5 mantras pra te ajudar a ser feliz com pouco

Todo dia é um bom dia para começar as transformações. Te incentivo a começar com esses mantras pra te ajudar a ser feliz com pouco. Tendo eles na memória para repetir todos os dias.

Os nossos bens materiais podem ser os grandes culpados pela nossa exaustão. Eu acho que todo mundo aqui pode concordar, em alguns momentos, ficamos pobres em energia e com falta de tempo. Ter menos coisas e manter o que você realmente precisa permite que rapidamente você lembre onde as coisas estão e gasta menos tempo procurando algo e mais tempo vivendo.

1. Menos coisas, mais clareza.

Estudos mostram que o cortisol, o hormônio do estresse, aumenta quando a desordem está dentro de seu campo visual. Então, tire o que for desnecessário para apreciar um novo espaço. Você vai naturalmente acalmar seu cérebro e se sentir menos disperso. Vai poder se concentrar em suas prioridades.

2. Qualidade antes de quantidade.

Nesse mundo que a gente vive em que o consumo é o centro de tudo, é fácil fazer compras exageradas de vez em quando (e bota de vez em quando aí). Mas você não prefere ter um montinho de blusas que você ama do que 50 que você quase não usa? Em vez de comprar coisas porque você sente que é um bom “negócio” (alô descontos, alô promoções), considere se fora dos descontos e promoções você amaria essa compra no preço normal.

3. Descartar, doar, descobrir.

O sentimento é mútuo: doar seus itens desnecessários, que ocupam espaço, não só ajuda os que estão recebendo esses itens, mas também vai trazer mais alegria à sua vida também. É como um peso sendo tirado das costas. Estudos mostram que quando você passa pra a frente, seu cérebro libera dopamina e todos os tipos de outros hormônios começam a se sentir bem.

4. Ame, use, mantenha.

Quando você começar a reavaliar o que você tem, e se voltar apenas para os itens que você ama e usa, você vai aprender a apreciar todos os itens que estão com você. Se você puder ver o que você tem, é mais provável de você utilizar e amar aqueles itens. Esse vestido escondido no fundo do guarda roupa, puxa pra fora, veja se vai realmente usar e, em seguida, coloque ele de uma forma mais visível.

5. Reconheça e libere.

É maravilhoso quando você deixa algo ir e depois percebe que isso nem fez falta. Percebemos que pode ter um monte de medo e ansiedade nesse processo de desordem. Principalmente em itens sentimentais que você fica ligado de alguma forma. Por exemplo, todos nós temos presentes que não gostamos só que de pessoas que gostamos e, claro, a gente guarda porque faz lembrar da pessoa. Só depois de identificar os sentimentos ligados a esses objetos você pode reconhecer o que você está segurando. Depois decidir passar pra frente ou não. As vezes vale mais a pena liberar para que outra pessoa possa realmente usar.

E aí? Pronto pra ser feliz com pouco? Afinal, riqueza não é tudo né? Comentem aqui o que faz você ficar feliz, seja um bem material ou não. 😉

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

35 Comments
  • Debora Dahl
    maio 23, 2017

    Adorei esse post Thami. Super verdades. Para mim o primeiro super aplica, me sinto muito mais relaxada quando tudo esta no seu devido lugar, e para isso e necessario tem menos coisas! hehe.. Bjs

    http://www.deboradahl.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2017

      Verdade! Quanto mais coisas nós temos, mais difícil fica a organização. Obrigada, Debora! 😀

  • Emerson
    maio 23, 2017

    Viver de forma simples é o segredo da felicidade. Ultimamente não tenho me preocupado muito.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2017

      Essa é a essência da vida mesmo. 😉

  • Leidiana Pereira
    maio 23, 2017

    Eu adoro suas dicas!
    Fiquei feliz porque eu pratico quase todas as diquinhas.
    Sempre dou valor as coisas que tenho e sei desapegar bem de tudo. Consigo me contentar com o pouco e me sinto bem assim. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2017

      Ai que maravilha, Leidiana!!! Arrasou! 😀

  • Pâmela
    maio 23, 2017

    São todas dicas maravilhosas.
    Eu sempre que posso libero espaço, coloco pra doar.
    E ando comprando só o necessário ou o que não tenho mesmo.
    Melhor ter poucas blusas que ama do que várias que não usa realmente.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2017

      Concordo. Já foi o tempo que eu tinha várias blusas no guarda-roupas e não usava todas, haha! Sempre usava as mesmas e tinha o guarda-roupa lotado de roupas sem usar.

  • Ana Borges
    maio 23, 2017

    Ótimas dicas, vamos praticar!
    Não só nos ajuda, mas acaba afetando positivamente as pessoas ao nosso redor.
    http://www.preservesuasraizes.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2017

      Sim, Ana. Acaba mudando tudo mesmo.

  • Simone Benvindo
    maio 23, 2017

    Lindas dicas. Tenho tomado para mim atitudes mais saudáveis. Tenho parado mais para pensar sobre o que realmente vale a pena na minha vida e minha percepção de felicidade e viver bem, mudou muito. Me sinto melhor.
    Charme-se

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2017

      Isso é maravilhoso, Simone! A gente vive sempre correndo e esquecendo de pensar no que realmente vale a pena estar na nossa vida e o que a gente pode deixar pra lá né?

  • Auana Lucena Sonsin
    maio 23, 2017

    Que post mais lindo, Thami! Essas são aquelas coisas que a gente devia ler todos os dias para perceber o quanto temos muito, como podemos dar valor para tudo isso e o quanto podemos deixar ir, também, aquilo tudo que não nos serve mais. Inspirador e muito bem escrito. Vc arrasou!

    Beijo,
    http://www.vitaminatrendy.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 24, 2017

      Obrigada, Au! Sim, pode até pegar essas imagens e imprimir, colocar em um quadrinho ou simplesmente colar na parede. Só pra lembrar mesmo. 😛

  • Laissa Lambert
    maio 23, 2017

    Adorei o post Thami! Acredito que não precisamos mesmo de muito pra ser feliz, apenas do necessário… sigo todos esses mantras, principalmente o de descartar e doar.
    Boas de Papo

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    maio 23, 2017

    Amei as dicas, Thamy. Já sigo todas elas, fielmente. Ainda mais quando se trata de organização, eu não sei fazer nada em desordem. Pra ti ter noção, só consigo me vestir e maquiar, depois que arrumei a cama. Ou que nem quando volto de viagem, por mais cansada que estou, primeira coisa que faço, antes mesmo de um banho é desfazer elas e guardar o que está limpo e colocar na máquina o sujo. Quanto a doar, vender, repassar coisas que não uso, também faço sempre. Costume de família. Quanto a guardar coisas que não gostei mas sendo presente de pessoa que gosto, nunca me aconteceu, pois eu sou bem sincera quanto a isso: ou me dão dinheiro ou perguntem o que quero e eu mesma escolho, senão, caso eu ganhe algo que não goste e não irei usar, eu vou trocar sim, o presente é meu e faço o que eu quiser, rs. Mas já me apeguei demais a certas roupas, as vezes por amar muito elas, por ter gasto muito dinheiro, enfim, qualquer motivo sentimental para deixar elas por mais tempo. Um caso recente é um vestido branco rendado que eu amo demais, porém não me serve mais faz uns 4 anos, e mesmo assim eu mantinha ele aqui, na esperança de que eu pudesse emagrecer e usar ele de novo. Então, quando percebi que não mudaria nada eu ficar guardando, eu resolvi vender num brechó. Pronto! Minha mãe já levou lá e agora já passou a dor de ter repassado, tô até mais feliz, pois assim ele não fica aqui, ocupando espaço.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    • Thami Sgalbiero
      maio 29, 2017

      Eu não viajo muito, mas toda vez que vou dormir na casa de alguma amiga, aí quando volto, a primeira coisa que faço é desfazer a mochila e separar o sujo do limpo, botar as maquiagens no lugar e etc, hahaha! Confesso que antes eu era mais apegada com as minhas coisas, mesmo quando eram coisas velhas que nem prestavam mais, aí só desfazia quando via que realmente estava só ocupando espaço. Agora, ainda bem, mudei, hahaha! Ah, isso de trocar de presente eu faço também sempre que não me agrada, mas o ruim é quando não dá pra trocar 🙁 aí fico guardando por consideração mesmo, hahaha! A gente se ilude pensando nisso em relação as roupas, tipo “Ah, vou deixar aqui porque é lindo, vou emagrecer e usar” hahaha só que isso nunca acontece, porque muda a moda, aquilo fica ultrapassado e você começa a achar feio, logo não tem necessidade de ficar guardando. Fora que quanto mais você se desfaz, mas você ganha de alguma forma. Pode até pensar “Ah, mas não tenho dinheiro pra ficar comprando o que tá na moda sempre” mas só o fato de se desfazer daquilo que não vai usar, já ajuda o universo a entender que você vai precisar repor, e aí tudo começa a rolar mais a favor disso, sabe? Acredito muito nessas coisas, porque já aconteceram comigo, aí passo adiante. 😛

  • Sté Maciel
    maio 23, 2017

    Amei os mantras, Thami! Eu amo acordar, levantar com o pé direito e ao abrir a janela ver um sol lindo com um céu azulzinho! E claro, frio. Meu dia começa bem ali mesmo! É difícil manter o bom humor durante o dia, mas, os mantras podem ajudar <3

    Beijão, mariasabetudo

    • Thami Sgalbiero
      maio 29, 2017

      É, durante o dia muitas coisas pode acontecer, mas o básico a gente já tem que fazer né? 😉 Que aí já ajuda, meio caminho andado, haha!

  • Ana Beatriz
    maio 23, 2017

    Eu gostei muito do post. Depois que eu comecei a fazer Yoga comecei a mudar o meu pensamento sobre muitas coisas, e uma das lições que a gente cultiva é “foco total, apego zero”, e isso significa desapegar de milhares de coisas materiais. Eu juntei algumas peças e levei para um troca-troca (brechó), e assim como outra pessoa escolheu uma peça que já teve um significado grande para mim, eu fiz o mesmo com a dela. Foi bem legal!

    • Thami Sgalbiero
      maio 29, 2017

      Que legal essa ideia do troca-troca! Gostaria de participar um dia. E nossa, preciso começar a fazer yoga urgentemente, porque ando tão estressada por causa da faculdade que tá afetando fortemente a minha saúde.

  • ray menezes
    maio 24, 2017

    Que post sensacional, Thami! Esse mantras são essenciais nessa fase que tô agora, sabe? Todos eles. Tô sempre tentando trabalhar cada um, mas acho que o primeiro é o que mais me pega no pé. Não consigo manter meu ambiente organizado e minimamente arrumado. Meu quarto é uma bagunça geral! Tenho que me livrar de várias caixas e coisas que não uso mais e me policiar pra manter tudo em ordem (essa é a pior parte). Da última vez que tive um tempo livre consegui organizar bem minhas roupas e avaliar o que eu realmente estava usando ou não e dar um novo destino pra as coisas que eu não queria mais. Acho que com roupas eu estou ficando mais esperta, pelo menos isso xD Enfim, vamo trabalhando essas coisas aos poucos, né? Com o tempo a gente se acostuma!

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    • Thami Sgalbiero
      maio 29, 2017

      Sei bem como é! Quando eu tiro um tempo pra arrumar a minha parte do quarto (porque divido ele com a minha irmã), eu arrumo meeesmo. Fica lindinho, hahaha! Mas quando não tenho tempo, fica uma bagunça mesmo. Quando eu estagiava, era difícil ver meu quarto arrumado. Porque era faculdade, estágio e blog pra me responsabilizar, sabe? Aí excluía o principal pra ir tudo perfeitamente bem nessas 3 responsabilidades que é a arrumação do meu quarto. Porque o nosso quarto é o nosso ponto de encontro, é a onde devemos nos sentir relaxadas, um ambiente bom pra ficar. Do que adianta entrar e se sentir numa bagunça, não se conectar mais com aquele lugar, sabe? E quanto as roupas eu também melhorei bastante, era um apego absurdo que eu tinha até com as roupas rasgadas, hahaha!

  • Isa Catheli
    maio 24, 2017

    Amei os mantras. Muitos deles eu já uso, e faz uma diferença incrível e muito boa na nossa vida ♥

    Beijos,
    Hey, Catheli!

  • Lilian Moraes
    maio 24, 2017

    Eu amo ler mantras, um dos meus favoritos é o segundo “Qualidade antes de quantidade”, sempre apoiei muito esse “modo de vida”.

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    • Thami Sgalbiero
      maio 29, 2017

      Também! Desde pequena meus pais e meus avós me ensinaram isso, ficou até hoje.

  • Váh
    maio 24, 2017

    Ai eu não consigo desapegar de muita coisa, essa questão é bem difícil pra mim 🙁
    Sou geminiana gosto de tudo em dobro, muita coisa sabe? hahaha

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      maio 30, 2017

      Sei. Eu também era assim, agora to me desfazendo mais das minhas coisas, não consigo mais abrir o guarda-roupas e ver ele abarrotado, hahaha! Agora fala mais alto que eu, mas também só desfaço quando não tem jeito mesmo ou quando quero espaço pra pôr novas roupas. 😛

  • Stephanie Vasques
    maio 24, 2017

    Que post mais incrível e cheio de dicas tão importantes!!! Praticar mantras são essenciais pra a nossa sobrevivência nessa rotina louca que todo mundo tem, pois centraliza a nossa mente e faz com que enxerguemos as coisas de formas melhores e mais leves, né? Pratico alguns mantras do post, como dar importância às coisas para serem feitas em melhor qualidade, mesmo que eu tenha que abdicar um tempo maior do meu dia/semana/mês pra isso. Eu sempre tive um pouquinho de apego à algumas coisas materiais, e mesmo sendo pouco, não gostava muito de ser assim, porque não faz bem, né? Às vezes comprava ou ganhava algo que eu gostava muito e ficava com um certo “receio” de usá-lo, pra não gastar/quebrar/etc, mas aí mentalizava bastante sobre o quanto eu queria aquilo pra usar, e parava com essa bobagem. Hoje em dia tô bem melhor em relação à isso, assim que eu compro algo que eu queria muito já vou usando ahahahahaha. Só tenho uma pequena dificuldade ainda em me livrar de algumas coisas, mas duas vezes no ano sempre faço um faxinão nas minhas coisas e vou desapegando delas aos poucos… hahahahaha

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    • Stephanie Vasques
      maio 24, 2017

      PS: Só respondendo o último comentário que vc fez lá no blog… hahahaha
      É verdade, Thami! O GPS do celular só funciona com internet né, sendo que na rua é só 3G/4G, e não tem sinal de telefone por lá. Eu não quis pagar o roaming internacional pq era caro, e preferi não comprar chip também. Só na última viagem pros EUA que fiz, no caso a Califórnia, que eu preferi comprar um chip, por se tratar de uma roadtrip que eu passaria belas horas na estrada kkkkkkkkkk. Então nas outras tive que me virar com o GPS que compramos nessa primeira ida aos EUA — quebrou muito o nosso galho! E, antes disso, foi tudo na sorte mesmo hahahahahahaha Eu sempre morro de medo de me perder nos lugares, então sempre dou uma mega estudada no mapa do local onde eu tô, até mesmo aqui em Salvador eu fiz isso, quando comecei a sair sozinha de casa kkkkkkkk. AAAAAAAAAAA, QUE LINDA!!! Super topo de te ajudar com o roteiro da sua primeira viagem! De verdade! Assim que tiver preparando tudo, pode falar comigo, viu? ♥♥♥♥♥

      • Thami Sgalbiero
        maio 30, 2017

        É, eu sempre procuro fazer as coisas na melhor qualidade, ainda mais que sou perfeccionista. Nossa, eu era muito assim também, de não usar por medo de gastar a roupa/quebrar, só que não melhorei ainda 100% isso, porque to com 3 blusas pra usar ainda que estão com etiqueta, hahaha! Mas toda vez que chega as férias, faço essa limpa também. As férias do meio do ano e a do final do ano também.

        Comprar o chip só é bom se você fizer essa viagem várias vezes para o mesmo país, só que pra conhecer cidades diferentes né? Aí valeria a pena. Acredita que mesmo pra andar aqui eu ainda me perco? Moro aqui desde quando nasci e ainda não sei ir em alguns lugares, hahaha! Muito obrigada, Steph! Vou falar contigo assim que preparar algumas coisas pra você me ajudar melhor né?

  • Duane
    maio 25, 2017

    Nossa, acho que o que faz mais sentido na minha vida é o menos coisas, mais clareza. Parece que quando a gente vai acumulando o cérebro vai dando um nó. E esse lance de reconhecer e liberar é realmente libertador. Porque no fim das contas a gente nem precisa de tanta coisa mesmo. Acho que você ia amar ler aquele livro A Magia da Arrumação, Thami!
    Beijos ♥

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 30, 2017

      Sim, quando a gente acumula coisa na cabeça, dá um nó e é horrível mesmo, até se livrar é complicado. Então, to com esse livro na minha wishlist pra comprar. Desde quando vi na livraria, mas não pude levar, fiquei afim de ler. Vou dar um jeito de ler esse livro.

  • Lulu
    maio 25, 2017

    Que belo post Thami. Só vi verdades. Quanto mais a gente é grata pelas coisas que tem, mais fica fácil em ser feliz com pouco.
    big beijos

    • Thami Sgalbiero
      maio 30, 2017

      Sim! Gratidão sempre ajuda.