CONSEGUI!

Depois desses 5 meses de loucura com o meu trabalho de conclusão de curso da faculdade (o famoso TCC), ESTOU DE VOLTA! Ainda bem que eu avisei pra vocês nesse post que eu iria sumir por um tempo. Foi chegando no final, perto da entrega, dei prioridade para o meu TCC e simplesmente sumi como puderam perceber né? Agora que consegui concluir meu curso, vou contar pra vocês a loucura que foi essas últimas semanas.

No dia 21 de junho estava marcada a minha apresentação do TCC. Dois dias antes eu fiquei muito nervosa e ansiosa, até ânsia de vômito eu tive. Já tinha feito o 3º capítulo, formatado ele com as normas ABNT* e entreguei pra banca. Acontece que, depois que você imprime e encaderna, você vai dar aquela lida pra ver como ficou e simplesmente acha 298793477 erros que não tinha visto antes.  Quanto mais eu lia meu próprio TCC, mais erros eu achava e ficava até com raiva de mim por ter comido palavras e letras. Porém descobri que isso não acontece só comigo e sim com TODO MUNDO que faz uma monografia.

Cheguei nervosa, aí minha orientadora chegou uns minutos depois “E aí? Tudo bem?” daí falei que estava nervosa e ela foi uma fofa “Por que? Não precisa ficar nervosa”. Então, agora acredito que os boatos são verdadeiros. Me disseram que quando seu trabalho vai para a banca, quer dizer que você já passou. É só uma apresentação rápida e fim.

Eu estava mais nervosa era com o tempo que eu tinha pra apresentar. Seriam 15 minutos de apresentação, eu teria que apresentar 3 capítulos + conclusão em 15 minutos!!! Quando treinei a apresentação em casa, estava dando 16, 17 e 18 minutos, fiquei com medo de tirarem pontos por eu passar do tempo.

Fui ficando mais nervosa quando coloquei meu pen drive com o slide do PowerPoint e ele não abria por nada. Tinha levado o notebook, mas quando fui ver a entrada do retroprojetor era VGA e meu notebook só tem HDMI, aí pronto… Fiquei pensando “Perdi meu slide de apresentação. Ferrou! Ele que iria me guiar pra não fugir muito falando coisa desnecessária”. A minha orientadora, vendo eu já ficando desesperada, veio na maior calma com um adaptador de celular iPhone com uma entrada VGA.

Por sorte, quando cheguei na faculdade, fui na sala de computadores. Passei o slide para o Google Drive pra poder abrir no celular. Fiquei meio desanimada com esse acontecimento. Ainda mais que tinha preparado uma apresentação super bonitinha com as transições legais combinando com o tema e tudo. Não consegui mostrar como queria. No celular os slides iam tipo PDF, então eu tinha que ficar descendo a página pra mostrar os slides. Fora que toda vez que a tela bloqueava, saia a imagem lá do retroprojetor. Eu tinha que ficar desbloqueando o celular só que sem parar de falar, se não perderia meus 15 minutos completos. Se eu tivesse pensado nisso do bloqueio de tela, teria colocado a opção para não bloquear a tela.

Quando eu estava falando do capítulo 2, sobre a revolução sexual feminina, comecei a falar sobre o padrão de beleza que foi mudando de acordo com os anos. Quando fui falar “Antigamente, os corpos volumosos simbolizavam riqueza” a minha própria orientadora soltou o comentário “Poxa, e eu continuo pobre”. Daí ela e a professora que escolhi pra minha banca, começaram a rir e falar sobre. Foi um momento de descontração que me relaxou um pouco mais. Minha orientadora até brincou falando “Desculpa, Thamiris! Mas pode deixar que vou te dar uns acréscimos de tempo, em cima de Copa do Mundo”.

Todas as apresentações de TCC que vi, era um clima todo sério. Ninguém podia falar nada e teve um que não podia nem bater palma no final. Logo criei essa expectativa e fiquei suuuper nervosa por isso. Conforme eu ia apresentando, tanto minha orientadora quanto minha professora da banca, concordavam e comentavam comigo sobre o que eu falava. Tipo, eu falava algo e elas “É, verdade”, “Aham” e coisas assim. Isso foi me dando um alivio que me deixou mais a vontade pra falar. Parecia que eu estava dando uma aula, foi muito legal!!!

Minha orientadora deixou eu apresentar até completar 20 minutos. Depois falou “Ok, agora você pode falar sua conclusão pra finalizar”. Porém EU NÃO TINHA ENSAIADO A MINHA CONCLUSÃO!!!

Eu tinha tirado o slide da introdução e da conclusão, pra não ficar muito slide. Eu iria falar a conclusão quando coloquei um slide só de fotos, mas esqueci completamente. Improvisei a conclusão!!! Quando minha professora da banca foi falar suas considerações sobre o que eu escrevi e apresentei, ela falou que eu finalizei super bem. Disse que eu estava certíssima no que falei.

O meu TCC falava sobre a imagem do artista no meio dos espaços midiáticos, daí eu conclui falando algo como que não importa a imagem do artista ou a imagem que o artista passa, é tudo um pacote. Não adianta o cantor ter só a voz e não ter uma imagem, ele não vai fazer sucesso. Da mesma forma que também não adianta ele ter uma imagem e não ter talento. É a voz, o talento, a presença, a imagem e a vida pessoal também. Daí ela falou que finalizei super bem falando isso.

Essa mesma professora que estava na minha banca, também estava na banca do meu amigo no ano passado. Quando ele terminou a apresentação dele, todo mundo ia bater palma, mas a orientadora dele não deixou. Ficou aquele clima tenso na sala de todo mundo querendo aplaudir ele de pé sem poder. Quando eu finalizei a minha apresentação, ela ficou parada esperando a reação da minha orientadora que foi justamente a primeira a largar o celular na mesa e bater palma, aí todo mundo bateu palma junto. Essa professora até falou “Estava esperando pra saber se poderia bater palma né”, eu e minha amiga rimos, porque estávamos presente lá na banca do nosso amigo, vimos e sentimos a tensão.

Quanto as considerações da professora, ela é uma professora maravilhosa! Não poderia ter escolhido professora melhor pra minha banca. Ela sabe falar a onde a gente errou, mas tem todo um jeito certo de falar sem deixar a gente pensando “Nossa, como sou burra”, sabe? Falou do fato de que eu não falei sobre as mídias digitais, só comentei por alto e não expliquei como foi na época da “crise” da carreira os comentários nas redes sociais. Nossa, quando ela falou isso é que eu lembrei que realmente ficou faltando isso. Fala sério! Fiz 4 anos de Publicidade e Propaganda, já estagiei como analista de marketing digital e mídias sociais e esqueci logo um dos principais meios de comunicação e publicidade dos anos 2000 pra cá. Isso não irá se repetir novamente. Prometo, professora Shyrlei!

Fora os errinhos, ela me parabenizou. Falou que a escolha dos autores e os livros que eu li foram os melhores, que eram só autores grandiosos e que isso é bom. Falou que, quando a gente quer ser o melhor, buscamos sempre os melhores e grandes justamente pra aprender com eles e ser grande também. Nessa hora eu já estava sem reação, desde o momento que ela falou que eu fiz uma ótima conclusão na apresentação.

Já a outra professora da minha banca não poderia ir pra apresentação, mas mandou suas considerações por e-mail. Ela disse que também adorou o tema e os autores que escolhi pra escrever tudo. Infelizmente, algumas coisas que eu coloquei nos slides e na apresentação, não estavam na parte escrita ou em anexo no TCC impresso. Então, ela falou que sentiu falta da imagem do antes e depois do meu objeto de estudo (que foi a Britney Spears!!!) pra ver a cantora no começo da carreira e agora.

apresentando tcc

Eu deveria ter gravado tudo o que elas falaram, pra guardar comigo e sempre que eu me sentir inútil, ouvir tudo de novo. Não poderia ter tido mais sorte em cair na turma da Maria Alice, orientadora maravilhosa, paciente e focada! Também não poderia ter escolhido banca melhor pra ler meu TCC.

Só pra constar: o nervosismo foi criado por eu mesma, fiquei nervosa atoa. Minha nota foi 9!!!

Enfim, foi isso. Agora to formada, apenas aguardando minha colação de grau. Demorei exatamente 24h pra cair na real, agora que to bem, escrevi esse post. Só não me perguntem o que pretendo fazer agora. São MUITOS planos e o post já está imenso.

Obrigada a todxs que tiveram paciência com o blog desatualizado e que não desistiram de mim!

*ABNT: A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

17 Comments
  • Pathy Guarnieri
    junho 25, 2018

    Aeeeeee, parabéns Thami! Imagino seu nervosismo na hora, mas que bom que tudo ocorreu bem! ^^
    Agora é entrar de cabeça na área!

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2018

      Obrigada, Pathy! 😀 Sim sim!

  • Jaynara Lambert
    junho 25, 2018

    Meus parabéns por ter concluído seu curso! Nem imagino o quanto deve ter ficado nervosa, se em trabalho de escola a gente já fica, imagina na apresentação de um TCC. Parabéns pela nota também!!
    Muito sucesso na sua carreira e vão aparecer muito jobs para você ainda kkk.

    Beijos

    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2018

      Obrigaaaada, Jay! 😀

  • Livia
    junho 25, 2018

    essa fase de TCC é mesmo uma loucura! e dá um alivio quando passa né?! parabens lindona por passar por essa fase e se formar 😀

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2018

      Sim, é uma loucura e agora o alívio é o melhor! Obrigada, Lívia! 😀

  • Marina
    junho 25, 2018

    Menina, PARABÉNS! Spoiler: minha irmã disse que a vida de formada não é lá essas coisas. Só fica pior (mais responsabilidades e etc.) HAHAHAHAHAHAH Falta um ano e meio pra me formar e eu já to com MUITO medo desse TCC, sério. Ainda nem sei sobre o que exatamente vou falar, mas Deus vai me ajudar! HAHA
    Que bom que tua sala foi tranquila e pode bater palma, né? Geralmente quem tá assistindo tá doido pra bater palma no final e com certeza deve ter sido o “ó” não poder bater palma na apresentação do seu amigo. Enfim, que bom que deu tudo certo! Que seja o início de um novo ciclo ainda melhor que o anterior ♥
    Beijão!

    http://www.marinaalessandra.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2018

      Obrigaaaada, Mari! 😀 Pois é, eu sei que não vai ser nada fácil, mas uma parte já tá feita, isso que importa agora, hahaha! Pois é, é muito chato não poder bater palma. Ainda bem que comigo não teve isso.

  • Gabriela Dahmer Coitinho
    junho 25, 2018

    PARABÉÉÉNS, Thami! Tu merece muito. Sei que bate um baita de um nervosismo, é normal. Mas eu já sabia que tu se sairia super bem nisso. E não deu outra. Tu merece! Agora bora botar em prática teus projetos, todos eles, rs.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2018

      Obrigaaaaada, Gaby! 😀

  • Ana Beatriz
    junho 25, 2018

    PARABÉNS!!!! Tu merece, estou feliz pela sua aprovação de TCC e que tudo ocorreu bem na apresentação, apesar do nervosismo! A gente acompanhou um pouquinho aqui no blog como essa jornada foi dificil, e eu espero que o teu futuro profissional traga muitas coisas boas.
    Ansiosa para saber os seus próximos planos! <3

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2018

      Obrigaaada, Ana! <3

  • Emerson
    junho 26, 2018

    Realmente é um momento tenso mas que vale a pena no final.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Júlia Gomes
    junho 26, 2018

    Ahhh! Parabéns! Só agora comecei minha faculdade, no auge dos meus 30 anos ,mas já ouvi falar muito em TCC e como é assustar. O seu pareceu ter sido ótimo, mesmo com os contratempos. 🙂

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2018

      Obrigada, Júlia! 😀 Então, eu também me assustava antes de chegar pra fazer ele mesmo, acontece. As vezes o nervosismo é só coisa da nossa cabeça mesmo.

  • Kaila Garcia
    junho 26, 2018

    Que incrível, Thami. Você não apenas se formou como tirou muitas lições de cada momento. Que essa nova caminhada seja de luz na sua vida!

    http://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      julho 1, 2018

      Siiim! Obrigada, Kaila!