O que fazer no domingo em Buenos Aires?

Continuando minha série de posts de Buenos Aires, dessa vez vim apresentar a Feira de San Telmo que é um bairro que fica em Buenos Aires. Pra você que está pensando em ir a cidade ou já tá com a viagem marcada e tá montando o roteiro da viagem, pode acrescentar essa feira no roteiro de domingo. Principalmente se você tiver um dia de domingo livre por lá. Dá o play:

Normalmente os dias de domingo costumam ser meio “mortos”, porque a maioria dos lugares ficam fechados ou fecham cedo. Mas quando se está em uma viagem, todo dia é dia de passear, certo? Por isso que a feira de San Telmo é ideal para colocar no seu roteiro. Além de ter muuuita diversidade, é um programa gratuito que dá pra fazer sozinha ou com a família/amigos.

roteiro de viagem

A feira de San Telmo acontece todos os domingos no bairro de San Telmo, das 10h às 17h. Oficialmente a feira começa na Plaza Dorrego e segue pela rua Defensa praticamente inteira, mas no dia que fui as ruas paralelas também tinham barracas por conta da obra em algumas partes da principal rua. Lá você encontra antiguidades, pinturas, roupas, porcelanas e artesanatos em geral. Também é muito fácil de ver váaaarios antiquários. Em algumas dessas ruas paralelas, encontrei também muito brechó.

ruas buenos aires

Como puderam ver no vídeo, e obvio, como em todo canto da cidade, lá também você encontra vários artistas de rua. O que eu acho bem legal, já que se trata de uma feira né? Sempre bom ter uma música local ou popular rolando no fundo pra fazer a experiência ser melhor.

Roteiro para um domingo em Buenos Aires

Fiz um mapa do caminho que fiz que favoreceu o passeio. Desde o metrô até o começo da feira. Também marquei com uma linha que mostra a extensão da feira pra vocês terem uma noção do tamanho:

Ao redor da Plaza Dorrego também tem várias barracas, restaurantes e uns prédios muito fofos de decoração e arquitetura.

arquitetura prédio

No vídeo eu mostrei uma galeria que tem uns guarda chuvas coloridos “no céu” como em Dublin e Portugal. Essa galeria se chama Galería Solar de French, fica na rua principal da feira.

guarda chuva colorido

Continuando a caminhada, você encontra o Mercado de San Telmo, que é o típico mercadão do bairro. É praticamente a “praça de alimentação” da feira, porque é onde se concentra a maior parte das comidas. Inclusive experimentei o primeiro choripan lá, mas não era o tradicional com a linguiça grelhada.

Não mostrei no vídeo mas marquei no mapa uma loja chamada La casa del dulce de leche que vende alfajores e potes de doce de leite de diversas marcas. Quando fui tinha uma promoção boa na caixa de alfajor Cachafaz que vinham 6 e outra que vinham com 12. Vale a pena passar pra dar uma olhada, porque eu duvido que você vai voltar pro Brasil sem levar alfajor ou doce de leite (ou os dois). 😛

Durante a feira eu estava doida pra encontrar a estátua da Mafalda sentada no banquinho. A estátua da Mafalda e seus amigos fica na esquina da rua Chile com Defensa e, no Google, a estátua tá marcada como Paseo de la Historieta. Do lado tem uma loja que vende vários artigos (principalmente de papelaria) da personagem.

estatua mafalda

Pra quem não sabe

Mafalda é uma personagem que tem duas tiras que foram escritas e desenhadas pelo cartunista argentino Quino. As tirinhas sempre apresentaram histórias que mostrava Mafalda como uma menina preocupada com a humanidade e a paz mundial com críticas à situação atual do mundo (as tirinhas servem para enfatizar até momentos que vivemos hoje). Quino também inseriu ela em uma família tradicional e em uma turma de amigos com características pessoais que lembram as diferentes culturas que existiam (ou ainda existem) em qualquer bairro portenho. Na realidade, o bairro de San Telmo foi onde Quino viveu e criou a personagem. Hoje o cartunista tem 86 anos, ainda vive em Buenos Aires, só não sei se é ainda em San Telmo. Só sei que a maioria das pessoas que visitam o bairro procuram por essa escultura feita pelo escultor Pablo Irrgang.

Confesso que eu queria ter tido mais paciência para procurar o livro com as tirinhas, mas estava tão entusiasmada em conhecer os vários lugares de Buenos Aires que nem na livraria El Ateneo eu procurei. Hoje me arrependo e espero voltar lá pra procurar e comprar.

Lá quase no final da feira, comi de novo o choripan. Mas dessa vez o tradicional! Tinha um moço na calçada fazendo, bem no estilo churrasquinho de rua que a gente tem por aqui, sabe? Choripan é uma comida de rua tradicional na Argentina, feito com linguiça grelhada e molho chimichurri. Também é muito servido em churrascos.

choripan buenos aires

É gostoso e diferente, pensava que seria só um pão com linguiça como os que a gente encontra por aqui, mas o molho chimichurri e a grelha fazem diferença no sabor.

Continuando o passeio…

A feira termina 17h, mas dá pra estender o passeio – isso se você chegar até a Plaza de Mayo.

casa rosada buenos aires

Pode dar uma olhada na Casa Rosada, visitar a Catedral, experimentar o sorvete da Abuela Goye (que são deliciosos!!!) e terminar no Obelisco tendo a linda vista da Avenida 9 de Julio à noite que mais parece a Time Square.

centro buenos aires

 

Ou aproveitar para conhecer o Café Tortoni que também fica ali por perto. Eu ia colocar logo no vídeo o dia que fui conhecer, mas o vídeo ficaria muito longo, então posto em breve. 😉

E aí? Gostou da feira de San Telmo? Aguentaria andar pela feira toda? ? O que mais você faria em um domingo em Buenos Aires? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

29 Comments
  • Paulina
    janeiro 23, 2019

    Quanta coisa legal. Me deu até vontade de conhecer Buenos Aires!
    Amei a arquitetura, os locais que você visitou e até a comida pareceu gostosa. haha

    https://naoseavexe.blogspot.com

  • Kaila Garcia
    janeiro 23, 2019

    Que maravilhoso, Thami. Disse e repito: seus posts sobre Buenos Aires estão incríveis! Se eu fosse lá com certeza iria explorar essa feira, muito maravilhosa!

    http://www.kailagarcia.com

  • Silvana Almeida Souza
    janeiro 23, 2019

    Thami Buenos Aires é muito lindo e quantas coisas dá para fazer num dia só tantos lugares incríveis amei essa galeria dos guarda-chuva coloridos!
    Beijos

    http://www.silalmeida.com

  • janeiro 23, 2019

    Adorei a publicação e que sítios lindos *.*
    Nunca senti tanta vontade de ir a Buenos Aires, como depois de ler esta publicação 😀

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

  • Lívia Madeira
    janeiro 24, 2019

    que incriveis esses passeios, com certeza adoraria ir a feirinha de São Telmo e conhecer todos esses lugares lindos!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Marcela Miranda da Paixão
    janeiro 24, 2019

    Oi Thami, tenho muita vontade de estudar moda em Bueno Aires porque dizem que eles seguem o modelo Europeu, até de se vestir, você viu isso por ai?
    Adorei o passeio, essa casa rosada é perfeita né? eu adoraria conhecer
    Um beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 6, 2019

      Vi sim, as pessoas lá fazem o Crocs ser bonito, haha! Sério. Vi muitas meninas usando Crocs no trem e no metrô que até fiquei com vontade de comprar um pra sair na rua andando com ele.

  • VANESSA BRUNT
    janeiro 25, 2019

    Socorro! Voltei para o Sem Quases e para acessar os meus blogs favoritões e corri pra cá. E quantas dicas maravilhosas e bem detalhadas, Thami. Fiquei maravilhada com as poesias dos cliques e as arquiteturas tão repletas de minúcias. Lindezas!

    http://www.semquases.com

  • Blog Entre Garotas
    janeiro 28, 2019

    Que delicia Thami, amei ver essas fotos lindas e essa feira ? Com certeza eu iria.
    Ahhh.. eu amei seu cabelo, está linda!
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 9, 2019

      Obrigada!!!

  • Pathy Guarnieri
    janeiro 29, 2019

    Eu gosto de feiras, então, iria fácil kkkkkk. Seu post está demais, super bem explicado! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Stephanie Ferreira
    janeiro 29, 2019

    Menina que passeio incrível! Da pra ver de tudo em um único dia e aproveitar muito o domingo, vi no mapa como é enorme a feira! E morri de vontade de comer o Choripan e comprar alfajor ;-;
    Beijão

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 10, 2019

      Siiim, dá pra aproveitar bem o domingo por lá!

  • Pedro
    janeiro 29, 2019

    Que POST legal adorei conhecer esse lugar.

    Blog S.O.S Pedro

  • Priscilla
    janeiro 30, 2019

    Ai que sonho! Tenho tanta vontade de conhecer essa cidade. Eu teria várias coisas pra fazer num domingo, mas acho que em primeiro lugar iria procurar um bom restaurante pra apreciar a culinária local, rsrs. Bejos!

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 10, 2019

      Siiim! Domingo é sempre um bom dia pra comer, haha! 😛

  • Váh
    janeiro 31, 2019

    Que fotos lindaaaaaas ♥
    Que linda a Catedral!
    Adorei sua foto com a Mafalda, as tirinhas dela são geniais.
    Vejo esses seus posts e minha vontade de ir pra Argentina só aumenta! <3
    Que bom que voltou pro blog, saudades daqui.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 10, 2019

      Obrigaaada, Váh! 😀 Voltei das “férias”, haha!

  • Leslie Leite
    janeiro 31, 2019

    Essa feira me lembrou muito a Feira do Largo da Ordem que acontece também aos domingos aqui em Curitiba, aliás, aqui as ruas da feira também são de paralelepípedo, haha, a única diferença é que a Feira do Largo não é de antiguidades e sim apenas de artesanato.
    Ahh… e aqui em Curitiba também tem vias centralizadas apenas para a passagem dos ônibus, o que ajuda mesmo a diminuir o trânsito e fazer tudo fluir melhor.
    Amei o vídeo Thami.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 10, 2019

      Já quero ir pra Curitiba e principalmente nessa Feira do Largo! Bom saber, porque o dia que for pra Curitiba, tenho que incluir uma semana que tenha domingo pra poder curtir essa feira aí. Curitiba é tipo Europa no Brasil? Hahaha! Sério, as coisas parecem funcionar mais certo aí. Obrigada, Leslie! 😀

  • Thaiara Luz Souza
    janeiro 31, 2019

    Aahh que incrível, deve ser maravilhoso passar um domingo aí!
    Adorei conhecer seu cantinho!

    Beijos ♥
    https://blogdathaiara.blogspot.com/

  • Iasmin Guimarães
    fevereiro 1, 2019

    Ahh, quero muito conhecer Buenos Aires um dia, parece uma cidade linda. Adorei as fotos e seu passeio.

    Iasmin Guimarães | E agora?

  • Jennifer
    fevereiro 2, 2019

    Thami! Tudo bem com você?

    Como sempre, seu blog está um arraso! Este post está demais. E suas resenhas de viagem, como minha prima diz, “muito nobres”. <3

    Tem post novo lá no blog!

    Abraços,

    Jennifer.

    http://entrelinhasentrepautas.blogspot.com.br

  • Thaiane e Thalita
    fevereiro 2, 2019

    Temos muita vontade de conhecer Buenos Aires, a cidade tem uma arquitetura linda!! Amamos feira de rua, e essa é enorme ficamos com muita vontade de conhecer!! Que legal que existe um espaço para só para ônibus na rua, assim evita transito bem que poderia ser assim aqui no Brasil também!! Gostamos das comprinhas a camiseta e as bolsas são lindas!! Gostamos da edição do vídeo ficou bem legal!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 10, 2019

      Pois é, isso do ônibus poderia ser em todas as cidades do Brasil, porque a Leslie até comentou aqui em cima que em Curitiba é assim, então tá faltando fazerem isso nas outras cidades né? Hahaha! Obrigada, meninas! 😀

  • Radi
    fevereiro 2, 2019

    Beautiful images! I love the colorful umbrellas. Such a pretty sight!

    http://www.fashionradi.com

  • Kinga K
    fevereiro 3, 2019

    Q lindo ♥️

  • Bruna Morgan
    fevereiro 3, 2019

    Eu AMO a Mafalda! hauhauhauhua e que galeria lindaaaaaaaaaaaaaaaaa
    sua viagem pela Argentina está sendo fabulosa demais!

  • Simone Benvindo
    fevereiro 4, 2019

    Que passeio gostoso, eu ia querer trazer várias lembrancinhas, gosto muito de visitar as feiras dos lugares.
    Charme-se