5 ótimos motivos para começar um blog esse ano

Se você já pensou ou ainda pensa em começar um blog, esse post é pra você tirar só do pensamento e colocar em prática!

Enquanto alguns blogs podem fazer parecer fácil com um monte de meninas postando seus “mimos”, eu te encorajo a olhar abaixo dessa superfície*. Os benefícios de ser uma blogueira nem sempre são diretos e simples de se ver, mas as muitas habilidades envolvidas e, que são aparentemente bobas, levarão seu conjunto de habilidades a um nível completamente diferente. Se você está procurando um novo hobby, pronto para começar um novo empreendimento, ou simplesmente entediado com sua vida, vou te dar um impulso extra pra começar algo novo com esses 5 ótimos motivos pra começar um blog ainda esse ano!

blogueira

1. Aumente oportunidades ocultas

O céu é o limite quando se trata de blogar. Você nunca sabe quais ou quantas oportunidades podem surgir a menos que você tente. Eu sou fã de blogs (e blogueiras e blogueiros) porque é a prova de que grandes coisas podem sair do nada. Você nem sempre precisa esperar por alguém ou algo para fazer algo incrível acontecer. É também uma oportunidade maravilhosa para compartilhar uma perspectiva não filtrada da sua vida – para dizer o que importa – e entregar esse conteúdo para pessoas que podem se beneficiar com as suas experiências. Você nunca sabe quem pode encontrar seu conteúdo e mudar sua vida para sempre por causa do seu conteúdo. Tem tantas oportunidades escondidas que você pode aproveitar em blogs…

2. Melhore suas habilidades de escrita

Escrever é uma dessas habilidades que considero ESSENCIAL mesmo se você não é jornalista ou autor. É um meio de comunicação – e as habilidades de escrita se tornam importantes quando você está se conectando através de e-mail ou mídias sociais. Esse é basicamente o nosso mundo de hoje. Eu percebo que nem todo mundo é um grande escritor, mas o blog pode definitivamente te ajudar a chegar lá.

Como a maioria das coisas na vida, a prática leva a perfeição. Quanto mais você escreve, melhor você será. E com o tempo, você vai poder desenvolver um estilo que faça sua escrita. Por causa do blog, a escrita se tornou MEU modo de vida – e não consigo expressar o suficiente como isso mudou minha vida para melhor.

3. Se conecte com pessoas com interesse em comum

Antes de blogar, eu lutava pra encontrar outras pessoas com as quais eu poderia me relacionar. Naquela época não tinha gente da minha idade que curtisse o mesmo estilo musical que eu (só através do meu fake no Orkut que eu até encontrava pessoas pelos fóruns). Não tinha uma pessoa que avaliasse a criatividade em um design como eu fazia. O blog abriu essa porta para mim. Para eu poder me conectar com aqueles que são como eu que não consigo encontrar no meu próprio círculo de amigos. Você é tão bom quanto as pessoas com quem você passa o tempo. Se você não pode encontrar essas pessoas na sua rua, você quase sempre vai encontrar nos blogs. 😉

4. Aprenda uma nova habilidade

Quando você bloga, você SEMPRE aprende novas habilidades. Tem tantas habilidades envolvidas que vai de fotografia à edição de fotos, HTML e design gráfico. Não só isso, mas estratégias de marketing e redes sociais. É a sua chance de tocar todas essas coisas! Não consigo pensar em uma maneira melhor e mais abrangente de aprender essas novas habilidades do que começar um blog.

5. Crie confiança

No começo do blog, você sente tudo uma confusão. Mas ao navegar, você vai começar a desenvolver uma voz e um senso de estilo. Você vai poder diferenciar claramente seus gostos e desgostos. E com o tempo, você vai começar a se sentir mais confortável na sua própria pele. Isso vai fazer você ser mais consciente e confortável com quem você é. Eu também sinto que o blog é um reforço puro do que você é capaz – e do que você não sabia que você é capaz. Você vai descobrir novos talentos e habilidades que você não sabia que existiam antes. E o mais importante, você vai ter um registro do seu crescimento pessoal. Vejo meus posts antigos e leio os novos, fico chocada com o meu crescimento e mudança. Enfim, todas essas coisas vão fazer de você uma pessoa mais confiante!


Agora me contem. Esses motivos te inspiraram a criar um blog? Se você já tem um blog, na sinceridade, qual foi seu motivo para o ter criado? Comentem aqui!

*Se essas meninas ganham esses mimos, alguma coisa elas fizeram pra poder chegar até lá né? Então, não. Não é fácil ter um blog. Não é fácil ser blogueira.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

37 Comments
  • Caroline
    fevereiro 19, 2018

    Oi, Thami! Nem me lembro exatamente do motivo pra eu ter começado um blog. Isso foi láaa em 2013, e acho que foi porque eu queria muito falar sobre livros e era tão divertido! Até que, depois de um tempo, descobri como fazer para começar a receber comentários e como personalizar ele, e tudo se expandiu! Era demaaais e hoje, um tempo afastada e agora com quase dois meses de volta à ativa, tá tudo ótimo! <3

    Beijo!
    http://www.controversos.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 22, 2018

      A gente sempre vai e volta, mas nunca abandona né? Hahaha!

  • Lívia Madeira
    fevereiro 19, 2018

    super legal esse post! blogar é realmente um exercicio incrivel de mts formas, de auto conhecimento inclusive, é preciso mt amor envolvido, mas vale super a pena!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Ale Canofre
    fevereiro 19, 2018

    Oi Thami! Melhorar a escrita, conhecer gente nova e criar confiança são umas das melhores coisas em ter um Blog. Eu amei criar, evolui muito com ele e até hoje não me arrependo de nada.
    Amei o post =)
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

  • Pathy Guarnieri
    fevereiro 19, 2018

    Eu amo bloggar! Estou no meio há mais de 6 anos e tão cedo não sairei daqui! <3
    Esse 'mundo' me trouxe experiências incríveis!

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Monise Camargo
    fevereiro 19, 2018

    Oi Thami!!
    Amei esse post, confesso que eu não sonhava em criar um blog, até que uma amiga nos chamou para ser uma colaboradora do blog dela. Após algum tempo sentimos a vontade de criar um com a nossa cara e com os temas que mais gostamos! Está dando super certo e estou conhecendo e acompanhando meninas com os mesmos gostos! =D
    Beijinhos
    Blog Entre Garotas

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 22, 2018

      A primeira vez que a gente prova esse mundo dos blogs, a gente se apega né? 😛 Hahaha!

  • Jaynara Archanjo
    fevereiro 19, 2018

    Gosto de falar sobre blogs. Tudo o que eu ou a minha irmã fazemos já pensamos: ” Dá um post hein!”. É engraçado, por antes mesmo da gente ter internet já comecei a pensar em criar um blog. Em 2011 minha irmã mais velha tava fazendo um curso de informática ai eu li num livro dela algo sobre blog, não entendi nada, mas falei que queria criar um. Em 2012, colocaram internet em casa ai fui caçar esse tal de blog e acabei me encando com esse universo, ai trouxe a Laissa junto kkk.
    Aprendemos tanta coisa e tanta coisa mudou. A gente criava tudo no paint, tudo muito mas muito simples e com o passar dos anos aprendemos até a mexer com html. É muito louco isso, você que não sabia nada, hoje saber bem mais. Não digo que sei tudo porque é impossível saaber de tudo, mas blogar traz tantos beneficios que é até difícil dizer todos.
    Beijos
    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    • Jaynara Archanjo
      fevereiro 19, 2018

      Esqueci de falar sobre o que você disse de conhecer pessoas novas. Um lado bom de ter blog é justamente esse, o fato da gente ter a oportunidade de conhecer pessoas de todo lugar e meio que criar um vínculo com ela. ?

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 22, 2018

      É engraçado porque isso acontece mesmo, tudo o que a gente vai fazendo na vida, logo vem “Vou fazer um post sobre isso” haha! Ah, no começo eu também criava tudo no Paint, aquilo lá já salvava vidas né? Hahaha! Uma das melhores coisas realmente é essa de conhecer pessoas de todo o canto do Brasil e até do mundo também, isso é bem legal!

  • Kaila Garcia
    fevereiro 19, 2018

    Amei seu post Thami, não sei nem descrever o quanto o Minuto de Bobeira transformou minha vida e quem eu sou. Se pudesse dar um conselho para quem ama esse mundo é: se arrisque, porque ele te surpreende todos os dias de uma forma única!

    http://www.kailagacia.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 22, 2018

      Bom conselho!

  • Amanda
    fevereiro 19, 2018

    Nossa, seu post é incrível! Me identifiquei demais porque eu já passei por esses 5 motivos e posso dizer: eles são reais. Eu blogo desde 2011 e cada vez aprendo mais, conheço mais, evoluo mais. Blogar é colocar sua marca no mundo e eu amo isso. Parabéns!
    beijos.

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 22, 2018

      Obrigada, Amanda! É exatamente isso que você descreveu em poucas palavras: Blogar é colocar sua marca no mundo e eu amo isso. ?

  • Leslie Leite
    fevereiro 19, 2018

    Meu blog já tem cinco anos e com ele eu ganhei grandes oportunidades, eu cresci muito com o meu hobby que hoje é praticamente um trabalho.
    O motivo da criação do meu blog foi meu TCC, mas eu gostei da coisa e assim se vão anos blogando, kkk. Me faz muito bem escrever e compartilhar.
    Gostei das suas dicas, seu post é motivação pra quem vai começar agora e inspirador pra quem já tem um blog poder continuar 😉 Beijo!

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 23, 2018

      Ai que legal, Leslie! Um projeto que você tá levando pra vida, de TCC para hobby e agora como trabalho. Arrasou!

  • Ana Beatriz
    fevereiro 19, 2018

    Eu criei o meu primeiro blog em 2008. Vai fazer dez anos, e é curioso ver como o blog faz parte da minha vida de muitas maneiras agora. Primeiro eu comecei no blogspost, depois criei o meu próprio site… Mas tudo é uma construção, uma evolução mesmo. E é surpreendente de verdade ver os nossos posts antigos e comparar com os novos, né?
    Eu sinto falta de algumas coisas da blogosfera, tipo o contato que os blogueiros tinham entre si (acho que era maior antigamente do blog virar um marketing). Mas continuo gostando muito desse espaço.
    P.S: Big Little Lies é sensacional e vale muito a pena. Só tem um livro!

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 23, 2018

      Também sou dessa época antiga também de blog. Também comecei no Blogspot, migrei pro WordPress ano passado só, haha! É realmente surpreendente ver o quanto a gente mudou dos primeiros posts para os mais recentes de agora. Também sinto falta desse contato, e é verdade, as coisas mudaram. Vou começar a assistir essa Big Little Liars direitinho, haha! Parece ser bem interessante mesmo, e vou procurar o livro depois.

  • Marcela Miranda
    fevereiro 19, 2018

    Eu adoreeeeei esse finalzinho falando sobre os mimos, algumas pessoas acham que os mimos d blogueiras caem do céu hahaha, mas existe uma longa jornada por trás.
    Beijos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 23, 2018

      Né? Deixa o povo pensar que é fácil, haha!

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    fevereiro 19, 2018

    Cara, eu me vi nesse post quando criei o meu. Algo que eu descobri por causa do blog, é minha facilidade de comunicação, embora eu sempre soubesse que sou comunicativa, nunca achei que seria a esse ponto, já que ter um blog é uma responsabilidade imensa, pois estamos influenciando outras pessoas com nossas palavras. E foi por causa do blog que eu percebi que amo esse mundo, me encontrei na publicidade, e decidi começar facul disso e marketing digital. Melhorar a escrita foi a coisa mais difícil, ainda mais para pessoas como eu que possuem um turbilhão de coisas na mente, fica difícil escrever quando nada está em ordem na cabeça. Mas a gente aprende. As habilidades eu ainda não aperfeiçoei kkkk, mas tenho tentado arriscar com a edição de fotos.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 23, 2018

      Pois é, ter um blog é ter uma responsabilidade pelas palavras que você usa, porque isso pode influenciar qualquer um. Que legal que você se encontrou com o blog! É, eu não consigo escrever posts quando eu estou mal, mas aí eu aproveito quando eu to bem e escrevo vários logo pra deixar no rascunho, hahaha! Quando você começar a arriscar nas edições de fotos, vai querer se aperfeiçoar a cada foto e vira vicio!

  • Luana Souza
    fevereiro 20, 2018

    Oi Thami, adorei os motivos que você citou. Concordo com todos eles, principalmente em aprender coisas através do blog, eu sou apaixonada por HTLM, eu acho tão legal os códigos e como a combinação deles forma um estilo hahaha, sério! Tem vezes que eu passo horas mexendo. Eu criei esse último blog por saudade de escrever sobre as coisas que eu gosto, e também porque eu gosto de escrever hahaha, e é tão bom encontrar pessoas por aí que também gostam ou que deixam sua opinião também. Essa reciprocidade faz muito bem 🙂 As experiências são incríveis que vêm no pacote né?! Com certeza teu post vai inspirar quem está com vontade! ♥
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 23, 2018

      Te entendo nisso do HTML. Eu me estresso, mas acho mágico isso de você mudar as vezes uma letrinha e esse letrinha modifica uma forma ou um estilo no blog/site, hahaha!:D Espero que inspire mesmo, e que inspire da forma certa né?

  • Thayse Stein
    fevereiro 20, 2018

    Nossa, que post mais lindo, ficou ótima essa lista e acho que vai inspirar muita gente pra blogar <3 o primeiro e o último motivo são bem "fora da caixa", não tinha pensado assim antes e achei legal você mencionar! Realmente, a gente aprende muito, conhece muita gente bacana, melhora as habilidades em várias coisas e conta muito pro nosso currículo também. Eu amo blogar, é algo mais forte que eu sabe? *-* Queria poder ficar fazendo isso pra sempre, pena que as coisas sejam tão desiguais pra bloggers no sentido profissional :/


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 24, 2018

      Obrigada, Thay! 🙂 O legal é que dá pra inserir isso no currículo né? Que já ajuda, dependendo da sua área, mas quase todas se simpatizam com essa ideia de blog mesmo. Verdade, uma pena mesmo 🙁

  • Váh
    fevereiro 20, 2018

    Ameeeeeeeeei esse post ♥
    Ter um blog não é fácil, dá trabalho, na maioria das vezes nem temos retorno, exige tempo e dedicação.
    Mas é tããão legal!!! A gente conhece pessoas que tem gostos em comum com a gente, descobre novas habilidades como você disse no post, a gente cresce e tantas outras coisas boas…
    Criar o meu blog foi uma das melhores coisas que eu fiz, estou longe de ser profissional e ter um blog bonitão como o seu, mas amo meu cantinho 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 24, 2018

      Pois é, Váh! No começo do blog eu tinha 0 de retorno e mesmo assim continuava, porque era o que eu gostava. Aaaah, mas meu blog não é bonitão, é porque eu curto um pouco mexer com HTML aí vira e mexe invento alguma coisa de fazer aqui no layout, hahaha! Mas eu adoro o seu blog também! Acho que quando o blog é organizado, ele fica bonito, independente de layout mega luxuoso e etc. 😉

  • Dai Castro
    fevereiro 20, 2018

    Ahh que post mais amor <3 Tendo blog há quase seis anos pude ver o quanto eu descobri coisas novas e maravilhosas desde que comecei a blogar, inclusive, desenvolvi uma paixão por fotografia (coisa que nem imaginava fazer antigamente) e o que me motivou foi o meu hábito de escrever!
    Tantas coisas boas acontecem quando a gente se dedica de coração a alguma coisa! Motivos mais do que suficientes para convencer qualquer um a abrir um cantinho na internet também!
    Um beijo!
    Colorindo Nuvens

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 24, 2018

      Eu acabei gostando ainda mais de fotografia, já gostava antes, mas me apaixonei mais ainda. Verdade! Quando a gente se dedica, as coisas vão nos surpreendendo cada dia mais, comigo é assim com o blog.

  • Thaiane e Thalita
    fevereiro 20, 2018

    Amamos o post, Thami!! No início quando criamos o blog, o criamos com intuito de levar conteúdo que inspirassem as pessoas, com o tempo deixamos o conteúdo um pouco mais pessoal. Com certeza conhecer gente legal é um ótimo motivo, nunca imaginamos estar conectadas com pessoas de vários locais e também de fora do país!! O blog nos deu várias habilidades como a produção de fotos que sempre procuramos pensar em cada detalhe para compor uma bela imagem como na edição delas aprendemos a mexer mais no photoshop!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 24, 2018

      Eu criei esse blog pra falar sobre moda, como inspirações mesmo, porque era um assunto que eu gostava. Mas acabei levando pro lado pessoal também e comecei a postar todos os assuntos que eu gostava de falar. É muito bom quando a gente se conecta dessa forma né? Com várias pessoas do Brasil e mundo todo. E isso da fotografia é muito bom, porque acaba beneficiando até nós mesmas, haha!

  • Tamara Mansur
    fevereiro 20, 2018

    Oláá Thami! Tudo bem?
    Acho que me identifico com alguns dos motivos que falou. Para melhorar a escrita é um motivo que importa muito para mim, por ser escritora. Também estava em busca de fazer novos contatos, amizades e pessoais que compartilham dos mesmos gostos que eu, além de poder falar abertamente sobre as coisas que eu gosto. É tão legal receber um feedback de alguma coisa que você disse ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 24, 2018

      Sim, esse feedback é o que nos estimula a continuar produzindo conteúdo né?

  • Emerson Garcia Affonso Vieira
    fevereiro 21, 2018

    Dicas maravilhosas. Para se ter um blog não se começa de cima, mas aos poucos e de baixo. Falou tudo!
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Lysia Ribeiro
    fevereiro 24, 2018

    Ai, esse post deixou meu coração quentinho. Sabe aquela quentura (existe essa palavra no dicionário? Kkk é comum aqui onde eu moro) que dá quando você faz algo que gosta e isso te faz sentir livre? Pois é! Você definiu excelentes motivos sobre os porquês de ter um blog. É incrível escrever sobre o que a gente gosta, num cantinho nosso, ver as pessoas responderem, tentar ajudar de alguma forma e conhecer pessoas que gostam das mesmas coisas que a gente, às vezes, até achava que só a gente gostava. Falando em habilidades, não sou nenhuma expert, mas amoooo saber ajeitar umas coisas no HTML do blog.
    Enfim, assino em baixo em tudo que você disse.

    Abraços!

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 26, 2018

      Não sei se existe essa palavra, mas eu entendo, haha! Ah, também não sou expert em HTML, mas acho mágico isso de mudar uma letra no código e isso já mudar alguma coisa no layout, haha!