá tem essa estátua enorme de uma baleia jubarte em tamanho real em uma fonte, tem um mergulhador segurando a calda da baleia. A escultura tem uns 20 metros de comprimento. Na frente dessa escultura tem a praia da Baleia e um deck com várias lojinhas, barracas e restaurantes.

comércio praia rio das ostras

As barracas só abrem finais de semana, fomos pela primeira vez em um domingo.

Mirante da Baleia

Do lado direito da escultura e da praia, tem a entrada para o Mirante da Baleia, que é um ponto mais alto que dá pra ver a praia da Baleia e costões rochosos. É realmente incrível a vista!

mirante rio das ostras
mirante da baleia
vista do mirante

Enquanto nós estávamos lá em cima observando o mar, eu vi uma tartaruga marinha nadando nas ondas. Só não consegui tirar uma foto ou filmar, mas foi muito lindo de ver! Queria ter registrado em foto, mas fica na memória.

Monumento Natural dos Costões Rochosos

De cima do mirante tem uma escadinha que dá para descer e ir até os costões rochosos.

“São rochas com metamorfismo de uma rocha granítica, ou seja, formadas da consolidação por causa de um esfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. O rompimento e a erosão dessas rochas construíram essa paisagem com blocos empilhados de forma harmoniosa.” Fonte: Geoparque Costões e Lagunas

costões rochosos rio das ostras
rochas rio das ostras

Não é um lugar para nadar, mas pra apreciar é bem bonito. São duas paisagens em uma, de um lado temos praia e do outro parece um campo.

Praia das Areias Negras

Saindo do Monumento Natural dos Costões Rochosos é possível fazer uma pequena “trilha” em uma estrada mesmo, que inclusive passa poucos carros, dá pra chegar na Praia das Areias Negras que mais parece uma praia reservada por ser menor.

praia das areias negras
praia rio das ostras
trilha para praia

Gostei muito dessa praia! Ela estava com uma “piscininha” no meio das pedras que foi ótimo para dar uns mergulhos e, pelas águas não serem agitadas, o mar dessa praia é em um tom azul esverdeado.

A areia tem uma mistura dourada e de areia preta mesmo, e tem muitas conchas na areia. Trouxe um monte de conchinhas para casa, porque a cada hora achava uma mais bonita que a outra.

Praia da Baleia

Depois de ficar um pouco na Praia das Areias Negras, fomos de volta para o ponto de chegada pra aproveitar o final da tarde.

praia costazul

Era um domingo e estava bem mais cheia do que as outras praias que havíamos frequentado. Nessa praia, para pegar o guarda sol com mesa e cadeiras, também foi da mesma forma do outro quiosque, a diferença é que nesse era R$20. Ou seja, poderia ser R$20 em consumação no quiosque ou R$20 só no guarda sol com mesa e cadeiras. Aproveitamos para almoçar por lá.

Pedimos filé de peixe empanado com pirão, aí veio acompanhado de arroz, salada e batata frita. Dava para claramente 3 pessoas comerem aquela refeição, porque veio uma quantidade bem considerável de comida. Como a gente só tinha comido um misto quente e suco de manhã, estávamos com fome, porque já eram umas 15h.

Rua dos bares

Voltamos para o Airbnb para tomar um banho e ir a algum bar tomar um drink. Foi aí que eu lembrei de fotografar a rua dos bares que fica na Av. Gov. Roberto Silveira, porque nas duas vezes a noite que fomos, esqueci de tirar foto.

rua de bares rio das ostras
bar rio das ostras
Esse bar é o mais badalado da rua.

Fomos andando até a praia da Baleia pra ver os bares que tinham por ali na orla também, mas não tinha tanta gente quanto na rua dos bares, então voltamos e fomos para um bar que fica na esquina da rua chamado Trik-Trik.

A grande maioria dos bares lá de Rio das Ostras são abertos e com música. Esse que a gente foi tinha um DJ tocando vários gêneros de música, do sertanejo aos anos 2000.

Sentamos nos bancos do balcão de madeira do bar, por não ter mesa disponível, mas foi ótimo porque era mais fácil de pedir e caiu uma chuvinha no fim da noite, naquela área do bar era coberto, então foi ótimo!

Além de pedirmos nossos drinks, pedimos também uma porção de batata frita pra acompanhar. Não estava com muita fome, até porque almoçamos meio tarde, então foi só pra petiscar mesmo.

Lagoa de Iriry

No dia seguinte, segunda-feira, fomos andando até a Lagoa de Iriry que também é conhecida como Lagoa da Coca Cola em Rio das Ostras por conta da cor da água.

Uma coisa legal desse lugar é que de um lado você tem a praia com ondas e do outro você tem a lagoa bem calminha. Então, sim! Dá pra escolher onde você quer ficar. E, apesar da coloração da água da lagoa, ela é própria para banho.

Andando por uma trilha você chega ao Mirante da Lagoa, mas quando fomos estava em reforma, então não podia subir. Acredito que também tenha uma vista incrível lá de cima.

Almoço

Saindo da Lagoa de Iriry, pegamos um Uber até a Praia da Baleia. Dava para ir andando pela orla, mas já estávamos cansadas e com fome, porque fomos andando até a lagoa de manhã.

Escolhemos almoçar no restaurante Rodízio Rico que fica bem na orla/deck da praia. Todos os dias das 19h às 00h tem um rodízio chamado Volta ao Mundo que tem pratos de diversos lugares do mundo, do Japão até a Tailândia. Mas fomos só almoçar mesmo.

Pedimos uma jarra de suco de laranja e eu pedi filé de peixe empanado com salada e batata fritas de novo. Também estava uma delícia a comida, super bem temperada, no ponto certo. O ambiente também contribuiu para a experiência ser boa, estava tocando música pop.

Fim da viagem em Rio das Ostras

Senti que, por ser segunda-feira, aquela região ali de Costazul estava bem vazia. O clima estava mudando, estava ficando frio e o vento bem forte, então voltamos andando para o Airbnb para pegar um casaco e depois voltamos pra Praia da Baleia, fomos para um shopping chamado Tocolândia. Tinham várias lojinhas de artesanato, loja de roupas, cafés e sorveteria, fomos tomar um sorvete.

Depois sentamos no deck da praia que tem uns banquinhos e ficamos vendo a lua surgir do horizonte. Ali eu já senti a cidade se despedindo de mim. Se no primeiro dia da viagem foi um pôr do sol lindo com o sol naquelas nuances de cores, o último dia de viagem foi uma lua enorme bem brilhante no horizonte.

Total de gastos

Dividindo com a minha amiga, gastei no total R$376,23 com essa viagem. Sendo R$221 de hospedagem e R$155,23 de alimentação. Minhas passagens de ônibus foi R$30 ida e R$30 volta totalizando aí R$60 de passagem. Fui pela Buser e acredito que esse preço é porque sai daqui do Rio de Janeiro que é mais próximo de Rio das Ostras.

Roteiro completo de 3 dias

Espero que tenha gostado desse roteiro de viagem para Rio das Ostras. Gostei muito! Queria ter conhecido mais praias da região, mas estávamos correndo junto com o sol. Nessa época do ano os dias se alternam muito rápido entre calor e frio.

E aí? Você já foi para Rio das Ostras? Está pensando em ir? Gostou das indicações de lugares para visitar lá? Ficou com alguma dúvida ou tem mais lugares para indicar que fica em Rio das Ostras? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comments
  • Lulu
    outubro 25, 2021

Que lugar mais encantador Thami. Já ouvi falar muito de Rio das Ostras mas nunca tive a oportunidade de visitar.
    Big Beijos

• Léo
    novembro 19, 2021

Legal que tenha gostado. Uma observação; a coloração da Lagoa do Iriri é devido uma grande concentração de iodo (fundamental para a formação dos hormônios T3 e T4), inclusive, essa lagoa funciona de forma medicinal para pessoas que sofrem de problemas na Tireoide, prevenindo doenças relacionadas com essa glândula, como hipertireoidismo, bócio e câncer.

• Fernanda Rodrigues

Oi, Thami!
    Amei o post. E achei que vocês pagaram tudo muito barato. Pra você ter uma ideia, uma água de coco no Ibirapuera é 10 reais.
    As fotos ficaram lindas e é bom ver uma viagem feita com menos gente (nesses tempos doidos, é legal ter menos gente, né?)
    Vou deixar o link salvo nas minhas referências de lugares para ir, porque me deu vontade de conhecer!

Um beijo,

• Camila Tuan
    dezembro 7, 2021

Menina eu amei esse post, sou suspeita né kkkk amo viajar.
    Já deixei ele salvo aqui, porque eu quero conhecer esse lugar.
    Seu post ficou muito bem explicado, um ótimo guia pra quem quer ir visitar lá.
    Achei linda essa baleia enorme, já quero ir tirar fotos também rs.
    Espero que eu possa ir em breve.

Beijos

camilatuan.com

• Tasso Lago
    dezembro 24, 2021

Não achei nenhum post sobre Rio das Ostras mais completo que o seu,
    já me hospedei em Praia de Costazul e é ótimo mesmo.
    Sites confiáveis e inteligentes como o seu deveriam existir mais, super ajuda em minhas viagens.