Como gerenciar reservas de acomodação

Para aquelas pessoas que sonham em viajar mas não tem dinheiro para isso. Calma, sempre tem uma solução. Já pensaram em inverter a situação? Botar seu quarto ou até mesmo sua casa/apê pra alugar? Mas como gerenciar reservas de acomodação? Pois é, comecei a pensar bastante nisso depois que assisti ao reality show australiano Instant Hotel (“hotel instantâneo”) que tá na Netflix (e até indiquei lá no meu stories do Instagram).

O programa não é novo, é de novembro de 2017. Porém, a primeira temporada, só foi para o catálogo da Netflix esse ano. É uma competição entre 10 pares responsáveis por 10 casas na Austrália que ficam abertas para aluguel. A cada episódio, um par é escolhido como anfitrião enquanto os outros passam uma noite na casa e avaliam quatro requisitos: casa, localização e atrações próximas, custo benefício e noite de sono. As notas são somadas também a nota da jurada oficial do programa, Juliet Ashworth, que é designer de interiores e especialista em design. O par que tiver as maiores pontuações, ganha uma viagem para a Califórnia.

netflix reality show

Enfim, o programa é bem legal e me fez ter várias ideias aqui. Mesmo morando na casa dos meus pais, moro no Rio de Janeiro, uma cidade em que quase todo mundo quer visitar. Então, por que não disponibilizar um quarto para aluguel e tirar uma graninha disso? Com turismo aumentando, pode ser uma opção bastante interessante, além conhecer pessoas de todo o mundo sendo um anfitrião. Vale a experiência, tanto para hóspedes quanto para quem os recebe. Pra isso temos o Booking ou Airbnb que já são bastante conhecidos, mas descobri um gestor de acomodação local que facilita o seu trabalho e te ajuda na organização.

O problema e a solução

Quando você quer disponibilizar seu espaço para aluguel, é óbvio que você vai cadastrar nessas duas plataformas (Booking ou Airbnb) ou mais, certo? Daí entra um cliente numa plataforma e faz a reserva. Enquanto outra pessoa, em outra plataforma, entra com outra reserva e nas mesmas datas. Imaginou a loucura? Pra isso que serve esse channel manager apartamentos e casas. Esse site junta todas as plataformas em uma só.

Para quem tem várias reservas pra controlar, pode poupar muitas horas de trabalho e estresse. Imagina ter que cancelar uma reserva por conflito de datas? Não mesmo!

Algumas vantagens

  • Te ajuda a ter mais visualizações no seu site, porque eles atualizam o calendário automaticamente.
  • O site também tem um sistema de e-mails automático. Dá pra controlar e configurar e-mails para diferentes momentos (antes da estadia, depois, avisos…). Você só tem que configurar tudo no inicio, depois o sistema faz todo o resto.
  • A gestão é feita em um único painel. Ou seja, não precisa se preocupar em gerenciar cada site separadamente.
  • Também tem uma ferramenta de reservas em um formato com multi-idiomas. Ou seja, os estrangeiros também podem chegar até você para alugar esse espaço.
  • Dá pra ativar a ferramenta de Instant Booking no TripAdvisor. Ajudando os hóspedes a fazerem a reserva sem terem que sair do TripAdvisor. Além disso, a opção de reservar Instant Booking costuma aparecer sempre na melhor posição que as outras ou de qualquer outra opção do TripAdvisor.
  • Os planos são acessíveis, de acordo com a sua necessidade. Vai desde o básico até o líder.

Falando na posição de viajante, se hospedar em um hotel é maravilhoso né? Tem almoços e/ou café da manhã cheios de opções, a maioria com decoração neutra, enfim mais profissionais. Porém, quando a ideia da viagem é simplesmente explorar mais a cultura local, quando encontramos um voo barato e vamos sem grandes planos ou expectativas, a acomodação em casas ou apartamentos é a opção perfeita. Porque além de ser mais barato, podemos poupar com alimentação – se puder cozinhar no local, claro. Na minha opinião, para cada tipo de viagem tem um tipo de acomodação perfeito. Tudo depende da sua necessidade para pesquisar o que é melhor e se adaptar em cada situação.

E aí? Quando vocês decidem viajar, preferem uma acomodação local ou hotéis? Quais são as melhores e piores experiências que já tiveram? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 Comments
  • Ai miga nem tenho como responder suas perguntas porque ainda nunca sai do país 🙁 já viajei para outros estados mas sempre fico em casa de conhecidos. Mas não sei, arriscaria testar os dois.
    Beijos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Você praticamente se hospeda em uma acomodação local né? Só que sem pagar, porque são seus conhecidos, hahaha! 😛

  • Lulu on the sky
    abril 28, 2019

    Assim como a Marcela, eu nunca viajei para fora e quando viajei aqui no Brasil uma vez fiquei em casa de amigos e em outra em uma acomodação com preço mais acessível.
    big beijos

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Então, você já experimentou ficar em uma acomodação local! Lulu, depois me conta como foi sua experiência. 😀

  • Thaiane e Thalita
    abril 28, 2019

    Gostamos muito do post, ainda não pensamos nessa possibilidade de alugar um quarto até por que moramos na casa dos nossos pais. E também nunca utilizamos esse serviço sempre ficamos em pousadas ou hotéis, mas é uma ótima opção mesmo para quem quer economizar.

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Ficar em pousadas também é uma boa! Porque costuma ter tudo o que a gente precisa ali pro nosso conforto e comodidade.

  • Pathy Guarnieri
    abril 29, 2019

    Sempre que viajo, é para casa de parentes, então não sei como é ficar hospedada nesses lugares kkkkkkk. Mas como sou mão de vaca, ficaria fácil numa bem casa/apartamento, já que é bem mais em conta que hotel! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      E se parar pra pensar, a gente mal fica no lugar que estamos hospedados né? Queremos conhecer e passear pelos lugares, então uma acomodação em uma casa/apartamento sai bem mais em conta mesmo, hahaha!

  • Lívia Madeira
    abril 30, 2019

    mt interessante, eu sempre fico em hotel ou hostel quando viajo, nunca experimentei me hospedar em casa de pessoas tipo airbnb, curti esse post pra conhecer mais

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Hostel também é bem legal pra conhecer uma galera! Então, esse post vai ajudar mais as pessoas que disponibilizam sua casa/quarto/apartamento para aluguel. 😉

  • Paulina Oliveira
    abril 30, 2019

    Já fiquei hospedada uma vez pelo airbnb e gostei muito da experiência.
    Moro de aluguel, então é meio que impossível fazer esse tipo de reservas para outras pessoas. Mas é uma boa indicação.

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      A maioria das pessoas com quem converso, falam que a experiência com Airbnb foi boa. E depois que assisti a esse reality show que indiquei no post, fiquei ainda mais tentada em usar o serviço, haha!