O problema é que ninguém sabia…

Estava adiando ao máximo fazer esse post, porque ele é um pouco mais pessoal e um pouco chatinho. Então, só comente nesse post se você realmente for lê-lo. Se não estiver afim de ler por estar muito grande ou sei lá, é só comentar no post abaixo ou procurar outro post daqui do blog (que é o que não falta) para comentar. Sim, eu poderia ter feito outro post como parte dois, mas preferi escrever tudo em um só mesmo, afinal que mal tem nisso?

Pra quem lembra desse post aqui, viu que eu comentei sobre estar atrasada quanto a escola e comentei também que isso era assunto para o outro posto, e o outro post nesse caso é esse, TCHARAM!

Eu nunca fui desleixada com os estudos, sempre dei muito valor afinal ouvia direto dos meus pais e avós “estuda pra você ser alguém na vida” e eu ficava pensando “eu quero ser alguém, não quero ser só mais um fantasminha camarada”. Sempre fui aquele tipo de aluna que prestava atenção nas horas certas, fazia os deveres de casa, porém não deixava a bagunça na sala de aula de lado né? Era uma criança comum (acho que posso dizer assim).

Desde sempre estudei em escola pública, porque meus pais nunca tiveram condições financeiras ótimas para pagar um colégio particular para mim e ainda nasci em um tempo “difícil” aqui em casa, mas tudo correu bem e eu nunca tive problemas com nenhuma das 2 escolas públicas que estudei na vida. Fiz amizades, fiz bagunça, fiz de tudo. Acontece que a primeira escola pública que eu fui estudar e fazer a minha primeira série, tinha um ensino super baixo. Super baixo no sentido de só ter português e matemática como matéria, e o tipo de matemática era 1+1, 2+2. Terminei a quarta série e fui para uma outra escola pública (considerada a melhor daqui da região e com certeza é), cheguei nessa escola completamente perdida por não saber o que era geografia e pensar que ciências era mexer com laboratório (desenhos animados e suas influências, né Dexter?). E aí, adivinhem? Repeti a quinta série. Pois é, mas a minha sorte é que eu estava adiantada, eu era uma das mais novas da sala a estar na quinta série.

Em 2006 fiz a quinta série de novo, dai fiquei na mesma idade que os meus coleguinhas e passei direto nos outros anos até finalmente completar minha formação do ensino fundamental em 2009. Esses foram os melhores anos da minha vida, eu era feliz e não sabia. Enfim, feliz e contente, “oba, mais uma passo para seguir a minha vida”.

Fiz minha inscrição para ir pra alguma escola estadual e continuar meu ensino da mesma base que eu tinha, mas não consegui vaga em nenhuma escola. Meus pais ainda não estavam financeiramente bem, porém meu pai trabalhava em uma escola particular com um ensino muito bom (diga-se forte) e lá tinha ensino médio. E adivinhem para onde eu fui fazer meu ensino médio? Isso mesmo, na escola em que meu pai trabalhava, afinal ele trabalhava lá à mais de 10 anos (se eu não me engano) e eu tinha direito a bolsa 100%. Nossa, me lembro até hoje que meus olhinhos brilharam ao saber que eu iria para uma escola particular. Era um dos meus sonhos, já que todas as minhas coleguinhas do meu condomínio estudavam em escolas particulares e só eu era da escola pública (lá vai a tal da influência de novo).

Então lá estava eu, em 2010, entrando em uma escola particular, um mundo completamente novo pra mim e eu adorando. Cheguei no primeiro dia de aula super feliz e sentei na fileira que ficava no meio da sala, nem muito pro fundo, nem muito pra frente e no meio das fileiras dos cantos da sala. Eu era uma pessoa que adorava fazer amizades e falar com estranhos até que… Eu estava encarando um garoto e uma garota que estavam falando sobre música pop (eu amo música pop) e fiquei prestando atenção na conversa para tentar entrar na conversa também, MAS para minha surpresa, a garota olhou pra minha cara com uma cara de nojo, fofocou algo no ouvido do garoto, os dois me olharam com cara de nojo e riram entre si. A princípio achei que tinha alguma coisa errada no meu rosto, peguei meu celular pra vê na tela se tinha algo de estranho, mas não, não tinha nada.

Na primeira semana de aula, eu ainda não falava com ninguém, ficava completamente sozinha na sala de aula e no pátio na hora do recreio. Era eu e meu celular e meu mp4 rosa pink, eu ficava ouvindo músicas e escrevendo o que eu estava sentindo na hora no rascunho das mensagens do celular (já que ele era bem antigo e não tinha nem bloco de notas, nem wifi, nem nada, mas eu o amava), enquanto todo mundo estava com seus iPods, iPhones, iTudo. Passou a segunda semana de aula e nada. Na terceira semana de aula, a coordenadora passou por mim no pátio e perguntou por que eu estava sozinha, eu sorri sem graça e falei que gostava de ficar sentada ouvindo música, dai ela brincou falando que eu era a única aluna nova que ainda não tinha achado a minha turma mas que logo logo iria achar. Nesse mesmo dia, quando bateu o sinal, voltei pra sala e um grupo de meninas vieram falar comigo. No meio do ano o professor de sociologia fez uma dinâmica na turma, em que a gente escrevia nosso nome no papel e passava ele adiante (em uma rodinha) e as pessoas teriam que botar o que achavam sobre o nome que estava no papel, e no meu só tinha “estranha”, “favelada”, “pobre”, “parece ser legal, mas nunca tive vontade de puxar assunto”, “motorola”, “só tira nota baixa”, “filha do cara que trabalha aqui” e etc., lembrando que era um colégio de elite. As vezes eu lanchava dentro do banheiro para não ter que ir pro pátio e ficar sozinha. Do meio do ano para o quase finalzinho, fizemos uma peça de teatro e eu peguei a personagem principal, eu era uma drogada que tinha sido vitima do “boa noite cinderela”, só sei que durante os ensaios, recebia no meu Formspring “nossa, não sabia que você atuava tão bem, você tem muita emoção atuando, parabéns”, isso melhorou um pouquinho a minha autoestima, fiquei feliz só com esse “elogio”. No final do ano descobri que a coordenadora tinha entrado na sala minutos antes deu entrar na sala (naquele dia que ela falou comigo no pátio) e falou com o pessoal da sala para eles falarem comigo, ou seja, ninguém falou comigo por livre e espontânea vontade, a coordenadora que pediu.

Não sei se isso pode ser considerado bullying, só sei que eu voltava todos os dias pra casa chorando no ônibus e todo mundo ficava olhando pra minha cara tentando entender por quê eu estava sempre chorando no ônibus. E também foi a época em que eu mais engordei, entrei em profunda depressão e só sabia comer, comer, comer e comer, mesmo sem fome nenhuma. Só tira fotos tampando o rosto.

Repeti o primeiro ano do ensino médio e continuei nesse mesmo colégio em 2011, porque ainda não tinha conseguido vaga na escola estadual e eu pensava que dessa vez eu iria conseguir (esperança é tudo né?), mas ai foi mais tranquilo. Eu e mais 2 garotos éramos os mais velhos da turma toda, mas eu me dava bem com todo mundo da turma, comecei a falar com as pessoas no primeiro dia de aula e no final da semana já estava conversando normalmente com quase todo mundo, porque ainda tinham aqueles grupinhos. No final do ano falava já com todo mundo, com todos os grupinhos e pelo que pareceu, naquele ano, os grupinhos meio que se desfizeram e todo mundo falava com todo mundo. E nos primeiros dias do recreio no pátio é que era aquela coisa ainda tensa do pessoal da turma de 2010 ainda me olhar torto do tipo “o que essa garota ainda faz aqui?”, mas eu não liguei muito.

No meio do ano vi que minhas notas continuavam baixas, fui para uma aula em um outro colégio com uma base mais fraca em um dia e já voltei pro outro no dia seguinte, porque senti uma enorme diferença e pensei o seguinte “aquele colégio em que eu sou bolsista tem um ensino muito bom, eu vou precisar disso na minha vida mais pra frente, preciso tirar notas boas e aprender” e no dia em que eu voltei o meu professor de história até ficou assustado por me ver lá de novo e falou “ue? Já voltou a estudar aqui de novo?” dai eu expliquei pra ele e no mesmo dia ele entregou as provas e todo mundo tinha tirado nota baixa, porém tava todo mundo brincando e rindo, ele deu um esporro na turma e ainda me usou como referência “vocês que tem uma base boa, os pais pagam esse colégio caríssimo pra vocês e vocês só sabem jogar essa chance no lixo. E o mais engraçado é que a Thamiris estudou a vida toda em escola pública não tem base suficiente para conseguir aprender tudo sozinha de uma hora pra outra, é tudo diferente. To mentindo, Thamiris?” ai eu balancei a cabeça que não, “e ela poderia muito bem jogar tudo pro alto e repetir direto, mas não, eu vejo ela se esforçando e sei que é o que ela quer, porque ela não saiu do colégio em um dia, estudou em outro e voltou porque tá afim de repetir não? Ela sabe que aqui o ensino é bom e que é o melhor pra vida dela, e olha que ela é bolsista, isso que é o mais impressionante, ela é bolsista e da mais valor do que vocês” e todo mundo ficou calado olhando pra cara do professor. Acabou que eu repeti de novo, realmente não tinha a base necessária para passar lá.

Em 2012, meus pais conseguiram pagar um colégio legal pra mim e eu consegui um desconto legal também depois de muito papo com a diretora. Fiz amizades no primeiro dia, foi super tranquilo. Dai eu pensei “bom, nesse colégio eu tenho que passar”. Como eu estava fazendo o primeiro ano de novo (pela terceira vez), consegui me dar bem em quase todas as matérias, explicava a matéria pra todo mundo quando ninguém entendia e eu estava super confiante. Acabei repetindo de novo, mas dessa vez não foi por causa de todas as matérias, foi apenas em física e matemática. Não tive direito nem à recuperação, nem nada. Aproveitei pra fazer meu primeiro ENEM também e como eu já tinha 18 anos, na hora que me inscrevi para o ENEM, marquei a opção de “pegar certificado com a nota do ENEM”, mas também não consegui por causa da primeira prova, fiquei nervosa e obtive a nota 427 sendo que eu precisava de 450.

Em 2013, como já tinha feito 18 anos, fui fazer o supletivo. Minha mãe pagou pra mim. Fui super bem, só tirava nota alta e os alunos falavam que eu era nerd (eu não sou, mas se eles falaram, então ok). E no supletivo, pra quem não sabe, é assim: você faz 2 anos em 1. Então eu fiz o 1º e o 2º ano em 2013, e fiz o ENEM novamente, e como disse nesse post, pedindo sorte pra vocês e tudo.

Consegui obter a pontuação certa para pegar o certificado de conclusão do ensino médio, ou seja, não precisei fazer o 3º ano \o/

No começo desse ano, depois que saiu as notas, já fui correr atrás. Fui na Estácio e prestei vestibular lá para consegui bolsa, porque o curso que eu escolhi (Publicidade) é meio carinho lá. No dia 11/3 (recentemente) peguei minha declaração do ensino médio (o certificado vai demorar mais um pouquinho) e no mesmo dia fui correndo na faculdade e me matriculei. As aulas já tinham começado desde o dia 6/3, mas os alunos falaram que não teve muita coisa não e que os professores só se apresentaram e tal. No dia 13/3 fui a minha primeira aula na faculdade (e até comentei isso aqui). Estou me sentindo um alien, mas acho que isso é tudo questão de adaptação mesmo. É tudo muito diferente pra mim, mas só de saber que eu consegui finalmente ir para a faculdade, já me da um super alivio no coração, porque sempre quis ver meus pais e meus avós orgulhosos de mim ou de algo que eu faça.

Gostaria de agradecer a todo mundo que confiou e torceu por mim, isso significa muito (vocês não tem noção do quanto!). Agora só espero que tudo dê certo e que eu consiga seguir meu caminho sem olhar para trás, afinal o que passou, passou.

PS.: Todas as fotos desse post foram tiradas por mim (dã), principalmente a primeira foi de um mural que tinha no cinema quando eu fui ver Universidade Monstros.

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

77 Comments
  • Isabella de Paiva
    março 15, 2014

    Ai que história linda :') Olha, de verdade, o maior legado que um pai pode dar pro filho é o estudo. E seus pais deram um jeito de por isso na sua cabeça, de que estudar é importante pro seu futuro e que bom que você entendeu. 😀
    Eu te entendo perfeitamente na questão do bulliyng, eu sofri também, mas foi por três anos seguidos. Rs. Não tinha preconceito envolvido, mas haviam outras questões bem pesadas que não consigo falar sobre isso até hoje rs. Mas enfim, eu sei mais que ninguém como você se sentiu nesse colégio, mas que bom que isso não te desmotivou a estudar. 😀 E melhor ainda: que você sempre se orgulhou do pai que tem. E daí que ele trabalhava na escola? Que povo sem noção, pelo menos a educação que ele te deu dá de mil nesse povo que o pai acha que dinheiro supre as coisas essenciais (pelo visto, não né? E acredite, estudei em escola particular a vida inteira, conheço beeeem esse tipo de gente).
    Enfim, enfim, boa sorte nesse começo, que você possa aproveitar a faculdade e meu conselho é absorva o máximo que você conseguir, dê valor ao seu curso. Você faz parte de 3% da população brasileira (que é a que tem/teve acesso ao ensino superior). Honre isso. Eu acredito em você hahaah :)))

    Beeeijo,
    Isabella do http://www.theurbantrends.com

    • Thami
      março 17, 2014

      Nossa, eu não sei se aguentaria por três anos seguidos, parabéns! E não tenho motivos pra ter vergonha do meu pai ou da minha mãe, pelo contrário, adoro conversar com eles e até hoje dou a mão pra minha mãe na rua, peço pra ela me levar nos pontos de ônibus e tal, na escola meu pai passava por mim no corredor e nem falava direito comigo, afinal ele estava trabalhando (não, não é professor) e eu estudando, mas na hora do almoço, eu almoçava com ele e os colegas de trabalho dele (já que eu não tinha amigos lá e não confiava em quase ninguém). Muito obrigada, Isabella! 😀

    • Silvana
      dezembro 27, 2016

      Eu também estudei a vida em Escola Pública e sofri bullying por causa dos óculos grandes que usava. Interessante é que hoje, óculos grandes é moda. Isso mostra que tudo passa, hoje sou bem feliz e não me afeta o que aconteceu no passado.

    • Thami Sgalbiero
      dezembro 27, 2016

      É, Silvana. Tudo questão de moda né? Se tá na moda, tá tudo certo, quando não tá, aí sempre tem alguém vendo motivo pra ficar julgando. Isso é até hoje, não mais com os óculos, mas com outros acessórios e roupas.

  • Loôh Martins
    março 15, 2014

    ual que historia :') superação total <3 estou muito orgulhosa de você … passei por isso também, eu morava em uma cidade grande, ai minha mãe conheceu meu padrasto e mudamos para uma cidade pequena e como lá eu morava na zona rural e era gordinha sofri muito não só com os apelidos mas também com os tapas e quando me ameaçavam e tals … até que meu padrasto resolveu voltar para a cidade natal dele, fiquei chateada por conta que logo no final que eu tinha conhecido uma amiga legal (que também morava na zona rural) e estudava no mesmo colégio que eu, ele resolve mudar :/ e aqui estou eu, morando na cidade natal dele em minas gerais, já estou aqui a 9 anos, fiz amizades novas e estou terminando meu curso técnico em informatica e melhorei muito me aceitei do jeito que sou e apreendi a não ligar para essas pessoas que se acham superior a qualquer um … O importante é vcê estar feliz com sigo mesmo, e não importar com o que as pessoas falam de você 😀

    Adoro seu blog, sempre venho aqui dar uma olhadinha … Parabéns pelo seu esforço e dedicação, aproveite muito a faculdade … estou tentando também passar/ estudar em um faculdade sei que um dia eu consigo. Estou feliz por você <3 Boa sorte nessa nova fase 🙂
    http://expressofelicidade.blogspot.com.br/

    • Thami
      março 17, 2014

      Eu nunca me mudei, mas tenho vontade e medo ao mesmo tempo. Porque muda tudo, os amigos, os hábitos, o jeito, não é? Muito obrigada, Loôh! E você vai conseguir passar sim em uma faculdade, é só acreditar (e claro, correr atrás).

  • Tatáh Oliveira
    março 15, 2014

    Nossa Thami seu post é emocionante! Linda não ligue para as críticas não! Na escola e na vida sempre terá alguém para nos criticar. Motivos? Inveja talvez, Ou pessoas que só se sentem bem criticando ou outros. Foque nos seus estudos e essas pessoas que se acham superiores aos outros só porque tem uma condição financeira boa. Amanhã saberão que dinheiro não é tudo. E que precisamos ser humildes. Eu creio Thami que Deus tem um lindo plano para a sua vida! E que a sua vitória será tão grande e que você dirá: Valeu apena ter passado por tal luta! E vença com humildade reconhecendo sempre que Deus é maior que tudo. Não eleve o seu coração. Veja o lado bom dos problemas e confie sempre em Deus pois ele é contigo! Beijos que Deus te abençoe sempre♥
    http://feriasemparis.blogspot.com.br/

    • Thami
      março 17, 2014

      Isso mesmo, Tatáh! E graças a Deus consegui ir pra faculdade e conseguirei seguir em frente. Obrigada! 🙂

  • Bruna Morgan
    março 15, 2014

    Passei pela mesma coisa que você ):, agora só falta a última fase: a faculdade!

    • Thami
      março 17, 2014

      Com o tempo a gente vai alcançando mais e mais daquilo que a gente quer, é só seguir em frente.

  • Patricia Porto
    março 15, 2014

    Eu não vou dizer " ai que história linda" mas sim " mais uma história com final feliz!"
    Olha, eu estudei em escola particular da 1ª a 4ª série, não pq meus pais tinham condições, mas sim por que toda família ajudava!
    Quando foi para entrar na quinta série a mensalidade era muito alta, então fui para o colégio militar. Estudei dois anos lá.
    Aí as coisas apertaram ainda mais e tive que ir para escola pública. Eu fui a única de 2 irmãos que ainda estudei 6 anos em escolas boas!
    QUando fui entrar na pública sofri muito, diziam: " a nerdesinha da escola particular ficou pobre… " coitadinha…"
    Tipo assim.,…
    Só me acostumei depois do ensino médio, que troquei de colégio e fui me familiarizando mais… hoje estudo o 3º ano ensino médio, sem nenhuma vergonha de dizer, estudo em escola pública!
    Mas confeço que até o ano passado queria estudar em escola particular, mas eu mesmo que sabia que se fosse seria com bolsa, e quem estuda em colégios particulares com bolsas, sofrem bulliyng! Isso é fato!
    Sua história é uma superação! Parabéns por não ter desistido!
    Uma pergunta: Alguma vez vc sentiu vergonha por estudar de bolsa e seu pai trabalhar na escola?
    Olha, boa sorte nessa nova fase da sua vida! Vou rezar para dar tudo certo!
    Tem post novo flor *-*
    http://www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    • Thami
      março 17, 2014

      Não, nunca senti vergonha de nada disso. Até achava legal o fato do meu pai trabalhar na mesma escola em que eu estava estudando, gosto de ter minha família por perto, me sinto mais confortável assim. Acho que se meu pai não trabalhasse lá, a situação seria pior. Porque eu me contive ao máximo e tive o máximo de paciência para aturar isso tudo por um ano inteiro. Enfim, obrigada! 🙂

  • Mayara Miquelotto
    março 15, 2014

    Nossa que história hein, eu sempre estudei em escola pública, mas meus pais sempre quiseram pagara escola particular pra mi, porque é tudo diferente, vocês sabe, mas as condições não ajudam , esse ano é minha chance de passar pra uma escola técnica, tenho que estudar demais, ser realmente que as pessoas dizem que eu sou, uma total nerd, nerd mesmo, cair de cara no livros, eu já sofri muito bulliyng por estudar demais, já até cheguei a pensar em parar de estudar. Realmente eu amei a sua história, você realmente me emocionou, de verdade mesmo

    MEU CAPRICHO | YOUTUBE | FAN PAGE

    Beijos,
    Mayara

    • Thami
      março 17, 2014

      Eu nunca tive problemas com a escola pública, só a primeira que eu estudei que não me deu a base necessária pro ensino médio, mas a outra que eu fiz da 5ª à 8ª série, foi ótima. Obrigada, Mayara!

  • Laura Bianca
    março 15, 2014

    Thamiris, uma vez eu vi aqui que você não tinha terminado o ensino médio, mas fico feliz em saber que conseguiu e que está fazendo faculdade, sorte flor, também comecei a minha esse ano. Sabe, eu nunca fui de fazer amizade facilmente, muito pelo contrário, mas comigo nunca aconteceu nada nem parecido do que você passou. A gente vê em filmes que em escolas particulares os estudantes esnobam os bolsistas, mas sério, eu não sabia que isso também acontecia nas escolas brasileiras. Eu nunca estudei em escola particular, e talvez por isso eu seja tão por fora quanto a isso, mas dá muita raiva dessas pessoas, como se dinheiro fizesse uma pessoa melhor ou pior do que a outra. E eu fiquei mal quando você falou que se escondia no banheiro no intervalo. Boa sorte na faculdade flor, estuda bastante e mostra pros seus ex-colegas, que apesar de não poder ter pago escola naquele tempo, você tem condições de ser uma publicitária de sucesso e de subir na vida.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    • Thami
      março 17, 2014

      Isso mesmo. Muito obrigada, Laura! 😀 ♥

  • ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    março 15, 2014

    Eu realmente prefiro a escola publica do que a particular,não sei porque!A história do papelzinho que tinha o nome e escrevia o que achava de você deve ter sido muito dificil,especificamente do que escreveram nele, mas agora vc já está na faculdade e isso não é pra qualquer um,heim!?Parabéns e espero que se de bem na faculdade(eu ainda estou na 8ª série,haha!)beijão!!!!
    <3
    adorei a sua frase:"eu quero ser alguém, não quero ser só mais um fantasminha camarada"
    http://distractionsofaagirl-oficial.blogspot.com.br/

    • Thami
      março 17, 2014

      Hahaha, eu era uma criança que assistia muitos desenhos animados e filmes nesse estilo, por isso falava coisas sem sentido, mas obrigada 😀

  • Ananda Maciel
    março 15, 2014

    Nossa Thami, que post lindo. Tipo, eu nunca imaginei voce assim, sério, por algum motivo te acho super nerd ashuahsuua.
    Agora falando sério, me identifiquei, gostaria que vc tivesse escrito mais sobre como seus pais agiram com vc e tal, tipo, eu sempre estudei em escola particular mesmo os meus pai não tendo muita condição. A escola não era muito cara, era aqui no meu bairro mesmo e como isso era um esforço que eles faziam, eu era muito cobrada, mas nunca fui aluna nota 10 não, só passava mesmo. Daí um tio meu se ofereceu pra pagar uma escola melhor pra mim e foi lá que eu terminei o fundamental e comecei o ensino médio. Depois diso esse meu tio cancelou o contrato que tinha cm a tal escola (ele trabalha com publicidade e fazia os outdoors) e eu tive que sair de lá. Não dava pra vltar pra escola do meu bairro pq nao tinha esino medio e eu nao consegui passar no instituto de tecnologia, que era o ceft e agora é ifma. Então eu fui pra uma escola publica e vou terminar lá esse ano. Ou seja, esse é o meu ano do enem.
    Entao eu entendi completamente o que vc falou sobre ser bolsista, porque mesmo meu tio pagando, meus pais nao davam conta de comprar todos os livros e tal, nessa escola eu tive mesmo que ser meio nerd e eu até tinha uma boa base. Mas a escola que estou agora nao é tao boa e estou perdendo muito conteúdo por causa das greves, nao sei o que vou fazer…

    Amei o post Thami, foi bom te conhecer!
    Ananda Maciel ∞̕

    • Thami
      março 17, 2014

      Vou providenciar um post falando como os meus pais agiram e tal, ok? E se você tá perdendo muito conteúdo por conta das greves e etc., aconselho a você pegar matérias pela internet, farei um post logo logo sobre uma dica de um site, qualquer coisa te mando pelo Twitter. Obrigada! 🙂

  • Luísa Pimenta
    março 15, 2014

    Caramba, adorei demais a sua história, apesar de um pouco difícil. É um tapa na cara de todos que não sabem dar valor ao que tem! Desejo muita sorte e sucesso na facul, e que você seja feliz no que vai fazer. Não se diminua com o que vão achar ou falar de você. Nós que acompanhamos o seu blog sabemos que você é incrível e tem um belo potencial.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Beijos

    • Thami
      março 17, 2014

      Nossa, muito obrigada Luísa! Sério! 😀

  • Myllena Vasconcelos
    março 15, 2014

    Nossa me emocionei com sua história, bem, não sei dizer q sei exatamente oq vc sentiu, estudei em escola particular minha vida toda, meus país tem condições razoáveis, mas de certa forma me identifiquei, tive uma fase muito ruim no 9 ano, minhas 2 melhores amigas mudaram de colégio, e eu n fazia o tipo q interage com a turma toda, smp fui de poucos amigos… foram meses difíceis, a pior parte do dia era o intervalo, só do meio do ano pro final que me familarizei um pouco com as pessoas e fiz mais 2 amigos q estudavam cmg desde piveta mas nunca tinha me dado a chance de realmente conhece-los, e adivinha só, são meus amigos até hj.
    adorei seu post, tenho uma preferência por posts pessoais, acho bastante interessante conhecer mais as pessoas. Bjos
    Myllena, minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    • Thami
      março 17, 2014

      Verdade, nesses momentos em que eu ficava sozinha, a pior parte era a hora do intervalo. Eu via todo mundo conversando e ficava meio sei lá com tudo. Muito obrigada, Myllena! 😀

  • Fernanda Zucolotto
    março 15, 2014

    Uau, que história Thami! Nunca imaginei você passando por metade das coisas que você passou. Na verdade, eu sempre achei que você fosse um tanto rica, daquelas que só tiram 10 nas provas com vida social e não sei o que mais, sabe? hahahaha Deve ter sido muito difícil para você passar por tudo isso que passou, fazer o primeiro ano 3 vezes, ter sempre que mudar de amizades e de escolas. A sua dedicação nisso tudo, seu esforço, foi o que te fizeram vencedora hoje e meus parabéns por isso, porque quem realmente quer, alcança e você finalmente alcançou.
    Fiquei super feliz por você ter conseguido entrar na faculdade que quis e espero que com ela, você aprenda muito e se realize profissionalmente na sua vida. Meus parabéns por tudo que você teve que aguentar para estar aqui agora, você merece!

    Beijinhos!
    http://www.meianoiteequinze.com.br

    • Thami
      março 18, 2014

      Rica? To longe disso, mas um dia quem sabe né? Hahahaha! Obrigada, Fernanda! 😀

  • Lari
    março 15, 2014

    Meu, eu não sei nem o que dizer! Quanta perseverança e força você teve para seguir os seus sonhos, apesar dos obstáculos! Muitos teriam desistido no seu lugar após reprovar 4 vezes, largariam os estudos e arranjariam um trabalho. Poxa vida, isso só mostra como o Braisl é ladrão em cobrar impostos caríssimos, e não termos nem uma base de ensino decente nas escolas públicas no mesmo nível das particulares. Eu me emocionei tanto, e pode ter certeza: você vai crescer muito mais na vida, e essas pessoas que zombaram de você terão o castigo delas em breve. Com tudo o que você passou, você manteve o foco pra continuar, e isso é uma lição para todos nós. Você virou minha inspiração 🙂
    Beijos <3

    • Thami
      março 18, 2014

      E o que é mais errado é saber que lá fora as pessoas estudam em escolas públicas e conseguem uma base boa, fora do Brasil não tem isso de ensino bom pra particular e ruim para público, é bom dos dois lados. Se aqui no Brasil visassem mais os estudos, aposto que não estaria com essas injustiças todas como está agora. Muito obrigada, Lari! 😀

  • Laura Marques
    março 15, 2014

    Bah Thamires, é uma historia e tanto. Eu não tive problemas como você, nunca rodei, mas esse ano a oitava série tá dificil. Principalmente matematica. Mas espero que eu pegue o jeito novamente (:
    Parabéns por ter conseguido entrar na faculdade, só que agora, sem desculpas pra rodar né!?

    Ano que vem não sei para onde vou. Minha escola só tem até a oitava, (ano que vem terá nono ano) e ou vou para uma escola estadual (M) onde terei algumas das minhas amigas atuais q tbm vão para lá, ou para uma outra que é particular (SJ), terei 60% de desconto porque o marido de minha mãe trabalha lá. Minha mãe fez o ensino médio em uma escola particular e ela achou bom demais. Não sei para onde vou, sinceremente, depende mais de mim, e eu gostaria de fazer amizade com aquele outro pessoal legal de escolas particulares, mas também tenho medo de me excluirem por eu ser classe média, assim como você tbm sou aberta pra fazer amizades. Só que talvez, uma amiga minha vá para lá também, daí eu não ficaria total sozinha né? Mas tem a questão das notas né, do ensino, apesar de eu ir super bem aonde estou, ensinomédio já é complicado, imagine como será puxado em uma particular… Sei lá. ahah

    • Thami
      março 18, 2014

      É, as escolas particulares (em geral) costumam ser bem mais exigentes que as públicas, então é estudar, estudar e estudar e se divertir só quando achar que da conta das matérias, porque se não… leva bomba.

  • Rubia Olivo
    março 15, 2014

    flor, essas coisas que te aconteceram foram realmente muito chatas e é triste saber que existem pessoas assim nas escolas. imagine como eles serão quando crescerem? mas pense sempre que tudo te aconteceu pra você conseguir formar sua maturidade. pude perceber que você enfrentou essa fase de cabeça erguida e agora está sendo recompensada por entrar na faculdade que queria. desejo toda a sorte do mundo!

    • Thami
      março 18, 2014

      Isso mesmo, acho que a maturidade chegou pra mim sem nem eu querer, sabe? Fui meio que obrigada a formar a minha maturidade, hahaha! Mas tudo bem, foi bom por isso. Obrigada! 🙂

  • Sleepy Reverie
    março 15, 2014

    Nossa, que história. Eu sempre estudei em colégio particular, mas, graças à Deus, as pessoas da minha sala nunca foram bobonas, sabe?! Tinham algumas que eu não gostava, mas sempre tinha o meu grupinho p me apoiar. Eu também nunca repeti, mas já cheguei bem perto. Terminei o colegial ano passado, e não passei no enem, quer dizer, até passei, mas escolhi dois cursos de notas baixas só pra ver mesmo, porque sabia que pra direito não rolava, daí eu fui aprovada em letras, mas decidi desistir e dar a chance pra quem realmente quer, to fazendo cursinho na universidade e espero passar nesse ano, o único problema é aquela velha dúvida "o que eu quero ser?" espero descobrir e me decidir logo. Boa sorte pra você na facul (aqui também tem uma estácio, fiz uma prova de direito lá e passei, mas to tentando uma universidade federal porque direito é bem caro, e aqui as universidades públicas são as que tem nome e tals).
    Vou parar por aqui mesmo haha, tudo de melhor pra você nessa nova fase da sua vida.

    Tem sorteio de livros lá no blog!
    http://booksandflowers.blogspot.com.br/

    • Thami
      março 18, 2014

      Aqui as universidades públicas também são as que tem nome e tal, mas como eu já estou atrasada, não posso ficar esperando, sabe? Dai decidi começar logo, se não eu nunca vou acabar e ter estabilidade. Obrigada, Gleiciane! 🙂

  • Morgan Nascimento
    março 15, 2014

    Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

  • Juliana Medeiros
    março 15, 2014

    Que historia linda, vamos lá
    1- vc parece muito com a sua irmã qdo pequena.
    2- tbm ja passei por isso na escola de ninguem gostar de mim no 1 més, so que na 3° serie e eu ficava triste, mas a professora passava trabalhos em grupos por sorteio e foi assim que me entormei, por eu ser timida, todo mundo me achava chata. Hje já nao sou nada timida e assim como vc me superei
    3- No caso da prof, ela induziu as crianças a te elogiar, a serem mentirosas né, acho que ela teria q ter conversado diferente com as crianças.
    4- fico feliz q vc superou tudo e hoje é essa lindaaaaaaa, com esse blog divo e com um futuro lindo pela frente *-*

    linda historia a sua, parabensss por tudo e por ter se recuperado!!! Mas no mundo e na sua longa vida, sempre vai ter essas pessoas de "risinhos" como esse menino e menina, ai é ignorar…

    Bjuuu
    http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/

  • Ellen Alves
    março 15, 2014

    Li ou melhor, devorei sua experiencia aqui no blog… Fiquei tão triste os primeiros parágrafos, isso era bullying sim, viu? Imagino sua dor e as lágrimas, na hora de votar pra casa… Mas, que bom que isso passou, né? E que você conseguiu concluir e está na faculdade! EBA! Feliz por você! Muito sucesso, viu? Que publicidade te faça muito feliz!
    Beijinhos ♥
    http://www.momentosassim.com/

  • Ana L. Alves
    março 16, 2014

    Thamis PARABÉNS! É muito bom ver pessoas que conseguiram superar os problemas e deram a volta por cima. Você é um exemplo, menina! Aproveita muuuito a faculdade, de verdade. É uma experiência maravilhosa! Espero que você seja muito, muito feliz na Publicidade que, apesar de não ser beeeeem o meu ramo, é uma área incrível ♥♥♥

    PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!

    http://www.starshipsandqueens.com

    • Thami
      março 19, 2014

      Muito obrigada, Ana! *-* Sério mesmo 😀

  • Thayse Stein
    março 16, 2014

    Nossa, eu fiquei muito emocionada quando li sobre sua mudança para escola particular. No primeiro ano do colégio (do primário), eu também consegui uma bolsa numa escola particular e passei por algumas situações constrangedoras, sabe? Imagina, eu era uma criança de 6 para 7 anos! Mas acho que meus pais notaram e me colocaram numa escola pública antes do ano acabar, porque mesmo que o ensino fosse super diferente, eu não consegui me adaptar. Depois, na sétima série, fui sorteada para o Colégio de Aplicação da Universidade Federal, que é uma escola pública com ensino muito bom, sofri MUITO no começo, e tenho certeza que no primeiro ano que estudei lá só passei por conta do conselho dos professores, mas foi a melhor coisa que fizeram por mim, porque daí em diante eu passei a me dedicar mais, consegui fazer intercâmbio pelo colégio, passei nos dois vestibulares que fiz… Algumas coisas começam de maneira estranha, parecem que vão dar errado, mas no fim das contas tudo de ajeita! Parabéns por ter entrado na faculdade e sucesso pra você nessa nova fase!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami
      março 19, 2014

      E é assim mesmo, depois de tantas falhas, a gente acha que a próxima vai falhar também mas no final tudo se ajeita. Obrigada, Thayse! 😀

  • Erika Marques
    março 16, 2014

    Quanta história, mas que bom que no final deu tudo certo.
    Blog Maquiagens da Erika

  • Nossa valeu a pena ler o texto adorei a sua historia e achei bem legal vc se sentir segura para falar sobre isso aqui no blog. Aff na hora fiquei com tava raiva daquele povinho da sua ex escola que deu vontade de bater neles ne ? kkk mas naquela epoca acho que a gente nem pensava nisso…mas que povinho mediocre. kkkkk se percebo que tem alguem assim no meu face ja trato de excluir pq nao gosto de gente que fica se amostrando ou se achando superior ahhhhhh Mas que bom que deu tudo certo aeeee girl sambou hahahaha bora se concentrar na facu viu? se empenhar em dobro! boaaa sorte paz e tempo para fazer os trabalhos. O que vc puder fazer faça então é muito importante vc nao ficar so no conteudo que os professores dão na aula e correr atras de livros na area ok

    Grande beijo 🙂
    sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/

    • Thami
      março 19, 2014

      Ok, pode deixar! Obrigada, Caroly 😉

  • Steffany Lopes
    março 16, 2014

    Que post maravilhoso, achei sua história bem bacana. Eu também repeti de ano, sorte à minha que também estou (estava né) adiantada. Essa história da coordenadora pedir para os alunos falarem com você mexeu muito comigo… Também passei por um momento desses quando fiz minha segunda oitava série, me sentia um ET naquela sala. Mas agora somos amigos inseparáveis, toda a turma! Se alguém me contasse por alto que você fez o 1° ano 4 vezes, eu juro que te julgava como "sem futuro" ou "desinteressada" hue. Mas claro que não! Adorei o post! ♥
    beijos,

    http://www.soentreamigas15.blogspot.com

    • Thami
      março 19, 2014

      Mas algumas pessoas me julgavam assim mesmo, até muitos dos meus familiares, e nem sabiam o que estava acontecendo por dentro mesmo, sabe? Agora se me perguntarem, mostro esse post e não preciso ficar escrevendo uma bíblia toda vez que me perguntarem ou me julgarem. Enfim, obrigada, Steffany!

  • Erika Leite
    março 16, 2014

    Cara, seu post só me faz ter certeza do quanto as pessoas são pavorosas. Te chamar de favelada no papelzinho foi baixo, favelados são eles. Pelamor.
    Na minha época de escola também teve uma dinâmica dessa do papelzinho, e tb falaram coisas ruins sobre mim, mas não me lembro quais. Na verdade, eu fingia não ligar pra nada, MAS isso influenciava com certeza. As pessoas me chamavam de feia e gorda, e eu não me cuidava por baixa autoestima, então, devia ser feia mesmo. É um ciclo. As pessoas te tratam mal > vc tem baixa autoestima > não se cuida > se sente um lixo > as pessoas te tratam mal. Me arrisco a falar que vc tenha perdido de ano essas vezes por falta de autoestima e autoconfiança, isso é um câncer pra vida, porque não tem outra explicação. Não te conheço pessoalmente, mas sei que você é inteligentíssima, ou não conseguiria manter um blog de conteúdo bom, bem feito e bem escrito como o seu.
    Depois que entrei na faculdade, tudo mudou, mas tudo MESMO. Hoje tenho autoestima e autoconfiança, sei do meu valor e NADA me faz pensar do contrário. Eu espero de coração que, agora que os problemas estudantis sanaram, que você encontre seu caminho e seja irrevogavelmente feliz, porque seus ~~ex coleguinhas com certeza nunca vão ser, até porque o cérebro limitados deles e o coração ruim nunca vão permitir que tenham sucesso em nada. Estou orgulhosa, gata! 🙂
    Beijo grande.
    http://www.canseidesernerd.com

    • Thami
      março 19, 2014

      Eu também não demonstrava ligar pra isso, mas isso lá com eles, porque quando eu entrava no ônibus de volta pra casa e sabia que ninguém mais podia me ver, ai eu desabava. E é bem isso mesmo de autoestima, porque de vez em quando é sempre bom ouvir um elogio aqui e ali, mas nessa época (como meus pais não sabiam disso tudo, me cobravam mais e mais). Muito obrigada, Erika! E que seja assim mesmo, haha 😀

  • Ana Beatriz Leiroz
    março 16, 2014

    Thami, essa história eu já sabia de cor e salteado. Sei o quanto isso te afetou e ainda afetará de vez em quando por fantasmas de passado. Eu também já sofri bullying e é o tipo de marca que nunca se apaga. A ferida cicatriza, mas a gente sempre sabe que ela está lá de alguma forma nos deixando meio amedrontados de tudo acontecer de novo.
    Mas, cara, acompanhar nas M's toda a sua peregrinação é bonito demais. Todas as suas dúvidas, questionamentos, a força que todas nós sabíamos que você precisava para alcançar seus objetivos. Hoje você deu uma volta por cima e vai ser uma publicitária de muito sucesso. Foco nos objetivos, sempre sempre sempre. Estamos sempre lá pra força que você precisar.

    http://www.balburdia-interna.blogspot.com

    • Thami
      março 19, 2014

      Muito obrigada, Bia! Ainda bem que conheci vocês em 2010.

  • Morgana Grah
    março 16, 2014

    Na quinta série Quase rodei, eu acho, porque eu antes estudava na escola municipal do bairro onde morava e lá todos se conheciam e tal, (época otima), e dai como ia até a 4 serie nesse colegio, quando passei para quinta tive que ir para um estadual no centro da cidade,(foi ai que conheci o centro realmente) e a maioria era conhecido e quem não era já nos enturmamos no primeiro dia mesmo, mas a maioria reprovaram nesse ano e voltaram para o colégio municipal que começou a ter 5 depois 6 e assim foi indo. Mas eu continuei até o fim nessa escola e no 3 ano do ensino médio Reprovei :/ pois é foi a época que comecei a trabalhar e dai não consegui conciliar trabalho e estudo, dai faltei quase que um mês, e puff, rodei, mas de todos esses anos que eu passei nessa escola, pelo menos me deu uma melhor amiga que já estamos ai a 5 anos juntas. Mas enfim, porque estou falando de mim, se o centro aqui é você? kkkkkkkk
    O bom é que você deu a volta por cima e agora partiu Faculdade. Outro mundo outras historias, e ali sim, pelo que diz alguns amigos meus que fazer publicidade, é um verdadeiro trabalho em grupo, e tem amizades ótimas. Vai na fé que Deus esta com você e eu também kkk, sempre vindo aqui, e curto muito aqui, desde que eu comecei.

    Boa sorte, Lhe desejo tudo do bom e do melhor viu 😉
    XOXO ; LIWAVESOFFUN ;*

    • Thami
      março 19, 2014

      Adoro quando compartilham histórias aqui nos comentários também, haha! Obrigada, Morgana! 🙂

  • Thaiane e Thalita
    março 16, 2014

    Que post lindo, também sempre estudamos em escola pública, mesmo na escolas públicas as pessoas praticam bullying uma com as outras, já sofremos bullying por sermos muito tímidas. Boa sorte nessa nova fase.

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br

  • Carolina Hermanas
    março 16, 2014

    Auuunw,omg, que trajetória,menina!Eu entendo o sentimento de querer que os pais sintam orgulho de nós, mas você já pensou que você foi coragem o suficiente por você também?O mérito é mais seu do quê de qualquer um 🙂 E acredite,leveeeei 3 anos para perceber isso( minah faculdade acaba esse ano).

    Parabéns.Que Deus te guie *_*

    beeijão
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    • Thami
      março 19, 2014

      É, só percebi isso agora também, haha! Obrigada, Carol! 😀

  • Camilla ♥
    março 17, 2014

    Eu chorei com seu post. Sofri o mesmo que você. Pessoas me zombando, bullying terrível, só gostavam de mim pra ganhar nota… e o pior é que ninguém ligava, ninguém se preocupava em ajudar… eu sofri tanto, cara. E hoje, você é essa menina linda, cada dia mais inteligente… a gente passou, e ficamos afrente dos babacas que nos zombavam. As "pobres e faveladas" de ontem, ou as "feias e mongas e nerds" de ontem, são as meninas que passam em faculdade, que falam alemão, que vão morar na Europa… eu, você e mais várias. Qual o problema em ser da comunidade, em ser pobre? Eu sou, e nunca deixei de estudar, mesmo morando na periferia, nunca deixei de buscar a felicidade!!!!!

    Beijos! http://sugar-dance.org/blog

    • Thami
      março 19, 2014

      Isso aí! É exatamente isso, Camilla!

  • Andressa Martins
    março 17, 2014

    Amei seu post! Com certeza isso foi bullying, viu? É tenso. Comigo é tudo ao contrário, o pessoal fica falando que eu sou patricinha, filhinha de papai e etc. Eu não gosto! Parece que eles falam isso como se eu fosse superior. Também sou a nerd da sala, hahaha. Mas disso eu gosto que digam! Pra mim é um elogio, sabe? Mas olha, gostei do seu caminho. Batalhou muuuuuito para chegar onde queria, parabéns! <3 Mesmo com tantos obstáculos, né? #orgulho. Que fofa você nas fotos, hahaha *-* ♥

    Beijos,
    http://diariodasquatro.blogspot.com/

    • Thami
      março 19, 2014

      Ser chamada de "a nerd da sala" é muito bom, haha! Obrigada, Andressa! 🙂

  • Cih
    março 17, 2014

    Sabe…nunca passei por isso, estudei o colegial em escola particular, passei em uma universidade publica, porem faço particular por ser mais viavel no momento…acho que nunca fui a pessoa que esnobou alguem, mesmo estudando em particular…sempre fui a pessoa que puxava papo com os novos alunos….acho que aqui no interiordeve ser diferente das cidades maiores…nao sei…mas sua historia é bem triste…e comeco de faculdade é assim mesmo, como diz meu professor…vida de humano nao é fácil…mas vai valer a pena.

    • Thami
      março 19, 2014

      Com certeza vai valer muito a pena, haha!

  • Miss Wonka
    março 17, 2014

    Aaaaaaaah sua linda! Eu sempre soube que você ia conseguir! Sempre disse que ia dar tudo certo. Foi muito difícil, eu sei, mas tudo isso te ensinou muito e vai te dar muita força pra seguir a diante e valorizar tudo que você ta conquistando e vai conquistar. Agora agarra essa conquista com unhas e dentes e vai em frente! Já falei e repito: vou estar sempre aqui pro que precisar. Inclusive, não esquece que eu sou a sua fã número 1, hein! Kisses :*

    • Thami
      março 19, 2014

      Haha, ok, não esquecerei. Fã número 1 e vizinha também né? Adoro! Hahaha, muito obrigada! 😀

  • giih duque
    março 21, 2014

    Que historia linda,superação total thamiii….Também sempre estudei em escola publica,mas meus pais sempre procuraram a melhor e eu sempre fui meio nerd e te notas altíssimas,mas fico muito feliz de saber que você,mesmo depois de tudo que passou em escolas com ensino baixo,tenha conseguido entrar na faculdade,espero que você consiga se formar muito bem e que de tudo certo na faculdade,que sejam legais com você,ate porque,só pelo blog já da para saber que você é demais…..
    Um graaande beijo
    http://www.piimentaarosa.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 27, 2016

      Obrigada, Giih! Mas eu ter estudado em uma escola pública não quer dizer que tenha ensino ruim, a primeira escola pública que estudei sim, mas a segunda não, a segunda escola pública que estudei foi muito boa.

  • Larissa Evellyn
    junho 4, 2014

    Sua história é linda Princesa, nossa que maus, tipo naquela parte que você disse que te chamavam de "nomes" nos papeizinhos, é muito triste. Eu também sempre estudei em escola publica, mas ainda bem que nunca tive problemas. E deve ser muito ruim voltar para casa todos os dias chorando no ônibus ;( e o "bullying" é uma coisa horrível. Você venceu né? conseguiu superar todos esses obstáculos.

    Beijos || chocolateequentelarii.blogspot.com ♥

  • Vestindo Ideias
    dezembro 29, 2014

    Ai pesado isso com você! Vi uma entrevista sua no beingHells e resolvi vir ler esse seu post. Acho ruim porque pelo menos na misa fase a palavra Bullying não existia, era tudo só zoação. Acho muito pesado o que fizeram com você, eu sempre estudei em escola pública, na faculdade passei pelo pro uni (numa particular) e sabe, fiquei neurótica. Eu não tenho roupas de marca, nem Iphone e nem pretendo ter e as pessoas me olham de cima abaixo e eu fico louca, é que já passei por tanta zoação, mas a verdade é que passei por cima de todas e hoje estou melhor. Acho que você tem uma história de motivação incrível e nunca deixe ninguém te abalar. Hoje eu sei que no meu Ensino Médio eu sofria, pois sempre acreditei na liberdade da mulher e as pessoas eram machistas, fui me descobrir feminista apenas na faculdade e assim como você as pessoas passavam me encarando, hoje vejo numa boa.

    Força sempre e lembre-se que hoje você tem um blog que acredite ou não, várias pessoas já passaram por situações como a sua.

    http://www.vestindoideias.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 27, 2016

      Obrigada, Carla! Eu também sofri bullying antes de saber o que era bullying, quando era mais nova, não foi na escola, foi no meu condomínio, fiz um vídeo recentemente explicando. E saiba que você é linda e deve causar é inveja nas pessoas, por isso te olham de cima abaixo 😉 hahaha!

  • Nare Miranda
    dezembro 30, 2015

    Adorei o post!
    Apesar de tudo o ue aconteceu você continuou firme, não desistiu!
    Parabéns!

  • Duane
    maio 13, 2016

    Thami, li o post inteiro, apesar dele ser antiguinho. Poxa vida, eu sabia que você tinha reprovado, mas não fazia ideia de que o buraco era tão mais embaixo. Realmente, o que você sofreu foi bullying sim. Eu passei por uma situação parecida. Estudei dois anos em colégio particular e cara, fui muito excluída no começo por ser "a pobre". Fico me perguntando que merda de educação os pais dessas pessoas dão. Que tipo de cidadão essa criatura que trata mal o colega por ele ser pobre, vai virar. Voltando um pouquinho mais no tempo, quando eu tava na quarta série e estudei pela primeira vez em escola particular, eu fazia só algumas matérias, porque minha mãe não tinha grana pra pagar a mensalidade toda. Ou seja, eu nem era matriculada, estudava em escola pública e fazia umas matérias lá. Resumo da ópera: ninguém falava comigo, todo mundo me odiava e uma vez uma menina empurrou uma carteira na minha barriga, até hoje tenho a cicatriz. Que bom que hoje estamos aqui, com nossos blogs de sucesso, produzindo conteúdo legal e sambando na cara desses ridículos.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 27, 2016

      SIM, DUANE!!! SAMBANDO NA CARA DESSES RIDÍCULOS! Também queria entender como os pais dessas pessoas deixam os filhos serem assim, será que falam "Desvalorize os pobres, eles são pobres e não merecem amigos"? Sei lá né, muita loucura isso.

  • Blonde Venus
    maio 18, 2016

    Que relato!

    Olha, eu sempre estudei em escola pública (desde o primário), fui criada somente por minha mãe, já que meus pais se separaram quando eu tinha 7 anos de idade.Minha mãe sempre buscou as melhores escolas públicas para que eu pudesse estudar, e dentro da realidade brasileira até a oitava eu tive a oportunidade de estar em colégios bons.O meu primário mesmo que público me deu uma base muito forte, saí de lá sabendo ler, fazer diversas operações e com muito gosto pelo estudo.Meu colégio da primeira série até quarta também foi bom, mas eu era uma menina muito quieta, muito tímida naquela época, depois tive que mudar da manhã para a tarde e foi estranho no começo ter que fazer amizade com o pessoal mais popular do colégio, enfim, acabou que eu consegui me enturmar.

    Depois, na quinta série fui para um colégio que tinha sido militar anos atrás e lá existia uma hierarquia muito forte.Tive alguns professores ruinzinhos, mas sempre tentava compensar isso estudando só.Nos três últimos anos mudei de estado e foi um baque, era tudo completamente novo, a escola apesar de não ser uma zona tinha muito aluno mal educado, os professores faltavam demais, greves demais, não se empenhavam em passar conteúdo, tanto que no terceiro ano, eu não cheguei a ter 10 aulas de Física porque o professor faltava e dava desculpas, enquanto isso o professor de Biologia não conseguia falar mais de duas frases sem olhar para o livro (sim, isso mesmo, ele decorava o assunto e não explicava nada com nada), e querendo ou não, as escolas públicas não apresentam a grade ideal para um aluno sair de lá preparado para um ENEM da vida.

    Acabou que ano de 2014 mesmo tendo um Ensino Médio péssimo, eu havia me dedicada de maneira autodidata, prestei o ENEM e fui aprovada pelo SISU em ambos semestres.Infelizmente não pude pegar as vagas porque eram em faculdades longes de onde eu moro e agora estou em 2016 eu vou prestar o vestibular da USP e tentar uma vaga no IFSP para o curso de Arquitetura e Urbanismo.

    Acho que sua história serve de exemplo para todos aqueles alunos que repetem e acabam largando os estudos.Precisamos ter determinação, por outro lado, eu compreendo que muitas pessoas precisam sustentar suas casas e não têm tempo para a faculdade.Mesmo assim, quem quiser uma vaga no ensino superior e é oriundo de colégio público precisa se empenhar sempre, porque as escolas particulares geralmente cobram muitos,os colégios militares e etec's também.

    Fiquei horrorizada com o comportamento dos teus ''colegas'' da particular.Espero profundamente que eles tenham mudado o comportamento elitista e mesquinho.

    Beijos

    Poesia em Transe

    • Thami Sgalbiero
      maio 27, 2016

      Ah, já tive professores despreparados assim, tanto na escola pública quanto no ensino médio também. Também espero que esses meus "colegas" de turma tenham mudado, porque se não… Só tenho dó. Não tinha parado pra pensar nisso de ser um exemplo para os alunos que largam a escola por ter repetido e tal, obrigada!