Como aprender idiomas pela internet com Duolingo

Tá cada vez mais fácil aprimorar seus estudos, como aprender idiomas pela internet que fica mais fácil a cada dia.

Que o inglês é a lingua padrão do mundo, todo mundo sabe. Todo mundo sabe também que aprender inglês é super importante e, quanto mais a gente cresce, mais a gente vê o quanto é importante. Ainda mais se você está procurando emprego, a maioria pede que tenha pelo menos inglês intermediário. Então, pra sair do básico, eu uso o Duolingo.

Duolingo é uma plataforma de ensino de idiomas. O mais legal é que o design da plataforma motiva você a querer aprender cada dia mais e mais. É bem prático! Você vai pensar que tá jogando um jogo.

Como faz?

aprender com duolingo

ter uma meta

Quando você escolhe sua meta, o Duolingo te envia notificações pelo aplicativo ou e-mail pra poder te lembrar da sua meta diária.

Sugiro que – de inicio – faça o teste de nivelamento, pra você não ficar vendo conteúdo de escola. Sabe aquele inglês da escola que você muda de ano/série, mas sente que tá sempre no mesmo nível sem evoluir nada? Então, por isso que é importante o teste de nivelamento, pra você pular o verb to be e ir logo para o que te interessa.

aprender varios idiomas

Você pode escolher quantos idiomas quiser para estudar. O melhor é que você pode ir reforçando o que já aprendeu, porque ele mostra por níveis. Ao todo são 5 níveis pra cada unidade, mas dá pra praticar quantas vezes quiser. Cada unidade que você termina tem um “Nível de Coroa”. Quando você sobe de nível em uma unidade, você ganha uma Coroa, e os tipos de exercícios que você faz ficam mais difíceis. Você pode escolher se aprofundar nas unidades e aumentar seu nível ou começar novas unidades e aprender conteúdo novo.

Motivação

Tudo funciona como se fosse um jogo mesmo. Tem até o lingot que é a moeda virtual do Duolingo. Quanto mais você usar a plataforma, mais lingots você vai receber e assim pode até fazer compras na loja! Na loja tem os super poderes e trajes:

motivação curso

A ofensiva de um usuário mostra o quão consistentemente ele usa o Duolingo. Então, se você fizer vários exercícios em um dia, você vai ganhando dias pra ficar na ofensiva que seriam as “folgas”.

Quando você aprende no Duolingo, você ganha pontos que são chamados de XP, que são os “pontos de experiência”, como um videogame mesmo, e dá pra ver o XP dos amigos. Porque sim, dá pra seguir outras pessoas como se fosse uma rede social. Inclusive meu perfil é esse aqui, caso queiram seguir. 😉

conquistas

As conquistas servem pra dar ainda mais motivação pra querer conquistar todas. Também tem os clubes que você pode entrar – que são como fóruns – pra você ir treinando seu idioma com outros alunos da plataforma.

Tem algumas partes das lições que você tem que repetir o que o aplicativo tá falando, é bem legal pra treinar a pronuncia também. Outros tem que ouvir para poder digitar o que foi falado.

aprender espanhol

Todo contato que o Duolingo tem com você, é pra te motivar cada dia mais e mais. Toda semana eles enviam por e-mail seu relatório de progresso semanal pra você ver o quanto você tá evoluindo.

Vira uma rotina

Eu nunca tive oportunidade de poder pagar um curso de inglês pra mim. Sempre me fiquei me baseando no inglês básico do ensino fundamental e ensino médio. Quando o Duolingo foi lançado, comecei a usar e adorei! É uma plataforma muito boa pra aprender e praticar. Porque aprender idiomas é isso né? Só praticando.

Não adianta ficar só na teoria, ou só traduzindo o que significa o que. Praticar continua sendo a melhor forma de aprender! Tire 15 minutinhos do seu dia para praticar, além de você aprender um novo idioma, também trabalha sua atenção e capacidades auditivas impulsionando seu cérebro a ficar cada vez melhor.

Como toda plataforma que funciona gratuitamente, eles tem que ter alguma funcionalidade paga para o aplicativo continuar ativo e pagar os salários dos funcionários né?

como duolingo ganha dinheiro

O Duolingo tem o Duolingo Plus que é pra você usar os recursos sem anúncios e também poder baixar lições pra fazer enquanto está offline.

Pra quem já tiver conta no Duolingo e quiser me seguir, é só clicar aqui.

Agora, me diz aí! Você tem uma rotina de aprendizado? Tem outra dica de plataforma para estudar outros idiomas? Comenta aqui!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 Comments
  • Kaila Garcia
    fevereiro 25, 2019

    Uau, que dica valiosa Thami. Já tinha ouvido falar no Duolingo, mas nunca vi nada tão explicadinho assim! Já vou fazer o teste.

    https://www.kailagarcia.com

  • Stephanie Ferreira
    fevereiro 25, 2019

    Ah eu cheguei a usar o duolingo mas não consigo ter disciplina para aprender um idioma sozinha, ainda mais no celular onde tem tanta distração. Eu uso maravilhoso o app, o problema sou eu não ele kk
    Beijão

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 27, 2019

      Hahaha! Experimenta aprender no computador, ou desliga as notificações do celular só na hora de usar o app.

  • Silvana Almeida Souza
    fevereiro 25, 2019

    Ainda bem que tem esses aplicativos que nos ajudam a aprender outra língua de maneira fácil e leve !
    Que super dica Thami!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

  • Pathy Guarnieri
    fevereiro 26, 2019

    Eu já ouvi falar, mas nunca testei Thami! Para quem precise de uma coisa mais “de fácil acesso” (comparado com cursos de idiomas mesmo), esse app parece uma mão na roda!

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 27, 2019

      Sim! A parte boa é que você pode estar no caminho de volta pro trabalho ou esperando o ônibus/metrô, aí vai dando uma praticada.

  • Simone Benvindo
    fevereiro 26, 2019

    Eu já usei, mas nunca peguei firme. Preciso muito me dedicar mais, já fiz alguns cursos mas como não viajo para fora e não pratico eu enferrujo de novo haha.
    Charme-se

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 27, 2019

      Vai praticando nos clubes que tem dentro da plataforma, vale super a pena!

  • Wanessa de Almeida
    fevereiro 26, 2019

    aprendi muito com ele, mas não cheguei a finalizar o inglês. Meu pai finalizou e amou.
    Eu quero brincar com outros idiomas, acho a plataforma excelente.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 27, 2019

      Eu só fazia o inglês, agora comecei o espanhol e to adorando! Não vejo a hora de finalizar os dois.

  • Gabriela Soares
    fevereiro 26, 2019

    Ahhh, o duolingo <3. Eu baixei esse app há alguns anos, mas depois de um tempo fiquei com preguiça de usar e desinstalei hahah mas agora quero voltar! Eu lembro que na época não tinha (ou eu só não sabia que tinha) esse teste de nivelamento e a motivação do lingot, gostei! Acho que agora eu não ficaria com preguiça, viu? haha

    xoxo,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 27, 2019

      Então, toda vez que eu desinstalo ou fico muito tempo sem praticar, eu me forço a voltar desde o básico pra lembrar tudo e isso é bom porque acabo pegando cada vez mais o aprendizado. Agora tem mais motivação! 😉

  • Lucas
    fevereiro 26, 2019

    Eu conheço o duolingo há muito tempo e por um curto prazo eu usei ele para ganhar um pouco de conhecimento até que enfim eu tivesse a oportunidade de pagar um curso de inglês. Hoje eu já consigo pagar o curso e tudo isso é muito gratificante!!

    http://s-ueterazul.blogspot.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 27, 2019

      É bom chegar no curso de inglês já tendo uma noçãozinha das coisas né? Realmente é gratificante!

  • Carol Daixum
    fevereiro 26, 2019

    Thami! Nossa, realmente, quanto mais velho você fica, mais você nota o quanto é fundamental o inglês. Esse ano decidi voltar para o curso e levar a sério. Me esforçar mesmo! Sou muito tímida, mas to tentando quebrar essa barreira. E acho que o Duolingo pode ser um plus, né? Não conhecia e adorei a dica! Acho que aprender dessa forma é bem melhor. 🙂

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

    • Thami Sgalbiero
      fevereiro 27, 2019

      O que leva a gente a chegar no entendimento máximo, é o esforço e prática mesmo. Também sou tímida e meio travada, ainda mais quando se trata de um novo idioma. As vezes mesmo sabendo traduzir e/ou formar frases, tenho muita timidez na hora de falar, porque fico pensando que vou errar e passar vergonha, haha! To tentando superar isso aos poucos. 😉