Por que atualizar conteúdo antigo é ótimo para o seu blog

Como blogueira, é provável que você passe algumas horas por semana criando novos conteúdos para o seu blog. Mas não acha que o novo conteúdo “envelhece” muito rápido? Principalmente se você estiver a anos criando conteúdo pro blog, – como eu mesma que to aqui nesse blog à 9 anos – atualizar conteúdo antigo pode ser ótimo!

Tudo bem, criar novos conteúdos constantemente é ótimo para atrair leitores e melhorar o SEO do seu blog. No entanto, isso não significa que você deve esquecer dos seus posts mais antigos. Vou te explicar por quê seu conteúdo antigo é valioso e como atualizar ele pode trazer ótimos resultados para o seu blog. 😉

seo para blog

Conteúdo antigo é ótimo para o SEO

Vá para o Google Analytics e dá uma olhada no seu conteúdo que é mais visualizado. Aposto que o seu conteúdo mais visitado é o que você classificaria como “antigo” né? Dá uma boa analisada ali sobre a origem do tráfego nas suas postagens antigas e você provavelmente vai encontrar os mecanismos de pesquisa que estão fazendo as pessoas chegarem até o seu conteúdo. O conteúdo antigo é vinculado, compartilhado e clicado ao longo do tempo, ajudando a aumentar sua classificação geral no mecanismo de pesquisa.

Atualizando conteúdo antigo

Agora que você sabe por que seu conteúdo antigo ainda é importante, é hora de descobrir como você pode atualizar ele para ter melhores resultados! Primeiro, dê uma olhada em algumas das suas postagens antigas e se pergunte: elas ainda estão certas? Com o tempo, você vai descobrir que, à medida que as coisas mudam no mundo, o conteúdo que você criou no passado pode não ser mais relevante hoje. Atualizar seu conteúdo antigo (que ainda pode receber milhares de visualizações de página todos os meses) é uma ótima maneira de manter as coisas atualizadas, relevantes e precisas para seus leitores.

Economiza tempo criando novos conteúdos

Atualizar o conteúdo antigo do seu blog e garantir que ele seja relevante vai ajudar na sua credibilidade, mas também pode te economizar uma quantidade significativa de tempo. Atualizar, republicar e promover conteúdo antigo pode evitar que você tenha que ficar criando tanto conteúdo novo pra cada semana.

É importante para o SEO que você ainda crie novos conteúdos regularmente. Porém dedicar alguns dias da sua programação de publicação para atualizar e divulgar conteúdo antigo vai te dar mais tempo para pensar em novas ideias e criar conteúdo de melhor qualidade.

Evita competir com você mesma nas pesquisas

Por exemplo, se você já está no seu blog de moda há algum tempo, é provável que já tenha falado de um assunto mais de uma vez, certo? Talvez dando uma visão diferente sobre uma mesma peça. Mesmo que seja ótimo que você tenha conseguido criar vários posts a partir de uma única ideia, você pode descobrir que isso resultou em você competir com você mesma nas pesquisas do Google. E isso também pode dificultar para ganhar uma classificação mais elevada.

Quando você atualiza seu conteúdo para combinar as ideias, você só vai ter que se concentrar em divulgar e aumentar as classificações de um único post, o que vai te dar uma chance muito maior de sucesso! Aposto que você nunca pensou nisso, né?

Aumente suas conversões

Por último, mas não menos importante, atualizar seu conteúdo antigo pode te ajudar a aumentar as visitas e gerar conversões mais altas. É por isso que é tão importante que você volte nas suas postagens antigas e dê uma olhada se elas não são apenas relevantes, mas também oferece um forte call to action. (Call to action = chamada para a ação)

Se o call to action estiver desatualizado, por que não atualizar? Veja se tem uma maneira de melhorar o call to action que você criou originalmente. Ou atualiza com um novo que seja mais atrativo para os seus leitores.

  • Por exemplo: se você criou recentemente um e-book sobre como começar seu próprio blog e viu uma postagem antiga que escreveu sobre dicas de blog, por quê não criar um link para esse post? Por quê não criar um novo call to action dentro desse post dizendo aos seus leitores para baixar o e-book?
  • Ou se você usa links de afiliados, como o Hotmart, nas suas postagens, os links que você adicionou naquela época podem ter expirado agora. Aqui está sua chance de atualizar e remonetizar as suas postagens antigas!

Benefício bônus

Um bônus de atualizar suas postagens antigas é que, quando você atualiza o conteúdo, é bom para o seu SEO. O Google adora atualizações de conteúdo tanto que um conteúdo antigo com atualizações na semana passada volta a ter uma classificação um pouco mais alta. Esse pequeno ajuste extra só pode ser coisa boa!

É muito fácil se envolver na criação de um novo conteúdo para o seu blog e esquecer algumas das ótimas postagens que você já criou no passado. Tire um pouco do seu tempo para dar uma olhada seu conteúdo já existente. Veja se tem uma maneira de atualizar ele para ter melhores resultados. Vai valer a pena – confie em mim!

E aí? Você já pegou algum post antigo seu para atualizar? Percebeu os resultados? Vai testar isso agora? Comenta aqui!

Nesse mês de agosto, estamos fazendo uma blogagem coletiva. Essa é a última sexta-feira desse projeto, pra fechar com chave de ouro decidi fazer esse post. Aproveito pra deixar aqui os blogs que estão comigo nessa:

Não me venha com desculpaPandinando • Sweet LulyAlgumas observaçõesConfabulandoJusto EuCamila Por AíProfano FemininoInventando assuntoTô Pronta!

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

32 Comments
  • Ane
    agosto 28, 2020

    Geralmente quando atualizado o layout do blog dou uma olhada geral nos posts antigos, mas nada muito aprofundando. Já refiz algumas postagens antigas e repostei falando sobre essa atualização. Gostei do tema que você escolheu certamente irei dar uma olhada nas postagens antigas com mais carinho e tirarei um tempinho para verificar links quebrados, imagens e o texto.

    Obrigada pela dica. Não entendi muito sobre SEO, então adoro aprender sobre.

    • Thami Sgalbiero
      abril 8, 2021

      Sempre atualizo posts antigos quando acho por aqui nos posts relacionados ou quando preciso para poder citar em outro post, aí aproveito. Links quebrados, imagens e textos com erro é o que mais vai achar, e é até engraçado! ? Também achava SEO complicado, mas uma vez que você entende… flui tudo mais fácil. 😉

  • Fernanda Rodrigues
    agosto 28, 2020

    Oi, Thami!
    Acho que o seu post me ajudou a repensar no meu blog e em como é importante respeitar a nossa trajetória. Poder fazer esse “remember” é justamente isso.
    Já fiquei pensando no que posso resgatar do meu!
    Obrigada pelas dicas!

    Um beijo,

    • Thami Sgalbiero
      abril 8, 2021

      Tem muita coisa pra resgatar, você vai ver. Nada foi em vão. Tem posts que escrevi a anooos que servem perfeitamente para os dias de hoje. 😉

  • Luly Lage
    agosto 29, 2020

    Menina, taí uma coisa que estou sempre fazendo, mas também sempre em falta comigo mesma por não fazer o suficiente. Meu blog tá no ar há muitos anos e, apesar dos primeiros posts não terem nenhum acesso (eram muuuito pessoais), ainda tem muita coisa que sempre vale a pena revisitar e revesar, não só com informações novas mas também formatação, dimensão de imagem e até uns errinhos de digitação. Dá trabalho, mas vale a pena, né? Não só pra trazê-los de volta em evidência, mas também pra saber que continuamos fazendo nosso melhor para aquilo que é (ou já foi) importante pra gente!

    • Thami Sgalbiero
      abril 8, 2021

      Nossa, super te entendo. Só esse meu aqui tem 10 anos já, é muita coisa! ? Mas aos poucos eu vou fazendo, porque vai aparecendo nos posts relacionados e eu vou clicando pra dar uma olhada sempre. E o meu nem sempre foi da plataforma WordPress né? Antes era no Blogger e, quando fiz a migração, muita coisa ficou fora do lugar. E é tão bom reler alguns posts antigos e pessoais né? Tem uns que são importantes mesmo. Vale super a pena!

  • Carol Justo
    agosto 30, 2020

    Eu nem tinha ideia que atualizar os post antigos trazia tantos beneficios assim. Esse mês peguei pra dar uma revisada, atualizar a configuração pra ficar padrão, atualizar os erros, corrigir imagens e os links quebrados. Realmente, minhas publicações mais acessadas são mais antigas. Por isso sempre tiro um tempinho pra conferir as postagens antigas.

    bjsss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    • Thami Sgalbiero
      abril 9, 2021

      É bom até mesmo dar uma olhada no Google Analytics quais posts mais tem acessos para você dar aquela revisada certeira e melhorar ainda mais ele. Já fiz isso e foi a melhor coisa que fiz!

  • Kaila Garcia
    agosto 31, 2020

    Post super importante, Thami. No começo do ano exclui muitos posts e atualizei todos os que já tinha postado, fez muita diferença para a estrutura do meu blog! <3

    https://www.kailagarcia.com

    • Thami Sgalbiero
      abril 9, 2021

      Isso aí! Eu atualizo uns e arquivo outros, jogo para os rascunhos de novo.

  • Honorato
    agosto 31, 2020

    Olá,
    Como vai?
    Nesta quarentena eu fiz isso: atualizei boa parte dos meus posts antigos. Sobretudo, corrigi erros de gramática,alterei imagens e fiz tipo um catalogo de tudo que já postei para num futuro evitar textos parecidos ou repetidos.

    Muito boa sua dica 🙂
    Beijos e tenha uma excelente semana

    • Thami Sgalbiero
      abril 10, 2021

      É uma boa ideia isso do catálogo pra já marcar os assuntos que você já postou e não ter repetido. Uma vez comecei a escrever um post sobre um assunto que já tinha postado, aí tive que apagar tudo. Ainda bem que vi antes de postar. ?

  • Pathy Guarnieri
    setembro 1, 2020

    Thami, eu nunca tinha pensado em atualizar postagem antiga, até porque como falo de esmalte, acho mais difícil de atualizar isso. Mas lendo sua postagem, achei bem interessante fazer essa atualização! Vou bem tentar. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      abril 10, 2021

      Pode dar uma atualizada em links quebrados de sites que vendiam esmaltes e já não existem mais, sabe? Isso já ajuda! 😉

  • Váh
    setembro 2, 2020

    Adoro esses seus posts são sempre bem explicadinhos e com ótimas dicas!
    Realmente atualizar conteúdos antigos é ótimo, já ouvi falar muito sobre isso.
    Inclusive tenho que fazer isso qualquer hora lá no blog.
    Isso de ser relevante é importante, porque muitas vezes escrevemos algo dai passa anos e aquilo nem pra você mesma faz sentido, outra coisa é que ás vezes as fotos antigas dão problemas e precisam ser atualizadas.
    Enfim, ótimo post Thami! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Thami Sgalbiero
      abril 11, 2021

      Fico feliz que tenha gostado do post, Váh! ? O problema com as fotos antigas é bem recorrente. E tem conteúdos antigos que servem muito bem pra hoje também. Eu tenho uns posts antigos que ainda fazem sucesso hoje em dia, eu adoro ver isso!

  • tamires milhazes
    setembro 2, 2020

    Queria ter lido isso antes, eu deletei a maior parte do conteúdo antigo do blog porque ele não fazia mais sentido hoje em dia. Tô criando posts que possam ser combinados com outros e eu possa fazer backlinks internos pra ajudar também no SEO.

    Beeijos da Tami <3
    Eu Milhazes

    • Thami Sgalbiero
      abril 11, 2021

      Eu nunca deleto NADA, o máximo que posso fazer e voltar para os rascunhos e deixo guardado lá. Vai que um dia eu preciso reutilizar alguma coisa ali né? Fazer backlinks internos ajuda MUITO no SEO, tem que ter pelo menos 1 por post. 😉

  • Letícia
    setembro 3, 2020

    Suas dicas foram muito valiosas. É realmente muito bom pra gente, que trabalha com a blogosfera, investir no universo do SEO!
    abraços,
    Dose de Estrela

    • Thami Sgalbiero
      abril 25, 2021

      Totalmente, é onde o SEO mais funciona! 😉

  • Marcela
    setembro 3, 2020

    Thami você salvou uma grande parcela do meu tempo daqui em diante. Farei exatamente isso!
    Eu tinha feito um curso de criação de conteúdo na Rock Content e lá eles falaram exatamente sobre estar sempre atualizando postagens antigas mas nunca tinha parado para analisar. Ai, salvei seu post porque vou aproveitar o final de semana e atualizar vários <3
    Beijão,

    Marcela Miranda

    • Thami Sgalbiero
      abril 26, 2021

      Fico feliz que tenha ajudado, Marcela! 😀 E como é um conteúdo que já tá ali pronto, é só atualizar com informações novas e/ou arrumar algum erro que tenha passado despercebido. Vale a pena! Porque, uma vez que você posta, seu conteúdo fica rolando por aí né? 😉

  • Emerson
    setembro 3, 2020

    Interessante o post. Nunca tinha parado para pensar nisso.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O blog está de volta com novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  • Leslie Leite
    setembro 8, 2020

    Confesso que eu só atualizo posts antigos que estão sendo bem visitados pelas buscas orgânicas no Google.
    Maaaas, eu preciso mesmo tirar um tempo para atualizar outros posts e fazer as “chamadas para ação”.
    Amei o post Thami, de utilidade pública para blogueiras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Thami Sgalbiero
      abril 26, 2021

      As vezes a gente tem posts extremamente bons já publicados que faltam só alguns ajustes pra ficar melhor na busca orgânica do Google 😉

  • Priscilla
    setembro 9, 2020

    Fiz muito e realmente é ótimo poder atualizar, ainda mais posts muito antigos. Preciso voltar com essa prática.
    Bjs!

  • Thaiane e Thalita
    setembro 9, 2020

    Nunca tentamos atualizar os conteúdos antigos nem sabíamos que era bom para o SEO do blog, mais já anotamos as dicas e vamos dar uma olhada no nosso conteúdo mais antigo e ver como podemos atualiza-los.

    Beijos

    https://onlyinspirations.blogspot.com/

    • Thami Sgalbiero
      maio 5, 2021

      Começa pegando os posts antigos que mais são acessados, vê se tem algum erro, quebra de link e etc., depois que atualizar vocês vão ver que os acessos vão aumentar mais ainda 😉

  • Marina
    setembro 19, 2020

    Eu já nem sei mais quantos anos tem meu blog. Sei que tem muito conteudo antigo pra ser atualizado. Uma vez atualizei todas as publicações, uma por uma, porque mudei a URL do blog. Nunca mais! kkkkk deu muito trabalho, acho que juntei mais de 500 publicações.

    Achei otimas suas dicas do porque atualizar, vou tirar um tempinho pra isso nas férias

    Beijos!
    Serenar

    • Thami Sgalbiero
      maio 5, 2021

      Socorro! Até hoje não consegui olhar todas as minhas publicações, porque são mais de 1.000 ? e quando mudei do Blogger pro WordPress, alguns posts ficaram fora do lugar e eu fui mudando um por um, até que eu cansei e agora faço isso quando dá tempo mesmo. Mas é bom fazer, posso dizer que é até terapêutico, haha! ?

  • Ray Cunha
    outubro 14, 2020

    Olá Thami,
    Adorei seu post, e conhecer mais sobre as vantagens da atualização. Eu sou nova no meio, vim do instagram, e não entendo tanto, mas estou sempre em busca de informações para que o blog, que para mim é prazer ainda, chegue da melhor forma para quem me acompanha.

    Beijo!
    http://www.amorpelaspaginas.com

    • Thami Sgalbiero
      maio 5, 2021

      Então, a diferença entre criar conteúdo para o blog e para o Instagram é que o blog funciona totalmente nas suas regras, de acordo com o que você quer. Já o Instagram é você tentando driblar ali o algoritmo pra ter uma boa entrega. Então, aproveita bastante esse espaço que o blog te proporciona! É único! 😉