A confiança em ser #TipoMenina

A duas semanas atrás eu fui ver algum vídeo no YouTube e começou aquela parte do anúncio, só que esse me prendeu a atenção e eu o assisti até o final. Até porque não é só uma propaganda, é um projeto que a Always está lançando. Acontece que esse projeto mexeu comigo e eu decidi divulgá-lo aqui para vocês, porque vale a pena, principalmente pra quem já passou por algo parecido. 

https://www.youtube.com/watch?v=mOdALoB7Q-0

Na descrição do vídeo está:

Usar #TipoMenina como um insulto é um nocaute contra qualquer menina adolescente. E, já que todo o resto da puberdade não é nada simples, é fácil ver o enorme impacto que isso pode ter na auto confiança de uma garota. 

Nós estamos travando uma imensa batalha para nos certificarmos que todas as garotas mantenham sua confiança durante sua puberdade e além, começando por mostrar que fazer as coisas #TipoMenina é algo maravilhoso.

“Este projeto constitui uma oportunidade fantástica e vital para emancipar as meninas (e educar a nossa audiência) para que associem sempre a expressão #TipoMenina ao significado de força, confiança e poder.”

Lauren Greenfield, realizadora do vídeo de psicologia social experimental #TipoMenina

Agora é que eu começo o meu lado da história. Juro que vou tentar resumir ao máximo aqui.

Desde pequena me vestiam como princesinha, bonequinha e fofinha. Cresci sendo educada pelos meus avós e a parte de se vestir princesinha e bonequinha era por parte da minha avó, já a parte de se vestir com camisa de futebol e calcinha/fralda era por parte do meu avô.

tipo menina always

Quando eu já estava um pouco mais crescida e conseguia me vestir sozinha, não ligava muito para aparência, apenas para o conforto. Na verdade, eu mal me olhava no espelho, ficava preocupada demais no tempo que eu tinha para brincar na rua que chegava em casa da escola, trocava de roupa correndo e ia pra rua brincar. Chegava em casa toda suja e machucada (porque eu inventava de jogar futebol descalça), nessa época foi quando começou os comentários típicos de família “Tem que usar roupa tal pra ficar bonitinha”, “Tem que soltar esse cabelo, seu cabelo é lindo”, “Tem que usar saia”, “Tem que usar vestido”, “Tem que se comportar como uma menina”, “Tem que passar um batom” ou “Tem que usar sapatilha e não tênis”. Eu não ligava muito para esses típicos comentários, a única coisa que me irritava (e me irrita até hoje) é o TEM QUE. Tem que é ser feliz do seu jeito. 

agir como menina

Podem perceber que em todas as fotos eu aparecia sorrindo e feliz né? Peguei essas fotos tudo do Flogão. Ainda bem que não apagaram, porque as vezes é bom pra rir dos meux momentuxx.

Eu me lembro que foi nessa fase que minha mãe me levava na minha pediatra e desabafava falando que tentava me arrumar “tipo menina” e eu não gostava. Me lembro também que toda vez que eu ia na pediatra, ela perguntava pra minha mãe “Então mãe, ela está mais vaidosa?”, o pior é que ela perguntava isso na minha frente, como se eu não estivesse ouvindo ou vendo o diálogo. “Ela não quer passar nem um batomzinho?”. Não é atoa que quando eu peguei a revista da Avon com meus 12 anos e pedi pra minha mãe comprar um batom vermelho, ela nem pensou duas vezes e fez logo o pedido.

batom vermelho

Acontece que nessa minha fase eu só me interessava em brincar e me divertir com os coleguinhas. Não estava nem ai para a minha aparência. Meu lado vaidoso só floresceu aos 15 anos quando começaram a surgir acnes no meu rosto, dai eu senti a necessidade de uma maquiagem para tampar um pouco aquilo.

Enfim, pensando no geral, hoje em dia é tudo ligado nessa opinião né? Se a menina não faz algo tipo menina, já começam a estranhar. Como se para ser menina precisasse ser frágil e inocente. Afinal, o que seria ser tipo menina? Sério. Somos muito mais do que frágeis e inocentes. Somos poderosas querendo ou não. Poderia fazer aqui um post imenso dando vários motivos de sermos poderosas, mas não vou fazer isso. Pra pessoa que ainda não sabe esses motivos, com o tempo e com a vida vai descobrindo.

E aí? O que vocês fazem que é tipo menina? Comentem aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

44 Comments
  • Larissa Evellyn
    agosto 11, 2014

    Achei bem legal esse projeto. Eu vou confessar viu? eu não sou tããão vaidosa hahaha, as vezes minha mãe até fica brava comigo, manda eu me arrumar, eu me arrumo mas quando eu vou sair assim pra algum lugar, mas em casa eu fico mas "confortável" kkkk. Enfim adorei!

    Beijos!
    Meu Blog | Facebook | Meu Insta | Insta do Blog

  • ♥Mayra
    agosto 11, 2014

    Muito bacana esse projeto! Confesso que no começo eu ri, mas logo depois vi que é algo bem legal! Um exemplo disso de ser "tipo menina" é quando eu estou jogando queimada ou algo do tipo com os meus primos, ai tipo eles são queimados e falam: Agr perdemos, mas a maioria das vezes eu ganho, haha!
    Cada uma tem que se sentir confortável sendo quem é.Outro exemplo é a minha irmã, que não gosta de nada dessas coisas de menina (maquiagem, roupa, etc) pra ela o lance ainda é boneca kkk (ela tem 11anos).
    bjão
    http://distractionsofaagirl-oficial.blogspot.com.br/

  • Gabriela Ribeiro
    agosto 12, 2014

    Super concordo com você, Thami! Eu tenho uma irmã de consideração que é a menina mais forte que eu conheço, e não conheço nenhuma menina tão forte e exemplar que ela. Ela é um ser humano incrível. Se ser tipo menina é ser tipo ela, ser tipo menina é a melhor coisa do mundo!

    Beijinhos,
    Gabi do http://www.chaecorujas.com.br

  • Blog Heroínas Modernas
    agosto 12, 2014

    O projeto é maravilhoso! Assisti o vídeo por acaso e me identifiquei bastante. Se todas as garotas assistissem o vídeo, com certeza mudariam de opinião sobre "ser tipo menina".

    Beijos e uma ótima semana!

    Enquete com os looks do Teen Choice Awards!
    Heroínas Modernas

  • Alessandra Mess
    agosto 12, 2014

    É a aquela velha história, não se importar tanto com o que dizem. "Deixe que digam, que pensem, que falem". Minha mãe até hoje reclama dos meus piercings, mas é a primeira a dar like nas minhas fotos no facebook e babar: "linda da mãe". Tem muita coisa que ela não aceita até hoje e não entende, e acredito que nunca vai entender.
    Acho que essas pressões da infância/adolescência nos tornam quem somos hoje, e, confesso, eu ainda sou muito traumatizada!
    Adorei o vídeo, adorei a campanha!
    #TipoMenina!

    http://www.workingmachine.nu/

    • Thami
      agosto 18, 2014

      Exatamente! É igual meus pais em relação as minhas pequenas tatuagens, hahaha!

  • Aléxia Maschio
    agosto 12, 2014

    Eu adoro essa campanha! E minha opinião é super sincera: Temos que nos vestir como gostamos.Não adianta colocar saia e vestido se não queremos..Meus pais sabem que eu vou pelo gosto do agradável e bonito, sou vaidosa hahahaha Quando mais pequena (11 e 12 anos) eu passava MUITA maquiagem, pois tinha recém começado e isso me deixava com mais pose de adulta hahahahaha Mas agora com 14 não me importo mais, sempre saio de rímel e nada mais, por que me deixa bem, me faz bem! Gosto da naturalidade das pessoas, passa confiança ♥
    e-nquantoisso.blogspot.com.br/

  • Tamara Teixeira
    agosto 12, 2014

    Adorei essa campanha, esse anúncio e tudo… também são pouquíssimos que me faz parar pra assistir! Ah, ''quando menor'' (eu tenho 12 rs) não lembro muito se era encanada com essas coisas de se arrumar e tal, mas hoje me importo mais, sabe? Mas esse negócio de rotular meninas é de certa forma criada pela sociedade. Afinal, muitas pessoas acham que pelo fato de ser menina tem que fazer isso e aquilo como você mesma disse! Mas temos mesmo é que ser feliz, né? Adorei, sem palavras!
    Beijos,
    Brilho na Make

  • Ana Brandão
    agosto 12, 2014

    Eu acho essa campanha bem bacana e realista. Aliás, qual o problema de simplesmente não estar nem aí se tá de batom ou com a boca suja de sorvete? Ou com um tênis ou sapatilha? Ou com um short e blusinha no lugar de um vestido rosa? Essa sociedade é cheia de rótulos idiotas e hipócritas que criam um padrão bobo sobre as pessoas. Nunca fui forçada a me vestir de tal forma ou me maquiar, minha família sempre foi bem tranquila quanto a isso e eu agradeço. Hoje em dia eu sou apaixonada por maquiagem, mas isso porque EU escolhi ser, sabe? Eu procurei, o interesse foi inteiro meu. Acho que isso é o que importa! E não vejo problema algum em meninas da mesma idade que a minha não dar a mínima pra maquiagem e querer mesmo é jogar bola, todo ser humano tem direito a escolher o que bem quer da vida.

    Beijos,
    Ana do Do lado de cá Moda

    • Thami
      agosto 18, 2014

      É, igual a minha irmã. Ela desde pequena adora passar batom vermelho e isso não faz ela ser menos ou mais menina do que nenhuma outra menina, ela é ela mesma.

  • Renata Truchinski
    agosto 12, 2014

    Campanha muito bacana!!!
    Chega de rótulos! Cada um é um, e não precisa ser igual a ninguem!
    Nao podemos ficar se importando com tudo né! Adorei!
    beijinhos, Rê

    http://www.renatatruchinski.com

  • Maah
    agosto 12, 2014

    Oi linda eu aqui novamente e você com esses post master!
    Bom, eu achei incrível seu post e gostei muito do vídeo! Sabe realmente pra que rótulos, lembro que quando comecei o meu blog muitas meninas me julgava ou dizia coisas que me machucava, porra é dai que eu sou assim, vai mudar algo na sua vida ? Foi isso que eu fiz, não escutei e nem liguei para que as outras pessoas falavam ou enfim. E hoje tô aqui firme e forte. Como a própria Pitty disse, o importante é se você!

    Beijo grande,

    Veja a última novidade do blog e me diga sua opinião!

    Maah Music – Entrevista exclusiva com a banda Test Drive.

  • Thaiane e Thalita
    agosto 12, 2014

    Já vimos essa campanha e é bem interessante, quando criança também brincávamos na rua, era de queimada, vôlei, já na adolescência também já começamos a ficar mais vaidosa, não temos que ligar para o que as pessoas falam, temos que lutar pelo que queremos mesmo que as pessoas achem que não somos capazes.

    Beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

  • Mayara Miquelotto
    agosto 12, 2014

    Essa campanha é super bacana. Eu sempre amei brincar até tarde na rua e coisas assim, sempre gostei bastante de esportes, nunca fui vaidosa e até hoje não sou, raramente uso maquiagem. O importante mesmo é ser você, é fazer o que você gosta e ter orgulho de dizer que sim, eu corro como uma menina, ou eu faço isso como uma menina, porque eu sou uma menia e você não vai me deixar pra baixo, porque eu me amo.

    LIVROS E TAL

    Beijos,
    Mayara

  • Diane Pauline
    agosto 12, 2014

    Campanha muito boa!!!! Super apoio , eu sou menina e faço coisas #tipomenina , fico horas me arrumando e pinto as unhas, maas já levei muitos tombos de quando aprendi a andar de Skate e, jogava futebol e gosto de tênis rsrs'

    http://aqueladosviinte.blogspot.com.br/

  • Mari Mari
    agosto 12, 2014

    UAU. Chorei com o vídeo. Sério. Tudo bem que eu estou de tpm e isso influencia muito na chance que algo tem de me fazer chorar, mas é uma iniciativa emocionante, de verdade. Adorei o post, Thami!

    obs: Cara, pra que vc foi me falar aquilo? Passei dois dias stalkeando o verdadeiro Carl Donovan no facebook kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Thami
      agosto 19, 2014

      Haha, super te entendo nessa de tpm, também quando to nessa qualquer coisinha me faz chorar. Stalkeou mesmo? Hahaha! Eu até pensei em fazer o mesmo, mas fiquei com medo.

  • Francieli Perez
    agosto 12, 2014

    Bem legal o vídeo mesmo, nunca tinha parado pra olhar desse ponto de vista. Quando a sua história, comigo foi parecido só que ao contrário, desde pequena eu queria me vestir "tipo menina", mas minha mãe sempre colocava as roupas mais confortáveis sem se importar se eram bonitas ou não, toda vez que me lembro disso e de coisas que passei por essa causa, sinto um certo ódio dela 😡
    fashionemcores.com

  • Caroline Rebelo
    agosto 13, 2014

    Sério me emocionei vendo esse vídeo, achei incrível a iniciativa da Always de fazer essa campanha para incentivar as meninas a terem mais confiança. Afinal cada um tem seu tipo menina, e ser tipo menina para nós meninas é ser nós mesmas. Existe esse preconceito bobo, mas ser o que somos é o melhor tipo de pessoa que podemos ser!

    bjks
    http://itsfashioncrush.blogspot.com.br/

  • Graziela Oliveira
    agosto 13, 2014

    que campanha legal Thami, por isso que eu vi um monte de #tipomenina no instagram e não estava entendendo nada! haha
    Nós mulheres somos muito cobradas por tudo e por todos e essa iniciativa veio pra mudar o pensamento de algumas pessoas ! adorei (:

    http://www.blogamorarosa.com

  • Isabella de Paiva
    agosto 13, 2014

    primeiramente: a sua cara tá muito engraçada na foto arrumada pela sua avó/mãe ahaaha
    E então, eu super entendo: eu sempre fui muito moleca, de ficar brincando, me sujando, sentando e falando igual homem. Mas ao mesmo tempo eu era vaidosa (?) Vai entender hahahaah
    Minha mãe nunca se importou muito não, mas meu pai sempre dizia "isabella, você é menina, e menina tem que ser delicada". ahhahahahah
    Mas, faz parte da vida, gente. E essa campanha é maravilhosa :DD

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    • Thami
      agosto 19, 2014

      Hahaha, é… Nessa foto eu to com cara de que aprontava muito tipo "hehe não me deixe sozinha". 😛

  • Thayane Pontes
    agosto 13, 2014

    Eu achei essa campanha SUPER legal, sempre que ela aparece no inicio de algum video eu acabo parando pra vê-la novamente! Espero que com essa campanha esse preconceito e machismo diminua bastante.

    http://thayanepontes.blogspot.com.br/

  • Fran Oliveira
    agosto 13, 2014

    Eu amei essa campanha! Na minha época de escola eu me lembro que todas as meninas se arrumava, eu me vestia igual um menino. Sofri bastante preconceito de muitas pessoas "você tem que se vestir igual a uma menina", eu odiava ouvi isso. Eu preferia jogar futebol do que ficar com minhas amigas na hora do recreio. Sofri muito, principalmente pelos meus professores que sempre chamava meus pais, e falava ela não se comportar como uma menina e blábláblá! Mas eu vi que eu era uma menina como todas as outras, só era diferente! Mas, hoje em dia eu sou bem mais vaidosa do que antes, mas ainda eu gosto de vestir roupas confortáveis, e da fazer todos os esportes da minha infância. Como você dizer "Somos poderosas querendo ou não".
    Beijinhos
    http://www.dosedeilusao.com

  • Gabriela Neves
    agosto 13, 2014

    hahaha nao tinha visto, gostei! separou a ideia de que a sexualidade interfere em tais comportamentos, não consigo ter esses pré-conceitos estabelecidos pela moral da sociedade..

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

  • Erika Leite
    agosto 13, 2014

    Thami, eu ADOREI o seu post. Já tinha visto esse anúncio no youtube, mas pulei sem dó. Vou ver se vejo na próxima vez. Eu te entendo totalmente: também era total sem vaidade na adolescência, só usava cabelo preso, bermudão e allstar. Todos se incomodavam com isso, mas bem no meu íntimo eu tinha certeza de que não tinha nada de errado com a minha verdade, e hoje eu tenho mais certeza ainda. Passei a ter um pouco de vaidade com as minhas coisas (meu cabelo, por exemplo), mas tudo num limite: eu mesma faço a chapinha, faço minha unha qnd tô afim, nunca vou à salão porque acho essa baboseira de embelezamento uma bobeira. Acho mesmo. Só faço alguma coisa se eu notar que tô um trapo. Caso contrário, acho que tá ótimo, e quem não gostar, deita na BR. Todas as coisas que mudei ou fiz na minha vida foram pela minha própria vontade e avaliação, e me orgulho disso, e você está certíssima. Ótimo post! 😉
    http://www.canseidesernerd.com

    • Thami
      agosto 19, 2014

      Obrigada, Erika! É, eu não vou muito em salão de beleza por não ter dinheiro sempre pra fazer unha, então dou meu jeito em casa 😛 hahaha!

  • Juliana Medeiros
    agosto 13, 2014

    Serio que o pediatra falava isso, nossa coisa que não cabe a um profissional da saúde, ele tinha que falar: ''e ai mãe ta bem a saúde dela?" hahaha
    Isso é da personalidade da pessoa mesmo, eu deis de uns 4 anos que é quando eu me lembro, eu passava batons e era uma briga, porque pegava os da minha mãe e estragava, passa em mim todas, nas bonecas, era o contrario de vc, ja minha irma foi que nem você, agora com 14 anos q ela veio querer usar um batom e um brinco pequeno… Quando eu tava na quarta serie, tinha uma menina q vestia que nem homem, cabelo bem curto e so brincava c/os meninos sabe, tdo mundo falava "quando esse menina crescer vai ser "sapa" " e hoje ela é lindissima, tem um corpão e um namorado gato, e se veste como menina.. Achei o seu post otimo.

    Bjuuu
    http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/

    • Thami
      agosto 19, 2014

      É, Ju. As vezes depende da fase também né? Porque quando somos crianças só pensamos em brincar e nos divertir, dai a gente cresce e começa a ficar preocupada com a aparência, já que os brinquedos já não ficam mais tão divertidos como antes.

  • Cecilia Mesquita
    agosto 13, 2014

    Adorei seu post!
    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/HimitsuBlog
    xxx, e se quiser trocar curtidas é só avisar 😉

  • Laah
    agosto 13, 2014

    Eu também vi esse video, ele é mesmo incrivel! Beijos

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

  • Bianca Jobstraibizer
    agosto 14, 2014

    Ah Thami, eu gosto tanto de quando você dá suas opiniões nesses temas, porque você meio que "expõe" sua vida duma forma divertida <3
    Eu já tinha visto o vídeo no "Casal sem Vergonha" à algum tempo e achei muito bonitinhas as atitudes, principalmente as crianças em mostrarem realmente que ser "Tipo menina" não interfere em nada.
    Beijoos || Caramelos Encantados

    • Thami
      agosto 19, 2014

      Obrigada, Bianca! 🙂 Verdade, é sempre as crianças que nos surpreendem né? Uma vez eu vi um vídeo em que chamaram crianças para mostrar fotos de um casal gay dando uma bitoquinha, sabe? E perguntava pra elas o que elas achavam disso, dai respondiam "amor" ou "casal" em nenhum momento inseriram a palavra "gay" no meio da resposta, achei isso muito fofo. Vou até procurar o vídeo legendado e tentar postar aqui.

  • Thayse Stein
    agosto 14, 2014

    Eu já tinha visto essa campanha! Sabia que na Espanha eles estão fazendo umas reformulações em algumas significações de palavras relacionadas com o feminino, justamente por apresentarem sinônimos de frágil, de menor valor e coisas do tipo? Parecem coisas óbvias, mas a sociedade ainda é muito retrógrada, infelizmente :{
    Amei sua história e suas fotos e ah, preciso comentar que amei sua calça de veludo verde musgo daquele look que você me mostrou, QUE LIIIIIIIIINDA E SENSACIONAL <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Thami
      agosto 19, 2014

      Haha, obrigada! Verdade, existem essas palavras que a gente só se da conta delas quando as usa, porque passam sempre despercebido.

  • Anne
    agosto 14, 2014

    Fiquei meio chocada com a parte do relato em que você conta que a pediatra perguntava à sua mãe se você estava mais vaidosa, quando devia mesmo se preocupar era com a sua saúde…
    Acho que tudo tem seu tempo! Acho muito estranho cobrarem de meninas tão jovens que se preocupem com sua aparência – ainda mais porque anos depois vão aporrinhá-las pelo fato de serem vaidosas demais.
    Eu sempre gostei muito de me arrumar, desde bem pequena já gostava de vestido, maquiagem, mas isso nunca atropelou fase nenhuma. Porém é muito comum ser julgada como "frágil" pelo fato de ser feminina.
    Enfim, o assunto é extenso!
    Beijo

    • Thami
      agosto 19, 2014

      É, Anne. Se bem que naquela época as pessoas davam muito mais valor as aparências, hoje ainda continuam com esse valor, mas não tanto quanto antes.

  • Camila Lima
    agosto 14, 2014

    Essa campanha é bem bacana, acho que a criança tem que ser criança, e fazer o que gosta, se quer joga bola joga, se quer brincar de boneca brinca, não tem essa de coisa de menina e coisa de menino, o mais importante é se sentir bem e ser feliz
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

  • Fernanda Biajoti
    agosto 15, 2014

    Muito legal você ter falado sobre isso aqui, eu ainda não tinha visto essa campanha, e já adorei! O vídeo passa uma ideia bem bacana, e realmente ser "tipo menina" não pode ser associado com fracasso ou qualquer coisa do tipo!

    http://www.brazilianvogue.com.br/

    • Thami
      agosto 19, 2014

      Lembrando que somos o sexo mais forte né? Pena que sempre somos retratadas como algo inferior ao sexo masculino, desde muuuuito tempo isso.

  • Chris Eldridge
    agosto 15, 2014

    E para todos a vida passa, basta não perder a essência.

    NEW ERA DAILY
    http://neweradaily.blogspot.com.br/

  • Paula Araújo
    agosto 18, 2014

    Achei super bacana e interessante a essa campanha. Nunca tive disso, até a mais ou menos um ano atrás. Sempre fui cheia de frescura e tals, mas hoje em dia sou mais desencanada. Tenho dezoito anos e minha mãe ainda fala:"filha, você precisar aprender andar de salto." "Olha a sua volta, suas amigas estão todas de salto" e blá blá blá.
    Confesso que nunca me importei e nem me importo com o salto. Salve os tênis! haha'

    http://posrealidade.blogspot.com.br