Razões pelas quais eu ainda sou solteira

Eu tenho muitos pensamentos sobre relacionamentos (você pode ter percebido isso pelos meus posts aqui). E enquanto eu tive alguns “estamos prestes a namorar?” – que era o nível de relacionamentos no meu tempo (velha!!!) – nos últimos anos tenho sido completamente solteira. Com o dia dos namorados chegando, achei necessário trazer minha opinião pra cá.

E estou bem com isso. Não é o “estar bem” na maneira como as pessoas que não estão bem dizem que estão bem. Eu realmente estou autenticamente bem. Na verdade, parece que todo mundo está mais preocupado com a minha falta de parceiro do que eu mesma – posts sobre como conseguir um parceiro, minha família, minhas amigas casadas e, sim, a senhora minha vizinha que quer me apresentar ao neto dela. Por um tempo, nos meus 17 anos, fui a uma igreja onde eles separavam muito as pessoas em dois grupos: casados e solteiros. Lembro de pensar decepcionada que ‘solteiro’ é uma palavra para notas de dinheiro, não para pessoas – mas ali ficou claro pra mim que algumas pessoas encontram conforto nesses dois rótulos.

Parece que todo mundo está mais preocupado com a minha falta de parceiro do que eu mesma.

Agora que estou chegando quase na casa dos 30 anos, parece que o nível de pânico está mais alto do que nunca… em meu nome, não pra mim. As pessoas estão preocupadas com minha felicidade, minhas finanças, meu futuro. No entanto, muitas vezes sinto que estou naquela cena de Mean Girls, olhando em volta e vendo todos gritando, balançando os braços enquanto eu estou calmamente: “Ei, alguém quer falar sobre outras coisas legais além de homens pra mim?”

via GIPHY

Então, para afastar as pessoas preocupadas que se comportam como se ser solteiro fosse algo que precisasse de cura – e rápido! – eu pensei em fazer uma lista de razões pelas quais eu ainda sou solteira. Talvez alguns de vocês “solteiros” (desculpe, os que tiveram que se colocar aqui) tenham se sentido da mesma maneira que eu. Então, aqui está uma lista não exaustiva de algumas das razões pelas quais estou solteira atualmente:

1. Eu gosto de ser solteira

Sim, é verdade! Tá surpreso aí? Tem muitas coisas que eu realmente amo em ser desapegada. Outro dia, na verdade, me imaginei em um relacionamento sério e entrei em pânico pensando em todas as coisas que eu sentiria falta na minha vida atual. Maluca? Talvez. Lembrando que essa não é a história de todos, mas é a minha. Eu gosto da minha independência e gosto de ficar acordada até tarde da noite vendo as séries bobas que eu gosto, descansando no meio de uma cama de casal (deitada diagonalmente) enquanto to comendo biscoitos sozinha.

A satisfação com a minha vida não se baseia em estar acompanhada ou não.

2. Eu escolho os homens errados

Tenho que ser honesta, às vezes acho que tenho mau gosto para homens. Mas em vez de ver isso como um grande mal me mantendo longe da minha alma gêmea, eu vejo isso como faço com qualquer outro desligamento – recebo conselhos, leio bons livros que limpam a alma e tento ser o mais honesta comigo mesma que posso. Ah, e eu regularmente me lembro de abrir mais meus olhos para diferentes tipos de pessoas pelas quais eu normalmente não seria atraída.

3. O tempo é sorte

Não temos temos que fazer todas essas coisas clichês e mudar quem somos para encontrar o amor. Coisas como “seja a sua melhor versão”, “para de procurar que uma hora aparece” ou “deixa nas mãos de Deus, ele sabe o que faz”.

Primeiramente, você não precisa e nem deve mudar quem você é para agradar alguém. Segundo que, inconscientemente, sempre estamos a procura de algo. E o terceiro exemplo é óbvio, acredito fielmente que Deus sabe o que faz mesmo, mas somos nós que andamos com as próprias pernas e fazemos acontecer. Ninguém fica sentado esperando uma oportunidade de emprego aparecer no seu colo, por exemplo.

Portanto, posso estar solteira por causa da sorte ou do tempo (ou ambos) ou porque continuo excluindo todos os meus aplicativos de namoro do nada ou porque a pessoa que me bota pra cima, ri das minhas piadas e traz pizza pra mim em um fim de noite ainda não se mudou para o Rio de Janeiro. E para isso eu encolho os ombros e digo c’est la vie.

4. Porque está tudo bem

A coisa que eu mais odeio em toda a conversa é a ideia de que a satisfação com a minha vida e comigo mesma deve ser baseada em quem está ou não beijando minha boca. Nossa, que maneira desastrosa de resumir a vida! Eu li um livro no ano passado por indicação de uma amiga chamado “Manual da mulher solteira: Um guia para amar e curtir (sozinha ou acompanhada)” e antes de você apontar o dedo para mim e gritar “ridícula!” deixa eu te dizer que esse livro simplesmente passa a mensagem foda (e para mim transformadora) de que a felicidade pode ser encontrada quando aprendemos a abraçar a realidade. Eu sou solteira porque sou solteira e é assim que estou hoje, então é isso que estou fazendo: sendo solteira.

Hora de normalizar…

Antes que você pense que sou toda zen e fresca, quero deixar claro que entendo completamente (e simpatizo com) o medo, a solidão e a dor que podem vir de estar sem um parceiro. Pode ser especialmente brutal à medida que envelhecemos e nossas amigas são casadas (e depois divorciadas e depois casadas novamente) e, como percebemos, talvez nunca vamos ter filhos da mesma idade, todo mundo no segundo ou terceiro bebê. Isso tudo é uma coisa real.

via GIPHY

Eu não quero de forma alguma diminuir esses sentimentos de nenhuma de vocês – eu já estive lá. Eu já chorei até dormir, reclamei bem puta com as minhas amigas sobre como os homens são hoje em dia, li livros de namoro e segui conselhos ruins e banais sobre como atrair, manter e agradar um homem.

E provavelmente estarei lá novamente – mas espero que não. Espero que, à medida que essa conversa continue amadurecendo e se desenvolvendo, possamos ver fora de uma maneira binária de nos definir. E, especialmente, nós mesmas escolhemos se estamos ou não em um relacionamento.

Espero que, mesmo que os outros me vejam como uma solteirona triste que existe apenas para dar lugar a mulher gravida no ônibus, eu me veja por todas as camadas e complexidades que tenho. Torço para eu continuar a apreciar o quão gratificante meus outros relacionamentos foram. Desejo que no meu próximo relacionamento (se existir um), eu não faça com as minhas amigas solteiras as coisas que fizeram comigo.

Então aqui está, por que estou solteira. Agora, alguém pode enviar isso para a minha família e para a minha vizinha?

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comments
  • Emerson
    junho 16, 2021

    Ahh! Respeito sua opinião e acredito que as pessoas devem respeitar também. Ser solteiro não é a pior coisa da vida… E o que importa mesmo é estarmos bem conosco.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Luly Lage
    junho 18, 2021

    Ai, Thami, acho que toda mulher adulta que tá solteira, as que querem estar e as que estão doidas pra casar, vivem isso de ver as pessoas mais incomodadas com a própria solteirice do que elas mesmas. Até a pessoa que procura relacionamento em cada minuto do seu dia não está mais desesperada que seus familiares e amigos pra achar, é isso, hahahaha!

    Acho isso do “para de procurar que uma hora aparece” muito louco porque quem realmente está querendo se relacionar não para de procurar, só finge que para mas continua na angústia e não ajuda em nada… A verdade é que as pessoas precisam deixar as outras DE BOA! Aceitar que tem gente que é feliz solteira, pronta, fim da história, viva sua vida que vivo a minha, fim! Porque não faz sentido se incomodar tanto assim…

    Amei seu post, amei te ver bem nele, amei tudo!

  • thaiane e thalita
    julho 8, 2021

    Também não gostamos das pessoas que ficam mais incomodada com o fato de estarmos solteira e que sempre ficam perguntando. Estamos em um momento que estamos focadas em nosso atêlie e vivendo um momento atípico no qual fica impossível sair e conhecer alguém no meio de tudo que esta acontecendo. A maioria das pessoas que conhecemos já estão casadas e tem filhos, mas cada um tem seu tempo e não precisamos ficar nos comparando.

  • Adriel
    julho 19, 2021

    oie!

    eu te entendo super. às vezes, por quebrar a cara com as pessoas que conheci e compartilhar minha decepção cm algumas pessoas, elas acham que o tempo inteiro estou atrás de alguém. e na vdd, estou focado é em ganhar dinheiro.

    acho que não tem muito o q se fazer a não ser encaminhar o link desse post e falar q vc tá boa. infelizmente, o povo vai deixar de lado os seus problemas pra se preocupar com a vida da gnt mesmo. é um ciclo que se repete sempre. 🙁

    força aí e foco na positividade. :*

  • Samara Silva
    agosto 10, 2021

    Descobri este site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns! ?

    Meu Blog: Significado de Sonhos

  • Henrique
    dezembro 22, 2021

    Reflexão interessante,
    nunca namorei e não me vejo namorando. Ás vezes as pessoas pressionam para namorar pois veem como unica forma de mostrar amor e laços afetivos, mas com o passar dos anos preferi até só amar sem ter algum rotulo ou titulo.