Reconstruindo seu guarda-roupa para um novo estilo

Recentemente percebi que meu estilo mudou. As roupas que eu usava antes, hoje já não fazem mais sentido no meu guarda-roupas. Quero parar de desperdiçar meu dinheiro com compras por impulso e promoções. Agora quero roupas que se encaixem perfeitamente no meu estilo de agora em diante. Mas, e se o meu orçamento me impedir de comprar todas as roupas novas que preciso, especialmente porque quero evitar roupas de baixa qualidade que duram pouco? Se você, assim como eu, está reconstruindo seu gurda-roupa ou querendo reconstruir, esse post é pra você!

calça jeans

Fiz um passo a passo que, com 3 a 6 ótimas peças, você pode montar vários looks. Peças que você pode juntar com as outras que já tem enquanto trabalha no resto do seu guarda-roupa. Se tudo for bem escolhido, já vai te dar muito mais confiança e muitas opções de roupas que vão expressar seu estilo pessoal.

Com esse passo a passo você também vai ganhar tempo para economizar dinheiro pra aumentar o seu guarda-roupa pouco a pouco. Ainda vai reduzir a tentação de voltar para os velhos hábitos de comprar por impulso só para você ter mais para vestir.

estilo de vida

Passo 1 – Analise seu estilo de vida

Antes de selecionar itens para o seu novo guarda-roupa, primeiro você precisa saber exatamente quais são os tipos de atividades que você precisa de roupas e em que quantidades. Saiba como analisar e visualizar o estilo de vida do seu guarda-roupa:

  1. Faça uma lista de todas as suas atividades regulares. Como trabalhar, conhecer pessoas, saídas a noite, em casa, academia, etc.
  2. Veja seu calendário do mês passado e tente contar quantos dias você precisava de uma roupa para cada atividade.
  3. Expresse suas descobertas com um pequeno gráfico de pizza como esse abaixo. Essa estrutura é o que vai ser seu guarda-roupa final e também o seu ponto de partida pra se adaptar.

Passo 2 – Esboce seu guarda-roupa ideal

Suas peças devem ser parte de algo maior que você está trabalhando, ou seja, seu guarda-roupa ideal. Anote sobre o que é seu guarda-roupa ideal ou qual seria semelhante ao que você quer. Se sinta livre para entrar em detalhes do que você gosta, mas não sinta que precisa ter todas as coisas planejadas. Se concentre no que você está procurando. Os elementos mais importantes do seu estilo (cores, tecidos, cortes ou detalhes, por exemplo) também contam.

Crie uma pasta no Pinterest ou uma coleção no Instagram com suas inspirações. Siga pessoas que fazem você se inspirar a seguir o seu estilo sem perder o foco.

camiseta e jeans

Passo 3 – Escolha peças versáteis e de impacto máximo

Agora que você tem uma ideia melhor do seu estilo de vida e do guarda-roupa que você quer ter, você pode responder duas questões. “Quais tipos de itens teriam o maior impacto no seu visual agora?” e “Esses itens podem servir futuramente como um armário de cápsula?”. Por enquanto, tente se concentrar apenas em quais tipos de itens podem ser bons candidatos para essa reforma (por exemplo, macacão de tecido leve ou mom jeans). Não se preocupe em saber onde você vai encontrar esses itens. Para escolher suas peças:

  • Volte para a sua análise de estilo de vida do primeiro passo. Avalie cada um dos seus três maiores grupos de atividades em uma escala de 1 a 10 com base em quão feliz você esteja com essas atividades no momento. A maioria das peças devem ser adaptadas a atividade que você está menos feliz também.
  • Escolha peças que realmente significam o olhar geral do que você está procurando. Seja uma jaqueta de couro, um par de tênis ou uma saia jeans. Se você achar difícil pensar sobre isso, volte para os elementos individuais. Tente criar um conjunto de peças que conversem entre si. Por exemplo, se você quiser que seu guarda-roupa ideal tenha blusões e shorts jeans, porque você ama esse combo, escolha um único jeans e um blusão versátil para o seu novo guarda-roupa.
  • Selecione itens que você terá muito desgaste, ou seja, que possa usar várias vezes por semana e várias vezes entre lavagens. Pense em jaquetas, sapatos e bolsas versáteis que você pode usar em todos os lugares de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, aquela camiseta com paetês brilhantes combina mais com a noite e isso não é versátil.

fashion

Passo 4 – Encontre a melhor qualidade que seu dinheiro pode comprar

Depois de ter descoberto qual o tipo de peças que deseja incluir no seu novo guarda-roupa, o próximo passo é sair e encontrar uma versão para cada item. Desde que cumpra seus critérios e esteja na sua faixa de preço. Faça com seu objetivo seja procurar a melhor qualidade que seu dinheiro pode comprar. Isso inclui a qualidade da própria peça. Mas, também o seu estilo. Aqui estão algumas dicas sobre como encontrar roupas de boa qualidade com um orçamento limitado:

  • O preço não é um fato confiável de qualidade. A gente tem mania de achar que só por quê está caro quer dizer que o produto é de qualidade. É por isso que é uma boa ideia estudar sobre como você pode avaliar a qualidade de uma peça de vestuário. Ainda mais quando você está com um orçamento apertado.
  • Como regra geral, você vai ter muita sorte em encontrar peças simples e não estruturadas em lojas mais acessíveis (como fast fashions) do que as peças que são muito detalhadas e personalizadas. Então, para peças em que os detalhes não são importantes, considere ir para uma versão mais simples.
  • Para peças como jaquetas e casacos ou qualquer outro item que você não consegue encontrar em uma boa qualidade em sua faixa de preço: Vá em algum brechó. É vintage! Para as compras de segunda mão serem bem sucedidas geralmente demanda um pouco mais de tempo. Se você está preparada pra isso, dê uma chance!

Passo 5 – Continue trabalhando no seu guarda-roupa ideal no seu próprio ritmo

Uma vez que você tem suas peças definidas, você, sem dúvidas, já vai ser muito mais feliz com o estado geral do seu guarda-roupa. E, espero, também vai ser motivada a manter suas novas decisões de estilo a partir de agora. Vai ficar muito mais fácil de se arrumar para qualquer lugar sem precisar ficar 5h só pra escolher a roupa que vai.

Em vez de cinco novas peças por mês, você só pode pagar uma ou duas peças novas agora. Mas se bem escolhido, essas duas peças por mês, somam algo maior. Como um guarda-roupas consistente e de alta qualidade cheio de peças que você ama e pode usar durante todas as estações.

E aí? Essa troca de estilo já aconteceu com vocês? Como fizeram para arrumar o “guarda-roupa novo”? Esse passo a passo ajudou de alguma forma? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

26 Comments
  • Pathy Guarnieri
    janeiro 24, 2018

    Thami, aconteceu comigo na adolescência e olha, ainda bem que mudou kkkkkkkkkkkk.
    Depois dos 18 anos, mudei meu estilo e é o mesmo que mantenho até hoje. xD
    Adorei o post!

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 29, 2018

      Eu ainda to em constante mudança, hahaha!

  • Camila Faria
    janeiro 24, 2018

    Oi Thami, acho que a gente está sempre mudando de estilo mesmo. Faz parte da vida repensar e otimizar o guarda-roupa para cada fase, acho super válido. Muito bacanas as dicas! Um beijo :*

  • Fe
    janeiro 24, 2018

    Adorei as dicas! Confesso que pouca coisa mudou no meu estilo desde que eu era bem novinha! Sempre me senti melhor no combo camiseta preta e jeans! HAHA Mas de vez em quando sinto necessidade de testar novos tons, texturas… Acho muito válido avaliar o que a gente gosta com a nossa rotina, porque as vezes não combina mesmo uma coisa que a gente acha maravilhoso em outras pessoas, com a nossa realidade né? E super concordo com o fato de que o preço da peça não quer dizer que é coisa boa. Tenho uma blusa da Farm que foi caríssima e o tecido veio manchado e nem é lá essas coisas (acabei comprando por impulso na época e usei 2 vezes!). Enfim, amei o post! Beijos! <3

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 30, 2018

      Pois é, diversas vezes eu vi peças que eram lindas mas na hora da compra pensava “Ei, peraí. Onde vou usar essa peça?” porque justamente não combinava com a minha realidade e rotina. Eu sempre via as roupas da Farm como maravilhosas e tal, mas depende muito do tecido que é usado e a costura.

  • Thaiane e Thalita
    janeiro 24, 2018

    Gostamos da dica, vamos confessar que nosso estilo não mudou muito desde novinhas somos bem básicas já que nosso dia a dia pede isso então procuramos sempre comprar peças assim. E também estamos desapegando e vendendo algumas peças que compramos e nunca usamos, assim temos um guarda roupa só com peças que tenham a ver com a gente e que usamos!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 30, 2018

      É muito bom desapegar de roupas, a gente se sente até mais leve né? To fazendo isso também, haha!

  • Bruna Maria
    janeiro 24, 2018

    Adorei as dicas do post. Ultimamente tenho usado vários estilos
    os relatos de uma jornalista

  • Lívia Madeira
    janeiro 25, 2018

    nossa que post mais incrível! ando pensando cada vez mais em fazer uma limpa no meu guarda roupa focando nessa questão de estilo, sinto que é tudo meio perdido por aqui. quero focar no que eu realmente me vejo usando, que eu gosto e que tem a ver comigo atualmente

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 30, 2018

      É, as vezes a gente puxa uma roupa pra vestir que não tem nada haver né? Ou as vezes até usa a roupa fora do nosso estilo só porque está ali, mas não tem que ser assim. 😉

  • Interessante as suas dicas. Eu todo ano renovo o meu guarda-roupa.
    Bom final de semana!

    O blog está em ‘Hiatus de verão’ mas o colaborador Layon Yonaller preparou um post interessante sobre os últimos detalhes da TV. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Lysia Ribeiro
    janeiro 25, 2018

    Ai, que post tudo-de-bom-na-vida! Kkkk Eu já pensei em mudar meu guarda-roupa, mas por não ter dinheiro disponível, sempre deixei pra lá. Mas sua forma de organizar foi tão bem explicadinha que já peguei o caderno pra fazer uns esboços e vou terminar depois já organizando as peças e vendo algumas básicas “vai com tudo”, pra quando a grana aumentar comprar umas peças mais elaboradas. Nos meus esboços ainda acrescentei “Roupas para Palestras” já que ano passado fui chamada para palestrar várias vezes por causa da faculdade e espero que isso aconteça esse ano também. Isso mostra que dá para adaptar tudo exatamente à realidade de cada um. Amei!

    Abraços!

    http://www.lysonjeada.com.br

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 30, 2018

      Sim! E você pode palestrar com calça jeans, tênis e uma blusa social, esse tipo de look dá pra usar até pra sair ou entrevista de emprego. O famoso “arrumado não tão arrumado”, sabe? Hahaha! Que bom que gostou do post! Vou trazer mais. 😉

  • Laissa Lambert
    janeiro 26, 2018

    Adorei as dicas! Tô querendo repaginar meu guarda-roupas, mudar meu estilo já faz um tempão. Essas dicas vão me ajudar bastante ?
    http://www.boas-depapo.blogspot.com

  • Gabriela Farias Soares
    janeiro 26, 2018

    AMEI, Thami! Eu tô toda hora querendo mudar e, como eu guardo muito as minhas peças, acabo tendo peça de, sei lá, 3 anos atrás que nem combinam mais com o meu estilo, sabe? Então né, tô precisando dar uma repaginada e vou usar esse post como guia, já até salvei aqui!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 31, 2018

      Te entendo nisso de guardar as peças, porque agora é que to limpando tuuudo de quando eu tinha 15 anos, hahaha!

  • Gabs Dutra
    janeiro 26, 2018

    Eu realmente preciso disso até pq minhas gavetas estão quebrando todas por causa de roupas desnecessárias hahahaha Tenho muita roupa e sempre pareço que não tenho uma ideal para nenhum evento ou festinha sabe? Mas as dicas vão me ajudar muito!

    Beijão <3
    Blog :: http://www.seteprimaveras.com

    • Thami Sgalbiero
      janeiro 31, 2018

      Já passei por isso com um antigo guarda-roupas meu, isso das gavetas quebrarem. É triste né? Hahahaha! Pior é toda vez que vai se arrumar pra sair, ter aquela sensação de não ter “nada”.

  • Váh
    janeiro 26, 2018

    Nunca tive essa troca de guarda-roupa…
    Tem roupas que eu comprei a mil anos atrás, sério mesmo, tipo no tempo da escola haha e uso até hoje. Só meio que ‘evolui’ mas nunca tive uma mudança drástica.
    Mas pra quem está passando por isso são ótimas dicas!!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2018

      Que bom que você sempre teve o seu estilo e não entrou nessa mudança drástica, porque é difícil, haha!

  • Patty Lye
    janeiro 26, 2018

    Ótimas dicas para renovar o guarda-roupa de uma maneira mais pensada!
    Consultar uma stylist também é bem legal, elas montam uma cartela de cores com sua coloração pessoal! É show! Fiz a minha em 2016 com a Aysha Correa, e uso demais!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2018

      É muito interessante uma stylist também! Pra quem tiver um dinheirinho, elas ajudam muito também, principalmente nessa questão das cores.

  • Bruna Santos
    janeiro 27, 2018

    Eu passei por algumas mudanças no meu estilo e a transição foi agradável. Algo que eu fiz muito foi vender em bazar/brechó/pra amigas peças que já não me agradavam mas ainda estavam em bom estado e usar esse dinheiro na compra de novas. Aproveitar e saber mesclar peças novas e antigas também ajuda muito. E ter calma, né. Aos poucos a gente vai ajeitando o guarda-roupa e deixando as coisas com a nossa cara.
    beijão

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 1, 2018

      Sim, é muito bom quando a gente consegue vender para poder comprar novas no estilo que mais nos agrada. É, tem que ter calma. Não adianta tirar todas as peças que não fazem mais seu estilo e achar que vai conseguir colocar um novo estilo ali em 1 dia, porque não vai. Hahahaha!

  • Sheyla - DMulheres
    fevereiro 3, 2018

    Thami
    Desde que vim viver na Europa, meu guarda roupa mudou bastante e tive que optar pelo essencial do essencial ahaha Por que aqui não se tem muito consumismo e muita coisa se compra em brechó. Sou super básica e estou mais ainda.
    Amei o tema e como foi abordado.
    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 3, 2018

      Adorei! Aí deve ser mais fácil de achar brechó, aqui na minha cidade é só em alguns pontos específicos mesmo.