Dicas básicas para fotografar com o celular

Outro dia estava assistindo TV e passou o comercial de um celular que tem 4 câmeras traseiras. A cada dia que passa os celulares estão ficando mais avançados, principalmente a câmera. Desde a chegada dos smartphones, muita gente gosta de fotografar com o celular pra registrar os momentos. Basicamente por ser mais prático e estar sempre em mãos. Somando o fato também de que a rede social mais famosa atualmente é o Instagram.

dicas básicas

Porém não adianta você ter um celular de última geração com 4 ou mais câmeras, se não sabe como fazer uma boa foto. Quando você tira uma foto bonita, nada mais importa, ela vai chamar atenção. Um exemplo disso são essas fotos que tirei com o meu Samsung Galaxy S3 Mini em 2015:

samsung galaxy s3 mini

câmera samsung galaxy s3 mini

Inclusive todas as fotos desse post, eu tirei com o Samsung Galaxy S3 Mini.

Já vi muita gente com um iPhone X tirando fotos péssimas. Então, eu sei que você tem um celular melhor do que o meu antigo Samsung Galaxy S3 Mini. Você tem um aparelho poderoso nas suas mãos e por isso vou te dar dicas básicas pra fotografar com o celular.

Configure no celular para ter a melhor resolução

A grande maioria dos celulares tem nas configurações a opção de ajustar a qualidade das fotos e videos. Escolha sempre que possível a maior qualidade nos ajustes. Mesmo quando você olha na tela do celular e a foto tá boa, a mesma pode não ficar boa na tela de um computador. Lembrando que ter a qualidade máxima significa que a foto vai ocupar mais espaço. No iPhone: Ajustes >

Quando eu tinha meu iPhone 5s, ele tinha 16gb e eu tirava as fotos na maior qualidade que ele oferecia. Mas com o tempo a memória foi ficando pouca pro tanto de foto que eu tirava. Logo abaixei a qualidade da foto pra poder caber mais.

Limpe a lente

Parece óbvio demais, mas é uma das mais importantes. Nosso celular está sempre andando por aí com a gente, então, consequentemente, a lente fica suja. A pior das sujeiras são as nossas digitais que deixa a lente embaçada. Já fiz esse teste e dá só uma olhada:

limpar lente câmera

Essa sujeira deixa a qualidade da sua foto ruim, danificando até nas cores da sua foto e distorcendo alguns detalhes. Então, antes de fazer a foto, dá uma limpadinha na lente da câmera, mesmo que ela pareça limpa. Porque, como perceberam acima, dá pra se enganar facilmente.

Segure o celular com as duas mãos

Mais uma dica que pode parecer óbvio, mas muita gente esquece. Segurar o celular com as duas mãos, ajuda para que as fotos não saiam tremidas. E isso vale para qualquer tipo de câmera! Seja do celular ou DSRL. Essa dica é importante pra você conseguir enquadrar as fotos na regra dos terços que é a próxima dica.

Composição com a regra dos terços

Tinha aprendido nas aulas de fotografia da faculdade, e reforcei com um workshop na loja da Apple*.

A Regra dos Terços é a base de uma composição na fotografia. Falei melhor sobre a regra dos terços aqui. Se você olhar nos pontos do “jogo da velha” você faz fotos com composições incríveis, porque os pontos te guiam.

regra dos terços

O segredo é deixar o que você quer fotografar em qualquer um dos 4 pontos que as linhas se cruzam. Isso faz com que as fotos tenham uma composição mais harmoniosa e atrativa visualmente. Para colocar a grade no iPhone: Ajustes > Câmera > Grade.

*Pra quem não sabe a Apple tem uma sessão de aprendizados chamada Today at Apple que tem sessões gratuitas na própria loja sobre fotografia, arte e design, música e mais. Parece besteira ir a workshops que tem conteúdos básicos, mas a cada reforçada no conteúdo, você aprende e cria muito mais. 

Não use o zoom!!!

Se você usar o zoom, antes de você bater a foto, você já vê que sua foto vai ficar ruim. Mais uma vez, no seu celular pode parecer normal, mas quando a foto é vista nos computadores a qualidade muda. Fica horrível! Sem nitidez, sem foco e não importa se seu smartphone é de última geração.

foto com zoom

Essa dica também vale para fotos com flash. A não ser que você necessite muito usar o flash, depois é só fazer uns ajustes na foto que fica tudo bem.

Use mais iluminação

Já dei dicas para fotografar na luz natural aqui no blog. Quanto mais luz, mais qualidade você vai ter na foto. Seja luz natural ou artificial. Dá uma olhada em onde tem luz e da onde ela tá vindo. A luz não precisa estar direto no que você quer fotografar, mas sim iluminar, apenas.

foto com iluminação

Tudo bem que essa foto “sem iluminação” tem a cortina que faz um efeito soft na foto, mas acho que dá pra entender o que quero dizer com usar mais iluminação principalmente de luz natural né?

Só tenha cuidado com a luz direta! Dependendo do que você que fotografar, pode estourar e sair apenas um clarão na foto, perdendo os detalhes e aí nem edição salva a sua foto.

Edite a foto

Falando em edição, essa a parte que você vai poder transformar a sua foto no que você quer passar com ela. Explore e experimente várias edições até chegar a uma que te satisfaça. É nesse momento que você decide se quer deixar sua foto com uma cara mais profissional, mais leve, cores fortes ou fracas, enfim infinitas possibilidades. Pode usar o Adobe Photoshop, Adobe Lightroom e, na real, qualquer aplicativo de edição hoje em dia tem as funções básicas de ajustes que dá pra você brincar um pouco.

Já fiz um vídeo aqui mostrando como tirar acnes no Photoshop do computador, então pra quem não tem o famoso Facetune no celular, pode ajudar:

Se vocês quiserem que eu faça um vídeo mostrando como editar fotos no Photoshop e/ou Lightroom do celular, comentem aqui. Se tiver outra sugestão de vídeo, pode deixar aqui também.

E aí? Gostaram do post? Te ajudou em alguma coisa? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

23 Comments
  • Simone Cajá Torres
    maio 29, 2019

    Para quem trabalha com celular como a gente ter um com a câmera boa é muito importante ainda mais agora que nossos jobs depende do IG e ele é uma rede de fotografia né. Eu não tenho câmera e tudo da loja eu tiro com o celular, até minhas fotos pre wegdding e agora as fotos com o barrigão eu tirei com o celular e confesso que não ficou muito ruim não, eu gostei até. Ates de fotografar eu confiro bem a luz, sempre limpo o celular, carrego suporte, faço muito dessas dicas ai só não sou boa nas edições… Aii como eu queria aprender mexer no photoshop uma vez baixei umas aulas mas eu nunca sentei pra ver e não tenho paciência para assistir, aquele to com fome mas não quero cozinhar hahahahaahh’

    Sempre com ótimos post e sem dúvida vai ajudar muito abração

    • Thami Sgalbiero
      junho 24, 2019

      Pois é, e hoje em dia é mais fácil de conseguir um celular com uma câmera boa pra ter boas capturas. Hahaha! Eu já fiz alguns vídeos sobre algumas ferramentas do Photoshop, se isso te ajudar, te aconselho ir na categoria de fotografias aqui do blog: https://www.likeparadise.com.br/category/fotografias

      Tem mais dicas de fotografias e edições também. 😉 Fico feliz que esteja ajudando!

  • Kaila Garcia
    maio 29, 2019

    Já disse que suas dicas são as melhores? Amei demais, algumas fotos faço com a câmera, mas a maioria tiro com o celular por ser mais prático e realmente, alguns truquinhos ajudam e muito. Um deles é limpar a câmera, como você citou, antes não limpava a câmera antes de tirar foto e a resolução ficava bem ruim!

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      junho 24, 2019

      Obrigada, Kaila! Isso de tirar as fotos com a lente suja danifica muito no resultado final da foto, depois de limpa fica mil vezes melhor, haha!

  • Lívia Madeira
    maio 30, 2019

    AMEI essas dicas! meu celular tira fotos mt ruins com a luz artificial baixa, realmente boa iluminação faz a diferença,mas to querendo um que tire fotos mais nitidas com maior qualidade, com suas dicas as fotos nem parecem de celular
    http://www.tofucolorido.com.br

    • Thami Sgalbiero
      junho 24, 2019

      Então, não precisa ter o último lançamento do melhor celular do momento, é só fazer algumas pequenas modificações no modo de tirar a foto que qualquer celular vai servir pra uma boa foto. 😉

  • Stephanie Vasques
    junho 1, 2019

    Amei o post, a começar do Johnny como modelo na foto de capa hahahaha. Dicas MARAVILHOSAS!!! Tem uns 2 anos que viajo (pra fora inclusive) e não levo mais a minha câmera profissional, sabia? Mesmo eu AMANDO usar ela (porque mesmo que a câmera do celular seja ótima, não se compara à das câmeras né), mas a praticidade de levar o celular na rotina é MUITO melhor, sem contar que dá pra editar e ir postando nas redes sociais na mesma hora, e com a câmera eu tinha que voltar pra casa pra descarregar no pc, editar tudo e postar bem depois. Aí sempre uso essas técnicas mesmo, de limpar a lente, abusar da iluminação e da regra dos terços e evitar o zoom e realmente essa combinação de regrinhas fazem toda a diferença na foto! Ahhh, adorei o seu vídeo tambémmm, mal posso esperar pra ver todas as fotos desse ensaio hahahaha comentei lá <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    • Thami Sgalbiero
      junho 24, 2019

      Johnny sempre serve como meu modelo para os testes de foto, hahaha! Porque ele é amarelo e as vezes sai estourado nas fotos, aí vou testando diversas iluminações com ele 😛 Mentira que suas fotos de viagem não são de câmera profissional? Agora fiquei chocada!!! Enquanto estava em Buenos Aires, a maioria dos passeios eu fui só com o celular mesmo, inclusive Puerto Madero foi um desses passeios, haha! Obrigada, Steph! 😀

      PS.: as fotos desse “ensaio” na verdade foram fotos que eu tirei em casa pra brincar de editar, algumas já postei no Instagram ano passado, mas acho que vale fazer post pra cá também, seria interessante mostrar o antes e depois das edições né?

  • Juliana Rabelo
    junho 2, 2019

    Eu amo tirar fotos e esse post me esclareceu muita coisa. Obrigada!

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

  • Thaiane e Thalita
    junho 2, 2019

    Amamos as dicas, sempre damos preferência em tirar fotos para o instagram com nossa câmera, mas não é sempre que você tem ela em mãos né? As vezes você sai e vê algo bonito para se fotografar mas está apenas com o celular, então essas dicas valem muito, temos um certo problema que sempre que vamos tirar alguma foto esquecemos de limpar a lente, ai a foto fica sempre meio embaçada rsrs!!

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2019

      Também sempre prefiro a câmera, mas hoje em dia tem até celulares com capacidades melhores que a de uma câmera, então dá pra fotografar bem sem muito esforço. Hahaha! Limpar a lente é essencial, masa gente sempre esquece mesmo, eu só percebo depois da 1ª foto, aí vejo que saiu meio esquisita e limpo, haha! Uma hora isso vai virar um hábito.

  • Carol Daixum
    junho 3, 2019

    Thami. ♥ Amei todas as dicas! Essa de segurar a mão é bem interessante. Eu quase nunca faço isso e realmente, a foto fica bem melhor. E eu fiz uma vez um workshop da Apple e me ajudou bastante! Vou procurar outros. Enfim! Adoro essas dicas. Tem um post que você fez sobre stories, que eu sigo algumas até hoje. Obrigadinha!

    Beijos, Carol.
    http://www.pequenajornalista.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2019

      Esses workshops da Apple costumam ser bem bons, principalmente esses de fotografia com o celular. Sempre que dá, atualizo as dicas fazendo novos posts aqui no blog. Fico feliz que você gosta dos posts, Carol! Muito obrigada! ♥

  • Stephanie Ferreira
    junho 4, 2019

    São ótimas dicas, eu mesma que fiz até curso de fotografia e sempre trabalho com isso, esqueço de segurar o celular com as duas mãos como faço com a câmera. Coisa besta mas que faz super diferença!

    Um beijo,
    Quase Mineira

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2019

      Pois é, as vezes na pressa a gente tira com uma mão só mesmo e aí depois vê o erro que são as fotos tortas e/ou tremidas, haha! Mas acontece mesmo.

  • Thami eu amei esse post, gostei demais das dicas. Eu sempre limpo a lente do meu celular quando vou fotografar com ele, faz toda diferença. Usa a grade para fotografar, ajuda demais na composição, eu uso tanto no celular como na minha câmera. Ajudou demais as dicas ^^
    bjs

    Ariadne ♥
    https://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2019

      Obrigada, Ariadne! ♥ Por isso você arrasa nas suas fotos, principalmente as de produto que ficam incríveis! ?

  • Pathy Guarnieri
    junho 6, 2019

    Suas dicas estão demais, Thami! Eu sempre esqueço de limpar a lente kkkkkkkk. Preciso mudar isso! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

  • VANESSA BRUNT
    junho 9, 2019

    AMEI quando você pontuou, tão bem (como sempre faz), que a edição é um momento em que “você vai poder transformar a sua foto no que você quer passar com ela”. Muito se fala sobre as máscaras que a vida das redes sociais tem causado, sobre as falsidades que detonam a saúde mental e a verdade mais crua dos corações, então é maravilhoso o lembrete de que o problema nunca está nas ferramentas, mas sim em como as utilizamos. É tudo sobre enxergar e fazer mais poesia com as coisas, dando mais significado a tudo. Um brilho, um tom, uma luz… não precisa ser sobre esconder a verdade, mas sobre mostrar mais da própria. A postagem está INCRÍVEL, com dicas tão fundamentais e que abrem os olhos para quem achava que ‘já sabia de tudo e que tudo já é clichê sobre o tema’. Você está sempre aqui nos dando tapas na cara da melhor maneira e deixando corações quentinhos, Thami. Obrigada!

    http://www.semquases.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2019

      Sim, as vezes a gente quer passar só o quanto aquele momento da fotografia foi bom pra gente, seja uma foto com os amigos ou uma foto de paisagem, por isso a edição tem esse papel importante de passar o que sentimos através da imagem. Só devemos usar da forma certa que fica tudo certo, haha! Obrigada, Vanessa!!!

  • Jeciane Cruz
    junho 9, 2019

    Quando comecei com meu blog eu só tirava fotos com meu celular e era um bem ruizinho da hello kitty, mas eu fazia fotos muito boas. Até chegar a comprar uma câmera semi profissional eu tive que me adaptar bastante com a câmera do celular e aprendi muitas coisas.
    Atualmente estou sem câmera e parece que desaprendi literalmente de como usar o celular para fotografar, então esse post foi de grande valia. Mas espero conseguir tirar boas fotos com o celular novamente um dia, pois fiquei completamente dependente da minha antiga câmera.

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2019

      É o que eu digo, não precisa ter uma super câmera, apenas pequenas noções de fotografia, haha! Quando a gente acostuma, fica difícil voltar ao inferior mesmo, mas nada que uma prática não te ajude 😉 fico feliz que tenha te ajudado com esse post!

  • Paulina Oliveira
    junho 10, 2019

    Ótimas dicas!
    Muitas vezes na pressa do cotidiano não nos atentamos para como podemos deixar nossas fotos melhores. Mas essas, se aplicadas de maneira correta, já ajudam um bocado

    https://naoseavexe.blogspot.com