Como usar a regra dos terços na fotografia

Pra quem não conhece ou só ouviu falar mas não sabe o que é, a regra dos terços é uma técnica de composição para todos os tipos de fotos. Antigamente os primeiros smartphones vinham com esse “jogo da velha” na tela da câmera. Lembro que eu – com meus 15 anos – ficava me perguntando o por quê daquele troço na tela “estragando a foto”. Mal sabia eu que, na real, essa grade era pra me ajudar.

dicas de fotografia

Alguns muitos celulares já tem essa opção nos ajustes/configurações da câmera. Para colocar a grade no iPhone: Ajustes > Câmera > Grade.

Comecei a entender ainda melhor sobre a regra dos terços nas aulas de fotografia que tive no curso da minha faculdade. Inclusive, to precisando falar mais sobre a minha área aqui né?

A regra dos terços é a divisão do quadro parecido com um jogo da velha. Com essa grade, você coloca o objeto principal da foto em qualquer um dos quatro pontos que a linha se cruza. Serve até mesmo para centralizar, mas fotos com os objetos centralizados costumam ficar meio sem graça e não chamam tanta a atenção.

regra dos terços

Horizonte

Se você for fotografar o horizonte, as linhas horizontais são mais importantes do que os pontos da regra dos terços, para não deixar seu horizonte inclinado. E pra deixar a foto mais harmônica, não centralize o horizonte! Coloque 1/3 da foto com um assunto, e 2/3 com outro.

fotografar horizonte

Se quiser deixar a parte de cima destacada, deixa o horizonte na linha de baixo. Caso contrário coloca o horizonte na linha de cima. Quando o céu estiver mais chamativo, indico escolher pelo céu.

Retrato

Quando você for fotografar uma pessoa, mantenha os olhos sempre nos pontos superiores da regra dos terços.

olhar modo retrato

Dois pontos

Os dois pontos de interesse são usados para complementar a regra dos terços e equilibrar a foto.

composição da foto

Como exemplo na foto acima, dei a câmera na mão da minha tia. Mas com a câmera centralizada comigo nos dois pontos do lado direito. Justamente para criar esse efeito de trazer a visão da pessoa primeiro em mim e depois para o resto da composição da foto. Consegue perceber?

A quebra da regra

Também é super comum quebrar essa regra dos terços. Não é necessário seguir a risca, só se você estiver meio perdido pra decidir um ângulo bom.

quebra da regra dos terços

Como eu fiz nessa foto centralizando a flor. Se centralizar o objeto que vai ser fotografado vai sair mais bonito, então não tenha medo! Vai na fé!

Todas essas dicas que eu dei, servem para fotos tanto na horizontal como na vertical também.

E aí? Gostaram das dicas da regra dos terços na fotografia? Já usam essa técnica pra tirar fotos? Comentem aqui!

E se você gosta de fotografia, quero te apresentar o Desafio Acadêmico com tema “A Ditadura da Beleza”.

desafio acadêmico

Todos os dias, pessoas lidam com problemas de auto-estima ao procurarem pela aparência perfeita. Muitas meninas e meninos crescem, moldados pela sociedade, a procura dessa aparência. A pressão para se encaixar resulta em muitos problemas e para apoiar essa causa, o Jak&Jil (um site do mucca.co) está lançando o PhotoChallenge 2019, um desafio acadêmico que dará um prêmio de $4.000 dólares para a fotografia que melhor representar este problema. As fotos submetidas serão avaliadas e julgadas por um comitê interdisciplinar, composto por fotógrafos e especialistas da área, que irão levar em consideração os seguintes critérios de avaliação: qualidade técnica, criatividade e tema.

A foto vencedora ganhará um prêmio de $4.000 dólares, sendo que desse valor será doada a quantia de $1.000 dólares a uma das ONGs apoiadoras do desafio, escolhida pelo vencedor.

As inscrições para o PhotoChallenge irão até 31 de Outubro de 2019 e devem ser feitas exclusivamente pelo portal oficial do concurso, clique aqui.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

14 Comments
  • Stephanie Ferreira
    abril 2, 2019

    Eu comecei a usar a regra dos tercos depois de um curso de fotografia porque antes disso também ficava me perguntando porque essa grade estava ali kk Mas amei tanto seu post completinho sobre o assunto que até pinei pra salvar ♥
    Beijão

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      Obrigada, Stephanie! ♥

  • Jaque
    abril 3, 2019

    Muito legal seu post! Eu sempre deixo ligada a grade nos meus aplicativos. Faz toda a diferença!
    Abraços

  • Kaila Garcia
    abril 3, 2019

    Que dica maravilhosa, Thami. Já vi essas linhas, e quando centralizava a foto nelas ficava muito mais bonita. Mas não entendia muito bem.

    https://www.kailagarcia.com

  • Juliana Rabelo
    abril 3, 2019

    Dicas incríveis!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

  • Silvana Almeida Souza
    abril 3, 2019

    Thami eu não sabia para que era essa grade agora com certeza vou passar a usar sempre!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

  • Bruna Maria
    abril 3, 2019

    Adorei o seu post, é bem esclarecedor.
    os relatos de uma jornalista

  • Lívia Madeira
    abril 5, 2019

    ah adorei! inconscientemente eu meio que ja aplicava essa regra nas minhas fotos e super funciona mesmo. mt bacana seu post cheio de boas dicas

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Renata
    abril 5, 2019

    Eu gosto muito de tirar fotos e ameeeeei essa dica! Vou aderir já.

    https://araposinha.com

  • Blog Entre Garotas
    abril 8, 2019

    Ótimas dias Thami, minha câmera tem essa opção de por as linhas mas normalmente eu faço sem ela (só na imaginação mesmo kkk).
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

  • Thaiane e Thalita
    abril 8, 2019

    Descobrimos a pouco tempo a regra dos terços em fotos, mas ainda não tínhamos entendido muito bem como funciona, achamos seu post bem explicativo. Vamos salvar!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      abril 15, 2019

      A regra dos terços é um bom guia na hora de fotografar, salvação total!

  • Jaynara
    abril 15, 2019

    Eu uso demais essa grade, mas nem conhecia a regra dos terços, e olha que amo fotografia hahaha. Costumo usar mesmo é pra deixar tudo retinho, tenho tic com foto toda torta.
    Vá vou colocar em prática, principalmente essa de não centralizar o objeto. Confesso que gosto assim, mas vou testar essa maneira que você comentou.

    Beijos

    http://WWW.BOASDEPAPO.COM.BR

    • Thami Sgalbiero
      abril 17, 2019

      Sei bem como é, hahaha! Eu usava com a grade mas não sabia usar, então pra mim era irrelevante. Isso de não centralizar a foto, depende sobre o que você vai fotografar. Tem vezes que deixar o objeto em destaque no canto, ajuda mais do que no centro da foto. 😉