Como relaxar no final de um dia exaustivo

Desde que comecei a trabalhar, fiquei com o meu tempo bastante reduzido e vivia me perguntando como relaxar no final do dia. Tá cada dia mais difícil e eu to tentando todos os dias me reorganizar pra voltar a ter meu tempo de lazer, como relaxar. Afinal, a vida não é só trabalhar, trabalhar e trabalhar né?

Então, são 20h30 da noite. Você acabou de chegar em casa, tomou um banho e jantou. Depois disso já são quase 22h. Você lava seu rosto, veste seu pijama, vai pra cama, dá uma olhada nas redes sociais no celular. O dia pareceu que teve 90 horas de duração só no trabalho, mas em casa parece que dura 20 minutos. Porque agora já são 23h da noite. Logo são 23h30. Pronto. O amanhã já chegou, e agora já é outro dia. Nessa hora é quando a ansiedade da insônia começa.

Antes de dormir você só queria liberar qualquer tensão emocional, física e espiritual. Você não quer tirar o estresse do seu dia apenas indo pra cama dormir pra, no dia seguinte, esse ciclo se repetir, certo?

Mas considerando trabalho, amigos, Instagram, e-mails não vistos, listas de compras, preparar conteúdo pro blog + canal (meu caso) e todas as outras coisas que passam pela nossa cabeça, pode ser muito mais fácil de dizer do que fazer né? É por isso que nessas últimas semanas comecei a experimentar algumas coisas para relaxar e dormir em paz. Agora, vim compartilhar um pouco com vocês algumas coisas que estão funcionando.

como relaxar

Roupas confortáveis

Nada melhor do que chegar em casa e poder tirar as roupas apertadas, sapatos ou sandálias que ficaram no seu corpo o dia inteiro. Logo depois do banho – que se torna relaxante em praticamente todos os dias da semana -, coloque uma roupa confortável pro seu corpo já começar a relaxar.

Refeição adiantada

Tente comer pelo menos duas horas antes de dormir. É difícil para o corpo relaxar e adormecer se estiver digerindo algo que você comeu. Aprenda a ouvir o seu corpo e as suas necessidades. Se dormir com a barriga cheia for incomodo, não faça. Mesmo que esteja com muita fome. Procure comer uma fruta ou castanhas, mas nada muito pesado pra poder ter uma boa noite de sono.

Um pouco de lazer

Enquanto seu corpo estiver fazendo a digestão, aproveite pra checar as redes sociais, assistir a um episódio da série que você tá acompanhando, fazer uma leitura, enfim qualquer coisa pra passar esse tempo e aproveitar essas horinhas prazerosas do seu dia. Mas se lembre de fazer coisas que levem menos de 1h30 pra não perder o sono.

Área restrita pro celular

Entrou no quarto pra dormir, logo desligue o celular. Ou melhor ainda: coloque em outro cômodo da sua casa. Quanto menos tempo você olhar pra tela, mais ajuda a relaxar. A luz da tela do celular faz o nosso corpo pensar que é dia, isso faz a gente querer ficar acordado.

Falei melhor sobre isso nesse post aqui.

Alguns minutos para respiração

Na técnica de meditação, a gente aprende logo de cara a respirar profundamente pra fazer o corpo relaxar. Essa respiração profunda ajuda a ter clareza mental, relaxamento físico e bom sono. E é bem simples: inspire pelo nariz enquanto o pulmão se enche de ar e se levanta, depois expire pela boca enquanto o ar vai saindo e seu corpo relaxando. Fazendo isso, você vai estar acalmando a sua mente e deixando o seu corpo relaxado, pronto para dormir.

Se preferir, medite. Depois que comecei a meditar antes de dormir, consigo dormir bem melhor do que antes. Sei que falei logo acima sobre celulares dentro do quarto, mas eu uso o aplicativo Meditopia, na conta premium tem como você baixar a meditação e usar em modo offline. Pra quem não tem a conta premium, é só ter o foco de fazer a meditação e logo em seguida desligar o celular.

Aromas calmantes

O aroma de lavanda é ótimo pra acalmar o estresse e diminuir a ansiedade. Pode acender um incenso, usar vela aromática ou até mesmo espirrar um aromatizador de ambiente. Mas também vale tomar banho com sabonete que te aroma de lavanda, porque ainda ajuda a relaxar os músculos e acalmar o corpo. 😉

fim do dia

Do que adianta trabalhar todos os dias, ter seu dinheirinho e não ter energia suficiente para o lazer? É certo que, se você consegue relaxar seu corpo e sua mente no final de todos os dias da semana, seu final de semana vai ser melhor aproveitado.

E aí? O que você faz pra relaxar durante a semana? Alguma dessas dicas te ajudou a relaxar no final do dia? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

29 Comments
  • Lívia Madeira
    abril 17, 2019

    menina, tem dia na vida que é puro stress mesmo e só usando tds essas tecnicas juntas pra ainda nao ter uma noite de insonia haha adorei o post, quero começar a usar mais aromaterapia na hora de dormir

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      abril 29, 2019

      Aromaterapia ajuda bastante! Comecei com uma vela aromática, mas serve incenso também.

  • Thaiane e Thalita
    abril 17, 2019

    Como trabalhamos em casa é meio complicado dividir o nosso tempo e ter algumas horas de lazer, sempre acabamos fazendo coisas do trabalho em horários alternativos, já que dividimos o nosso dia em produção das nossas peças durante o dia, então acabamos usando nossas noites, para edição de fotos e vídeos que fazemos para marca e pesquisas. Mais gostamos das dicas de como relaxar, quando temos um tempo gostamos de assisitir televisão ou ver série na netflix. Um costume que temos e não é nada bom é ficar mexendo no celular antes de dormir.

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      abril 29, 2019

      O bom e o ruim de trabalhar em casa é isso. Vocês podem ter um horário mais flexível, mas tem que tomar cuidado pra não perder o horário de descanso também. Assistir uma série ou a um programa de TV também é bom pra relaxar, desliga a nossa mente por um momento né? Também gosto.

  • Pathy Guarnieri
    abril 18, 2019

    Thami, essas suas dicas são ótimas! Eu bem ando querendo usar algum aromatizador no meu quarto! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      abril 29, 2019

      Use! É bom, além de perfumar o quarto, se usar o aroma certo ajuda a tranquilizar, haha! 😉

  • Laissa Lambert
    abril 18, 2019

    Adorei as dicas; são super úteis e bastante eficazes! Principalmente o de usar roupas confortáveis e restringir o uso do celular.
    http://www.boasdepapo.com.br

    • Thami Sgalbiero
      abril 29, 2019

      Nada melhor do que chegar em casa e colocar uma roupa confortável né?

  • Carol Justo
    abril 19, 2019

    Ai que post gostosinho <3
    lembrei de quando eu era escrava do telemarketing e chegava às 23h em casa e era um sacrifício, vivia de mal humor e minha rotina era péssima… Realmente as dicas que você deu são valiosíssimas. Ah, uma observação, o banho morno a noite é a melhor opção pois ajuda o corpo a relaxar e se preparar para descansar, enquanto o banho gelado desperta…

    Carol Justo | Pink is not Rose

    • Thami Sgalbiero
      maio 2, 2019

      Entendo isso, ainda mais em relação a um trabalho que suga toda a sua energia. 🙁 Espero que essas dicas ajudem! Siiim, o banho morno ajuda muito a relaxar, principalmente a noite. Eu sou suspeita pra falar, amo banho quente/morno, haha!

  • Ariadne Rodrigues Machado
    abril 19, 2019

    Esse post veio em uma ótima hora pra mim, eu tenho muita dificuldade em relaxar depois da tensão no dia a dia de trabalho, quando acordo no outro dia sinto que nem descansei direito. Já vou praticar as dicas, obrigada por compartilhar *_*

    bjs

    Ariadne ♥
    https://www.devoltaaoretro.com.br

    • Thami Sgalbiero
      maio 2, 2019

      Pois é, por isso é super importante relaxar depois de um dia tenso, e relaxar antes de dormir, pra não deixara tensão pro dia seguinte. Espero que te ajude! 😀

  • Thais Pereira Terra
    abril 19, 2019

    Ótimas dicas! Eu gosto de ficar bem confortável e assistir alguma coisa!

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

  • Leslie Leite
    abril 20, 2019

    Quando trabalhava fora eu sentia basicamente o mesmo que vc, que no trabalho eu ficava umas 90 horas e em casa meu tempo livre durava uns 20 minutos em casa, haha. Eu procurava ter momentos de lazer nos meus dias de folga, mas, mesmo durante a semana eu criei uma rotina de ao chegar em casa tirar meia-hora pra fazer algo que eu gostasse muito, tipo ler, estudar ou desenhar, isso fazia toda a diferença no meu dia e eu me sentia muito mais relaxada e de bem comigo mesma, era satisfatório.
    A sua dica sobre o banho funciona muito comigo, atualmente, mesmo depois de um dia exaustivo eu vou pra academia e volto quase umas 21h pra casa, quando chego a primeira coisa que faço é tomar um banho pra relaxar os músculos, um toque de fragrância também faz muita diferença, assim como é tudo de bom usar um pijama confortável depois do banho.
    Amei suas dicas, são muito valiosas, ahh… e fico feliz que esteja trabalhando.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Ótima dica também! Fazer coisas que você goste muito pra te dar o prazer que faltou durante o dia, alivia a tensão e faz você acordar até melhor e mais disposta para o dia seguinte. Muito obrigada, Leslie! 😀 Me sinto abençoada por ter conseguido esse emprego já que me formei a pouco tempo e precisava né? Hahaha! O bom é que disso vão vir vários posts legais pra vocês.

  • Silvana Almeida Souza
    abril 21, 2019

    Thami tuas dicas vão ser mesmo muito úteis para mim pois vivo uma rotina bem intensa e relaxar no final do dia é tudo o que preciso!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

  • Agora que comecei a trabalha de novo, chego em casa igual louca para fazer tudo da faculdade e para dormir logo, mal tenho tempo pra usar o celular ou tirar um lazer (saudades ler). Gostei das dicas, vou coloca-las em prática.
    Um beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Eu estava exatamente assim como você, só comecei a me organizar e tudo ficou melhor, haha!

  • Amanda
    abril 22, 2019

    Me abraça pq a gente faz rituais muito parecidos hahaha ♥
    Mas é foda mesmo, o dia demora horrores no trabalho e em casa parece que voa. /:
    Meu combo é tomar aquele banho, passar hidratante, ficar pelada kkk ligar uma música, deixar luz baixa e acender um incenso. Comecei a praticar mais a sério a meditação e isso me ajuda também. Fazer essa zona livre de celular é top, parece que a cabeça descansa real. Ler, escrever, tudo isso também ajuda.

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      *abraçando virtualmente* hahaha! A parte de ficar pelada é que eu tiro do ritual, porque ainda moro com os meus pais, hahaha! Mas o resto é certo que relaxar. Meditação ajuda muito, to amando ♥ As vezes a gente perde tanto tempo no celular que com esse tempo poderíamos estar fazendo outras coisas mais legais e proveitosas, haha! 😛

  • Kaila Garcia
    abril 22, 2019

    Estava precisando dessas dicas, viu? Esses últimos dias foram uma loucura por aqui, o avô do meu marido faleceu, a avó dele é super debilitada, já estávamos ajeitando as coisas para ela se mudar para a mesma cidade que nós, sei que até hoje estou meia fora de órbita, de tanta coisa que fizemos..

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Nossa, imagino :/ mas tudo vai se ajeitar. 😉

  • Paulina
    abril 22, 2019

    A sensação é bem essa mesma, de 90 horas trabalhadas. Gosto de ver séries e videos no youtube pra ficar mais relaxada.

  • Simone
    abril 22, 2019

    Menina até parece que estava me acompanhando neste feriado, eu tenho muito o hábito de seguir esses passos tento fazer isso pra tornar coisas simples gostosas e prazerosas e tem funcionando demais. Tenho aproveitado mais cada momento principalmente com os gatos e maridão hahahaha tanto no final de semana quanto no a dia a dia, o que mais ando fazendo e colocando musica pra relaxar no banho e queimar incenso, isso me eleva demais!
    Beijão

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Amo ouvir música durante o banho, fica muito mais relaxante do que tomar banho sem música, hahaha! Quando a gente fica nesse ritmo tenso durante a semana, chega final de semana a gente começa a dar mais valor pra nossa cama e casinha né? Hahahaha! 😛

  • Lincoln Costa
    abril 23, 2019

    Eu relaxo bastante com essa dica da alimentação.. dificilmente eu janto depois das 9 ou 10 da noite… Para evitar insônia eu tento sair do PC antes da 12h, daí vou pro celular, e vou abaixando a iluminação aos poucos; enquanto isso, o sono vai aumentando e eu consigo dormir de boaça rs
    Lembro de quando eu estava no estágio, e a sua descrição é perfeita: parece q tu chega em casa e tem só 30 min., uma horinha pra tirar pra você..
    Eu quase não assisto séries já pra economizar tempo.
    Beijos! \o

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Eu não consigo jantar tão tarde, porque não consigo dormir de barriga cheia. Só se eu tiver com muuuuita fome, hahaha! Se eu sair do computador e continuar no celular, perco o sono, porque vou lembrando das coisas que tenho pra fazer e que dá pra fazer pelo celular, aí… quando vi já deu 1 da manhã. ? Tá doido? Se eu ficar sem assistir série ou filme, não consigo relaxar, fica parecendo que to vivendo no automático.

  • Jaque
    abril 28, 2019

    Que post maravilhoso! Também sinto que passo 23h do dia no trabalho e 1h em casa porque as horas passam tão rápido quando não estou trabalhando hahaha. Eu procuro jantar assim que chego em casa, pois sinto que tenho mais tempo para os outros afazeres. Antes de dormir eu também uso um aplicativo para meditar e não vivo sem, mas não conhecia esse que você comentou, vou procurar.
    Abraços
    https://byjaque.com/

    • Thami Sgalbiero
      maio 3, 2019

      Sim sim, jantar antes é melhor até mesmo pra fazer a digestão. Depois me indica o aplicativo que você usa, é sempre bom testar outros também. 😀